
Peixes guppy: fotos e descrições
Originários de alguns países da América do Sul, das ilhas da Tailândia e de Tobago, os guppies prosperam tanto em águas limpas e correntes quanto em águas costeiras salobras. Eles não são encontrados em água salgada. As fêmeas crescem até 6 cm de comprimento e têm uma coloração cinza uniforme. Os machos, por sua vez, são muito bonitos, embora cresçam apenas de 1,5 a 3 cm. Existem diversas variedades, que diferem em tamanho, nadadeiras, coloração e formato da cauda. Atualmente, por meio de reprodução seletiva, Foram desenvolvidas 13 raças de guppies:
- cauda em leque de ângulo agudo;
- triângulo;
com cauda em forma de leque;
- saia;
- espada dupla;
- espada superior;
- espada inferior;
- aves-lira;
- com cauda de lança;
- cauda em forma de pá;
- com cauda em forma de agulha;
- com cauda em forma de bandeira;
- cauda redonda.
Os peixes podem ter esquema de cores monocromático ou multicoloridoOs guppies marmorizados com cauda preta e amarela ou preta e branca são particularmente belos e incomuns. Sua barbatana dorsal, que pode ser muito longa e até mesmo alcançar a cauda, também é impressionante.
Muitos entusiastas de peixes de aquário se perguntam quanto tempo vivem os guppies. Infelizmente, a água quente e o pequeno tamanho do peixe aceleram seu metabolismo, encurtando sua expectativa de vida. Como resultado, os guppies em lagos artificiais geralmente vivem de dois a três anos.
Peixes guppy: manutenção e cuidados
Peixes tropicais adoram água quente, mas se sentem muito bem em um aquário com água dentro. de 19°C a 29°CComo os guppies se adaptam muito rapidamente a quase qualquer condição, outros parâmetros da água não são importantes para eles. Idealmente, a dureza da água deve estar entre 6 e 10.
A capacidade do lago artificial é calculada com base nas necessidades dos peixes. Dois litros de água são suficientes para uma fêmea e um litro para um macho. Um casal de guppies pode até ser colocado em um recipiente de três litros, onde prosperarão. No entanto, é importante lembrar que um equilíbrio biológico estável só é possível em um recipiente maior.
Recomendações para equipamentos de aquário Para peixes guppy:
Para cinco peixes, um aquário de 20 litros será suficiente.
- Um filtro é opcional, mas recomendado. Um filtro interno será suficiente. Os orifícios devem ser cobertos com uma tela fina, caso contrário, o filtro pode sugar peixes pequenos.
- A iluminação não afeta a viabilidade dos guppies, mas se não houver luz suficiente, a cor dos machos fica menos vibrante.
- Para que um lago artificial se assemelhe a um lago natural, o aquário deve ser ricamente plantado. Isso aumentará a taxa de sobrevivência dos alevinos.
- A paisagem do aquário deve incluir não apenas amplo espaço para natação, mas também recantos isolados. Esses recantos oferecem abrigo para as fêmeas durante a época de reprodução e para os machos após o acasalamento.
- Para que a coloração dos machos fique atraente, o ideal é usar um substrato que contraste com a sua coloração. Tons escuros são uma escolha segura.
Alimentando guppies
Peixes de aquário são onívoros, então você pode alimentá-los com alimentos vivos, congelados, artificiais e secos. Eles comem com prazer. grânulos e flocos artificiaisEles gostam de comer corethra, artêmias, larvas de mosquito e tubifex. Para manter um sistema imunológico forte e um trato gastrointestinal saudável, recomenda-se alimentar os guppies com ração em flocos com suplementos à base de plantas duas vezes por semana.
Dáfnias secas são frequentemente vendidas em mercados, mas é melhor não alimentá-las a peixes de aquário. São simplesmente conchas secas, pobres em nutrientes e vitaminas. A alimentação prolongada com dáfnias pode causar inflamação gastrointestinal nos peixes, levando-os à morte.
Os guppies precisam ser alimentados duas a três vezes ao dia. A quantidade de comida deve ser suficiente para que o peixe a consuma em poucos minutos. Comer em excesso e a deterioração da comida podem levar a diversas doenças.
Como os guppies são peixes pequenos, O estômago e a boca deles são pequenos.Portanto, a comida deles deve ser de tamanho pequeno.
Compatibilidade
Os guppies são peixes pacíficos de aquário que não causam problemas para outros peixes. No entanto, peixes predadores e maiores os enxergam como alimento. Portanto, os guppies não devem ser mantidos com peixes como o tubarão-balu, o pangasius, o gourami gigante ou o espadarte.
Não é recomendável manter peixes pequenos com caudas bonitas em cativeiro com criaturas aquáticas capazes de arrancar as luxuosas nadadeiras dos machos. Exemplos desses peixes incluem:
farpa de fogo;
- barbus denisoni;
- Barbo de Sumatra;
- beijando gourami;
- ternetia.
Os guppies podem viver melhor com peixes pequenos e pacíficos:
- tarakatumamami;
- bagre-pintado;
- farpas de cereja;
- néons;
- Congo;
- cardeais;
- análise.
Criação de guppies
Os guppies são peixes vivíparos que não põem ovos, mas dar à luz alevinos já formadosEles se reproduzem com bastante facilidade em aquários domésticos e não exigem condições especiais de manutenção.
Para criar guppies, você precisará de três a cinco fêmeas e um macho. Um macho para cada 100 fêmeas é suficiente. Mais machos podem ser mantidos, pois eles não brigam, apenas competem.
Se o macho começar a perseguir a fêmea incansavelmente, significa que a fertilização ocorrerá em breve e os alevinos aparecerão.
Para que os guppies se reproduzam ativamente, o lago deve ter água limpa e fresca. Eles podem ser criados em um aquário comunitário, mas tanto os guppies quanto os outros peixes comem os filhotes com facilidade, por isso é recomendável separar a fêmea grávida. Para saber se uma fêmea está grávida e precisa ser separada, basta observar o ânus dela. Quando uma fêmea grávida desenvolve uma mancha escura perto do ânus, é hora de transferi-la para um aquário separado.
O tanque para fêmeas grávidas deve ter a mesma qualidade de água e vegetação abundante. Nos densos emaranhados de algas. Os alevinos se esconderão da mãe., que podem comê-los. A fêmea dará à luz naturalmente quando chegar a hora. Se for retirada muito cedo, poderá carregar os alevinos por cerca de um mês. Ocasionalmente, pode ocorrer uma situação em que a fêmea não consiga dar à luz. Nesse caso, ela precisa de ajuda, elevando a temperatura para 28-29°C e realizando uma troca de água de 50%. Imediatamente após o parto, a fêmea é transferida para o aquário principal.
Uma fêmea adulta pode produzir até oito ninhadas por ano. Em alguns casos, um número tão grande de alevinos simplesmente não é necessário. Você pode interromper o processo de reprodução utilizando um dos seguintes métodos:
- Reduza a temperatura da água para 18°C;
- Separar os machos das fêmeas.
Recomenda-se suspender o processo de reprodução durante o período de inverno.
Cuidando dos alevinos

A água no aquário dos alevinos deve estar sempre limpa. No entanto, os peixes jovens ainda são frágeis e grandes trocas de água são perigosas para eles. Você pode trocar 25% da água uma vez por semana ou 10% diariamente. A temperatura da água é muito importante para os alevinos; ela deve estar entre 24°C e 26°C.
Com os cuidados e a alimentação adequados, os alevinos de guppy... comece a colorir Eles podem ser transferidos para um aquário comunitário. Atingem a maturidade sexual entre quatro e cinco meses de idade.
Bonitos, pequenos e fáceis de cuidar, os guppies são peixes de aquário especialmente indicados para famílias com crianças pequenas. As crianças podem alimentá-los sozinhas, observar suas vidas e admirar sua beleza.













com cauda em forma de leque;
Para cinco peixes, um aquário de 20 litros será suficiente.
farpa de fogo;

