
Contente
Incubação de gansos
A incubação de ovos de ganso em casa é um caminho difícil e espinhoso. Para percorrê-lo, você precisa Cultive a paciência e a resistência.Antes de começar a praticar, você precisa aprofundar seu conhecimento da teoria: estude a literatura necessária e assista a vídeos. A recompensa pelos seus esforços será o nascimento dos gansinhos.
Para criar uma ninhada de gansos em casa, você precisa de uma incubadora – uma câmara especializada com aquecimento artificial ajustável e um modo de controle.
Os gansos conseguem cuidar dos seus filhotes sozinhos. A eclosão é possível com uma gansa chocando os ovos. Este método é economicamente viável, mas o número de filhotes será muito menor do que com uma incubadora.
A incubadora deve ser carregada com ovos. ovos cuidadosamente selecionados.
Critérios de seleção de ovos de ganso
A seleção dos ovos dos quais os gansinhos irão eclodir em uma incubadora deve ser feita com muita responsabilidade.
- Os melhores reprodutores para pintinhos saudáveis provêm de aves com idade entre dois e quatro anos. Normalmente, há de três a quatro fêmeas para cada macho.
- O critério mais importante é selecionar ovos de animais saudáveis, pois não se pode esperar que gansos doentes produzam filhotes saudáveis. Isso ocorre porque as infecções dos pais são sempre transmitidas aos ovos.
- Seu peso deve ser médio, variando entre 130 e 160 gramas.
- A casca deve estar intacta, sem rachaduras ou lascas. E, mais importante, não deve estar contaminada com nada, especialmente excrementos.
- As aves devem ser mantidas limpas e bem alimentadas – isso afeta diretamente os filhotes.
Para uma análise mais completa e detalhada dos critérios de seleção de material para incubação de gansos, você pode assistir a um vídeo online.
Existe algum embrião?
A seleção dos ovos foi concluída, agora é hora de determinar a presença de um embrião nelesPara obter um resultado garantido, como fazer isso? Você precisará de um dispositivo especial chamado ovoscópio. Se você não tiver um, pode iluminar os óvulos com uma lâmpada comum e usar uma luz forte.
Sinais que indicam a presença de um embrião:
a concha está limpa e lisa
- O espaço de ar está localizado na área da extremidade romba.
- A gema não está claramente definida, localizando-se no meio ou mais próxima da extremidade romba.
- Ao virar o ovo de um lado para o outro, a gema gira junto sem mudar de posição.
Imediatamente após a seleção, é necessário desinfetar o material, que será colocada na incubadora se mais da metade de sua superfície estiver contaminada.
Para isso, utilizam-se soluções mornas, entre 37 e 40 graus Celsius. O material deve ser imerso na solução e deixado de molho por 5 a 7 minutos. Em seguida, deve ser retirado, enxaguado com água morna e seco. Este procedimento deve ser realizado com muito cuidado, pois há risco de danificar o revestimento protetor. Soluções diluídas de permanganato de potássio ou água oxigenada são as mais indicadas.
Antes da incubação, os ovos não devem ser armazenados por mais de duas semanas, pois isso afeta a eclosão dos gansinhos. Gansos nascidos de ovos nessas condições podem ser improdutivos. A temperatura de armazenamento do material deve ser entre +13 e +16 graus.
Adicionar aos favoritos o material de incubação

A eficiência da incubação de ovos de ganso aumentará significativamente se o material for girado manualmente 180 graus durante um período de duas semanas.
Você pode aprender mais sobre como preparar o material de incubação para gansos assistindo a vídeos específicos.
Quantos dias dura a incubação dos ovos de ganso?
O período médio de incubação é de 30 dias. Durante esse tempo, o mesmo regime de incubação utilizado em casa deve ser rigorosamente seguido. Os filhotes de ganso começam a eclodir após 29 dias, mas às vezes podem levar até 32 dias. Quaisquer ovos que permanecerem intactos após esse período podem ser removidos com segurança, pois não se espera que eclodam.
O processo de incubação dos gansos
A chave para o sucesso da incubação dos ovos e da eclosão dos gansinhos é a seleção adequada de um regime de temperatura.
Primeiro, aqueça a incubadora a 39°C (102°F), fechando as janelas de ventilação. Assim que a câmara estiver aquecida, você pode começar a adicionar os ovos. Isso é importante, pois os ovos devem ser aquecidos a 38°C (100°F), uma temperatura que deve ser mantida durante as primeiras três a cinco horas.
No futuro, a temperatura dentro da incubadora deverá ser reduzido para +37,7-38 grausO nível de umidade deve estar entre 60 e 70%.
No terceiro dia, a umidade deve ser reduzida para 25-35% e a temperatura para aproximadamente 37,6 graus Celsius. A partir desse ponto, o material deve ser ventilado até que a temperatura caia para 32-33 graus Celsius. Isso é feito para evitar o superaquecimento e melhorar a difusão de oxigênio para o embrião, já que as cascas dos ovos dos quais os gansinhos irão eclodir são muito resistentes. O material deve ser ventilado por pelo menos 10 a 15 minutos por dia.
Os ovos para incubação, que devem dar origem a gansinhos, devem ser virados 180 graus duas vezes ao dia. Isso garante uma distribuição uniforme de calor e difusão de oxigênio por toda a sua superfície.
No quinto dia, devem ser introduzidos métodos adicionais de resfriamento, como pulverizar o material com uma solução fraca de permanganato de potássio. Para garantir o desenvolvimento adequado e harmonioso do embrião, os ovos devem ser virados pelo menos uma vez a cada duas ou três horas.
Quantas vezes durante a incubação você deve examinar os ovos com um ovoscópio?

O segundo exame deve ser realizado no décimo quarto dia, pois nessa altura o embrião já pode ser visto claramente.
Ovos que não sofreram alterações durante o período em que estiveram na incubadora devem ser descartados, pois deles não nascerão gansinhos.
A partir do 11º dia, o material deve ser irrigado com permanganato de potássio duas vezes ao dia, reduzindo a temperatura dentro da incubadora até 37,4 grausTambém é necessário ventilar o quarto durante 20 a 30 minutos por dia.
No 20º dia, devem ser aplicadas pulverizações de resfriamento pelo menos três vezes ao dia, e no 23º dia, os ovos devem ser pulverizados de quatro a seis vezes ao dia. Quanto à ventilação, as bandejas contendo o material devem ser retiradas da câmara de incubação e deixadas ao ar livre por uma hora. Durante esse tempo, os ovos atingirão uma temperatura de aproximadamente 29°C (84°F) e deverão ser devolvidos à incubadora.
No 27º dia, a umidade na incubadora deve ser aumentada para 75%, e o material deve ser borrifado com água morna a cada três ou quatro horas. Você pode cobrir o conteúdo da incubadora com compressas de gaze, umedecendo-as com água a cada duas ou três horas.
Nesta fase, a ventilação e a rotação da estrutura são concluídas.
O processo de eclosão de gansinhos
Os gansinhos eclodem dos ovos sem ajuda. Antes de retirá-los da incubadora, certifique-se de que estejam suficientemente secos. Você pode aprender mais sobre esse processo assistindo a este vídeo.

Alguns dias depois, os gansinhos ganham força e começam a se alimentar de forma independenteA partir de agora, você pode acostumá-los gradualmente a passeios independentes. Comece com trinta a quarenta minutos por dia, aumentando a duração aos poucos.
Durante os meses mais quentes, os filhotes de um mês podem ser gradualmente aclimatados à água. Se você possui uma grande propriedade rural, fique de olho nos gansinhos para evitar ferimentos ou danos causados por outros gansos. Devido à sua atividade e curiosidade, eles podem facilmente se tornar presas de cães ou gatos.
A incubação de ovos de ganso, embora trabalhosa, é um processo fascinante. Ao se aventurar nessa jornada, você não só ganhará experiência valiosa, como também os tão esperados filhotes de ganso.
a concha está limpa e lisa

