
Milbemax para cães e gatos elimina parasitas sem prejudicar o animal. Este medicamento é usado para fins terapêuticos e profiláticos. O que é este produto? Como administrá-lo a cães e gatos? Vamos analisar a seguir.
Contente
O que é o medicamento Milbemax?
Estes são feitos comprimidos da empresa francesa Novartis Disponível em diversas versões — para filhotes e gatos, bem como para cães adultos e de grande porte. A quantidade de ingredientes ativos neste produto é determinada pela sua finalidade de uso:
- 35 mg de praziquantel e 3,5 mg de milbemicina oxima - para cães e gatos jovens;
- 135 mg de praziquantel e 13,5 mg de milbemicina oxima - para adultos e animais de grande porte.

Os médicos não recomendam. uso de um medicamento anti-helmíntico Após o vencimento da data de validade (impressa na embalagem blister de papelão), não administre o medicamento se este tiver sido armazenado incorretamente. A embalagem deve ser armazenada em local seco, protegida da luz ultravioleta (luz solar direta), longe de alimentos e rações, a uma temperatura de 20–25 °C.
Ação farmacológica e biológica do medicamento
O medicamento Milbemax, contra larvas e vermes, é considerado uma substância combinada e complexa, que Possui um forte efeito anti-helmíntico (nematodicida e cestodicida).O principal ingrediente ativo é eficaz contra nematóides adultos (incluindo Dirofilaria imitis) e suas larvas, que parasitam o trato gastrointestinal de animais de estimação. Vermes parasitas representam uma ameaça particular para cães e gatos jovens e de pequeno porte, por isso os veterinários recomendam medidas preventivas a partir do primeiro mês de vida.
O mecanismo de ação do componente ativo baseia-se em – alta permeabilidade das membranas celulares aos íons cloretoIsso leva à polarização das membranas celulares nos tecidos nervoso e muscular, resultando na morte dos vermes e suas larvas. A concentração necessária dos ingredientes ativos no sangue de cães e gatos ocorre de 3 a 5 horas após a administração do comprimido (eficácia biológica de 75%).

Médico O medicamento é inofensivo para filhotes de pequeno porte. (Pertence a um grupo de risco moderado). Quando utilizado nas doses recomendadas, este medicamento não causa efeitos embriotóxicos, sensibilizantes ou teratogênicos. O medicamento sofre transformação biológica completa no fígado e torna-se indetectável no organismo após apenas dois dias (é completamente eliminado pela urina).
Contraindicações para o uso de Milbemax
Este medicamento apresenta algumas contraindicações de uso:
Disfunção hepática;
- Intolerância pessoal (alta sensibilidade) aos ingredientes ativos do medicamento;
- Doenças renais;
- Para cães e gatos com peso corporal total de até 500 g;
- Doenças infecciosas no corpo de um animal de estimação;
- Exaustão;
- Para cachorros com até 2 semanas de idade;
- Cães das raças Sheltie, Bobtail e Collie (têm maior sensibilidade às lactonas).
Não é recomendado o uso de Milbemax em cães adultos., cujo peso total não ultrapasse 6 kg. A concentração dos ingredientes ativos é indicada para animais de grande porte. Além disso, o uso do produto deve ser discutido com o veterinário responsável ao tratar uma cadela gestante ou lactante.
Lista de indicações para o uso de milbemax
Medidas de tratamento prescrito por um médico no momento do diagnóstico. Infecções por cestódeos e nematódeos, bem como infestações combinadas por nematódeos e cestódeos, são comuns em animais domésticos. Essas doenças são causadas por diversos grupos de helmintos: Ancylostoma tubaeforme, Angiostronglus vasorum, Dirofilaria imitis, Toxascaris leonina, Dipylidium caninum, entre outros. A detecção é feita por meio de exames laboratoriais de amostras biológicas.
O dono de um gato ou cachorro pode detectar a presença de vermes no trato gastrointestinal do animal em casa pelos seguintes sinais:
diarreia e vômito simultâneos;
- Sono sensível e inquieto;
- dificuldade para respirar;
- tosse;
- inchaço;
- exaustão rápida (às vezes, pelo contrário, um aumento significativo do apetite);
- Salivação abundante e náuseas.
Caso sejam detectados sintomas, você deve começar a usar o medicamento imediatamente, mas antes disso, é aconselhável consultar um veterinário.
Você precisa comprar exatamente esse. um medicamento que se adapte à modificação da massa Gatos ou cães, caso contrário, há um alto risco de complicações ou overdose. O preço do Milbemax nas farmácias varia conforme a apresentação.
Milbemax para cães: instruções de uso
Recomenda-se o uso do medicamento anti-helmíntico em forma triturada (em pó), uma vez ao dia, durante uma refeição. deve ser misturado com a raçãoSe esse método de administração não funcionar, então utiliza-se a alimentação forçada: após a refeição, polvilhe o pó na base da língua do animal enquanto segura sua boca.
A dosagem única correta pode ser determinada com base no peso do animal. Para evitar efeitos colaterais e complicações, recomenda-se administrar o medicamento de acordo com as seguintes instruções:
Peso do animal 0,5–1 kg – meio comprimido;
- 1–5 kg - 1 unidade;
- 5–10 kg – 2 unidades do medicamento para cachorros e cães de pequeno porte, 1 unidade para cães adultos;
- 10–25 kg - 1 unidade do medicamento;
- 25–50 kg – 2 unidades do medicamento;
- 50–75 kg – 3 unidades do medicamento.
Medidas preventivas produzido nos períodos de verão-outono e primavera-verão Durante o tratamento da infestação por Angiostrongylus vasorum, recomenda-se a administração de Milbemax quatro vezes por semana.
Possíveis complicações em caso de sobredosagem
Caso o uso do medicamento tenha sido realizado na dose recomendada e conforme as instruções do veterinário.Neste caso, os princípios ativos não causam efeitos colaterais. Com base na condição de cães e gatos após medidas preventivas e terapêuticas, e em avaliações de especialistas, o Milbemax não apresenta complicações ou efeitos colaterais. Em alguns casos, podem ocorrer reações alérgicas leves, associadas a uma maior intolerância individual ou específica da espécie aos componentes do medicamento.
Um análogo do medicamento Milbemax
Para a prevenção e o tratamento de infestações por helmintos, um grande 
Em princípio, o Drontal tem o mesmo efeito e é tão eficaz quanto o Milbemax. No entanto, relatos de muitos donos de animais de estimação indicam que o Milbemax é mais eficaz e eficiente do que o Drontal.
Vantagens do Milbemax
Os elementos ativos do comprimido permitem Confie na sua saúde. seu animal de estimação. Algumas das vantagens claras incluem:
- O medicamento deve ser administrado em dose única, e sua farmacodinâmica garante a completa eliminação dos vermes do organismo;
- Os ingredientes ativos neutralizam os helmintos em qualquer estágio do ciclo de vida;
- O sabor de carne faz com que o medicamento seja fácil de ser ingerido pelos animais;
- Os comprimidos podem ser usados para tratar animais jovens, lactantes e gestantes.
Hoje em dia, os veterinários prescrevem cada vez mais o medicamento Milbemax. Positivo. As avaliações falam de alta qualidade. Este medicamento. Todas as pessoas que usaram este remédio para tratar seus animais relatam que seus animais de estimação não apresentaram efeitos colaterais e que todos os parasitas foram eliminados após uma única aplicação.
Disfunção hepática;
diarreia e vômito simultâneos;
Peso do animal 0,5–1 kg – meio comprimido;

