
Contente
Visão geral e características da raça
Essa variedade de tribo de gansos surgiu como resultado cruzamento de gansos chineses com espécies russasO trabalho de criação começou na década de 1950. Os exemplares resultantes foram posteriormente cruzados com gansos Adler, Solnechnogorsk e, em seguida, Arzamas. A raça, que existe até hoje, foi finalmente formada na década de 1970, com base nos gansos Gorky e Langer.
Descrição da raça e suas características

A ave é bastante calma, não entra em conflito com outros "moradores" do quintal e não faz alarde à noite. A única coisa que destoa um pouco é sua predileção por "conversar", especialmente quando dezenas de indivíduos se reúnem no bebedouro. Mas é justamente esse tipo de "comunicação" ativa que indica a saúde dos gansos de Lind.
Os gansos de Lindov são bastante pouco exigentes em relação às mudanças nas condições climáticas e pode suportar temperaturas de até -30°C sem causar qualquer prejuízo à saúde. Portanto, isolar o galinheiro não é necessário para elas; o único requisito é que não haja correntes de ar no ambiente.
Como é sabido, o ganso é uma ave aquática e alimenta-se principalmente do que encontra na água. Para uma criação produtiva, é aconselhável ter por perto um corpo de água corrente onde a ave possa obter o alimento necessário (lentilha-d'água, peixes, algas, etc.).
Os gansos Linda não exigem cuidados ou dieta especiais. Se necessário, podem crescer e se desenvolver de forma independente, alimentando-se da mesma dieta que outras aves, e seus marcos de desenvolvimento ficarão apenas ligeiramente abaixo do padrão recomendado. É por isso que muitos criadores amadores de aves e agricultores passaram a apreciar essa raça.
Características da raça Lindov
Não é por acaso que Linda se tornou a raça bovina de corte líder na Rússia, Moldávia, Polônia, Ucrânia e muitos outros países europeus. Ela praticamente não apresenta desvantagens e possui diversas vantagens.
Vantagens
- Sabor excelenteEssa carne de aves conquistou rapidamente o mercado consumidor e se tornou uma das mais reconhecidas e populares. Os consumidores apreciaram muito a maciez da carne, seu aroma e sabor delicado, por isso o produto raramente fica muito tempo nas prateleiras e se esgota rapidamente.
- Maturidade precoceSe um ganso típico de qualquer outra raça ganha de 2 a 3,8 kg em 2 a 3 meses, isso já é considerado um feito notável. E somente aos 5 meses é que se pode esperar que essa ave pese de 4 a 4,5 kg. Os gansos Lindov crescem e ganham peso duas vezes mais rápido. Uma dieta adequadamente formulada permitirá que eles atinjam de 3,5 a 4 kg em apenas 2 a 3 meses. E aos cinco meses, eles já podem chegar a 7 kg! Em apenas um ano, a ave pode crescer até atingir de 9 a 12 kg. Para o criador, isso sem dúvida significa um lucro considerável.
- Alta taxa de produção de ovosEmbora a gansa não seja propriamente uma "poedeira", a gansa Linda tem uma vantagem em termos de produção de ovos em comparação com outras raças de corte. Um criador pode esperar uma média de 55 a 60 ovos por ano, e ainda mais com uma boa nutrição. Se as gansas Linda forem alimentadas com bastante verdura e cálcio suficiente, podem facilmente pôr um ovo por dia, pesando até 200 gramas, com o excelente sabor apreciado pelos gourmets.
Maior resistência a condições climáticas adversas.Algumas raças europeias são extremamente intolerantes ao frio, adoecendo facilmente (principalmente na primavera) e apresentando alta taxa de mortalidade. Os gansos Linda, criados a partir de raças locais já adaptadas ao rigoroso clima russo, distinguem-se por um sistema imunológico bastante forte e resistência tanto ao calor quanto ao frio. Essas aves podem sobreviver até mesmo em condições climáticas do norte, onde temperaturas de até -40°C não são incomuns. O segredo é tornar o ambiente o mais hermético possível e evitar correntes de ar. Assim, seus gansos sobreviverão facilmente ao inverno sem perder peso.
- Alta taxa de sobrevivência de animais jovensSe você leva a sério a criação de gansos e deseja produzir filhotes de alta qualidade, a raça Linda é ideal para você. Esses gansos não apenas põem um grande número de ovos, dos quais 95% são férteis e prontos para incubação, como também apresentam uma alta taxa de eclosão (até 90%). Além disso, quase todos os filhotes (85-90%) sobrevivem até a idade adulta. Os recém-nascidos raramente adoecem e são bastante resistentes a muitas doenças aviárias. A partir da segunda semana de vida, os filhotes podem ser alimentados com uma dieta completa, a mesma das aves adultas. Por exemplo, essa dieta pode incluir raízes, grãos, verduras e outros ingredientes.
- Disposição calmaAo criar gansos desta raça no seu quintal, você pode até esquecer que eles existem, pois a ave é bastante calma e não combativa, "conversando" apenas quando em grandes grupos de outros gansos. Linda se move lentamente, preferindo um local aconchegante perto de um bebedouro ou tomando sol.
Na criação de gansos Lindov, a rentabilidade pode chegar a 200% por temporada, dependendo dos cuidados e da forma como são mantidos. É possível até economizar na ração, pois os gansos não são exigentes com a alimentação e comem praticamente tudo.
Desvantagens da raça
Há um número significativamente menor deles do que em representantes de outras raças de "gansos".
Tendência à deficiência vitamínicaCom a chegada da primavera, as aves tornam-se menos ativas e apresentam sinais de grave deficiência vitamínica. Isso geralmente ocorre em março, após os gansos terem sido alimentados com uma dieta monótona durante todo o inverno e não terem tido acesso a pastagens por vários meses. No entanto, o problema da deficiência vitamínica é facilmente resolvido fornecendo ao bando verduras em quantidade suficiente ou suplementos vitamínicos líquidos. Se possível, é importante incluir vegetais e raízes, preparados com antecedência, na dieta das aves. Isso ajudará a reduzir o estresse sofrido pelos gansos durante o inverno.
- Baixa resistência à himenolepíase A doença pode ser causada pela ingestão de peixes, algas e mariscos, que podem provocar distúrbios intestinais, letargia e convulsões. A himenolepíase afeta mais frequentemente indivíduos que passam muito tempo perto de corpos d'água. Infecções graves geralmente ocorrem nos primeiros dias, quando o organismo do ganso ainda não possui defesas suficientes para digerir alimentos desconhecidos. Portanto, os gansos jovens devem ser introduzidos gradualmente à água, adicionando algas à sua alimentação e, em seguida, introduzindo peixes em pequenas quantidades ao longo de vários dias. A quantidade de "produtos" de rio não deve exceder 10% da dieta total.
- Os gansos exigem Acesso obrigatório à água e uma boa área para caminhadas.Portanto, se você leva a sério a criação de gansos Linda, deve garantir que haja uma fonte de água natural por perto ou que uma artificial seja construída. Caso contrário, a imunidade da ave diminuirá drasticamente e sua penugem, se não for cuidada, perderá seu valor.
Todas essas deficiências são insignificantes e, quando certas condições são criadas, tornam-se praticamente imperceptíveis.
Informações nutricionais

Por exemplo, o corpo de animais jovens com até duas semanas de idade ainda é muito frágil; portanto, durante esse período, ração combinada para frangos de corte Essas rações são ideais. Elas contêm micronutrientes essenciais para o crescimento das aves, principalmente fósforo. Com essa dieta, as aves podem ganhar mais de quatro quilos em apenas três meses. Isso ocorre porque a ração combinada é facilmente digerida pelas aves jovens, promovendo assim um crescimento ativo. No entanto, verduras e gorduras, que exigem enzimas suficientes para a digestão, são mais adequadas para gansos mais velhos.
Gradualmente, você deve fazer a transição para uma ração completa "média" para frangos de corte, que garantirá que as aves atinjam um peso de 6 (!) kg até o quinto mês de vida. Alimentar os gansos com essa ração após esse ponto deixa de ser economicamente viável. É necessário fazer a transição para opções mais práticas e menos dispendiosas. Economia de custos e lucratividade são possíveis quando as aves jovens atingem um peso de 5 kg, pois a manutenção posterior exigirá um consumo de ração maior.
Ao criar animais jovens As seguintes regras devem ser observadas:
- Garanta o silêncio, não permita sons altos ou ruídos repentinos no cômodo onde os pintinhos são mantidos.
- Nos primeiros 10 dias após o nascimento, os filhotes devem ser mantidos sob luz constante (24 horas por dia). Posteriormente (do 10º ao 20º dia), a duração da luz pode ser reduzida para 16 horas e, após mais 20 dias, para 14 horas.
- Durante os primeiros 1,5 meses, os gansinhos devem ser mantidos em galinheiros fechados e, após esse período, precisam ter acesso a um pasto, de preferência perto de uma fonte de água limpa.
Recomenda-se vacinar os gansos contra vírus antes da postura de ovos.
Regras de reprodução

Os primeiros ovos postos costumam ser inférteis, mas nunca devem ser retirados da gansa, caso contrário ela poderá abandonar o ninho completamente. Todos os ovos subsequentes devem ser recolhidos diariamente e armazenados em um local com temperatura ambiente entre 5 e 12 °C.
Se houver vários gansos na fazenda, então você deve fazer o seguinte em cada ovo: uma anotação sobre o número da fêmea e a data da postura.A ave pode ocasionalmente sair do ninho por 15 a 20 minutos, período durante o qual o dono deve monitorar a temperatura dos ovos e evitar que esfriem. Os filhotes geralmente eclodem no 30º dia e, após a cauterização do cordão umbilical, são colocados em uma caixa aquecida (26-28°C).
A raça de ganso Linda é versátil, combinando excelente produção de ovos com qualidade superior de carne. Desde que as aves tenham um galinheiro confortável, água suficiente, uma dieta balanceada e supervisão veterinária, o proprietário da fazenda obterá uma renda significativamente superior aos custos de manutenção.









Maior resistência a condições climáticas adversas.Algumas raças europeias são extremamente intolerantes ao frio, adoecendo facilmente (principalmente na primavera) e apresentando alta taxa de mortalidade. Os gansos Linda, criados a partir de raças locais já adaptadas ao rigoroso clima russo, distinguem-se por um sistema imunológico bastante forte e resistência tanto ao calor quanto ao frio. Essas aves podem sobreviver até mesmo em condições climáticas do norte, onde temperaturas de até -40°C não são incomuns. O segredo é tornar o ambiente o mais hermético possível e evitar correntes de ar. Assim, seus gansos sobreviverão facilmente ao inverno sem perder peso.
Tendência à deficiência vitamínicaCom a chegada da primavera, as aves tornam-se menos ativas e apresentam sinais de grave deficiência vitamínica. Isso geralmente ocorre em março, após os gansos terem sido alimentados com uma dieta monótona durante todo o inverno e não terem tido acesso a pastagens por vários meses. No entanto, o problema da deficiência vitamínica é facilmente resolvido fornecendo ao bando verduras em quantidade suficiente ou suplementos vitamínicos líquidos. Se possível, é importante incluir vegetais e raízes, preparados com antecedência, na dieta das aves. Isso ajudará a reduzir o estresse sofrido pelos gansos durante o inverno.

