Peixe-palhaço: um peixe coral de cores vibrantes

Os peixes-palhaço, ou peixes-anêmona, atraem aquaristas não apenas por sua aparência incomum, mas também por serem fáceis de cuidar. Fornecer a esses peixes água limpa e de boa qualidade, um aquário espaçoso e alimentação adequada garante sua saúde e longevidade. Existem dezenas de espécies de peixes-palhaço na natureza, que se distinguem principalmente por sua paleta de cores. Muitos fatos interessantes sobre os peixes-palhaço estão associados ao seu comportamento e estilo de vida.

História da origem

Os peixes-palhaço são nativos principalmente das águas quentes dos oceanos Índico e Pacífico. São peixes marinhos da família Pomacentridae.

A primeira descrição de anfíprions encontra-se em fontes de 1830. O nome pertence a Georges Cuvier. O naturalista encontrou pela primeira vez este peixe brilhante e incomum na costa da Austrália. Ao longo das décadas seguintes, inúmeras tentativas foram feitas para capturar peixes-palhaço para posterior aclimatação às condições de aquário. O principal desafio revelou-se ser o de fornecer ao peixe-palhaço parâmetros de água semelhantes aos do seu habitat natural. Gradualmente, essas tentativas foram bem-sucedidas e, hoje em dia, os entusiastas do peixe-palhaço não têm dificuldade em criá-los.

Qual é a aparência de um peixe-palhaço?

Os peixes-palhaço selvagens e os vendidos como animais de aquário são semelhantes na aparência. Adaptam-se bem às condições de aquário, mas têm requisitos específicos quanto à qualidade da água. A maioria das espécies de peixes-palhaço apresenta uma coloração que combina laranja brilhante e azul escuro. Algumas variedades exibem tons de limão ou vermelho no corpo. O comprimento médio desses peixes não ultrapassa doze a quinze centímetros (os machos são menores que as fêmeas).

Palhaço Percula

A maioria dos indivíduos é criada artificialmente na Flórida, a cor predominante é laranja, o corpo apresenta três largas listras brancas e listras pretas que o dividem, uma borda escura está presente em todas as nadadeiras, o comprimento máximo do corpo do peixe é de 12 cm.

Palhaço Percula

O peixe-palhaço Percula é uma das espécies mais comuns desses peixes.

Anêmona amphiprion ocellaris

A coloração inclui laranja, branco e preto, as listras escuras são mais estreitas do que as de outras espécies de peixe-palhaço, o comprimento máximo do corpo atinge 11 cm, a característica distintiva desta variedade é a cabeça, em formato de sapo, bem como a borda escura ao redor dos olhos.

Anêmona amphiprion ocellaris

Graças ao desenho animado "Procurando Nemo", o peixe se tornou muito popular entre as crianças.

Palhaço de Chocolate

A coloração é caracterizada por listras marrons e amarelas. Comparada a outros peixes anfíprios, esta espécie é grande, com machos atingindo 15 cm de comprimento. A cor do corpo deste peixe-palhaço muda com a idade, sendo os adultos muito mais escuros que os juvenis.

Palhaço de Chocolate

Este peixe é pouco exigente e pode ser recomendado para reprodução por aquaristas iniciantes.

Palhaço Vermelho

A cor predominante é o vermelho, com uma faixa branca característica entre o corpo e a cabeça. Nos adultos, os flancos começam a escurecer, tornando-se quase pretos. Essas variedades de anfíprio não ultrapassam 13 cm de comprimento.

Peixe-palhaço vermelho

Outro nome para este peixe é peixe-palhaço-tomate.

peixe-palhaço-de-sela

A cor principal do peixe é preta, sendo as barbatanas inferiores amarelas e as duas listras brancas no corpo características desta espécie. O tamanho dos machos não ultrapassa 6-7 cm de comprimento, enquanto as fêmeas atingem 11-12 cm.

peixe-palhaço-de-sela

Esses peixes-palhaço são relativamente pacíficos em um aquário.

Palhaço Gambá

Podem ser de cor rosa ou laranja, sem listras características no corpo; uma característica distintiva é uma faixa branca ao longo das costas. Esses peixes não ultrapassam 12 cm de comprimento.

Palhaço Gambá

As fêmeas dessa espécie são maiores que os machos.

Floco de Neve, o Palhaço

Peixe vermelho-alaranjado com três listras brancas verticais no corpo, é o menor representante da família Anmphiprion, atingindo um comprimento máximo de não mais que 8 cm. Raramente demonstra agressividade em relação a outros habitantes do aquário.

Floco de Neve, o Palhaço

O peixe recebeu esse nome devido à cor predominantemente branca do seu corpo.

O que ele come?

Na natureza, o peixe-palhaço se alimenta de algas, pequenos crustáceos e outros organismos microscópicos. O plâncton é a principal fonte de alimento para os alevinos. A interação próxima com as anêmonas-do-mar na natureza ajuda o peixe-palhaço a garantir alimento em todas as condições. O peixe consome ativamente os restos de comida da anêmona. Essa habilidade não só permite que ele encontre alimento sem esforço, como também ajuda a limpar seu habitat. A anêmona também se beneficia da destruição dos restos de comida pelo peixe.

Estilo de vida

Peixe-palhaço em uma anêmona-do-mar

Os peixes-palhaço passam a maior parte do tempo entre os ramos das anémonas e tentam não se afastar muito do seu abrigo.

Em seu habitat natural, os peixes-palhaço vivem em pequenos cardumes liderados pela fêmea maior. O peixe-palhaço escolhe os emaranhados de anémonas-do-mar venenosas como seu habitat único. O processo de fixação é acompanhado por um ritual específico. O peixe toca os tentáculos da anêmona com o corpo diversas vezes. Essa ação reveste a superfície do peixe-palhaço com um muco protetor.

Características do estilo de vida do peixe-palhaço em aquário:

  • Os peixes-palhaço definitivamente precisam de abrigo (se não houver nenhum, eles podem ficar excessivamente ansiosos e agressivos);
  • Se duas fêmeas forem colocadas em um aquário, uma delas certamente tentará eliminar a rival;
  • Manter o anfíprio sozinho em um aquário ou a falta de alimento pode provocar agressividade;
  • O peixe-palhaço protege bravamente seu esconderijo, tentando morder, picar com os espinhos de sua barbatana ou atacar seu agressor de outras maneiras (na natureza, os peixes anfíprios podem até perceber os mergulhadores como uma fonte de perigo).

Reprodução e expectativa de vida

Caviar de peixe-palhaço

O macho cuida dos ovos, lava-os e abana-os para saturá-los com oxigênio.

Na natureza, a expectativa de vida média de um anfíprio é de dez anos. Com os devidos cuidados e boas condições de aquário, esses peixes podem viver o dobro do tempo. Os peixes-palhaço são monogâmicos. A reprodução ativa é estimulada por luz intensa (luz da lua na natureza). Os peixes-palhaço sempre nascem machos. O sexo do peixe muda ao longo de sua vida.

Razões para a mudança de sexo em anfíprios:

  • Ausência de fêmea em um cardume de alevinos;
  • morte da fêmea;
  • mantido sozinho em um aquário.

Cuidados e manutenção em um aquário

Peixe-palhaço em um aquário

O aspecto mais importante na criação de peixes-palhaço em casa é o regime alimentar correto.

Comparado a outros peixes de coral, o peixe-palhaço é despretensioso. O peixe-palhaço prospera em aquários, e o único problema que pode encontrar é a dificuldade em encontrar companheiros de tanque. O peixe-palhaço é oportunista na alimentação, aceitando com prazer qualquer alimento, seja vegetal ou animal. A única consideração importante é o horário de alimentação.

Como escolher um aquário e outros acessórios necessários

Aquário de peixe-palhaço

Um aquário espaçoso com corais e anêmonas criará condições artificiais o mais próximas possível das condições naturais.

Os anfíprios precisam de um ambiente espaçoso para serem mantidos. Um casal de peixes-palhaço precisa de pelo menos 50 litros de água. Recomenda-se um aquário panorâmico ou retangular. Para garantir o conforto dos peixes-palhaço, vários corais devem ser colocados no aquário. Grutas também são uma adição bem-vinda. Se possível, anêmonas vivas podem ser adicionadas. Areia de coral (com granulometria de até 5 mm) é o melhor substrato.

Parâmetros ideais da água e outras nuances:

  • O teor de sal não deve exceder 34,5 g/l;
  • A temperatura máxima da água é de 26 graus;
  • densidade da água - não superior a 1,023;
  • acidez - pH 8,4;
  • É necessária uma troca semanal de água equivalente a um décimo do volume total;
  • O aquário deve ser limpo regularmente;
  • A presença de filtração e aeração da água é uma condição obrigatória.

O que dar de comer

Artemia para peixes-palhaço

Esses minúsculos crustáceos contêm cerca de 50% de proteína e 20% de gordura, o que os torna uma excelente fonte de alimento.

Alimentar peixes-palhaço de aquário é fácil para seus donos. Eles comem prontamente ração seca para peixes de recife. Artêmias e moluscos podem ser adicionados à sua dieta para diversificá-la.

Camarão picado, polvo ou lula são usados ​​como fontes de vitaminas e ração animal. Uma mistura nutritiva pode ser preparada com carne de peixe e algas marinhas.

Nuances nutricionais:

  • Os peixes-palhaço precisam ser alimentados várias vezes ao dia;
  • As porções de comida devem ser mínimas, mas cada peixe deve receber uma pequena quantidade;
  • Se os peixes-palhaço não tiverem comida suficiente, eles se tornarão agressivos, roubando-a de outros habitantes do aquário.

Doenças e tratamento

A má qualidade da água e o descumprimento das normas de manutenção podem causar a deterioração da saúde dos peixes-palhaço. Nessas condições, os anfíprios tornam-se suscetíveis a doenças fúngicas e bacterianas, infestações por lombrigas e parasitas, e uma série de outras infecções perigosas.

Se o peixe perder a atividade, mover-se lentamente ou desenvolver ferimentos ou crescimentos incomuns em seu corpo, esses sintomas indicam a necessidade de quarentena e tratamento imediato do habitante do aquário.

Tipos de doenças e os principais métodos de tratamento:

  • Brooklynelose. Os peixes se infectam em condições naturais. A doença é causada por um ciliado patogênico. O primeiro sinal da doença é letargia e manchas claras no corpo do peixe. Sulfato de cobre e verde malaquita podem ser usados ​​para tratar o problema.
  • Oodinium. O principal sintoma da doença é a coceira, que faz com que os peixes se esfreguem constantemente em troncos e outros objetos no aquário. Isso pode causar ferimentos e é tratado com o antibiótico Bicillin ou verde malaquita.
  • Criptocariose. A doença parasitária manifesta-se sob a forma de nódulos, pontos e manchas brancas características no corpo do peixe. Recomenda-se o tratamento com sulfato de cobre, complexos de quelato de cobre ou formalina.

Como criar

Criar peixes-palhaço em aquário não é difícil. O sexo do peixe muda dependendo de fatores externos (por exemplo, se não houver fêmeas no aquário). A desova ocorre principalmente durante a lua cheia. Capturar os alevinos pode ser um desafio. O macho fará o possível para proteger sua prole. Para facilitar a captura, recomenda-se transferir o peixe imediatamente para outro aquário.

Nuances da reprodução:

  • Para pôr os ovos, o peixe-palhaço escolhe a superfície mais plana possível perto de um abrigo (um pequeno pedaço de azulejo ou outro material pode ser colocado especialmente no aquário);
  • O processo de postura dos ovos pela fêmea dura aproximadamente duas horas e ocorre principalmente à noite (a partir das 22h, recomenda-se apagar as luzes para criar condições confortáveis);
  • Os peixes-palhaço tentam desovar perto de anémonas ou outros abrigos (grutas, corais colocados num aquário);
  • Durante uma desova, uma fêmea pode pôr até 1.500 ovos (o período de incubação dura até dez dias);
  • O macho guarda os ovos e cuida dos alevinos. Retirar os alevinos do aquário antes que atinjam a maturidade sexual não afetará seu desenvolvimento.
  • Os alevinos têm baixa imunidade, portanto, a remoção precoce eliminará o risco de infecção por outros peixes.

Fatos interessantes

Peixe-palhaço perto de corais

O peixe-palhaço pode atacar seus vizinhos durante a alimentação ou quando estes se aproximam de seus locais preferidos, como por exemplo, um tronco submerso ou um coral.

A agressividade em peixes-palhaço pode não ser uma característica específica da espécie, mas sim um traço de personalidade genuíno. Caso o espécime adquirido apresente um temperamento agressivo, recomenda-se mantê-lo apenas em pares (não deve haver outros habitantes no aquário).

Curiosidades:

  • Os peixes-palhaço nascem machos, mas seu sexo muda durante a vida (inicialmente, o peixe possui órgãos bem desenvolvidos de um macho e órgãos subdesenvolvidos de uma fêmea).
  • Eles são capazes de produzir vários sons (estalam, crepitam e imitam grunhidos).
  • Os anfíprios são capazes de controlar o processo de crescimento do seu corpo e interrompê-lo (por exemplo, se houver risco de expulsão do bando devido ao seu grande tamanho).
  • Apenas os indivíduos maiores em um cardume têm o direito de acasalar (peixes pequenos ou jovens esperam sua vez ou a morte prematura de seus parentes maiores).
  • A popularidade do peixe-palhaço disparou desde o lançamento do desenho animado. «Procurando Nemo."

Ao comprar um peixe-palhaço, recomenda-se inspecioná-lo cuidadosamente. Um peixe-palhaço saudável terá cores vibrantes e será ativo. Seus olhos devem estar claros e seu corpo não deve apresentar nenhum dano. Se você comprar um peixe-palhaço selvagem infectado com alguma doença, todos os habitantes do aquário podem morrer.

Comentários