Tentilhões: cuidados, como mantê-los em casa e alimentação

Regras para criar tentilhões em casaEstá pensando em ter um passarinho fofo em casa, mas não consegue decidir qual escolher? Os canários e periquitos comuns não te agradam e você busca um amigo emplumado diferente?

Então, talvez você queira considerar o interessante e adorável diamante-mandarim, que irá te encantar com sua plumagem brilhante e canto melodioso. Essas aves são um pouco tímidas e exigem alguns cuidados, mas isso não é nada comparado à atmosfera festiva que elas podem trazer para sua casa.

O que é um diamante-mandarim?

Descrição característica dos tentilhõesOs tentilhões são pássaros pequenos e alegres pertencentes à família dos tecelões. Sua terra natal é a distante Austrália. Eles apareceram na Europa e em outros países relativamente há pouco tempo (cerca de duzentos anos atrás).

Essas aves se reproduzem facilmente e são completamente descomplicadas em seus hábitos e alimentação, muito ativas, vivazes e possuem uma voz ressonante. No entanto, sua popularidade entre os amantes de pássaros se deve principalmente à sua... plumagem excepcionalmente brilhante.

Se você decidir ter essas aves em casa, lembre-se de que o canário, embora pequeno, é uma ave completamente independente e você não poderá pegá-lo no colo, pois ele não se apega às pessoas.

Com base em suas características externas, os tentilhões são divididos em três grupos:

  1. Herbívoros australianos. Distinguem-se pela sua coloração diversificada. A sua plumagem brilhante pode apresentar cinco ou mais cores. Machos e fêmeas frequentemente possuem a mesma coloração.
  2. Tecelões africanos (de bico de cera). Seus bicos têm uma textura semelhante à cera, daí o nome.
  3. O terceiro grupo possui a plumagem menos vibrante. As aves podem ser cor de café, creme ou marrom.

Como os tentilhões são aves gregárias, é melhor mantê-los em casa. contêm várias peçasE se isso não for possível, então pelo menos um casal.

Variedades de tentilhões

Descrição da espécie de pássaro tentilhãoExistem cerca de trinta espécies dessas aves encontradas na natureza. Pintura de Finch São aves bastante grandes (até 20 cm de comprimento). São muito vocais e ativas. Foram domesticadas há vários séculos. Possuem um temperamento briguento, por isso não devem ser mantidas na mesma gaiola com aves menores. Podem ser agressivas com seus parentes menores e feri-los.

Diamantes-zebraEssas aves são ativas e bastante barulhentas por natureza. Os cuidados são quase os mesmos que os de seus parentes, mas há uma peculiaridade: elas se reproduzem com muita frequência, portanto, para evitar o esgotamento das fêmeas, o processo de reprodução deve ser rigorosamente monitorado e as aves não devem ser autorizadas a nidificar com frequência. Os machos dessa espécie podem ser agressivos com outras aves.

tentilhões japonesesEles têm uma aparência simples e discreta e exigem poucos cuidados. Essas aves se adaptaram à vida em cativeiro e, na natureza, não conseguem mais construir ninhos ou procurar alimento. Sua coloração varia do creme ao marrom escuro. Ocasionalmente, é possível encontrar o tentilhão-de-crista-japonês.

Outras espécies populares de tentilhões domesticados:

  • papagaios;
  • diamante;
  • de garganta vermelha.

Como criar tentilhões em casa

Características a considerar ao escolher uma gaiola para criar canários em casa.Em casa, os tecelões são criados tanto em viveiros quanto em gaiolas. Embora precisem viver em bandos, não é necessário construir grandes estruturas para eles, pois não são maiores que um pardal.

No apartamento urbano dos tentilhões É mais conveniente mantê-los em gaiolas.Existem diversos tipos e modelos. Algumas gaiolas são de madeira, feitas de madeira maciça (a estrutura e as grades são inteiramente de madeira), outras são totalmente metálicas, feitas de duralumínio, alumínio ou aço, e outras são uma combinação: suas grades são feitas de arame de aço e a estrutura é de madeira.

Todos os tipos de gaiolas acima são adequados para manter aves dessa espécie; no entanto, cada um deles possui certas vantagens e desvantagens.

Então, gaiolas totalmente metálicas São higiênicas, duráveis ​​e suas grades permitem a entrada de bastante luz. Além disso, se a gaiola for retangular com a parte superior plana, oferece ainda mais praticidade: você pode economizar espaço empilhando várias gaiolas umas sobre as outras.

Essas estruturas são resistentes a desinfetantes, água fervente e fogo. No entanto, apresentam algumas desvantagens: sempre que um pássaro pula no chão, nas grades ou de um poleiro para outro, as grades fazem barulho.

Além disso, construir uma casinha de pássaros dessas por conta própria é bastante difícil, pois é necessário soldar por pontos para unir as placas de metal às hastes. Você pode, claro, tentar usar um ferro de solda, mas não é muito confiável e leva muito tempo.

gaiolas de madeira São também adequadas para criar pássaros. São graciosas e bonitas, e a madeira não faz barulho quando o pássaro salta, apenas um som suave de mola. As hastes, feitas de madeira dura, protegem o pássaro de ferimentos mesmo se for atirado bruscamente ou se assustar.

No entanto, esse tipo de gaiola apresenta desvantagens: a madeira é sensível à umidade e não pode ser tratada com soluções desinfetantes quentes. Além disso, as frestas facilitam a instalação e a proliferação de parasitas de aves. Essas gaiolas são anti-higiênicas e têm vida útil curta.

Células combinadas Elas possuem as qualidades positivas e negativas dos dois primeiros tipos. São fáceis e rápidas de fazer, mas não são adequadas para criar canários, que são particularmente ariscos. Gaiolas feitas de arame de cobre são completamente inadequadas para a criação de pássaros, pois oxidam quando expostas à sujeira, umidade e ar, envenenando gradualmente as aves.

Células fabricadas feito de materiais sintéticos (Getinax, vidro orgânico, etc.) também são muito duráveis, bonitos e higiênicos, além de resistentes a produtos químicos. No entanto, são afetados negativamente por altas temperaturas e água quente. Diamantes-de-gould e mandarins podem ser mantidos nesses terrários durante todo o ano.

Para criar tentilhões, é absolutamente essencial. não serve células retangulares Com topo em forma de cúpula (que escondem os pássaros das pessoas), assim como os redondos, já que os pássaros se sentem inseguros neles, e nos em forma de diamante e trapezoidal não há espaço suficiente para eles.

Como cuidar de tentilhões

Regras para cuidar de tentilhões em casaO habitat do diamante-mandarim deve ser mantido limpo o tempo todo. A gaiola precisa ser desinfetado Pelo menos uma vez por mês, caso contrário, ficará infestada por parasitas (ácaros de aves, etc.). Antes de desinfetar, a gaiola deve ser limpa de sujeira e poeira e enxaguada com água fervente ou quente.

Em seguida, todas as frestas e rachaduras são lavadas com uma solução desinfetante, utilizando uma escova para esse fim. Depois que a gaiola estiver seca, ela deve ser Lave com água quente e sabão.Ao limpar, tenha extremo cuidado e não deixe nenhum resíduo de desinfetante nas superfícies da gaiola.

Durante o trabalho, a ave é retirada da casa. Se o alojamento da ave não for mantido em tempo hábil ou for negligenciado, é possível o aparecimento do ácaro das penas, que se reproduz de forma bastante ativa e se torna um problema muito sério tanto para o animal de estimação quanto para seu dono.

Equipamentos necessários para manter a limpeza e a organização nas gaiolas:

  • Tubos conta-gotas de vidro.
  • Raspador para limpeza de peitoris de janelas em gaiolas.
  • Seringa para desinfetantes em pó e líquidos.
  • Escovas para lubrificar rachaduras e ranhuras com soluções desinfetantes.
  • Uma pá para dosar areia e remover sujeira e poeira.

Dentre outros desinfetantes, o Disinsectal provou ser uma excelente opção. Deve ser manuseado com extrema cautela, pois é muito potente.

A desinfecção semanal durante a troca de areia é realizada utilizando uma solução de cloramina a 2% e água carbólica (solução de ácido carbólico a 2%). Essas preparações paredes e paletes de processo gaiolas, comedouros e poleiros de madeira.

Um bom remédio é camomila em pó ou piretro, que devem ser despejados em uma bandeja em uma camada fina, cobertos com papel grosso por cima e, por fim, com areia.

Condições necessárias para a criação de tentilhões

Descrição das condições necessárias para criar tentilhões em casa.A gaiola deve ter bebedouros, de preferência fechados, para evitar que as fezes contaminem a água e para impedir que as aves se banhem neles. Algas microscópicas podem se formar nas paredes dos bebedouros com o tempo, e o acúmulo dessas algas escurece a superfície, tornando-a antiestética.

Para limpar os bebedouros, você pode usar uma bacia grande. sal de mesa ou painço, que são enchidas com água (até metade do volume). O recipiente é então agitado vigorosamente, o bico da tigela é coberto com um dedo e, em seguida, enxaguado completamente.

Em recintos abertos, onde haja espaço suficiente para as aves se movimentarem e um local para banho, é possível. instalar bebedouros abertosPara o banho, utilize água decantada (não fervida); o nível da água na bacia não deve ultrapassar dois centímetros.

Para garantir que o alimento fique menos exposto à contaminação, recomenda-se colocar o comedouro entre os poleiros e os bebedouros e banheiras. Os modelos de parede são preferíveis.A altura das paredes do comedouro não deve ultrapassar 2,5 cm. Recomenda-se adicionar fertilizante mineral em comedouros suspensos próximo ao poleiro.

Os donos de tentilhões também precisam ter em seu inventário células de transporte e quarentenaUma ave recém-adquirida é inicialmente colocada em uma gaiola separada para evitar a introdução de possíveis infecções. As gaiolas de quarentena são geralmente menores do que aquelas em que as aves vivem permanentemente.

A luz solar desempenha um papel importante na manutenção da saúde do tentilhão, por isso é recomendável colocar casinhas nele. junto à janela ao longo da paredeAssim, elas recebem de 2 a 3 horas de luz solar por dia. O ideal é instalar as casinhas de pássaros a uma distância de 0,4 a 0,5 m do chão.

Ao trocar a água e a comida diariamente, aproxime-se dos recintos e gaiolas com cuidado, evite movimentos bruscos e fale em voz baixa com seu animal de estimação. Isso ajudará seu amigo emplumado a se acostumar com os humanos mais rapidamente.

Ao ventilar seu apartamento, tenha cuidado: tentilhões - pássaros que gostam de calor e têm medo de mudanças bruscas de temperatura. Uma queda repentina de energia, o aparecimento inesperado de um estranho perto da gaiola ou um ruído alto podem assustar a ave e até mesmo causar sua morte.

Na sala onde os tentilhões são mantidos. Proibido fumarA fumaça do tabaco e outras emissões de monóxido de carbono são prejudiciais à saúde das aves. Manter animais de estimação com instinto de caça (como gatos) no mesmo cômodo que um canário também é inaceitável.

Como alimentar e o quê

A dieta dos tentilhões-zebra consiste em uma mistura de grãos contendo de 6 a 8 ingredientes. O principal deles é o painço. Para 1 kg de painço, considere:

  1. Dieta dos tentilhões e regras de alimentação250 g de sementes de gramíneas de prado (capim-timóteo, tanchagem, trevo, dente-de-leão, etc.).
  2. 100 gramas de cada um dos seguintes ingredientes: sementes de cânhamo, painço, mogar, alface e colza.
  3. 50 g de sementes de linhaça.
  4. 150 g de aveia em flocos.
  5. 300 g de alpiste.

Você deve alimentar o pássaro. uma vez por dia 1 colher de chá por pessoa. Diversos cereais (trigo sarraceno, milho-miúdo, arroz) podem ser adicionados à dieta. Certifique-se de incluir ervas frescas (salsa, endro), frutos silvestres, frutas e vegetais.

Além disso, as aves devem receber pequenas quantidades de ovos cozidos e queijo cottage. Alimentos vivos (coretra, larva-de-sangue, larvas-da-farinha, gamarus) também é necessário para as aves (especialmente durante a época de reprodução).

No verão, é útil adicionar folhas picadas finamente à ração. banana-da-terra, dente-de-leão, alface e outras plantas, e no inverno, grãos germinados de trigo, cevada, aveia e milho-miúdo servirão como aditivos.

Antes de decidir comprar um canário, você deve considerar cuidadosamente se pode proporcionar às aves condições de vida confortáveis, nutrição balanceada adequada e cuidados apropriados.

Se você estiver pronto, vá em frente e compre esses pássaros fofos e alegres com vozes melodiosas na loja de animais. Mas lembre-se: apenas pássaros saudáveis ​​não lhe darão problemas e lhe proporcionarão muitos momentos agradáveis.

Comentários

3 comentários

    1. yuryt

      Pavel tem razão, Amazinam está estritamente proibido de comer salsa e verduras.

    2. Olga

      Prezado(a) autor(a)!!! Seus conselhos incompetentes sobre alimentação podem prejudicar os pássaros... Salsinha e endro NÃO são permitidos para canários!!!!!!

    3. Paulo

      Não se deve dar endro ou salsa aos tentilhões.