Vivaz, amigável e ativo a qualquer hora do dia, este cão é um amigo e membro da família. A vitalidade e o otimismo que esta raça de caça exala são tão intensos que podem encantar até mesmo quem não os vê. Muitos conheceram estes terriers pela primeira vez no filme "O Máscara": um "gerador de bom humor" energético e charmoso — como não se apaixonar por ele? Sociável, alegre e sempre ativo, o Jack Russell Terrier pode se sentir um pouco apertado em um apartamento, mas em uma casa, um cão como este não representará nenhum problema para seus donos.
Escolher uma raça para seu apartamento ou casa pode impactar não apenas seu estilo de vida, mas também mudar muitas de suas perspectivas sobre a vida. Antes de decidir por um companheiro de caça de quatro patas, pondere os prós e os contras, familiarize-se completamente com as características da raça e, principalmente, com o temperamento do cão.
Contente
Breve descrição da raça
À primeira vista, o Jack Russell parece excessivamente ativo e apegado: todos se lembram de seu temperamento brincalhão. Ele é afetuoso e divertido, apesar de ser um cão de caça. Os Russells surgiram na Grã-Bretanha no século XIX.
Algumas curiosidades interessantes sobre essa raça:
- Os Jackie Robinsons foram criados para caçar pequenos animais (ratos d'água, lebres) em tocas. Não é surpresa se o seu cão demonstrar um interesse incomum por diversos esconderijos pela casa ou apartamento, ou se tentar "desenterrar um tesouro" no seu cobertor.
- O cão é predominantemente de cor clara, com manchas marrom-escuras, avermelhadas e cinzentas. A pelagem geralmente é áspera, lisa ou quebrada.
- Possuem pescoço curto, peito estreito e patas traseiras musculosas.
- A altura na cernelha é de 30 a 32 cm, em alguns casos chegando a 38 cm. O peso médio de um adulto é de 4 a 6 kg.
- A atividade mínima diária da raça não deve ser inferior a 2,5 a 3 horas.
- Existem cães com pelagem curta e áspera, assim como cães de pelagem longa com sobrancelhas espessas e barba. Uma terceira opção é o Jack Russell, com pelagem de comprimento médio.
- Os Jack Russells têm olhos escuros e contornados, a ponta do nariz preta e orelhas caídas e móveis. Sua cauda é reta, curta e geralmente cortada.
- Um cão adaptável e inteligente se deixará manipular por conta própria, desde que receba tudo o que precisa, ou seja, brincadeiras, liberdade, carinho e atenção.
- Os Jack Russells vivem de 10 a 15 anos.
Por que você não deve ter um Jack Russell em um apartamento
A questão é que um cachorro fica entediado dentro de quatro paredes. Mas o dono não fica entediado de jeito nenhum, porque o cachorro precisa liberar sua energia desenfreada: se ele não consegue fazer isso através de brincadeiras ativas, corridas e caça, então ele vai dar uma "festa" no apartamento. Não é culpa dele — é uma característica do seu temperamento e da sua raça.
Cães de caça de quatro patas geralmente não são adequados para viver em prédios altos. A natureza indomável e explosiva do Russell Terrier não deixará ninguém da casa ou os vizinhos em paz. Além disso, a raça é completamente inadequada para idosos ou pessoas com níveis de atividade limitados. Na realidade, este é um cão de caça, e não se pode discutir com a natureza.
Se você realmente quer um "cão de Maska", tente criar condições que deixem seu animal de estimação confortável:
- Russell adora cavar buracos; qualquer pequena vala é um esconderijo em potencial. É bom quando um cachorro cava. Sem acesso imediato, o piso e o tapete sofrerão danos.
- Mastigar qualquer coisa mal escondida, ou seja, que esteja à vista de todos. Esses "caçadores" frequentemente danificam a propriedade doméstica. É especialmente desagradável quando o dono precisa justificar o dano causado à propriedade de outra pessoa (ou de um vizinho). Os Jack Russells são caçadores; cães dessa raça não apenas têm o hábito de mastigar quando filhotes, mas também adoram mastigar qualquer coisa que não esteja pregada no chão. É melhor para um Jack Russell afiar os dentes em um graveto ou galho do que na perna de um sofá caro.
- Eles são completamente intolerantes a quaisquer outros animais de estimação, exceto aqueles que sejam maiores e objetivamente mais fortes. Perseguirão roedores domesticados (camundongos e hamsters), porquinhos-da-índia e gatos, de forma persistente e categórica. Lembre-se de que os Russell Terriers são extremamente perigosos para aves domésticas e coelhos.
- Os Jack Russells ficam inquietos quando deixados sozinhos. São enérgicos e independentes, extremamente ativos. Possuem um temperamento impetuoso, com um desejo de "buscar, se esconder e buscar novamente". Todos esses fatos indicam que um dono acostumado a uma vida calma e tranquila corre o risco de se sentir sobrecarregado por esse terrier. O ideal é que esses cães vivam em uma casa com quintal.
Atenção: se você não passear com seu cachorro por muito tempo, tanto seus móveis quanto suas paredes sofrerão danos.
Outro problema é o amor pela liberdade e pelo aumento da atividade: os Jack Russells podem facilmente se tornar "fugitivos", devido ao seu instinto de caça desenfreado. Esteja preparado: desencoraje qualquer tentativa de fuga e monitore rigorosamente o comportamento deles quando estiverem sem coleira.
O Jack Russell é um cão vigoroso e brincalhão. Sua natureza caprichosa e extremamente ativa exige atenção: um criador precisará dedicar uma parte significativa do seu tempo livre ao treinamento e à educação do cão. Essa raça requer um dono experiente que se dedique bastante ao seu adestramento e educação.
Mas, apesar de algumas desvantagens da raça, as vantagens são muito maiores.
Leia também sobre Staffordshire Terriers.
Se você decidir pegar um "cachorro da Mask"
O "Cão de Máscara" precisa de muita atividade física, não gosta de ficar parado e requer muita atenção ativa:
- Compre muitos brinquedos para o seu Jack Russell para que ele possa roê-los em vez de destruir os móveis. É também uma ótima maneira de proporcionar entretenimento e atividade física.
- Muito provavelmente, você precisará esconder os fios, mover as tomadas para locais inacessíveis e guardar objetos cortantes.
- Procure passear e brincar com seu cão com mais frequência, caso contrário, seu Russell Terrier começará a definhar. Este cão de caça precisa de muito mais exercício do que outras raças de caça.
- Adestre seu Russell Terrier diariamente. A hiperatividade desenfreada pode rapidamente se transformar em persistência irritante. Leve-o para correr, andar de bicicleta ou ao parque. Russell brincará alegremente e incansavelmente com você e seus filhos.
- É mais fácil corrigir o mau comportamento em terriers durante a adolescência. Ensine-os a respeitá-lo e a apreciar sua atenção e seus pedidos — eles são cães responsáveis e, com o treinamento adequado, não se comportarão mal desnecessariamente.
- Se você pretende adquirir um Jack Russell Terrier em breve, um aspirador de pó potente será seu melhor amigo: a limpeza diária é inevitável. Embora esse animal de estimação não solte pelos em excesso (eles não deixam um mar de pelos para trás), a queda de pelos é regular.
Recomenda-se banhar o cão a cada duas semanas, com a colocação de tampões de ouvido para evitar a entrada de água. Durante os períodos de muda intensa, esse tratamento deve ser realizado diariamente. Os cuidados com as mucosas são rotineiros, com inspeções semanais. O ponto fraco do Russell Terrier são os dentes; recomenda-se a escovação regular dos caninos. Suas orelhas curtas e eretas também requerem atenção: monitore a condição geral delas e limpe-as mensalmente com um pano úmido e algodão.
A dieta padrão para cães de caça é composta por 60% de proteína, incluindo carne e vísceras. Além disso, deve incluir grãos, vegetais, cereais, laticínios e ovos. Se o cão estiver em dieta de fórmula, recomenda-se introduzir ocasionalmente alimentos naturais na alimentação, mas não misturá-los completamente. Em uma dieta regular, caldos, grãos, vegetais e vísceras devem ser suplementados com vitaminas. A água deve estar sempre disponível.
Os problemas de saúde mais comuns em Jack Russells são diabetes e artrite. O tártaro é outro problema frequente nessa raça de cães de caça.
Os Jack Russell Terriers também precisam de vacinas padrão contra cinomose e raiva. Desde filhotes, eles precisam ser vermifugados regularmente. A raça não é conhecida por ser propensa a doenças, mas visitas regulares ao veterinário protegerão seu animal de estimação ativo de muitos problemas. Somente um profissional qualificado pode fornecer cuidados dentários, de ouvido e de pelagem, bem como recomendações para uma dieta nutritiva.
Dicas e nuances
Se você decidir comprar um filhote de Jack Russell Terrier, vale a pena conhecer bem a raça, pois esse cão não é adequado para todos.
Este é um animal de estimação com temperamento e personalidade próprios, cada momento é único:
- Esta é uma raça hiperativa: adora correr e se exercitar. Portanto, o Russell Terrier é uma boa escolha para quem tem um estilo de vida ativo.
- Porte pequeno. Os Jack Russell Terriers são pequenos, o que os torna ideais para apartamentos (embora seja importante lembrar que eles podem ficar entediados sem caminhadas longas e regulares). Eles também cabem facilmente em uma caixa de transporte, mochila ou até mesmo no colo.
- Para criar um animal de estimação como esse, você precisará repensar sua rotina diária e estilo de vida em geral, principalmente se você não for um caçador ou esportista com muito tempo livre. Os Jack Russells precisam de muito movimento.
- A "Cachorra da Máscara" é incrivelmente sociável e nada ciumenta. Ela adora crianças, é gentil e amigável com outros cães.
- Evite passear com um Jack Russell Terrier muito jovem em locais barulhentos e lotados. Permita que o cãozinho se adapte, ensine-o comandos básicos e como se comportar perto de pessoas, especialmente crianças. A energia e as travessuras de um Jack Russell Terrier jovem às vezes são interpretadas por outros como grosseria e imprudência.
- Essa raça se adapta facilmente a qualquer condição, o que a torna perfeita para viagens. São também verdadeiros atletas e seguirão você com alegria até as montanhas, o mar ou qualquer outro lugar.
- Os Jack Russells são verdadeiros guardiões que correrão em sua defesa, mesmo que o inimigo seja muitas vezes maior e claramente tenha força superior.
- Apesar do seu pequeno tamanho, são fortes, ágeis, resistentes e incrivelmente rápidos.
- Fácil de cuidar, pouco pelo e sem necessidade de cortes de cabelo – essas são as vantagens do Jack Russell.
- A emoção da caçada pode se tornar um problema. Qualquer animal — um ouriço, um esquilo, um gato — pode transformar instantaneamente um animal de estimação em um caçador. Sem treinamento, é um desastre.
- Os Jacks são astutos, adoram manipular e implorar - o dono precisa trabalhar isso constantemente.
- Agressividade destrutiva contra cães do mesmo sexo. Uma característica indesejável da raça, que também pode ser corrigida com métodos de adestramento.
- Os terriers de pelo curto soltam pelos regularmente, várias vezes ao ano. Eles não são adequados para pessoas alérgicas. Animais de estimação de pelo comprido exigem cuidados constantes com a pelagem, então é provável que a tosa se torne sua segunda profissão.
O mais importante para um Jack Russell é o adestramento. Para evitar que o cão se torne barulhento, destrutivo, desobediente ou agressivo, ele precisa de muita atenção. Este "amigo" definitivamente não é adequado para pessoas caseiras.
Por que um Jack Russell Terrier se sentiria apertado em um apartamento? Porque não é fácil domar o temperamento desse cão pequeno, porém muito ativo. Caçador e rebelde, brincalhão e companheiro, ele realmente se tornará um verdadeiro amigo, cativando você com seu amor e entusiasmo pela vida. Mas essa natureza vibrante desse amigo de quatro patas só pode florescer verdadeiramente na natureza — idealmente, em uma casa com jardim e pelo menos um pequeno bosque por perto.
Ao decidir ter um Jack Russell Terrier em seu apartamento, você precisa considerar, antes de tudo, sua saúde e nível de atividade. Terriers são uma fonte inesgotável de positividade e energia em um cão de pequeno porte. Se você se identifica com isso, não hesite em adotar esse "caçador de máscaras".
Leia também sobre Terrier Preto Russo.






