
A ração caseira para peixes garante alta qualidade e frescor, por isso muitas pessoas querem saber como prepará-la em casa.
Alimentos vivos e seus tipos
No ambiente atual, os compradores É oferecida uma ampla gama de produtos., inclusive para animais de estimação. As prateleiras das lojas de animais estão repletas de embalagens coloridas de ração para peixes de aquário. Essas rações são balanceadas e formuladas especificamente para cada espécie de peixe, oferecendo um perfil nutricional completo.
Os peixes reagem de forma diferente aos alimentos vivos.Eles imediatamente se animam, e não é surpresa. Contém tudo o que é essencial para um crescimento ativo e vitalidade. Este alimento é variado e benéfico. Para peixes predadores de aquário, é a principal fonte de nutrição. Especialistas experientes recomendam alimentar com alimentos vivos com mais frequência para garantir uma boa reprodução.

De importância não insignificante A peculiaridade dos alimentos vivos é O fato de não contaminar a água do aquário tão rapidamente quanto a ração seca é uma grande vantagem. Alguns tipos de alimento vivo podem permanecer na água por um tempo, e durante esse período, os peixes o consomem, pois ele se decompõe lentamente.
Existem vários tipos de alimentos vivos, que são os mais populares:
- Artemia;
- dáfnia;
- verme sanguíneo;
- tubifex.
Agora vamos analisar mais de perto todas essas espécies para entender o que são e por que os habitantes dos aquários as adoram tanto.
Daphnia e Artemia
Cladócero crustáceo de água doce A dáfnia é encontrada em quase todos os corpos d'água. Durante os meses mais quentes, as dáfnias são especialmente abundantes em corpos d'água naturais durante a proliferação de algas. Elas se alimentam de microorganismos, algas e bactérias. Na natureza, as dáfnias são um alimento predileto dos peixes, mas também são muito apreciadas pelos habitantes de aquários. Este tipo de alimento vivo é uma excelente fonte de nutrição para alevinos. As dáfnias contêm aproximadamente 50% de proteína, além de muitas vitaminas e microelementos. Este alimento pode ser obtido de uma fonte de água natural, mas existe o risco de introduzir patógenos e parasitas no recipiente em casa. As dáfnias podem ser armazenadas em um recipiente com água na geladeira por até 2 semanas.
A artêmia é um tipo de pequeno crustáceo.A artêmia, que vive em águas salobras, pode atingir de 8 a 10 mm de comprimento quando adulta. É um excelente alimento até mesmo para os peixes menores. A criação de artêmias em casa é simples. Basta um pequeno recipiente com um compressor de ar e água salgada. Instruções passo a passo sobre como criar artêmias em casa podem ser encontradas em publicações especializadas. Este alimento é considerado o mais seguro para peixes, pois praticamente não contém patógenos.
Verme-do-sangue e tubifex

Os vermes de sangue contêm 60% de proteína natural, o que os torna um dos alimentos mais nutritivos e benéficos para peixes. Muitos especialistas e aquaristas experientes constataram que os habitantes de aquários alimentados com vermes de sangue prosperam, são mais ativos e saudáveis.
Você só precisa saber algumas Características da escolha de larvas de mosquito para peixesLarvas de mosquito frescas e de boa qualidade devem ser vermelho-vivo e brilhantes. Se as larvas estiverem laranja-claro ou rosa, são imaturas. Elas contêm pouca hemoglobina, o que as torna lentas e pouco nutritivas, com uma vida útil curta. Larvas de mosquito frequentemente apresentam uma coloração muito escura, indicando que estão velhas e não devem ser usadas como alimento. Esse tipo de alimento só prejudicará os peixes, pois eles podem ser envenenados pela comida estragada.
Ao comprar larvas de mosquito, você não deve observar apenas a cor delas., mas também na mobilidade do alimento. Larvas de mosquito frescas começam imediatamente a se enrolar em anéis quando expostas a influências externas. Após a compra, devem ser lavadas várias vezes em água corrente. Em seguida, envolva-as em um pano úmido e coloque-as em um recipiente hermético na geladeira. Recomenda-se lavá-las duas vezes ao dia após retirá-las da geladeira.
Entre os vermes Tubifex são muito popularesSeu habitat são corpos d'água poluídos e valas de esgoto. São encontrados com mais frequência em locais onde o esgoto é despejado. São muito semelhantes a larvas de mosquito e se alimentam de matéria orgânica morta. O tubifex contém uma grande quantidade de proteína e gordura. É ideal para peixes pequenos com estômagos reduzidos. Apesar do seu tamanho, é altamente nutritivo e possui propriedades benéficas, o que é muito importante durante o período de crescimento dos habitantes do aquário.
Especialistas recomendam enriquecer os vermes sanguíneos com vitaminas. Para isso, mergulhe-os em uma solução contendo vitaminas A, E e B1. Para cada 100 gramas de vermes sanguíneos, você precisará de 250 mg de vitaminas.
Acredita-se que apesar de suas propriedades nutricionais e valiosas Os vermes Tubifex estão entre os alimentos vivos mais perigosos. Podem conter diversas substâncias tóxicas, parasitas e vírus prejudiciais aos peixes. É melhor oferecer essa espécie com moderação devido ao seu alto teor de gordura.
Fresco e Um tubifex saudável tem uma coloração rosa clara. Eles são ativos na água. Quando expostos a influências externas, o tubifex se enrola rapidamente. O ideal é armazená-los na geladeira, em um recipiente hermeticamente fechado com água. A água não deve cobri-los completamente, apenas parcialmente. Recomenda-se enxaguá-los em água corrente duas vezes ao dia, removendo quaisquer vermes mortos. Os tubifex também devem ser mantidos em água limpa por pelo menos 5 a 7 dias para permitir que seus intestinos se limpem antes de serem oferecidos aos peixes.
Prós e contras dos alimentos vivos

- um grande número de elementos naturais;
- atratividade para os peixes;
- Decompõe-se lentamente e praticamente não tem efeito na composição da água.
Existem também alguns pontos negativos que devem ser mencionados para que se tenha consciência e se esteja mais bem informado sobre este assunto;
- São mais caras do que os alimentos artificiais;
- são portadores de doenças;
- Prazo de validade limitado;
- Armazenamento inconveniente.
Especialistas Recomendado para uso como alimento para peixes de aquário. Alimentos artificiais e vivos. Alimentar seus peixes com ambos os tipos de alimento resultará em uma dieta mais saudável e segura. A comida será nutritiva e balanceada, ajudando a prevenir doenças e obesidade nos habitantes do seu aquário.
Escolha de alimentos também deve depender do tipo de habitantes.Como podem ser predadores, onívoros ou herbívoros, a escolha da comida deve ser baseada nisso. Considere a idade, a estrutura e o desenvolvimento do peixe. Após a alimentação, observe o comportamento dele e ofereça diferentes opções de comida. A escolha da comida para seus peixes deve sempre ser levada a sério. A alimentação é um aspecto essencial para o desenvolvimento saudável e a sobrevivência deles.


