Synulox para gatos: instruções de uso

Sinulox para gatos, cujas instruções de uso são fornecidas abaixo, é um medicamento antibacteriano semissintético de amplo espectro. É usado para tratar animais que sofrem de doenças infecciosas.

Formulário de composição e liberação

A ação do medicamento é garantida por dois componentes principais de sua composição:

  • Amoxicilina. Um antibiótico beta-lactâmico à base de penicilina, farmacologicamente semelhante à ampicilina, mas, devido a diferenças na estrutura molecular, penetra no organismo muito mais rapidamente para destruir a infecção a nível celular.
  • Ácido clavulânico. Um elemento que possui atividade própria contra bactérias, neutraliza toxinas e proporciona efeito terapêutico máximo quando combinado com amoxicilina.

Sinulox está disponível em duas formas:

  • Em forma de comprimidos redondos rosa de 50, 250 ou 500 mg. Eles são embalados em blisters, cada um contendo 10 unidades.
  • Na forma de suspensão para injeções subcutâneas e intramusculares. Substância bege, opaca e com consistência oleosa. O produto é vendido em frascos de vidro de 40 ml e 100 ml.

Synulox para gatos

A dosagem é determinada pelo veterinário responsável, mas a quantidade recomendada do medicamento também está indicada nas instruções que acompanham a embalagem do produto.

Prescrição do medicamento

Sinulox deve ser usado apenas para tratar infecções bacterianas, pois não é eficaz contra vírus e fungos.

As indicações para a prescrição do medicamento são:

  • doenças respiratórias;
  • Inflamação dos tecidos moles causada pela presença de patógenos bacterianos sensíveis às penicilinas;
  • infecções respiratórias;
  • doenças do sistema geniturinário;
  • ferida umbilical que não cicatriza em gatinhos;
  • patologias infecciosas dos ossos e articulações;
  • Prevenção de complicações pós-operatórias.

Sinulox combate a causa da inflamação, reduz os sintomas e previne infecções secundárias.

Contraindicações

O medicamento não apresenta contraindicações de uso, exceto em casos de hipersensibilidade do organismo do gato aos seus componentes. Essa reação pode ser reconhecida pela salivação excessiva e sinais de inflamação da mucosa oral e nasal. Nesse caso, suspenda o uso do medicamento e consulte seu médico sobre uma alternativa.

Instruções de uso

Gato na balança

A dosagem depende do peso corporal do animal:

  • Os comprimidos devem ser administrados na dose de 12,5 mg por kg de peso corporal. Para animais de estimação com peso entre 3 e 5 kg, um comprimido (50 mg) por dia é suficiente. A dose diária deve ser dividida em duas doses e administrada após as refeições.
  • A suspensão é administrada por via subcutânea entre as omoplatas ou por via intramuscular na coxa. A dosagem é de 8,75 mg por kg de peso corporal. Agite o frasco antes de aspirar o medicamento para a seringa.

A duração mínima do tratamento é de 5 dias. A duração ideal do tratamento é determinada pelo veterinário, levando em consideração a patologia e o estado geral do animal. A dosagem pode ser aumentada em casos específicos. A extensão e o momento desse aumento também são determinados pelo veterinário.

É importante lembrar que a suspensão de Sinulox não se destina à administração intravenosa ou oral. Não deve ser misturada com outros medicamentos na mesma seringa.

Possíveis efeitos colaterais

O gato está doente

O medicamento é bem tolerado pelos gatos, mas em alguns casos podem ocorrer reações do sistema digestivo, que se manifestam por vômitos e/ou fezes amolecidas.Esses efeitos são explicados por alterações na microbiota intestinal devido aos efeitos do antibiótico. Caso ocorram efeitos colaterais, você deve informá-los imediatamente ao seu veterinário.

O frasco aberto deve ser armazenado em local escuro, onde a temperatura não caia abaixo de +3°C nem suba acima de +25°C. Após 30 dias, deve ser descartado, mesmo que o medicamento não tenha sido completamente utilizado.

Comentários