A marfloxacina para gatos é um medicamento antibacteriano de amplo espectro. As instruções de uso descrevem as características, propriedades, indicações de uso, contraindicações, dosagem e possíveis efeitos colaterais do medicamento, bem como as apresentações em comprimidos e injetáveis.
Formulários e composição de liberação
A marfloxacina é um agente antibacteriano veterinário do grupo das fluoroquinolonas. Fabricado pela KRKA, Eslovênia.
Para gatos, o medicamento está disponível nas seguintes formas:
- Solução injetável a 2%. Transparente, com tonalidade que varia do verde-amarelado ao marrom-amarelado.
- Comprimidos de 5 mg. A forma é arredondada, biconvexa e possui um entalhe em um dos lados. A cor é amarelo-acastanhada. Inclusões brancas ou escuras podem estar presentes.
O principal ingrediente ativo é a marbofloxacina.
Excipientes: tabela por formas de liberação
| Tipo de medicamento | Equipe auxiliar | |
| Solução para injeções |
| |
| Pílulas |
| |
Condições de armazenamento
Recomenda-se armazenar a solução de marfloxacina para gatos a uma temperatura entre +5 e +25 °C (41 e 77 °F), em sua embalagem original, fechada. Mantenha fora do alcance de crianças e longe da luz solar direta. Não congele. Validade: 3 anos. Um frasco aberto não deve ser utilizado após 28 dias.
Armazene os comprimidos na embalagem original, longe da ração e de outros produtos alimentícios. Conservar entre 0 e 25 °C. Validade: 3 anos.
Propriedades
O efeito terapêutico do medicamento deve-se à atividade da substância principal - a marbofloxacina, que possui efeito bactericida. A marbofloxacina é usada contra microrganismos por meio da inibição de enzimas bacterianas.
Após a administração injetável ou oral de marbofloxacina, o princípio ativo é absorvido, penetrando na maioria dos órgãos internos do gato. A biodisponibilidade atinge quase 100%. A marbofloxacina liga-se às proteínas plasmáticas em 10%. A meia-vida do medicamento injetável é de 13 horas, enquanto a meia-vida do comprimido é de 10 horas. É excretada nas fezes e na urina.
Em termos de impacto no organismo do gato, a marfloxacina é uma substância de baixo risco.
Indicações
O uso pretendido do medicamento para gatos depende da forma farmacêutica e está descrito nas instruções oficiais do fabricante. As injeções de marfloxacina são indicadas para o tratamento de abscessos e feridas infectadas, bem como para a sua prevenção durante cirurgias.
Os comprimidos são prescritos para infecções bacterianas e por micoplasma:
- sistema geniturinário;
- órgãos respiratórios;
- tecidos moles;
- pele;
- cedo.
Contraindicações
As contraindicações variam dependendo da forma do medicamento.
Restrições gerais: sensibilidade individual aos componentes e uso concomitante com tetraciclinas e macrolídeos, bem como com cloranfenicol.
Solução injetável

Os veterinários recomendam que qualquer medicamento para gatas em fase de amamentação seja usado somente quando absolutamente necessário.
De acordo com a bula do medicamento, a marfloxacina não é recomendada para uso em gatos em casos de lesão do sistema nervoso central ou resistência do agente infeccioso a outras fluoroquinolonas.
A possibilidade de utilização de injeções em gatas gestantes e durante a lactação é determinada por um médico veterinário com base no equilíbrio entre os potenciais riscos e benefícios do medicamento.
Pílulas
Contraindicado nos seguintes casos:
- patologias do desenvolvimento do tecido cartilaginoso;
- Doenças do SNC manifestadas por convulsões;
- gravidez e lactação;
- gatinhos de até 4 meses de idade.
Não é recomendado tomar os comprimidos simultaneamente com medicamentos que contenham alumínio, ferro, magnésio e cálcio.
Instruções especiais
Trabalhar com produtos veterinários exige o cumprimento das normas de segurança e da higiene pessoal. Caso o medicamento entre em contato com a pele, lave com água e sabão. Se ocorrerem sintomas alérgicos, procure atendimento médico imediatamente, tendo em mãos as instruções ou a bula.
Pessoas com sensibilidade às fluoroquinolonas devem evitar o contato com a marfloxacina.
As embalagens vazias devem ser colocadas em um saco plástico e descartadas junto com o lixo doméstico.
Instruções de utilização da solução
De acordo com as instruções oficiais, as injeções de marfloxacina para o tratamento de infecções de feridas e abscessos em gatos são administradas por via subcutânea uma vez ao dia. A dosagem é de 2 mg (0,1 ml) por kg de peso corporal. A duração do tratamento é de 3 a 5 dias.
Para prevenir infecções da ferida durante a cirurgia, o medicamento é administrado por via intravenosa uma única vez, imediatamente após o procedimento. Dose: 2 mg/kg.
Usando tablets
Os comprimidos de marfloxacina devem ser triturados e adicionados à comida ou administrados com força na parte posterior da língua antes do uso. A dosagem é de uma vez ao dia. Dosagem: 2 mg de marbofloxacina por kg de peso do gato. A duração do tratamento é de 3 a 10 dias, dependendo do problema.
Ao usar medicamentos pela primeira vez ou ao interromper o seu uso, não são observadas manifestações especiais.
Não é aconselhável interromper o uso da medicação para evitar a redução do efeito do tratamento.
Efeitos colaterais
Quando utilizado conforme as instruções, o medicamento não causa complicações ou efeitos colaterais. Uma sobredosagem da solução injetável pode causar disfunção do sistema nervoso e sintomas de bradicardia. É possível que ocorra inflamação no local da injeção após a aplicação.
O uso de comprimidos pode provocar:
- evacuações frequentes;
- amolecimento das fezes;
- vômito.
Esses fenômenos desaparecem durante o tratamento e não exigem a interrupção da medicação. Caso ocorram reações alérgicas, suspenda o uso do medicamento e utilize medicamentos sintomáticos e anti-histamínicos.
O medicamento está disponível em farmácias veterinárias na forma de solução ou comprimidos. Quando utilizado conforme as instruções, as injeções de marfloxacina podem ajudar no tratamento de abscessos e infecções de feridas. Os comprimidos são utilizados para infecções bacterianas. A dosagem e a duração do tratamento são determinadas individualmente por um especialista. Ao utilizar o medicamento, esteja ciente das contraindicações e dos possíveis efeitos adversos.




