
Essa ave é considerada um símbolo de pureza espiritual, bem como de paz, amor e fidelidade.
habitat de pombos
Os pombos vivem perto das pessoas. O ambiente urbano lhes é familiar.Mas mesmo aqueles que os alimentam regularmente têm pouco conhecimento das principais características dessas aves.
Muitas raças modernas desta ave descendem de pombos-das-rochas. Esta raça ainda é bastante comum nas seguintes regiões:
- Europa;
- África;
- Ásia.
Na Eurásia, as aves podem ser encontradas até mesmo em regiões de alta montanha onde o clima é frio.
A principal condição para a permanência de um pombo é a presença de pessoas por perto ou não muito longe.
As aves habitam áreas como:
- falésias costeiras;
- margens íngremes do rio;
- depressões em cavernas.
As aves frequentemente encontram alimento em terras agrícolas cultivadas pelo homem.
Principais características

Há um total de cerca de 20 tons de plumagem aves, e seu número não é definitivo. Os machos podem ser identificados por sua intensa coloração metálica escura, enquanto as fêmeas se distinguem por uma tonalidade mais clara e brilhante. Os pássaros jovens não adquirem imediatamente uma cor brilhante; o brilho se acumula à medida que amadurecem.
As características externas distintivas são as seguintes:
- Os indivíduos maiores assemelham-se a galinhas em tamanho, enquanto os pequenos se assemelham a pardais;
- Peso máximo da ave – 400 gramas;
- asas grandes e fortes com ampla envergadura;
- Penugem e penas frequentemente se soltam e não ficam firmemente presas.
Grandes quantidades de penas e penugem são frequentemente observadas em áreas onde os pássaros se concentram. No entanto, a grande quantidade de excrementos leva as pessoas a espantar os pombos, não apenas expulsando-os, mas também envenenando-os.
Muitas pessoas apreciam muito os sons que os pássaros emitem durante o cortejo. Pássaros domésticos são capazes de produzir os seguintes sons:
- zumbido;
- assobio;
- chiado de raiva;
- gritos.
A variedade de vocalizações das aves é muito rica e pode variar dependendo da idade, condição física e período em que o pombo se encontra.
Características e estilo de vida dos pombos
O pombo é uma ave inofensiva. No entanto, na natureza, é frequentemente caçado por predadores como:
coruja;
- coruja;
- raposa;
- guaxinim;
- falcão-peregrino.
Em áreas urbanas, cães e gatos frequentemente predam pássaros. Os seguintes fatores também representam uma ameaça para os pombos:
- doenças infecciosas;
- ações precipitadas de uma pessoa;
- ondas repentinas de frio.
Os pássaros vivem em bandos.Em regiões quentes, levam uma vida sedentária, mas durante as ondas de frio sazonais, podem migrar para uma região mais quente para passar o inverno. Viver em grupo ajuda-os a sobreviver; juntos, os pombos conseguem alimentar-se e proteger-se do perigo com mais facilidade.
As aves selvagens são muito tímidas e perigosas, mas têm excelente audição e visão. Na cidade, muitas vezes tornam-se menos vigilantes e podem aceitar comida das mãos humanas.
Na natureza, os pombos fazem seus ninhos perto de corpos d'água em áreas rochosas com vegetação mínima, e em áreas urbanas, costumam nidificar sob telhados. Eles chegam a empoleirar-se em árvores se houver comida por perto.
Voo das Pombas
Muitos pombos urbanos estão acostumados a passar longos períodos de tempo vagando por ruas ou praças. É fácil assustar essas aves; quando assustadas, elas levantam voo e fogem.
Antigamente, os pombos eram frequentemente usados como carteiros, porque conseguem voar a altas velocidades. até 180 quilômetros por hora e podem percorrer distâncias de até 1.000 quilômetros durante o dia. Possuem boa memória, por isso sabem para onde voltar. As altitudes de voo podem chegar a 3.000 metros, mas acima dessa altitude o ar é mais rarefeito, dificultando o voo.
O voo dos pombos é um fenômeno muito interessante: quando precisam diminuir a velocidade, abrem a cauda como uma borboleta e pairam no ar.
Se ameaçada por um predador, a ave dobra as asas e voa a 80 quilômetros por hora, mergulhando em direção ao solo. As asas se unem na parte superior, permitindo que ela execute um movimento circular.
As aves controlam o voo usando a cauda, que funciona como um leme.
O que os pombos comem?
A base da nutrição dos pombos são os seguintes produtos:
- bagas;
- grãos;
- frutas frutas.
Seu bico é duro e pontiagudo.O pombo é bem adaptado para bicar. No entanto, ele não gosta muito de insetos. Alimentos sólidos para pássaros precisam ser amolecidos, e os pombos também adoram grandes quantidades de água.
O bico fica completamente imerso na água, e a ave suga a água como se fosse um canudo. Outras espécies de aves bebem de maneira diferente: enchem o bico com água, levantam a cabeça e então a água desce pela garganta.
Os pombos adoram comer muito. Eles podem procurar comida 24 horas por dia num raio de 50 quilômetros do seu habitat. Podem ser facilmente treinados com comida e acostumados a um local específico.
Os animais têm poucas papilas gustativas, por isso não são particularmente exigentes com a comida. Se a comida estiver espalhada, eles escolhem os pedaços maiores, às vezes roubando-os de outras aves.
Reprodução e tempo de vida dos pombos
Casais de pássaros podem permanecerem fiéis um ao outro por toda a vida. e demonstram um carinho mútuo comovente:
limpar as penas um do outro;
- estão sempre juntos;
- Eles tocam seus bicos como se estivessem se beijando;
- incubar os ovos juntos;
- Eles alimentam os pintinhos com uma mistura para o papo até que chegue a hora de alimentá-los com sementes de plantas.
A época de nidificação das aves pode durar de março a outubro. Ela é adiada. 2 ovos nos ninhos, que estão sendo construídas nesses locais:
- sob o telhado;
- nas reentrâncias da alvenaria;
- recantos e frestas do sótão;
- outros locais que se assemelham a fendas naturais.
O ninho é plano. As aves o constroem usando materiais como:
- penugem;
- folhas;
- lâminas de grama;
- galhos.
A habitação pode ser usada por muito tempo se não for destruída por predadores.
Os filhotes estão indefesos e mal cobertos de penugem. Eles se tornam independentes em um mês. e tentam voar para fora do ninho. Após seis meses, os filhotes amadurecem e procuram um parceiro de forma independente.
Na natureza, as aves vivem de 3 a 5 anos, e em cativeiro, desde que sejam bem cuidadas e alimentadas, podem viver até 15 anos ou mais.
Pássaros comprados em lojas de animais são fáceis de cuidar, mas antes de adquirir um pássaro de estimação, você precisa conhecer seus hábitos e sua alimentação.
coruja;
limpar as penas um do outro;

