
A dieta principal das aves consiste em sementes e grãos. É ainda melhor alimentá-las com uma mistura de sementes de linhaça, girassol e aveia. No entanto, sementes torradas não devem ser oferecidas, pois são mortais para animais de estimação.
Contente
Misturas
Se você não tem tempo para preparar a comida do seu animal de estimação e não sabe as proporções corretas, pode comprar uma ração pronta. Ela já contém tudo o que seu pet precisa para se manter saudável.
No entanto, é necessário verifique a integridade da embalagem e a qualidade do produto em si. Se houver mofo ou um odor desagradável, não compre. É veneno para papagaios, não comida!
Você não deve dar ao seu animal de estimação mais do que algumas colheres de chá de comida por dia.
- Os periquitos têm tendência a comer em excesso, por isso, uma vez por semana, eles têm um dia de jejum.
- Você também não deve alimentar os pássaros com uma variedade de iguarias: eles começarão a ficar exigentes.
Vegetais
Não limite a dieta do seu papagaio apenas à ração. Vegetais frescos também são essenciais. Antes de oferecer esses alimentos à sua ave, é importante lavar bem as frutas.
Nem todos os vegetais podem ser oferecidos aos periquitos. As cenouras são um alimento valioso e muito benéfico para eles. Misture-as à ração. vegetais de raiz crus, finamente raladosAs cenouras são misturadas com farinha de rosca ou um ovo cozido.
- Você pode triturar finamente as sementes de abóbora cruas.
- Os pássaros adoram a polpa de melão e abóbora.

Se o seu periquito leva uma vida sedentária e ganhou peso visivelmente devido a uma dieta rica, os pepinos são uma boa opção. Ofereça-lhes bastante pepino, mas certifique-se de que sejam frescos, colhidos da horta, e não comprados no mercado.
Os papagaios precisam de tomates. apenas totalmente amadurecidoFrutas verdes são prejudiciais devido aos alcaloides que contêm. E não há recomendações para o consumo de beterraba. Este tubérculo é rico em vitaminas, micronutrientes e fibras. Além disso, a beterraba é fácil de armazenar. Você pode estocar este alimento para uso futuro.
O milho deve ser selecionado no ponto de maturação leitosa, com grãos tenros e macios. É importante escolher feijões e ervilhas para alimentação animal somente quando os grãos estiverem no ponto de maturação leitosa e bem macios.
O repolho é um ótimo complemento para a dieta das aves. As folhas menores podem ser deixadas inteiras, mas o talo deve ser picado o mais finamente possível.
Pequenas quantidades de alface e espinafre são adicionadas à comida para evitar problemas estomacais. Pimentões, cortados em pedaços pequenos com sementes, são dados aos periquitos.
Existem frutas e vegetais que são contraindicados para animais de estimação. Especialistas não recomendam alimentá-los com papagaios de estimação. rabanetes, aipo, alho, cebolas e ervas aromáticasElas contêm muitos óleos essenciais. E o sabor desse alimento é muito forte. Berinjelas também não são dadas a periquitos por causa dos alcaloides que contêm.
Frutas
Esses passarinhos de estimação adoram frutas frescas na alimentação. Lembre-se de enxaguá-las em água corrente.
- Selecione frutas bem maduras e sem sinais de deterioração.
- As maçãs devem fazer parte da sua dieta durante todo o ano. Não precisa se preocupar em exagerar; é difícil conseguir isso.
Mas antes de dar uma maçã ao seu periquito, descasque-a. No entanto, porções muito generosas de pera não serão benéficas.
Laranjas com tangerinas Para papagaios, esta é uma guloseima saudável e saborosa. É bom alimentá-los com uvas, oferecendo de 5 a 7 bagas por dia. Para um pássaro pequeno, uma única uva com comida equivale a uma melancia inteira.
Os animais de estimação também adoram bananas. Só não se esqueça de descascá-las. Pêssegos e damascos são muito saborosos e saudáveis. Os pássaros adoram cerejas, ginjas, rosa mosqueta e groselhas. Periquitos comem framboesas, mirtilos e madressilva, tanto secas quanto frescas.
Antes de adicionar kiwi à ração, descasque a fruta. O abacaxi deve ser oferecido com moderação e apenas fresco. Frutas em conserva não são adequadas para pássaros.
Abacates, caquis e mangas são estritamente contraindicados para papagaios. Essas "guloseimas" podem causar intoxicação. Nozes também devem ser evitadas devido ao seu alto teor de gordura. A quantidade diária recomendada é de duas nozes por mês.
Vegetação e galhos

Os papagaios adoram roer coisas. Para evitar que tenham que se contentar com papel de parede ou rodapés, é importante oferecer-lhes galhos picados finamente. Antes de alimentá-los, deixe os galhos de molho em água fria por cinco horas e, em seguida, escalde-os com água fervente para eliminar quaisquer insetos perigosos da comida caseira.
Os periquitos adoram ramos de pereira, groselha e cerejeira. É importante garantir que não haja restos de resina. Ramos de tília, sorveira, castanheiro, viburno e espinheiro também são adequados.
Mas para dar álamo, lilás, ramos de carvalhoAcácias e outras coníferas não devem ser oferecidas como alimento. Mesmo algumas plantas de interior são perigosas para periquitos. Portanto, dieffenbachia, clorofito e azaleia devem ser mantidas fora do alcance deles. Samambaias, arum, urze, dedaleira e tabaco também são perigosas.
Não fará mal algum se um pássaro tentar provar tradescântia, crassula ou rosas. Também não o prejudicará se bicar um pouco de babosa ou crisântemo com bambu.
Suplementos minerais

Em forma triturada Adicione giz à comida dos papagaios.Você pode fixar pequenas pedras de giz especial nas grades da gaiola. Giz de construção não é adequado.
Ferva bem as cascas de ovo, seque-as e triture-as até virarem pó. Isso resulta em um excelente suplemento mineral caseiro. É uma boa ideia adicionar carvão vegetal ou farinha de ossos às cascas de ovo e à areia para ajudar a remover toxinas do organismo da ave.
Água
Também existem requisitos relacionados à água. Os fluidos corporais de um periquito devem estar sempre frescos. O ideal é oferecer pequenas quantidades de água à ave, trocando-a regularmente. A temperatura da água também precisa ser monitorada. A temperatura ideal é de 15 graus..
Recomenda-se limpar o bebedouro automático diariamente. Não dê água da torneira aos seus pássaros, mas sim água mineral para bebês ou água filtrada. Você pode oferecer aos seus papagaios uma mistura de 100 ml de água com algumas gotas de suco de limão ou vinagre de maçã para prevenir a megabacteriose.
O mel também é útil para limpar o estômago do papagaio. Algumas gotas são suficientes para limpar o estômago da ave. Enriqueça a alimentação com ração proteica e grãos germinados. Óleo de peixe e queijo cottage fresco, magro e esfarelado também são recomendados.
Mingau
Alimentar os pássaros diariamente com mingau cozido é benéfico. Embora trigo sarraceno, soja, fubá de milho, cevada pérola, painço e arroz sejam aceitáveis, o mingau deve ser cozido apenas em água, sem açúcar, óleo, sal ou outros temperos.
Os filhotes de periquito precisam de: mingaus líquidos, trigo e sêmola, desde que uma quantidade mínima de açúcar, um pouco de casca triturada e uma gota de óleo de peixe sejam adicionadas a uma colher de chá de alimento.
Os filhotes precisarão ser alimentados com uma seringa. Cada ave necessita de 3 a 5 ml por refeição. O mingau líquido contém água suficiente.
Recomendações para alimentar pássaros
O sal é contraindicado para periquitos. Mesmo pequenas quantidades podem ser prejudiciais. E uma dieta composta apenas de pão não é adequada para periquitos. Apenas farinha de rosca branca, adicionada a vegetais ralados finamente, é aceitável. O leite, no entanto, pode causar danos ao estômago delicado do periquito. Sucos de frutas e vegetais consumidos com alimentos são benéficos..
O chocolate é veneno para os pássaros.
- Você não pode dar a eles alimentos fritos ou defumados.
- Mudanças drásticas na dieta – e a ave adoece.
- Os periquitos são conservadores em sua dieta, sendo importante diversificar gradualmente sua alimentação.
- O outono e a primavera são épocas de muda. Os suplementos vitamínicos são essenciais durante esses períodos. O consumo de frutas pode ser aumentado.
- As aves são alimentadas várias vezes ao dia. Seu apetite aumenta com temperaturas frias e dias longos. Quanto mais ativa a ave, mais alimento ela precisa.
Se você preparar a dieta do seu periquito com sabedoria, ele permanecerá alegre, alerta e grato pelos seus cuidados por muito tempo.
O chocolate é veneno para os pássaros.

