Rouxinol: pássaro migratório ou não?

rouxinol, ave migratóriaNenhuma outra ave no mundo foi dedicada a tantos poemas quanto o rouxinol. Ele impressiona com sua voz poderosa e a diversidade de seu repertório. O talento extraordinário desse cantor contrasta surpreendentemente com sua aparência simples. O rouxinol não é uma beleza, mas sua voz é maravilhosa e sempre anuncia a chegada da primavera e o renascimento da natureza, iluminando a alma.

Onde vive o pássaro?

Existem 13 espécies na natureza.Dentre elas, as duas mais comuns são o rouxinol-do-sul, nativo da África, Ásia e Europa, e o rouxinol-comum, ou rouxinol-oriental, nativo do leste da Europa e oeste da Sibéria. O rouxinol é migratório, passando o inverno no sul do Irã, na Arábia e no norte da África. Ele retorna para casa em abril, quando as árvores começam a brotar e os insetos emergem. A foto mostra a aparência da ave.

Curiosamente, os machos retornam à sua terra natal antes das fêmeas para procurar um território adequado. Depois de encontrá-lo, anunciam-no com um canto vibrante.

Característica

Este pássaro possui as seguintes características:

  • Como se reproduz o rouxinol?O rouxinol é ligeiramente maior que o pardal, como comprovam seu tamanho (18 cm) e peso (25 g).
  • Ele tem uma aparência discreta, e olhando para ele, você jamais imaginaria estar diante de um dos mais belos cantores da natureza. Sua plumagem é geralmente marrom-chocolate com pintas cinzentas. Nesse contraste, seus grandes olhos negros são penetrantes.
  • Essa aparência pouco atraente não incomoda em nada o pássaro canoro, pois lhe permite se esconder de predadores na densa vegetação rasteira. Essa ave é cautelosa e reservada, vivendo sozinha.
  • O rouxinol começa a emitir seus trinados literalmente uma semana após retornar para casa, e canta todas as noites até o fim.
  • Seu repertório é extenso, com 12 estilos musicais, que ele alterna ou repete. Suas canções podem estar em tons maiores ou menores, dependendo do seu humor. Ele também pode usar sua canção especial para alertar sobre perigos, como se estivesse soando um alarme.
  • Os concertos deste artista duram horas. O rouxinol assume uma posição confortável — empoleirado num galho baixo, ligeiramente curvado, asas ligeiramente caídas, cauda erguida — e começa a cantar.
  • Curiosamente, os jovens aprendem técnicas de canto com cantores mais velhos e experientes, imitando sua criatividade.

Nutrição

À noite, o rouxinol canta trinados, e procura por comida durante o diaEle remexe as folhas no chão, removendo insetos, minhocas, lagartas e outras pequenas criaturas. Consegue até mesmo capturar presas em pleno voo, possuindo destreza suficiente para isso. No verão, a dieta do rouxinol inclui diversas frutas e bagas maduras, com uma predileção especial por sabugueiros. Com a aproximação do outono, ele começa a armazenar gordura, pois enfrentará a longa migração para seus locais de invernada.

O rouxinol é de grande benefício para a natureza, salvando as plantas da destruição. Sua dieta consiste principalmente de insetos nocivos que destroem as árvores ao se alimentarem da casca e das folhas.

Reprodução e nidificação

O que come um rouxinol?Após a chegada das fêmeas, é hora do acasalamento. Os machos atraem as fêmeas com a beleza de seus cantos, competindo entre si em habilidade. Às vezes, os casais... permanecer juntos por dois anosEscondido no meio dos arbustos, o macho bateu as asas e a cauda até que ela se dignou a deixá-lo se aproximar. Após o acasalamento, o macho saiu em busca de alimento e a fêmea começou a construir o ninho.

Os rouxinóis preferem grama densa ou matagais como habitat, que lhes oferecem abrigo contra intrusos. Os galhos dos arbustos ou árvores servem não apenas como palco para as performances da ave, mas também como um excelente ponto de observação para avistar perigos. Áreas sombreadas com folhas caídas são essenciais nas proximidades, pois os insetos podem ser facilmente encontrados em meio à folhagem densa.

Rouxinol também Prefere lugares úmidosAssim, habita principalmente vales fluviais e áreas pantanosas – tanto águas paradas quanto correntes são adequadas. Os rouxinóis podem ser vistos com frequência em parques e jardins extensos.

A construção do ninho é uma verdadeira arte. Tem formato de taça, é feito com folhas secas que sobraram do ano anterior, e a fêmea forra o interior com finas lâminas de grama seca e galhos. É construído no chão ou na parte baixa dos arbustos.

Em breve, ela começa a pôr ovos. Uma ninhada consiste em 4 a 6 ovos marrom-oliva, cada um com cerca de 2 cm de diâmetro. A fêmea começa a pôr ovos no final de maio ou início de junho, incubando-os por cerca de 15 dias, e os filhotes eclodem no final de junho. Os filhotes crescem e se fortalecem durante todo o verão e, no final de setembro, toda a família parte em uma longa jornada, retornando para casa na primavera.

Inimigos do Rouxinol

Os inimigos naturais do rouxinol são:

  • corujas,
  • martas,
  • Pequenos representantes predadores da família dos felinos.

Quais são os inimigos dos rouxinóis?A relação do rouxinol com os humanos é ambígua: por um lado, seu canto é ouvido e admirado, mas, por outro, ele é capturado, mantido em cativeiro, desmatado e poluído, o que inevitavelmente afeta sua população. só pode durar de 2 a 3 anosNa natureza, vive cerca de 12 anos. Portanto, vale a pena considerar se é viável manter um rouxinol em casa e torturar a ave em uma gaiola, especialmente porque é uma ave discreta e improvável de cantar em um ambiente tão deprimente. É melhor sair e admirar seus concertos em seu habitat natural.

Então, descobrimos que O rouxinol é uma ave migratória.Durante o inverno, ela viaja para climas mais quentes e, na primavera, retorna à sua terra natal.

rouxinol, ave migratória
Características do rouxinolrouxinol, ave migratóriaO rouxinol é um pássaro canoro.A plumagem do rouxinolO rouxinol é um pássaro canoro.Descrição do pássaro rouxinolComo canta o rouxinolDescrição do RouxinolO rouxinol, o pássaro canoroCaracterísticas externas do rouxinolQual é a aparência de um rouxinol?

Comentários