
Finalidade e propriedades do medicamento Azinox Plus
Cientistas farmacêuticos nacionais desenvolveram o Azinox para uso veterinário. O medicamento destina-se a para prevenir a infestação por platelmintos (cistódeos) e sua destruição. Não é um medicamento de amplo espectro, portanto deve ser usado estritamente conforme as instruções.
O medicamento anti-helmíntico está disponível em comprimidos. Eles são amarelos e têm um odor característico. As farmácias vendem os comprimidos em blisters e embalagens de 3 ou 6 unidades. O blister contém instruções de uso, o fabricante, a data de validade e a dosagem recomendada para cães. O medicamento em si é embalado em uma caixa de papelão, juntamente com as instruções de uso.
Os principais componentes do Azinox Plus são:
- pamoato de pirantel;
- praziquantel.
Além desses dois ingredientes principais, o medicamento também contém substâncias auxiliares: amido de batata e lactose. Após a administração, o medicamento ataca as membranas internas e externas e o tecido muscular dos parasitas que entraram no corpo. Isso bloqueia a inervação neuromuscular, levando à paralisia e morte dos helmintos.
Significa prescrito para fins profiláticos, bem como para o tratamento das seguintes doenças em animais:
- nematose;
- cestadiase;
- multiceptose.
O medicamento é bem tolerado por cães de todas as raças e idades durante o tratamento. Ele age eficazmente contra vermes adultos, bem como em estágios larvais e de ovos.
Instruções de uso

Os comprimidos também podem ser misturados à comida. O ideal é administrar a medicação pela manhã. Não é necessário dar laxantes ao seu cão nem deixá-lo em jejum. A dosagem é determinada com base no peso do animal e administrada em dose única. Um comprimido é suficiente para cada 10 kg de peso corporal.
Para fins preventivos, o remédio é necessário. Usar uma vez a cada 3 meses.Se o cão vive em uma fazenda ou perto de rebanhos, a medicação deve ser administrada com o dobro da frequência: uma vez a cada 45 dias de dezembro a abril e a cada 30 dias de maio a novembro.
Administrar medicamentos a cães de grande porte é muito mais fácil do que a cães de pequeno porte ou filhotes. Para cães de grande porte, o ideal é triturar os comprimidos e misturá-los à carne moída ou a outro alimento. Uma dose única para cães adultos de porte médio e grande deve ser entre 10 e 50 mg.
Cães de raças pequenas devem receber Azinox na dosagem de 0,1 ml da solução preparada por kg de peso corporal. Tanto o alimento quanto a mistura preparada devem ser frescos. Isso é essencial tanto para o tratamento quanto para a prevenção.
Contraindicações e efeitos colaterais

Seguindo todas as instruções de uso, é improvável que ocorram complicações. Em alguns casos, pode ocorrer uma reação alérgica devido à intolerância a algum dos componentes do medicamento. Ao primeiro sinal de reação alérgica, suspenda o uso. Azinox Plus não deve ser usado em caso de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes do medicamento. De acordo com as instruções, o medicamento não deve ser usado se o animal apresentar as seguintes condições:
- cisticercose dos olhos e do fígado;
- insuficiência hepática;
- durante o primeiro trimestre de gestação de uma cadela;
A dosagem de Azinox Plus deve ser rigorosamente respeitada. Exceder a dosagem recomendada pode causar sintomas neurológicos leves em cães. Em caso de sobredosagem em animais, ocorre o seguinte:
- vomitar;
- alergia.
Quando usado corretamente, o Azinox Plus não causa efeitos colaterais. O medicamento deve ser armazenado em local seco, como qualquer outro medicamento para uso humano. Deve ser protegido da luz solar direta.


