Os medicamentos antiparasitários para animais de estimação geralmente estão disponíveis em comprimidos ou suspensões orais, o que nem sempre é conveniente. Administrar medicamentos a um animal de estimação é difícil e, no caso de animais debilitados, gestantes ou doentes, pode ser uma tarefa impossível. Nessas situações, podem ser utilizados medicamentos tópicos, como o Profender para gatos. É importante ler as instruções de uso, incluindo as indicações e contraindicações, antes de usar o medicamento.
Composição e forma de liberação do medicamento

Profender é classificado como uma substância moderadamente perigosa em termos de seu impacto no organismo.
Profender contém dois ingredientes ativos, Emodepside e Praziquantel, que eliminam eficazmente os parasitas mais comuns em gatos – tênias e lombrigas. A emodepside é uma substância química que afeta negativamente o sistema nervoso dos parasitas, causando paralisia e morte dos nematóides. O praziquantel tem um mecanismo de ação semelhante, mas é eficaz contra cestódeos que parasitam o trato gastrointestinal em todos os estágios de desenvolvimento.
O medicamento é uma solução límpida, amarela ou castanha clara, que é aplicada na cernelha do animal. O Profender é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea a partir do local de aplicação e mantém a concentração necessária para um efeito terapêutico por um longo período.
Profender para gatos
Profender é utilizado no tratamento e prevenção de doenças causadas por tênias e lombrigas:
- toxocaríase;
- dipiloidíase;
- Ancilostomíase;
- toxascaridíase;
- equinococose;
- teníase.
Contraindicações de uso
O uso de Profender em doses terapêuticas não tem impacto negativo no organismo e não causa efeitos colaterais, podendo, portanto, ser utilizado durante a gravidez, em casos de doenças gastrointestinais e em condições de saúde debilitadas. A única contraindicação ao uso do produto é a intolerância individual a algum de seus componentes, que se manifesta como vermelhidão e coceira na pele no local de aplicação da solução. Não é recomendado o uso do medicamento em gatinhos com menos de dois meses de idade e que pesem menos de 500 g.
Instruções de uso
As gotas Profender são acondicionadas em pipetas com tampas protetoras; a dosagem depende do peso do animal:
- de 0,5 a 2,5 kg - 0,35 ml;
- de 2,6 a 5 kg - 0,7 ml;
- de 5,1 a 8 kg - 1,12 ml;
- Para pesos superiores a 8 kg, a dose é calculada de forma que sejam aplicados 0,14 m³ de solução por cada 1 kg de peso.

Em caso de contato acidental do Profender com a pele ou mucosas dos olhos, lave-os abundantemente com água.
Uma grande vantagem deste produto é a sua facilidade de aplicação. Para usar a solução, retire a tampa protetora da pipeta e perfure a membrana. O produto deve ser aplicado diretamente na pele do animal em áreas de difícil acesso para lambidas — entre as omoplatas, na base do pescoço. Não dê banho nem acaricie o gato por duas horas após o procedimento, e é aconselhável limitar o contato dele com outros animais e crianças.
Para fins terapêuticos, o tratamento com Profender é realizado uma única vez; para fins preventivos, uma vez a cada 3 meses.
O período de eliminação completa do medicamento é de 30 dias; portanto, durante um mês após o término do tratamento, não é recomendado o uso de outros anti-helmínticos sem prescrição médica.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são raros; em gatos com maior sensibilidade, reações alérgicas, vermelhidão e coceira são possíveis, mas geralmente desaparecem espontaneamente sem o uso de medicamentos.
Seguindo as instruções de uso do medicamento, a sobredosagem é impossível, mas se uma quantidade excessiva do produto entrar em contato acidentalmente com a pele, podem surgir sintomas desagradáveis, tais como:
- tremor;
- vomitar;
- aumento da salivação.
Nesses casos, a solução deve ser completamente removida da pele do animal, que então deve ser levado a uma clínica veterinária.
Profender é um produto eficaz e prático que elimina vermes e, quando usado corretamente, não apresenta efeitos adversos para o seu animal de estimação. No entanto, é sempre recomendável consultar um veterinário antes de utilizá-lo.




