Como ensinar um periquito a falar

Ensinando um papagaio a falarMuitas casas abrigam pássaros lindos e animados com plumagem colorida — os periquitos. Eles cativam corações com sua natureza alegre, inquieta e enérgica. Você nunca ficará entediado ou entediado na companhia de um pássaro assim. Como os periquitos são conhecidos por serem incríveis imitando a fala e os sons, quase todos os donos tentam ensinar seus pássaros a falar. Nem todos têm sucesso, pois para alcançar resultados, é preciso conhecer algumas regras, que você pode aprender neste artigo e conferir no vídeo.

Qual papagaio devo escolher para treinar?

Dentre todas as aves, os sabiás-do-campo possuem a capacidade de falar. mais pronunciado em homens do que em mulheresAs fêmeas também podem aprender a falar, mas só conseguirão memorizar de 10 a 20 palavras. Portanto, quem decidir treinar um periquito é aconselhado a escolher um macho.

Você deve comprar um pássaro quando ele tiver entre 35 e 50 dias de idade. Nessa idade, os papagaios já estão saindo do ninho e se alimentando sozinhos. Muitos criadores de pássaros que treinam periquitos há muito tempo acreditam que os resultados do treinamento podem ser ainda melhores se o filhote for retirado do ninho alguns dias antes de sair. No entanto, será necessário... alimente o bebê com uma colher sozinha, o que requer certos conhecimentos e experiência.

Condições para manter uma ave treinada

Antes de iniciar o treinamento, o papagaio precisa receber condições de vida confortáveis, onde terá que se adaptar por algum tempo.

É aconselhável escolher e equipar uma gaiola para um periquito. Em conformidade com as seguintes recomendações:

  1. Como ensinar um papagaio a falarPrimeiramente, a ave deve ser colocada em uma gaiola separada, localizada em um cômodo separado, longe de outras aves. Caso contrário, será difícil ensinar seu papagaio a falar. Isso porque sua ave começará a imitar outras aves, já que os sons emitidos por elas são mais simples do que a fala humana.
  2. As dimensões aproximadas da gaiola devem ser 40 x 30 x 25 cm. Uma gaiola maior não é aconselhável para um pássaro de estimação com penas, pois ele pode se esconder em um canto distante se não quiser interagir com pessoas. Uma gaiola menor permitirá que o papagaio crie laços com as pessoas mais rapidamente.
  3. Durante os dois primeiros meses após adquirir um periquito, evite equipar a gaiola com balanços, espelhos, brinquedos ou outros itens desnecessários. Em tenra idade, as aves não reagem a esses brinquedos. Além disso, eles dificultam a mobilidade do periquito e podem até causar ferimentos. Pendurar e fixar diversos objetos é permitido somente após o periquito completar quatro meses de idade.
  4. Não é recomendável soltar um papagaio recém-adquirido da gaiola durante o primeiro mês. Em um cômodo espaçoso, a ave terá dificuldade para se orientar e calcular a velocidade de voo, o que pode resultar em um impacto grave contra o teto, a parede ou a janela. Os papagaios começam a se orientar bem dentro de casa por volta dos três meses de idade. Apenas o vidro da janela representa um perigo para aves jovens. Portanto, o ideal é soltar os pássaros da gaiola quando estiver escuro e as cortinas estiverem fechadas.

Nos primeiros dias, para não assustar o papagaio, Não é recomendável acariciá-lo ou pegá-lo no colo.Para ajudar seu periquito a se acostumar mais rapidamente com o novo ambiente e com as pessoas, aproxime-se da gaiola com frequência e fale com ele em tom de voz calmo. Se a ave ficar inquieta na sua presença, evite perturbá-la nos primeiros dias.

Normalmente, em poucos dias, seu papagaio se adapta completamente, para de voar pela gaiola e começa a observar as pessoas e o ambiente ao redor com interesse. Durante esse período, você pode começar a se aproximar da gaiola e falar com o papagaio em voz calma. Ao fazer isso, você deve mencionar o nome do papagaio com frequência.

Como ensinar um periquito a falar?

Ensinar um papagaio a falar é um processo interessante e envolvente, mas bastante demorado. Ensinar uma ave a falar não acontece em 5 minutos. É preciso paciência. presença e atenção constantes.

Assim que seu periquito se acostumar com o novo ambiente, você poderá começar a treiná-lo, seguindo algumas regras:

  1. Ensinando um papagaio a falarAlimente seu animal de estimação emplumado alguns minutos antes da aula. Converse com ele enquanto ele come.
  2. O ideal é acostumar seu pássaro às aulas em horários específicos. Por exemplo, aproxime-se dele às 10h da manhã e fale calmamente por meia hora. A segunda aula acontece à noite, por volta das 18h ou 19h. Dessa forma, o papagaio se acostumará com o início das aulas em um horário específico e esperará que seu dono interaja com ele.
  3. Com a chegada da noite, a ave responde com relutância ao treinamento; portanto, no inverno, as aulas noturnas devem ser realizadas mais cedo.
  4. Nos primeiros dias, você deve falar com seu periquito usando sons familiares, como arrulhos e assobios. Você pode até imitar o som da ave. Depois, passe para palavras monossilábicas (como "chur", "shar", "chas", "rice" e "sir"). É especialmente útil se o nome do seu periquito for fácil de pronunciar.
  5. As palavras devem ser pronunciadas com clareza, cada uma com uma entonação distinta. O ensino não deve ser conduzido de maneira desinteressada e monótona. Cada palavra deve ser repetida muitas vezes (quarenta vezes ou mais).
  6. Você precisa falar com o pássaro de forma calma e gentil, sem raiva ou ameaças na voz.
  7. Assim que seu papagaio começar a falar palavras simples, você pode começar a ensiná-lo a dizer expressões como "Que pássaro bonito" ou "Kesha é boa".
  8. Os papagaios percebem melhor vozes agudas, por isso recomenda-se que uma criança ou uma mulher fale com ele.
  9. Durante o treinamento, a mesma pessoa deve sempre falar com o papagaio. Eles não se adaptam bem a mudanças na voz e podem se recusar a treinar completamente.
  10. Se um periquito ficar ansioso ou reagir de forma diferente a uma determinada palavra, provavelmente é um sinal. É melhor não usá-la durante o treinamento.

Para evitar perder tempo treinando um papagaio, a gaiola com a ave pode ser Coloque-o em um quarto ou na cozinha.E diga a ele as palavras que ele está aprendendo enquanto cozinha, limpa ou realiza outras tarefas domésticas.

É possível ensinar um papagaio a falar em um dia?

Como ensinar um papagaio a falarO tempo de treinamento para periquitos depende das características individuais da ave. Seu animal de estimação emplumado pode ser lento ou, ao contrário, rápido. É um bom sinal se, já no primeiro dia, o papagaio começar a prestar atenção às suas palavras, simplesmente abrir o bico ou até mesmo responder à sua conversa com um som. Se a ave já estiver tentando emitir sons no primeiro dia, é um sinal de talento e você pode continuar o treinamento com segurança.

Os papagaios são os que mais falam. Comece de 3 a 5 meses após o início do treinamento.Somente após 2 a 3 meses seu animal de estimação emplumado pronunciará sua primeira palavra. Depois disso, o aprendizado ocorrerá muito mais rapidamente.

Como saber se o treinamento está sendo feito corretamente?

Como ensinar um papagaio a falar é um processo longo, às vezes é impossível saber se o dono está fazendo tudo certo e se o pássaro começará a falar em breve. Você certamente está fazendo a coisa certa se o seu animal de estimação está aprendendo. comporta-se da seguinte maneira:

  1. Durante a aula, ele olha para você atentamente.
  2. Escuta atentamente, eriçando as penas e fechando os olhos.
  3. Ele começa a morder os lábios assim que você para de falar.
  4. Ele voa até você, pousa no seu dedo e começa a olhar dentro da sua boca.
  5. Ele começa a pronunciar novos sons que são incomuns para ele.

É possível ensinar um periquito a falar, no entanto. É um processo longo., o que exige tempo e carinho para com seu animal de estimação emplumado. E a quantidade de palavras que seu pássaro falará no futuro depende diretamente da sua dedicação e paciência.

Comentários