
Contente
Fotos e nomes de peixes de aquário para iniciantes
Peixes para iniciantes devem exigir pouca manutenção e serem fáceis de cuidar. Cuidar do aquário e de seus habitantes não deve exigir experiência, conhecimento ou qualificações. As seguintes famílias de peixes são adequadas:
- labiríntico,
- vivíparo,
- carpa,
- peixe-gato,
- ciclídeos.
Vamos nos deter na descrição de apenas algumas espécies e espécimes.
Peixe labirinto
Receberam esse nome porque respiram ar comum, cujo oxigênio é absorvido em um labirinto especial no corpo do peixe. não precisa de compressore podem ser transportados em um bolso, envoltos em um pano úmido. Os mais comuns são:
galos,
- gourami,
- lalius,
- macrópode,
- coliseus,
- Betta Picta.
Galo
O peixe mede de 4 a 5 cm (raramente chega a 10 cm) e é especialmente bonito quando suas nadadeiras estão totalmente abertas. Apresenta uma variedade de cores, tornando-se mais vibrantes quando excitado ou durante a desova. As fêmeas são mais discretas tanto na coloração quanto no tamanho das nadadeiras. E com razão. Isso se chama "lutar".É muito agressivo com seu próprio reflexo, rivais e outros peixes, podendo desgastar suas barbatanas. Reage violentamente à chegada de uma fêmea ou mesmo a uma troca de água. É um peixe pouco exigente, adequado para temperaturas de até 28 graus Celsius, mas tolera temperaturas tão baixas quanto 18 graus Celsius. Pode tolerar um volume de aquário de pelo menos 5 litros por exemplar.
Gourami rosnando
Este peixe quebra o estereótipo principal: ele consegue falar. Mais precisamente, ele consegue emitir sons que lembram... chilreando ou coaxandoO som emitido pelo grupo assemelha-se verdadeiramente a um rosnado. A silhueta destes peixes, que atingem 7,5 cm de comprimento, lembra vagamente um tubarão. A sua coloração varia entre um azul brilhante e esverdeado, e por vezes até castanho-dourado. Duas ou mais listras escuras ao longo do corpo são uma característica indispensável. As barbatanas, largas e arredondadas, com pontas em forma de flecha nos machos, também apresentam manchas. As barbatanas ventrais são filiformes.
Este peixe de aquário tem um comportamento muito calmo, sociável, gregário e ligeiramente tímido. Come qualquer coisa, mas prefere algo flutuando na superfície ou próximo a ela. Requer uma temperatura de 24 a 28 graus Celsius, um aquário de 15 litros para cada 1000 litros de água e bastante vegetação.
Peixes vivíparos
O próprio nome "vivíparos" indica que esses peixes diferem da maioria dos outros em seu método de reprodução e no nascimento de seus filhotes. Como resultado do acasalamento, a fertilização dos óvulos ocorre no abdômen da fêmea, de onde eclodem como alevinos. Além disso, uma vez que a fêmea recebe o esperma, capaz de gerar descendentes até 8 vezesAs seguintes espécies são frequentemente encontradas em aquários:
- guppies,
- molinésias,
- espadas,
- platies,
- Ameki.
Guppies

Eles adoram luz natural. Prosperam em espaços de 2 a 3 litros por casal e podem até se reproduzir nessas condições. A temperatura ideal varia de 18 a 30 graus Celsius. Preferem alimentos vivos, mas também comem alimentos vegetais.
Espadas
Peixes vivíparosO peixe-espada, cujo nome deriva do formato de sua cauda, possui uma cauda inferior bastante alongada e pontiaguda, semelhante a uma espada. Essa é uma característica exclusivamente masculina, presente apenas nos machos adultos. A coloração desses peixes, que atingem 10 cm (sem contar a cauda), varia de verde-oliva claro a marrom claro, com a borda da cauda preta. As fêmeas são geralmente maiores, podendo chegar a 12 cm, porém com coloração mais pálida. Em grupos com número limitado de machos, já foram observados casos de fêmeas se transformando em machos, com consequente crescimento da cauda.
São pacíficos com outros peixes de tamanho semelhante, mas podem ser agressivos com peixes menores e com aqueles que possuem caudas espessas. Prosperam em temperaturas entre 22 e 26 graus Celsius. Alimentam-se de quase qualquer tipo de comida, preferindo pratos de carne, mas também aceitam alimentos de origem vegetal e toleram longos períodos sem se alimentar.
Habitantes predadores de aquários
Vale ressaltar que o termo "predador" se refere a peixes que frequentemente exibem um comportamento agressivo e se alimentam principalmente de carne. Uma característica distintiva desses peixes de aquário é sua inteligência e comportamento social complexo, devido à sua prontidão para caçar e maior territorialidade. Isso inclui não apenas peixes sanguinários, mas também um número significativo de peixes que exibem esse comportamento apenas em determinados momentos ou sob certas circunstâncias. Suas espécies incluem:
ciclasomas,
- ciclídeos,
- Labeotropheus,
- bunocéfalo,
- peixe-arqueiro,
- piranhas.
Ciclasomas
Esse despretensioso, forte e ágil Peixes de aquário que exibem características que ditam suas necessidades específicas. Possuem corpo lateralmente comprimido e verticalmente alargado, com boca grande e olhos salientes. Apresentam coloração que varia de sólida a multicolorida, de listrada a manchada, com cores mais vibrantes sob iluminação adequada. Os machos desenvolvem uma nadadeira frontal com a idade. As nadadeiras dorsal e pélvicas curvam-se em direção a uma cauda larga e terminam em prolongamentos alongados. Os machos atingem 10 cm, enquanto as fêmeas são 2 a 3 cm menores.
Eles não toleram a companhia de peixes menores e os atacarão. Isso exige que sejam mantidos em um recinto separado ou em um aquário maior. Formam pares permanentes, exigem um território separado para si e o defendem zelosamente, especialmente durante a desova e a criação dos alevinos, que literalmente levam e transportam para casa todos os dias durante o período de crescimento.
Os ciclídeos são capazes de reconhecer seus donos e se alimentar em suas mãos, mas podem morder dolorosamente se uma pessoa invadir seu território de nidificação. A abundância de cavernas, abrigos e algas bem fixadas é essencial para o bem-estar desses peixes. Sendo praticamente onívoros, eles precisam que pelo menos 70% de sua dieta seja composta por carne e proteína. A temperatura ideal varia entre 24 e 28 graus Celsius.
Ciclídeo de focinho comprido

Este predador é bastante calmo, mas gosta de atacar objetos brilhantes e, quando ataca outros peixes, seus olhos. Os machos são polígamos. Eles precisam de um harém.Se ele tiver apenas algumas fêmeas, irá importuná-las constantemente. A atividade pode ser reduzida aumentando o tamanho do aquário e o número de fêmeas, além de fornecer muitos esconderijos e adicionar apenas companheiros de aquário maiores e mais rápidos.
Durante a desova, esses peixes guardam o ninho com zelo. A fêmea carrega os alevinos na boca por várias semanas durante todo o período de incubação e até que estejam fortes o suficiente para se alimentarem sozinhos. Os ciclídeos requerem uma variedade de alimentos vivos ou congelados de origem animal; alguns aquaristas chegam a alimentá-los com peixes pequenos. Eles precisam de um aquário grande, com mais de 200 litros por família, e temperatura entre 24 e 28 graus Celsius.
Os menores habitantes do aquário
Em um aquário grande, eles passarão despercebidos, mas em um pequeno pode não ser tão fácil manter um microclima regular, já que peixes pequenos costumam ser muito exigentes em termos de condições de manutenção. É preferível bandos de 8 a 12 indivíduosPara tornar a vida no aquário interessante tanto para os peixes quanto para o dono. Isso inclui:
tetraodon anão,
- bagre pigmeu,
- rosbory,
- cidade verde,
- epiplatis de tocha,
- badis escarlate,
- Guppies de Endler,
- danio pantera,
- farpas.
Tetraodon anão
Este é um pequeno predador de quatro dentes, com até 2,5-3 cm de comprimento. Possui coloração amarelada com manchas escuras de formato irregular em seu corpo semelhante a um girino. Os machos adultos são mais coloridos e às vezes apresentam uma faixa escura no abdômen. Olhos esbugalhados movem-se independentemente um do outro.
Como muitos peixes pequenos, são bastante tímidos, mas, como todos os predadores, são muito inteligentes. Eles se interessam intensamente pelo que acontece fora do vidro e, quando uma pessoa aparece, podem pedir comida, fazendo uma exibição deliberada. Uma característica interessante de sua reação ao medo é inflar-se, formando uma bola duas a três vezes maior que o próprio corpo.
Eles caçam caracóis, vermes, moluscos e camarões jovens, pairando sobre suas presas por longos períodos, escolhendo o momento certo. Sua dieta consiste principalmente de crustáceos, vivos ou congelados, para desgastar seus dentes. São relativamente pacíficos com outros peixes no aquário, mas certamente mordiscarão aqueles com caudas grandes. Temperatura 23-27 graus em um aquário com 15 litros de água., parte do espaço que possui vegetação densa e abrigos.
bagre pigmeu

O peixe é pacífico, curioso e tranquilo, com hábitos de cardume semelhantes aos de um pardal, podendo ficar em fila, se acomodando em um galho ou folha, e depois disparar para outro local em busca de um território semelhante ao seu. Eles são mais ativos e confiantes. quando contiver 10 ou mais espécimesCom pelo menos dois machos para cada fêmea, eles adoram vasculhar o fundo do aquário, absortos em sua comida, e comem tudo o que couber em suas pequenas bocas. Prosperam em aquários de pelo menos 40 litros (100 galões), com 6 a 12 peixes por cardume, e temperatura entre 24 e 26 graus Celsius (75 a 80 graus Fahrenheit).
rasbora de morango
Às vezes, você ouvirá o nome "Boraras Morango" e variações relacionadas. Não há diferença; são todos peixes vermelhos brilhantes, com 1,5 a 2,0 cm de comprimento, com uma mancha escura e oval em cada lado, que lembra a cicatriz de uma fruta vermelha. As fêmeas têm uma coloração mais clara e podem atingir 2,5 cm de comprimento, com uma mancha menor e arredondada.

Eles prosperam até mesmo em aquários maiores que 10 litros para um cardume de 8 a 10 peixes, mas se desenvolvem e se reproduzem melhor em quantidades maiores. A temperatura ideal é de 23 a 28 graus Celsius.
O mundo subaquático é vasto e diverso; é impossível descrever todo o seu esplendor em um único artigo. Apenas arranhamos a superfície. Desvendamos o mistério de apenas alguns dos habitantes do reino dos peixes. Qualquer pessoa pode embarcar nessa jornada de observação e descoberta, juntando-se ao mundo dos aquaristas.












galos,
ciclasomas,
tetraodon anão,

