Flexoprofeno para gatos: breves instruções de uso

O flexoprofeno é um anti-inflamatório não esteroidal (AINE). É utilizado para tratar condições inflamatórias, proporcionando efeitos analgésicos e antipiréticos. É prescrito para gatos principalmente para o tratamento de problemas musculoesqueléticos, incluindo artrite, artrose, bursite, entre outros.

Formulário de composição e liberação

O princípio ativo do Flexoprofen é o cetoprofeno. Outros ingredientes incluem:

Componentes auxiliaresAção
L-argininaPromove a regeneração rápida e melhora a função imunológica. Também normaliza o tônus ​​vascular e a circulação sanguínea no corpo.
Ácido cítricoEstimula a regeneração celular, o que leva à melhoria do metabolismo e de outros processos bioquímicos.
Álcool benzílicoPossui efeito desinfetante.
Água para injeçãoÉ um condutor para todos os componentes auxiliares.

O medicamento está disponível em solução em frascos de 10, 50 e 100 ml. Tem coloração amarelo-clara ou é incolor. Cada ml de Flexoprofen pode conter 25, 50 ou 100 mg do princípio ativo.

Possui prazo de validade de até 36 meses a partir da data de fabricação, sem necessidade de cuidados especiais. Armazene o frasco com a tampa fechada, em temperatura entre 5 e 25 °C, em local seco e protegido da luz ultravioleta.

Se armazenado a cerca de 50 °C (122 °F), um sedimento de pequenos cristais brancos pode aparecer no fundo do frasco. Estes se dissolverão à medida que a temperatura subir. Isso não indica que o medicamento perdeu sua potência. Ele ainda pode ser usado e todos os ingredientes ativos permanecem na mesma concentração.

Prescrição do medicamento

As indicações para o uso de Flexoprofen são doenças inflamatórias e degenerativas do sistema musculoesquelético, a saber:

  • osteoartrite - deformação das cabeças articulares e superfícies dos ossos;
  • Espondiloartrose - perda da mobilidade articular;
  • hérnia intervertebral - uma protuberância herniada entre as vértebras;
  • artrite reumatoide - danos às pequenas articulações;
  • artrite gotosa - deposição de sais de ácido úrico nas articulações;
  • Reumatismo extra-articular - lesão dos tecidos periarticulares.

O medicamento tem efeito sintomático. É prescrito para febre alta e distensões musculares. O Flexoprofeno é usado no período pós-operatório para aliviar a dor. Medicamento Prescrito exclusivamente por um veterinário e tomado conforme as recomendações. O tratamento deve ser realizado sem interrupção, pois a falha em uma única dose pode levar à diminuição do efeito terapêutico.

Contraindicações

O uso de Flexoprofen não é recomendado para gatos com determinadas condições médicas, a saber:

  • reação alérgica aos componentes do medicamento;
  • patologias hepáticas crônicas;
  • insuficiência renal e hepática;
  • úlcera gástrica, úlcera duodenal;
  • síndrome hemorrágica.

O uso deste medicamento é proibido em gatas prenhes (em qualquer fase da gestação) e durante a lactação.

Instruções de uso

O flexoprofeno pode ser administrado a um animal das seguintes maneiras:

  • subcutâneo;
  • intramuscular;
  • intravenoso.

Para dor aguda ou febre, a administração intravenosa é recomendada para resultados mais rápidos, mas a decisão final cabe ao médico. É proibido combinar Flexoprofen com outros medicamentos na mesma seringa (inclusive suplementos vitamínicos). Também não é recomendado o uso concomitante com outros anti-inflamatórios não esteroides e anticoagulantes.

De acordo com as instruções, a dosagem é calculada com base no peso corporal do gato. Há 2 mg do medicamento por 1 kg de peso. Ao calcular, também é importante considerar a concentração do medicamento. Se for 2,5%, então 1 ml contém 25 mg do princípio ativo. Se isso equivale a 2 mg por kg, então 2/25 = 0,08 ml. Se o animal pesar, por exemplo, 5 kg, então 0,08 x 5 = 0,4 ml de solução.

A injeção é administrada uma vez ao dia, seguindo todas as instruções. O tratamento dura até 5 dias, dependendo da gravidade do quadro.

Possíveis efeitos colaterais

Caso a dosagem seja excedida, as seguintes condições podem ocorrer:

  • diarréia;
  • vomitar;
  • falta de apetite;
  • Fraqueza generalizada do corpo.

Para evitar efeitos colaterais, não é recomendado exceder a dose diária. Caso ocorram sintomas, suspenda a medicação. Se o quadro do seu gato não melhorar após a suspensão do Flexoprofen, entre em contato com o seu veterinário.

Análogos

O flexoprofeno é um medicamento anti-inflamatório eficaz. Se não estiver disponível ou se o seu animal de estimação tiver uma reação alérgica a algum dos ingredientes, considere escolher um medicamento diferente.

Os análogos do Flexoprofeno são:

  • Ainil;
  • Onsior;
  • Loxicom;
  • Cetoquina.

Ainil

O princípio ativo do medicamento é o cetoprofeno. Disponível em soluções injetáveis ​​a 1% e 10%. A composição é completamente idêntica à do Flexoprofen. A solução a 1% é ideal para o tratamento de gatinhos jovens.

1551351524_5c77bedf959d5.jpg

Onsior

A substância ativa é o robenacoxib. Está disponível em comprimidos de 5, 6, 10 e 20 mg. As dificuldades surgem devido à forma farmacêutica, pois é mais difícil calcular a dosagem exata. Se um gato pesar menos de 2,5 kg, o medicamento não deve ser administrado.

Loxicom

O princípio ativo é o meloxicam. Trata-se de uma suspensão para administração oral a 0,05% e 0,15%. Ao contrário do Flexoprofen, o efeito não ocorre imediatamente; a concentração máxima no organismo é atingida após 4 a 6 horas.

1551351814_5c77c000de96f.jpg

Cetoquina

O ingrediente ativo é o cetoprofeno. Contém L-arginina. Disponível em solução injetável a 1% e 10%. A primeira é indicada para gatinhos pequenos.

1551351894_5c77c05126e5c.jpg

Qualquer substituto do Flexoprofen possui suas próprias contraindicações e considerações de uso. Portanto, o tratamento do seu animal de estimação deve ser discutido com o seu veterinário.

Flexoprofeno é um medicamento eficaz com requisitos de uso específicos. Deve ser utilizado somente sob prescrição médica e seguindo as instruções. Nas doses recomendadas, não causa efeitos colaterais.

Comentários