
Um pouco de história
No início do século XVI, os peixes dourados já haviam se espalhado pela Indochina e se estabelecido como animais de estimação adorados no Japão. Esses habitantes exóticos de aquários eram amados pelos japoneses, que prezavam a beleza e a harmonia.
Por volta da mesma época, mercadores holandeses e portugueses também trouxeram peixes dourados para a Europa. No século XVIII, esses animais de estimação requintados já haviam conquistado grande popularidade e se espalhavam por toda a Europa.
Rotas de caravanas conectavam o Oriente e o Ocidente, a Ásia e a Europa, e passavam pela Rússia. A Grande Rota da Seda facilitou a troca ativa de mercadorias entre os países. O rio fluía entre o Oriente e a Rússia, carregando iguarias e tecidos de seda orientais. Peixes dourados, uma mercadoria rara e incrivelmente cara na época, também logo chegaram à Rússia. Crônicas que mencionam presentes exóticos podem ser encontradas já no século XV, durante o reinado de Basílio, o Negro. Ivan, o Terrível, também recebeu presentes requintados de enviados estrangeiros — bolas de vidro com peixes dourados dentro foram trazidas do exterior.
No século XVII, durante o reinado de Alexei Mikhailovich, peixes dourados nadavam em um vaso requintado e adornavam o Jardim da Farmácia. Este valioso presente foi recebido dos ingleses, e criadores de peixes da corte foram contratados especificamente para cuidar desses animais de estimação incomuns.
Durante o reinado de Pedro I embarcações excepcionalmente caras e elegantes com peixes exóticos Alguns cortesãos adquiriram peixinhos dourados. Em 1790, Grigory Potemkin ofereceu uma noite especial em homenagem a Catarina II e presenteou os convidados com peixinhos dourados — uma curiosidade de valor fabuloso, segundo os padrões da época.
Os peixes dourados foram trazidos para os Estados Unidos por volta de 1874-78, e os espécimes trazidos se tornaram a base para a futura coleção do Criatório do Estado de Washington.
Variedades
Aquário Os peixes dourados são divididos em muitas espécies.Eles encantam aquaristas e entusiastas da vida selvagem com sua beleza incomum, coloração variada (amarelo, vermelho, bordô, amarelo-preto e outros tons) e formas incríveis.
A Wikipédia divide os peixes dourados em duas variedades principais com base no formato do corpo:
- corpo longo
- corpo curto
Os cientistas distinguem várias espécies e subespécies de peixinhos dourados, incluindo:
- borboleta,
- rabo de leque,
- cometa
- pérola,
- telescópio,
- cauda de véu,
- pompom e muitos outros.
Manutenção e cuidados
Na antiguidade, o ouro Os peixes eram mantidos em pequenos tanques.Em lagoas, os peixes eram represados e mantidos em grandes recipientes ou barris de madeira. Mais tarde, corpos d'água mais exóticos foram recriados — cubas esféricas de barro, vasos de cerâmica ou porcelana. Naturalmente, tais recipientes e seus habitantes de aquário eram destinados a proprietários ricos e membros da corte.
Em 1369, o imperador chinês Hong encomendou a produção de recipientes especiais de porcelana para clientes que desejavam criar traças-prateadas em casa. Esses recipientes tornaram-se os primeiros exemplos de aquários domésticos, sendo chamados de tanques de peixes ou até mesmo urnas de dragão quando maiores. Esses primeiros aquários domésticos possuíam amplas aberturas, permitindo que os visitantes observassem facilmente o comportamento de seus animais de estimação.

Na vida moderna Os peixes dourados são muito comuns.Apesar de sua elegância, esta espécie é bastante pouco exigente e não apresenta grandes desafios para os aquaristas modernos. A água do aquário não precisa ser aquecida, mas a aeração intensa é essencial, principalmente em aquários pequenos. A água deve ser aerada ativamente e trocada semanalmente. Cascalho é o substrato ideal, embora pequenas pedras também sejam aceitáveis. Iluminação excessivamente forte não é recomendada. Biofiltros também são necessários e o aquário deve ser mantido meticulosamente limpo.
Aquário Recomenda-se o uso de um volume grande, de 80 a 100 litros ou mais.Como essa espécie é originária de corpos d'água naturais, como lagoas e poças, pedras pontiagudas e troncos com nós são inadequados para um aquário projetado para peixes dourados, pois podem ferir os habitantes do aquário. Lembre-se que, sendo carpas crucianas, esses peixes adoram cavar no substrato. É melhor usar plantas de folhas duras (como lírios-d'água, sagitária, valisnéria e elódea), pois os peixes podem mordiscá-las. Ao mesmo tempo, você pode adicionar plantas nutritivas ao aquário, como wolffia, riccia e lentilha-d'água, que farão parte de sua dieta.
Dourado Os peixes são lentos e cegos. e, portanto, são pouco adaptados à competição, inclusive por serem inativos na busca por alimento. O ideal é manter peixes dourados da mesma espécie em um aquário. Algumas espécies de habitantes de aquário (por exemplo, peixes-telescópio e peixes-véu) se adaptam melhor a aquários vazios, sem qualquer decoração.
Nutrição
Os peixes dourados consomem uma grande variedade de alimentos. Além das plantas aquáticas já mencionadas, sua dieta pode incluir folhas de urtiga, alface e azedinha. Alimentos de origem animal comumente utilizados incluem:
verme sanguíneo,
- Artemia,
- tubifex,
- dáfnia,
- minhoca,
- rotíferos e outros.
Mingaus cozidos e lavados sem sal - de arroz, milho-miúdo, trigo sarraceno e outros - Os habitantes do aquário também comem com facilidade.Você pode usar pão branco, pedaços de carne ou fígado, carne moída e algumas frutas (laranjas, kiwis). Ração seca também é uma opção. Os alevinos podem ser alimentados com ração composta, microvermes e artêmias.
Evite alimentar seus animais de aquário em excesso para garantir que eles permaneçam ativos e móveis. A superalimentação pode levar à obesidade e doenças nos habitantes do seu aquário.
Ciência
Peixinho dourado na Wikipédia O peixe dourado tem sido descrito em detalhes como objeto de estudo científico e de expressão artística. É sabido que o peixe dourado tem servido com sucesso à ciência russa moderna. Ele tem sido usado em pesquisas científicas como animais de laboratório e até mesmo para estudar o comportamento de peixes de aquário em gravidade zero.
Feriados
No Irã, peixes dourados são usados como decoração nas festas de Ano Novo. O Ano Novo no Irã coincide com o equinócio da primavera e é chamado de Novruz.
Arte

Artistas incorporar as imagens de peixinhos douradosEles pintam jarras e vasos, conjuntos de jantar requintados e utensílios de cozinha mais modestos, e decoram miniaturas para presentes com eles — caixas de rapé e caixas laqueadas. Contos de fadas e histórias, poemas e canções são escritos sobre peixinhos dourados — um dos contos poéticos mais famosos é de A.S. Pushkin.
No século XVII, durante o reinado de Alexei Mikhailovich, peixes dourados nadavam em um vaso requintado e adornavam o Jardim da Farmácia. Este valioso presente foi recebido dos ingleses, e criadores de peixes da corte foram contratados especificamente para cuidar desses animais de estimação incomuns.
verme sanguíneo,

