Sabemos muito pouco sobre pombos: 4 equívocos comuns sobre as aves que vemos todos os dias.

Os pombos são habitantes comuns das cidades. É impossível imaginar praças históricas famosas sem eles. Muitas pessoas nem sequer reparam nessas aves, tão comuns no ambiente urbano. Entretanto, existem muitos equívocos sobre os pombos que a maioria das pessoas acredita.

Os pombos são estúpidos

Pombo inteligente

Cientistas descobriram que os pombos possuem um cérebro bastante sofisticado. Pesquisadores de diversas universidades realizaram vários experimentos.

Na Nova Zelândia, ensinaram pássaros a ler. Mostraram palavras escritas aos pombos, pedindo que as memorizassem. Todas as palavras tinham quatro letras. Depois de algum tempo, eles foram submetidos a "exames".

Os pássaros tinham que escolher palavras familiares dentre uma seleção de opções. Mas o simples reconhecimento não era suficiente. Os cientistas tentaram confundir os sujeitos invertendo as letras.

Para cada palavra que reconheciam, os pombos eram recompensados ​​com um petisco. Descobriu-se que até as aves têm seus prodígios. Um "aluno" reconheceu 58 palavras. A pontuação mais baixa foi de 26 palavras.

Outro experimento demonstra a notável memória dos pombos. Cientistas japoneses pediram às aves que assistissem a três vídeos. Em todos os vídeos, os personagens principais eram os próprios pombos.

  1. A primeira imagem mostra os movimentos do pombo em tempo real.
  2. Na segunda parte - com um atraso de vários segundos.
  3. A terceira imagem mostra as ações dos pombos ao longo de várias horas.

Inicialmente, foram mostradas às aves a primeira e a terceira gravações. Os pombos ficaram interessados ​​no que estava acontecendo naquele momento.

Em seguida, foi-lhes dada a opção de escolher entre um segundo e um terceiro vídeo. Acontece que essas aves se lembravam de suas ações recentes e escolheram a segunda gravação.

O tempo máximo que os pombos conseguem reter uma informação é de 5 a 7 segundos. Qualquer coisa anterior a isso é difícil para eles recordarem.

Surpreendentemente, experimentos semelhantes envolvendo crianças de três anos produziram resultados muito inferiores. Uma criança pequena consegue se lembrar de ações realizadas apenas alguns segundos antes.

Mas muito antes de todas essas experiências, as pessoas já conheciam a notável inteligência dos pombos. Não é de admirar que eles fossem encarregados de entregar cartas. Isso provavelmente se deve também à forte memória visual dessas aves, muitas das quais atuavam como correio de pombos.

Os pombos são inofensivos.

Perigo

Os pombos são uma visão comum nas praças da cidade. Mães com crianças, em especial, adoram alimentá-los. As crianças frequentemente correm direto para os bandos de pombos, e seus pais filmam tudo com seus celulares.

Mas a alegria pode dar lugar a grandes problemas: consultas médicas, hospitalização e até mesmo a ameaça de invalidez.

As aves são portadoras de doenças perigosas. Há cerca de 90 doenças potenciais na lista, 10 das quais são transmissíveis a humanos. As mais perigosas são salmonelose, tricomoníase, doença de Newcastle (peste suína asiática), toxoplasmose e ornitose.

Não é difícil reconhecer uma ave doente: ela está letárgica, apática e com a boca aberta — muitas doenças afetam o trato respiratório e causam queda de penas.

Mas mesmo que um pombo pareça alegre, vale a pena ficar atento. É bem possível que ele já esteja infectado, mas a doença ainda esteja no período de incubação. Por isso, os pombos são até chamados de "ratos com asas".

O perigo espreita não só para quem gosta de alimentar e acariciar pombos, mas também para qualquer pessoa por perto. Muitos vírus aviários são transmitidos pelo ar. Portanto, assustar as aves e forçá-las a levantar voo repentinamente em bando é especialmente perigoso.

Apesar disso, existem almas corajosas que cuidam de pássaros e recolhem indivíduos doentes por pena, a fim de curá-los.

Curiosamente, os pombos são capazes de se lembrar de rostos humanos. Isso foi comprovado por outro experimento. Portanto, se você machucar um pombo, mesmo que acidentalmente, ele pode guardar rancor.

E há uma boa chance de que algumas fezes de pássaros caiam na sua cabeça. Além disso, as fezes podem conter patógenos. Portanto, é melhor ficar longe dos pombos urbanos.

Os pombos são aves discretas.

blobid1581245502932.jpg

Os pombos-das-rochas são as aves mais comuns que vemos nas cidades. Eles têm asas cinza-claras com duas listras escuras. Suas cabeças também são cinzas, mas mais escuras que as asas. Seus pescoços podem ter um tom esverdeado.

Ocasionalmente, indivíduos com coloração diferente — padrões brancos, bege, ruivos ou completamente brancos como a neve — aparecem entre as aves. Esses pintassilgos atraem mais atenção do que seus parentes cinza-azulados.

Mas a diversidade na aparência dos pombos não termina aí. Existem diferentes raças dessas aves criadas por humanos.

Existem pombos com plumagem encaracolada. São os pombos-frisados. Eles podem apresentar 18 variações de cores diferentes.

Aves com pernas peludas, como o pombo-do-campo-saxão, têm uma aparência incomum. Sua coloração preta e branca marcante é complementada por longas penas nas pernas.

Os pombos jacobinos possuem um capuz característico de penas eriçadas, que também lembra uma juba.

O nome da pomba-coroada fala por si só. A ave possui uma coroa de penas com formato incomum, ereta em sua cabeça. As penas da cabeça são finas em toda a sua extensão, terminando em um tufo.

A pomba-da-fruta-de-jambu vive na Tailândia. Ela tem a barriga clara, dorso e asas verdes e cabeça rosa-avermelhada.

Os pombos só causam danos.

Ferir

Antigamente, as pessoas consideravam os pombos úteis porque seus excrementos serviam como fertilizante. Ninguém pensava em alimentar pássaros selvagens, então eles se alimentavam de ervas daninhas e suas sementes, livrando as pessoas desse incômodo. E o serviço de pombos-correio era bastante popular.

Hoje em dia, tudo isso está sendo substituído com sucesso pela tecnologia moderna. Assim, o único benefício visível dos pombos é sua função decorativa.

A carne de pombo já foi muito apreciada. Era considerada uma iguaria e, em séculos passados, era servida em palácios e aposentos reais.

A carne de pombo é rica em proteínas, mas também é um alimento dietético. Claro que não é recomendável comer pombos-das-rochas comuns encontrados em praças públicas. Mesmo hoje em dia, existem raças de pombos criadas em incubatórios especializados para a produção de carne.

No entanto, tudo na natureza está interligado. Se os pombos desaparecerem das cidades, isso poderá levar a um desequilíbrio no ecossistema. Portanto, é importante seguir regras simples para se proteger de possíveis doenças e evitar ferir a si mesmo ou às aves. Em primeiro lugar, evite alimentar os pombos. Isso permitirá que eles se virem sozinhos e manterá sua população dentro de limites aceitáveis.

Comentários