Peixes ciclídeos de aquário: descrição das espécies e suas fotos.

Ciclídeos orgulhososOs ciclídeos são peixes de aquário pertencentes à família Cichlidae (ordem Perciformes). Seus nichos ecológicos são muito semelhantes aos das percas. Além da diversidade de coloração e formas, eles também são dotados de inteligência. Seu comportamento de caça sugere que são muito mais inteligentes do que outros peixes da mesma família.

Os ciclídeos são muito teimosos em aquários e tentam estabelecer suas próprias regras. Portanto, devem ser mantidos separados de outros peixes.

Descrição da aparência do peixe

Família inclui 1300 espéciesNa natureza, esses belos peixes habitam as águas da Ásia, África e América do Sul. Seu comprimento varia de 2 a 91 cm.

Esses peixes são caracterizados por um corpo oval (ou, menos comumente, redondo), ligeiramente comprimido lateralmente. A boca é larga e possui dentes serrilhados. Os machos apresentam uma testa proeminente em suas cabeças grandes. As nadadeiras dorsal e anal são ligeiramente alongadas e a linha lateral é incompleta. Com os cuidados adequados, esses peixes podem viver em aquário por um longo período.

Exemplares coloridos artificialmente em rosa, roxo e verde também estão disponíveis. No entanto, esses corantes são derivados de produtos químicos e desbotam muito rapidamente. Além disso, a saúde desses peixes ficará significativamente comprometida.

Criando ciclídeos

Ciclídeos em aquário: tiposCiclídeos adultos necessitam de aquários grandes (com pelo menos 200 litros). A temperatura da água deve ser sempre limpa e oxigenada. deve ser de 27 a 28 graus. S. A água deve ser aerada, filtrada e o nível deve ser completado regularmente. Um biofiltro pode ser instalado.

Ciclídeos estão disponíveis para venda. São aquários especiais para abrigar esses peixes. Eles são produzidos especificamente para a origem geográfica de cada espécie, seus nomes, hábitos alimentares e de reprodução.

Os aquaristas preferem dois tipos de aquários: para manter espécies de peixes grandes e para manter espécies pequenas que formam comunidades de pares.

Existem espécies que se adaptaram à vida em águas salgadas, embora a maioria das espécies vive em corpos de água doceMas a água nesses reservatórios pode ser qualquer coisa: a água quase destilada dos rios sul-americanos abriga peixes do gênero Discus e Apistogramma. A água alcalina dos lagos africanos Tanganica e Malawi proporciona um habitat confortável para belas espécies de ciclídeos africanos.

Criadores desenvolveram e estabeleceram um grande número de variações de cores sob os nomes de peixe-anjo, astronotus e apistogramma. Os papagaios amarelos e laranjas (híbridos) são muito populares. Eles foram criados através do cruzamento de várias espécies de ciclídeos americanos.

Regras para formar uma comunidade emparelhada

Peixes de aquário ciclídeos do MalawiÉ bem simples: compre cinco alevinos de cada espécie. Mantenha-os juntos até que formem casais naturalmente. O ideal é remover os exemplares excedentes.

Essas comunidades de peixes são sedentárias e fleumáticas. Conflitos podem surgir apenas nos limites de seus habitats, e muito raramente.

Ao escolher peixes que se dão bem com ciclídeos, você precisa saber que esses peixes devem ter igual ou ligeiramente menor em tamanhoSeu caráter deve ser combativo para que possam se defender quando atacados.

Devem ser apresentados simultaneamente, mas certifique-se de considerar o espaço disponível para cada um. Isso ajudará a evitar a competição por território.

Além disso, os ciclídeos precisam sempre ter alimento suficiente. Caso contrário, eles predarão uns aos outros.

Cuidando de ciclídeos

O mais importante é escolher a temperatura certa para seus peixes. Ela deve ser próxima da temperatura natural deles. Os peixes percebem mudanças na temperatura da água. A temperatura da água precisa ser ajustada para cada espécie de peixe. Os Discus se sentem confortáveis ​​a 27 graus Celsius. O Acara de peito vermelho pode sobreviver a uma temperatura da água em torno de 15 graus Celsius. A água deve ser necessariamente saturado com oxigênio.

As plantas devem ter folhas resistentes e um sistema radicular forte, pois os ciclídeos tentarão prová-las.

O fundo deve ser coberto com substrato rochoso, de preferência pedras planas. A decoração do aquário deve assemelhar-se ao seu habitat natural. Você pode usar ornamentos decorativos para delimitar o perímetro.

A alimentação também precisa ser selecionada de acordo com a espécie de peixe. Eles comem ração seca e congelada, além de carne moída preparada especialmente para eles.

Se o seu peixe for herbívoro, não o alimente com comidas à base de plantas com muita frequência. Ele comerá algas e isso prejudicará sua aparência.

Mas, para uma dieta equilibrada, os ciclídeos precisam ser alimentados com alimentos de origem vegetal e animal.

Reprodução e criação de ciclídeos

O que dar de comer aos ciclídeosOs hábitos de acasalamento dos peixes são muito interessantes. Durante esse período mudar a cor para uma mais intensa.

Mas a reprodução de peixes de aquário às vezes pode ser um desafio. Não é incomum que um casal viva junto por muito tempo e ainda assim não consiga gerar descendentes. Portanto, os ciclídeos requerem estímulos adicionais: seleção comunitária, alimentação especial e uma combinação de fatores ambientais.

Os peixes destinados à desova são transferidos para recipientes separados. Isso se aplica a todas as espécies. No entanto, essa prática só deve ser realizada quando os peixes estiverem totalmente preparados para a desova. Os machos podem matar as fêmeas que não estão prontas para acasalar.

ovos fêmea colocados em cavas de areia Ou em pedras planas de aquário. Algumas espécies de peixes incubam os ovos na boca. Tanto machos quanto fêmeas fazem isso. Os pais sempre observam seus filhotes com muita atenção. Eles são muito protetores com seus filhotes.

Os ciclídeos de aquário são considerados pais cuidadosos. Eles são muito agressivos na proteção de seus filhotes. No entanto, os alevinos devem ser transferidos para um aquário separado antes que os adultos briguem.

Até mesmo os reprodutores começam a entrar em conflito durante esse período, já que em breve irão desovar novamente.

Se você deseja criar mais alevinos, o casal já formado deve ser colocado em um aquário de reprodução separado. O volume deste aquário deve ser de pelo menos 80 litros. Os casais não devem ser separados, pois os ciclídeos são monogâmicos.

Descrição das espécies de peixes

Os tipos mais comuns são:

  • ciclasomas;
  • disco;
  • peixe-anjo.

Os ciclídeos americanos incluem:

  • carros;
  • letarário;
  • uaru;
  • krenitsykhly;
  • Geófago.

Nomes de ciclídeos africanos:

  • tilápia;
  • sáthodus;
  • oreocromo;
  • Spathodus.

As espécies asiáticas incluem o etroplus manchado e o etroplus listrado.

Compatibilidade dos ciclídeos com outros peixes

Esses são os lutadores, os mais... Peixe pugnaz e corajosoMas também existem espécies muito tímidas, que podem ser mantidas em cardumes com peixes de aquário tranquilos.

Peixes agressivos devem ser mantidos apenas em aquários separados. Peixes da mesma família, mas com temperamentos e tamanhos diferentes, também não devem ser mantidos no mesmo aquário. Podem ocorrer conflitos entre os gêneros Astronotus e Botia.

Ciclídeos geralmente são incompatíveis com bagres, gouramis, guppies, platies, malinois e espadas.

Esses peixes pouco amigáveis ​​são bastante receptivos a outros ciclídeos. Um cardume pode ser adicionado, mas deve ser grande, e os peixes devem ser adultos quando o próprio ciclídeo ainda for um alevino. Isso ajudará a equilibrar a diferença de tamanho enquanto eles se adaptam.

Prevenção de doenças

Como cuidar de peixes ciclídeosAquaristas experientes acreditam que a maioria das doenças de peixes descritas na literatura científica não ocorre de fato. Isso pode ser verdade. Mas então é necessário criar condições apropriadas.

Não deixe nenhum peixe ficar estressado por longos períodos. O estresse é o primeiro passo para o desenvolvimento de doenças. Além disso, você não deve permitir que o sistema imunológico dos habitantes do aquário enfraqueça.

É essencial monitorar a condição da água, trocando-a ou completando-a regularmente. Os níveis de nitrito, amônia e pH devem ser verificados. A água também deve ser testada para verificar os níveis de oxigênio. É necessário usar água da rede pública. Verifique também a presença de cloro residual..

A água pode desencadear doenças em peixes, que podem levar rapidamente à morte. É igualmente importante monitorar infecções virais e bacterianas. No entanto, as infecções raramente dizimam a vida aquática rapidamente. Essas doenças progridem muito lentamente e afetam a maior parte do corpo do peixe.

Portanto, é necessário monitorar constantemente a condição de seus animais de estimação e, se necessário, transferi-los para um habitat separado para proteger os outros peixes de doenças.

Peixes de aquário ciclídeos
Qual é a aparência dos ciclídeos?Peixe ciclídeo de aquárioComo cuidar adequadamente de ciclídeosCiclídeos orgulhososAparência dos ciclídeos de aquárioCuidando de ciclídeosReprodução de ciclídeosComo vivem os ciclídeos?Aparência dos ciclídeosCiclídeos em aquário: tipos

Comentários