Criar galinhas poedeiras em casa: dicas e vídeos

Instruções para criar galinhas poedeiras em casaDurante séculos, as pessoas se interessaram pela criação de galinhas, pois, com pouco trabalho, tempo e dinheiro, essas aves podem produzir ovos, penas, carne e pintinhos. Hoje, a ciência da criação de galinhas avançou significativamente e muitos estão se aventurando no campo da experimentação, construindo seus próprios galinheiros em casa. Os produtos resultantes são frequentemente usados ​​não apenas pela família, mas também vendidos, tornando o "negócio de galinhas" uma importante fonte de renda. Quão viável é isso?

As principais etapas da reprodução

As seguintes etapas podem ser identificadas como aquelas em que os criadores de galinhas iniciantes devem se concentrar:

  • Descrição passo a passo da criação de galinhas poedeiras em casa.disposição das instalações;
  • escolher uma raça de galinha;
  • Preparação da ração;
  • compra e cuidado de aves;
  • Recebimento e venda de produtos.

A etapa mais importante é criação de uma "casa""para a população de aves. O sucesso ou fracasso futuro da empresa dependerá em grande parte disso. Em primeiro lugar, é preciso escolher o tipo de criação: gaiola ou chão."

Conteúdo celular

Você pode encontrar inúmeros vídeos online que demonstram claramente o processo de construção de um galinheiro. Você verá que não é nada difícil; o segredo é abordar a tarefa com sabedoria e dedicar esforço e diligência. Você pode criar galinhas sozinho ou com toda a família.

Calcular o tamanho necessário do galinheiro é muito simples: não se deve alojar mais de quatro aves por metro quadrado. Só assim as galinhas se sentirão confortáveis ​​e livres. O tamanho padrão de um galinheiro é de aproximadamente 3 metros quadrados.

Criação de galinhas poedeiras no chão

Regras para a criação de galinhas poedeiras no chão em casa.Ao escolher este método de criação, deve-se arrumar o chão do galinheiro: para evitar hipotermia e queda na produtividade das galinhas, é necessário que esteja limpo. Isolar com argila ou terraVocê pode cobrir a parte superior com turfa, palha ou areia.

Necessário fornecer luz naturalMas, para o inverno, também deve ser providenciado isolamento artificial. O cômodo em si deve ser seco, bem ventilado, mas livre de correntes de ar. O piso é coberto com pedra britada e areia, e depois com uma fina camada de serragem.

Você também precisará de ninhos para ovos (um ninho para cada quatro galinhas), um poleiro (fácil de fazer com varas de madeira, 20 cm de poleiro por galinha). O tamanho ideal do ninho é de 30 por 40 cm, feito de feno ou palha, e deve ser colocado no local mais afastado e escuro.

Para maior conforto, as aves podem ser colocadas dentro de casa. banheiras, cinzeirospara que as galinhas possam rolar nelas, livrando-se de parasitas como pulgas e ácaros das penas. Esses "banhos" são especialmente importantes para galinhas criadas em ambientes fechados e que não têm permissão para sair e circular livremente.

Se você planeja trabalhar não apenas com galinhas adultas, mas também com pintinhos recém-nascidos, deve se preparar com antecedência. preparar a incubadoraPara uso doméstico, o modelo mais indicado é um com ventilador, projetado para 70 ovos. Recomenda-se uma fonte de alimentação independente para proteger os futuros pintinhos da hipotermia em caso de queda de energia.

Como escolher uma raça de galinhas poedeiras

O sucesso de um negócio iniciante também depende da escolha correta da raça de galinha para criação caseira. Primeiro, é preciso decidir o cruzamento, ou seja, o produto principal: carne ou ovos. Esses cruzamentos podem incluir:

  • As nuances da escolha de uma raça de galinhas poedeiras para reprodução.Carne (utilizada na criação de galinhas em larga escala, não recomendada para criação doméstica).
  • Ovo (alta produção de ovos).
  • Raças mistas (difíceis de criar em casa, é melhor abandoná-las em favor de galinhas de raça pura).
  • Frango de corte (alta produtividade, ideal para criação doméstica).

Portanto, para a manutenção da casa, o melhor é usar raças de galinhas poedeirasSe o produto final for ovos ou frangos de corte (caso a carne seja o produto pretendido), as seguintes raças de galinhas poedeiras são as mais adequadas para criação doméstica:

  1. Rodonita (uma raça muito prolífica e compacta que tolera bem as baixas temperaturas do inverno e é resistente a doenças).
  2. Leghorn (alta produtividade, casca branca, fácil de criar).
  3. Galinhas brancas russas (elas toleram muito bem o frio, são galinhas brancas e elegantes, com boa fertilidade).
  4. Pushkinskaya.
  5. Loman Brown (raça alemã, prolífica, tolera bem mudanças na alimentação).
  6. Kuchinskaya Yubileinaya (alta produtividade em idade precoce, ovos grandes).
  7. Hisex (marrom ou branca, põe ovos grandes, ideal para iniciantes, fácil de criar).

A idade das galinhas depende da finalidade: se for para produção de carne, a idade ideal para frangos de corte é de um dia (é muito fácil determinar isso pela cobertura - elas têm penugem macia em vez de penas), para raças poedeiras é mais significativa - 3 a 4 semanas (nessas galinhas as penas já estão desenvolvidas).

Seleção e compra de ração

Características da alimentação adequada de galinhas poedeiras em casa.Se as galinhas necessitarem de rações com composições específicas, as aves adultas comerão de bom grado grãos (adequados). trigo sarraceno, trigo, cevada) ou ração composta. Para garantir o desenvolvimento saudável da ave, recomenda-se alimentá-la periodicamente com suplementos de minerais e vitaminas.

Calcular a quantidade necessária de ração não é difícil: uma ave necessita de até 100-120 gramas de grãos por dia. A alimentação é realizada duas vezes por dia, embora o acesso à água potável deva ser garantido em todos os momentos.

No inverno, deve-se adicionar à dieta grama verde, feno pré-preparado, cascas de ovos e giz triturado. Durante a muda de outono, sementes de linhaça e girassol, além de torta de oleaginosas, são adicionadas à ração.

Principal - escolha uma dieta equilibradaCaso contrário, a falta de alimento afetará a produção de ovos. Você pode assistir a um vídeo sobre como alimentar e cuidar de galinhas poedeiras em casa.

Criar galinhas poedeiras em casa

Fatores a considerar ao criar galinhas poedeiras em casa.Então, você já adquiriu tudo o que precisa, agora é hora de cuidar adequadamente do seu bando de pássaros para alcançar os resultados desejados. Antes de tudo, você deve seguir a regra principal de cuidado: limpeza no galinheiro.

É importante limpar regularmente as fezes das aves e trocar a forração das gaiolas pelo menos duas vezes por semana. As galinhas poedeiras adoram ar fresco, por isso é importante garantir ventilação regularO vídeo demonstra os detalhes da criação de galinhas poedeiras em casa.

No inverno, as galinhas poedeiras precisam de cuidados especiais. Em primeiro lugar, você deve isolar o quartoElimine completamente as correntes de ar. A temperatura e a luminosidade devem ser semelhantes às da primavera; isso maximizará a produção de ovos. É recomendável incluir grama verde e vegetais (cenouras e pedaços de repolho) na dieta para fornecer vitaminas às aves.

Na primavera e no outono realizar o abateGalinhas fracas e com baixa produtividade são descartadas, o que ajuda a identificar boas poedeiras. Essas são as que devem ser usadas para reprodução. Existem vários segredos para identificar poedeiras produtivas.

Primeiramente, trata-se de uma ave ativa e alegre, com crista lisa e bico curto e elástico. Além disso, observe a distância entre os ossos pélvicos: em boas poedeiras, ela é bastante ampla, em torno de 6 cm, enquanto em aves improdutivas é significativamente menor, com gordura claramente visível nos ossos.

Com os devidos cuidados, os ovos resultantes superarão os ovos de granja em muitos aspectos, serão mais nutritivos e terão uma cor de gema natural. Se você produzir uma grande quantidade, deverá submetê-los a uma inspeção veterinária e vendê-los com confiança! A demanda por esses ovos é sempre maior do que a de ovos de granja.

Criação de galinhas poedeiras em casa

Galinhas poedeiras produtivas são boas em todos os aspectos, exceto por um: seus instintos maternos são fracos. Portanto, quem quiser tentar a criação de galinhas deve investir em uma incubadora.

Para maior conveniência, o processo de incubação é dividido em três períodos, cada um com condições diferentes:

  • do primeiro ao décimo primeiro dia (é necessária a temperatura mais alta possível, cerca de 38 graus, com alta umidade);
  • 12 a 18 dias (a temperatura cai para 37,4°C) °CA umidade também deve ser reduzida);
  • 19 a 21 dias (a temperatura cai para 37 graus, mas a umidade aumenta para 70%).

É importante lembrar que na incubadora A ventilação deve ser realizada.Promover o desenvolvimento adequado dos embriões.

Dicas úteis de avicultores experientes

Convidamos você a se familiarizar com os truques maravilhosos compartilhados por criadores de galinhas experientes:

  • Dicas de criadores de galinhas experientes para a reprodução e manutenção adequadas de galinhas poedeiras.Para uma galinha, o dia dura das 6h às 19h, então, no inverno, a ave pode ser "enganada" ligando-se a iluminação artificial.
  • Se o objetivo é obter ovos, comprar um galo não é necessário; no entanto, sua presença contribuirá para o aumento da produção de ovos.
  • Em casa, você pode criar cerca de 30 galinhas poedeiras.
  • Estatísticas mostram que uma galinha põe um ovo a cada dois dias, e o período de produção ativa dura cerca de seis meses, após os quais é necessário repor as aves do galinheiro. Para evitar grandes despesas de uma só vez, você pode adicionar aves jovens ao galinheiro gradualmente.
  • Como as galinhas poedeiras não são conhecidas pela sua higiene, é aconselhável escolher bebedouros fechados; isso ajudará a manter a água limpa e fresca por mais tempo.
  • As galinhas poedeiras são conhecidas por sua sociabilidade, portanto, mesmo os criadores de aves iniciantes precisam comprar pelo menos três galinhas para evitar que elas fiquem entediadas.

Os custos de criação de galinhas poedeiras são mínimos e, com os devidos cuidados, essas beldades emplumadas produzirão ovos fielmente. produto fresco e ecológico, que podem ser consumidas diretamente ou, em maior escala, vendidas em lojas e mercados. Até mesmo um iniciante consegue cuidar dessas aves pouco exigentes.

Comentários