
Se você não é um aquarista profissional, ou mesmo um iniciante, o tetra é uma escolha perfeita para o seu aquário. Este peixe não exige cuidados especiais nem condições climáticas específicas.
O tetra preto é encontrado na natureza. Essa espécie pode ser vista ao largo da costa da América do Sul. Ela vive no Paraguai e no Brasil.
Qual é a aparência do tetra comum?

Se você observar uma foto de tetras, poderá ver claramente que a primeira listra atravessa o olho do peixe, a segunda está localizada perto das brânquias e a terceira começa na nadadeira dorsal. Para manter essa coloração escura das listras, o peixe deve ser mantido em local escuroSob a luz, a cor desbota e fica prateada.
- O tetra preto é pequeno. Em aquário, não cresce mais do que 4 cm. Na natureza, atinge 6 cm.
- Os olhos do peixe são amarelos.
- O tetra vive em aquário por no máximo 3 a 4 anos.

Pela cor do peixe É fácil distinguir entre macho e fêmea.O macho apresenta coloração brilhante, com linhas pretas bem definidas. A coloração da fêmea é pálida e desbotada. A barbatana dorsal também indica o sexo. A ponta da barbatana da fêmea é arredondada, enquanto a do macho é pontiaguda. A fêmea é ligeiramente maior que o macho.
Cuidados e manutenção de tetras em aquário
O tetra preto é bastante pacífico. No entanto, ainda é preferível mantê-lo em um aquário sem seus congêneres do tipo véu, pois o tetra preto pode morder a cauda deles.
Este peixe adora nadar em cardume. É crucial fornecer-lhe espaço suficiente para nadar nas camadas intermediárias do aquário. Se o seu habitat for pequeno, o tetra ficará constantemente escondido entre a vegetação. Só ficará visível na hora da alimentação.
Condições favoráveis para manter tetras em um aquário doméstico
Para que os peixes recebam os cuidados adequados, uma série de condições deve ser atendida.




Não deve haver apenas um tetra no aquário, mas sim um cardume de 6 a 8 peixes.
- O volume do reservatório deve ser de pelo menos 80 litros.
- Certifique-se de usar areia grossa de rio para o solo.
- Toda a parte inferior do aquário deve ser densamente plantada. O controle adequado das algas é crucial.
- Os peixes preferem água quente. A temperatura não deve cair abaixo de +22 a +26°C.
- A dureza da água não deve ser superior a 20.
- Troque a água do aquário pelo menos 1 a 2 vezes por semana. Deixe a água assentar. Não precisa trocar toda a água; basta adicionar água limpa periodicamente.
- Além dos tetras, outros peixes de aquário podem ser mantidos no mesmo tanque. Os tetras convivem bem com guppies, espadas, molinésias e ancistrus.
Criadores desenvolveram um novo tipo de tetra – o caramelo. O peixe possui uma coloração única, criada artificialmente.Os caramelos podem ser azuis, vermelhos e amarelos. No entanto, esteja ciente de que a cor tende a desbotar após cerca de seis meses.
Criação de tetras em aquário
O tetra preto atinge a maturidade sexual entre os 8 e 12 meses de idade.
Para garantir condições favoráveis à desova, os tetras devem ter à sua disposição um ambiente confortável. A reprodução ocorrerá se as seguintes regras forem observadas.
- A camada de água não é inferior a 25 cm.
- A temperatura deve ser aumentada para 26–28°C.
- A água do aquário deve ser macia e bem oxigenada.
- Para evitar que os pais destruam os ovos durante o processo de reprodução, deve-se colocar uma rede especial no fundo do aquário. Você também pode plantar vegetação densa no fundo.
- Para reprodução, você precisa usar um casal de peixes ou um cardume.
- Duas semanas antes da desova, machos e fêmeas devem ser separados e mantidos em aquários distintos. Durante esse período, devem ser alimentados abundantemente com comida viva.
- Primeiro, o macho é colocado no local de desova e, após 3 horas, a fêmea.
Se você tem um aquário em casa e adora peixes, e ainda Não sei que tipo comprar. O tetra comum é perfeito para esta ocasião. Compre um e você nunca se arrependerá.
Não deve haver apenas um tetra no aquário, mas sim um cardume de 6 a 8 peixes.

