
Aparência e comportamento
Na natureza, os ciclídeos do gênero Salvini habitam as correntes fortes e fracas da Guatemala, Honduras, sul do México e América Central. Esses peixes predadores se alimentam de invertebrados, insetos e outros peixes, que caçam nos espaços abertos de afluentes e rios.
Em um espaço confinado Os ciclossomas crescem até um máximo de 16 cm., o que os torna bastante adequados para aquários. Os peixes distinguem-se pela sua aparência:
- corpo oval alongado;
- focinho afiado;
- Cabeça grande com olhos grandes;
- com lábios grossos.
A coloração deste predador é bastante incomum. Pode variar do amarelo limão ou canário ao verde oliva. A barriga é laranja ou avermelhada. Manchas azuis brilhantes estão espalhadas pelo corpo e pelas nadadeiras. Duas listras pretas com um tom azulado parecem pintadas ao longo de todo o corpo. A listra superior consiste em contornos irregulares, enquanto a listra inferior é sólida. Essa coloração torna a beleza do ciclídeo simplesmente fascinante.
Poderia parecer que todo entusiasta de aquários deveria ter um peixe tão vibrante em seu aquário. No entanto, os profissionais sabem que a criação de ciclídeos... requer muito cuidadoEmbora o predador seja pacífico em condições normais, durante a época de reprodução e acasalamento, os machos tornam-se extremamente agressivos. Qualquer outro indivíduo encontrado nesse período é aterrorizado e espancado até a morte.
Diferenças entre homens e mulheres
É relativamente fácil distinguir os sexos. O macho é muito maior e tem uma protuberância de gordura na testa. A fêmea tem manchas pretas adicionais.
- Os pontos em pares assemelham-se a olhos adicionais e estão localizados abaixo da linha média das brânquias;
- Uma única mancha está localizada no meio da barbatana dorsal.
Cichlasoma salvini: cuidados e alimentação

Quase qualquer substrato é adequado para o ciclídeo salvini. Pequenas pedras ou lascas de granito devem ser adicionadas a uma profundidade de 8 centímetros. Isso é necessário para permitir o plantio de plantas com rizomas fortes e folhas resistentes.
Os peixes preferem áreas protegidas da luz externa por rochas ou troncos. Portanto, mesmo algas delicadas, como a Echinodorus, podem ser plantadas em áreas abertas. Elodiya, Vallisneria, Myriophyllum e Cryptocorynes também são adequadas para aquários de ciclídeos. A Elodiya cresce rapidamente, então usá-la em um lago artificial elimina a necessidade de diversas plantas artificiais.
Não é recomendável fornecer iluminação forte para um aquário de ciclídeos Salvini, pois esses peixes não gostam de luz intensa. Para evitar que fiquem constantemente escondidos, uma pequena quantidade de luz é suficiente. Lâmpadas fluorescentes a 0,3 W/l.
Rochas e troncos são essenciais no aquário. Para criar áreas escondidas e esconderijos adicionais, alguns troncos devem ser posicionados verticalmente.
O lago artificial deve ser equipado com um bom sistema de filtragem, pois os ciclídeos prosperam naturalmente em água cristalina. Um quarto do volume do tanque precisará ser trocado semanalmente.
Alimentação
Como verdadeiros predadores, os ciclídeos prefere alimentos de origem animalEles podem ser alimentados:
- larvas de mosquito congeladas ou vivas;
- minhocas;
- larvas de grilo;
- às vezes corethra e tubifex;
- frutos do mar congelados picados;
- camarões jovens ou peixes pequenos vivos;
- Ração seca para peixes ciclídeos.
Recomenda-se incluir alimentos naturais na dieta. adicione alimentos vegetais na forma de folhas de alface ou espinafre escaldadas. Você pode até alimentar os predadores com mingau de aveia.
Compatibilidade com outros peixes
Predadores consideram peixes pequenos como alimento, portanto, eles não devem ser mantidos no mesmo aquário com espécies como guppies e neons. Os ciclasomas podem viver lado a lado com:
Outras espécies de ciclídeos. Nesse caso, as brigas entre machos são inevitáveis, portanto o lago artificial deve ser espaçoso o suficiente e equipado com diversos esconderijos.
- Os bagres inter-ramificados, ou tarakatums, são geralmente considerados predadores. Predadores ignoram espécies de peixes grandes não relacionadas. Além disso, os bagres são representantes resistentes ao estresse e combativos de outras famílias.
- Você pode manter apenas um casal, sem adicionar outros peixes. No entanto, existe a possibilidade de o macho matar a fêmea durante uma disputa. Nesse caso, assim que ocorrer um "conflito familiar", o aquário pode ser dividido em duas metades usando vidro ou tela.
Se um ciclídeo que vive com outros peixes se tornar agressivo e os atacar, deve ser mantido afastado por um tempo (até se acalmar). transplantar para um lago separado.
Reprodução

"Casal começa imediatamente a dominarNesse caso, o macho ataca outros machos e sua parceira ataca as fêmeas. Portanto, o melhor é separar o casal imediatamente.
Quando mantidos adequadamente, os ciclídeos desovam sem qualquer estímulo, em intervalos de várias semanas. O estímulo consiste em elevar a temperatura da água do aquário em 3 a 4 graus Celsius e, simultaneamente, trocar até dois volumes de água por semana.
As ciclâmenes depositam seus ovos em uma superfície vertical ou inclinada. Pode ser uma grande rocha, uma gruta ou um vaso de cerâmica. A área que contém os ovos deve ser coberta. As ciclâmenes depositam de 500 a 600 ovos de cada vez.
O macho guarda a área circundante, enquanto a fêmea remove os ovos mortos e abana os sobreviventes com as suas barbatanas. Para garantir a sobrevivência dos ovos, a temperatura da água durante o seu desenvolvimento é controlada. deve ser mantida dentro de 26°C.
Após cerca de três dias, as larvas eclodem e a fêmea as transfere para um buraco previamente cavado. Ali, sob a proteção dos pais, elas se desenvolvem por mais cinco dias. Quando os alevinos atingem 4-5 mm, começam a nadar e se alimentar de forma independente. Podem ser alimentados com tubifex picado, dáfnias ou artêmias. Em um aquário espaçoso com bastante vegetação aquática, os alevinos podem se alimentar de pequenos crustáceos e protozoários encontrados nas algas.
Para o seu pequeno Salvini Eles cuidam disso por um longo tempo.Eles os reúnem em cardumes e os levam para passear, protegendo agressivamente os alevinos de outros habitantes do reservatório. Portanto, durante a desova, o melhor é isolar o macho, a fêmea e os filhotes de seus vizinhos.
Um membro belíssimo da família dos ciclídeos, o Cichlamosa salvinii raramente é visto em aquários devido à sua natureza agressiva. No entanto, se você decidir manter este belo predador, poderá admirar não apenas sua coloração magnífica, mas também testemunhar sua luta pela sobrevivência em seu lago. Você certamente nunca se entediará com este peixe.
Outras espécies de ciclídeos. Nesse caso, as brigas entre machos são inevitáveis, portanto o lago artificial deve ser espaçoso o suficiente e equipado com diversos esconderijos.

