
Uma das espécies mais comuns é o gourami. É fácil de cuidar e sua natureza amigável sempre alegrará o ambiente da casa.
Descrição do Gourami e sua foto
A lista dos mais peixes de aquário comuns O gourami é um peixe que há muito tempo conquistou popularidade devido à sua baixa necessidade de cuidados, aparência atraente e natureza dócil. Aquaristas experientes também o chamam de peixe preguiçoso.

Gourami pertencem ao gênero de água doce tropical Membro da família dos macrópodes. Na natureza, são encontrados principalmente no Sudeste Asiático, onde prosperam em águas calmas e de correnteza lenta. Os gouramis variam em forma e cor dependendo do seu habitat.
Os peixes gourami não chegaram imediatamente à Europa continental. O gourami-pintado foi o primeiro a ser trazido para a Europa. Desde então, os criadores modernos conseguiram desenvolver muitas espécies com diferentes padrões de cores.
Como você pode ver na foto, estes Peixes bonitos e incomuns Possuem um corpo alongado e oval. As espécies de aquário geralmente têm um comprimento corporal de até 4,5 a 10 cm. Existem exemplares que crescem até 15 e até mesmo 35 cm. Estes últimos são considerados verdadeiros recordistas.

Em cativeiro, acredita-se que este peixe de aquário viva de 5 a 7 anos, mas às vezes essa espécie pode viver até 12 anos. Grande parte de sua expectativa de vida dependerá das condições em que é mantido.
Durante o processo de evolução, o Gourami desenvolveu um labirinto. É órgão respiratório adicional às brânquiasO labirinto está localizado na cavidade acima das brânquias e consiste em placas ósseas extremamente finas. As placas são cobertas por uma membrana mucosa e permeadas por uma rede de vasos sanguíneos. Este órgão começa a se desenvolver apenas 2 a 3 semanas após a eclosão dos alevinos.
Tipos de Gourami
Existem muitas espécies desses belos e ativos peixes de aquário. As seguintes espécies são consideradas as mais populares entre os aquaristas:
Manchado (comum) Esses peixes de coloração azulada ou dourada possuem manchas quase imperceptíveis em seus corpos. Manchas mais escuras, quase pretas, estão localizadas em seus flancos e cauda. Podem atingir um comprimento máximo de 13 cm. São muito dóceis e pacíficos, por isso quase sempre convivem bem com outros habitantes do aquário. São considerados os progenitores das espécies marmorizadas.
- Mármore — Foram criados por meio de reprodução seletiva. Crescem até 12 cm e se distinguem por manchas pretas de formato irregular localizadas na parte traseira do corpo.
- Pérola — distinguem-se pela sua coloração púrpura prateada e atingem um comprimento de 11 cm. As manchas no corpo do peixe assemelham-se a pérolas, daí o seu nome. Uma faixa escura percorre todo o corpo.
- Resmungando — receberam esse nome por causa dos sons que emitem, que lembram o arrulhar de um pombo.
- Gourami de Mel — Podem crescer até 7 cm de comprimento. Sua cor lembra mel, mas fica vermelha durante a época de reprodução. Esses peixes são muito calmos, mas extremamente tímidos.
- Dourado (solar) — distinguem-se pela cor amarelo-alaranjada do corpo. Listras quase imperceptíveis atingem um comprimento máximo de 8 cm. Manchas vermelhas e amarelas adornam as barbatanas, e a cauda tem uma borda escura.
Gourami azul — distinguem-se pelo fato de não possuírem listras no corpo.
- Beijando (rosa) — possuem uma característica distintiva: lábios grossos. Eles têm uma fileira de dentes. Os peixes frequentemente se tocam com a boca, daí o seu nome.
- Tigre voador — uma espécie incomum com uma protuberância semelhante a uma asa em seu corpo. Sua aparência é muito peculiar.
Maioria A maior espécie é o gourami marrom (parecido com uma cobra).O peixe pode atingir até 20 cm de comprimento. Sua coloração se assemelha à do gourami-pintado, porém com um focinho mais pontiagudo. O corpo é geralmente prateado, com uma faixa irregular de manchas escuras ao longo dele. Linhas escuras percorrem transversalmente todo o corpo. Os juvenis do gourami-serpente se distinguem pela coloração uniforme.
Reprodução de Gourami

Para a desova, é necessário Prepare um recipiente especial de 20 a 30 litros com água limpa e macia. Coloque plantas flutuantes nele. Para tornar o tanque de reprodução mais confortável e acelerar o processo de reprodução, a água deve ter aproximadamente 5% de umidade. OVista de cima. É imprescindível colocar mais alimento vivo nela.
O processo de desova ocorre em etapas:
- Primeiro, o macho constrói um ninho com pedaços de algas e sua própria espuma;
- Ele constantemente se exibe na frente da fêmea e, depois de construir o ninho, começa a convidá-la para desovar, cutucando-a com o nariz;
- Quando a fêmea está pronta para desovar, ela nada até o ninho e deposita até 2.000 ovos sobre ele;
- A tarefa do macho é recolher os ovos caídos e fixá-los em um local permanente.




O macho continua a cuidar dos ovos e do ninho. Após alguns dias, os alevinos eclodem e, quando atingem 10 dias de idade, os adultos devem ser transferidos para outro aquário. Eles podem ferir ou comer os alevinos. Após 2 a 3 semanas, os gouramis adultos estão prontos para se reproduzir novamente.
Características de cuidado
Para os peixes Era confortável estar no aquário.É necessário criar nele condições que sejam o mais próximas possível do habitat natural:
um aquário com um volume de pelo menos 20 litros e um nível de água de no máximo 35 cm;
- Água limpa com substituição frequente de 1/4 do volume total e temperatura de 26–28 OCOM;
- boa iluminação;
- Elementos decorativos e plantas aquáticas;
- Luz intensa por 12 horas diárias.
Esses peixes são muito ativos e conseguem saltar bem alto acima da água. Recomenda-se o uso de uma tampa protetora com furos para ventilação no aquário.
Gourami São consideradas fáceis de manter e têm uma aparência atraente.São fascinantes de observar. Enriquecem qualquer aquário, pois estão sempre vibrantes e belas. Até mesmo aquaristas iniciantes conseguem cuidar delas e realizar sua manutenção.
Manchado (comum) Esses peixes de coloração azulada ou dourada possuem manchas quase imperceptíveis em seus corpos. Manchas mais escuras, quase pretas, estão localizadas em seus flancos e cauda. Podem atingir um comprimento máximo de 13 cm. São muito dóceis e pacíficos, por isso quase sempre convivem bem com outros habitantes do aquário. São considerados os progenitores das espécies marmorizadas.
Gourami azul — distinguem-se pelo fato de não possuírem listras no corpo.
um aquário com um volume de pelo menos 20 litros e um nível de água de no máximo 35 cm;

