Se você sempre sonhou em ter um papagaio falante em casa, mas duvida que consiga ensiná-lo, saiba que é totalmente possível, e pássaros falantes não são incomuns. No entanto, você deve estar preparado para se dedicar bastante, treinando seu animal de estimação com método e paciência dia após dia para aprimorar suas habilidades. Além disso, para garantir que seus esforços não sejam em vão, é melhor se familiarizar com alguns dos detalhes teóricos do processo de treinamento com antecedência.
Repita as mesmas palavras na presença dele.
Para começar, escolha uma primeira palavra. Ela deve ser curta e ter de duas a três sílabas. Os papagaios aprendem melhor com palavras simples como "mingau", "olá", "tchau", "mamãe" e assim por diante. Diga a palavra várias vezes enquanto olha para o seu animal de estimação para que ele entenda que você está falando com ele. Fale devagar e tente demonstrar o máximo de emoção possível para cativar seu animal. Mas evite, principalmente nas primeiras tentativas, pronunciar a palavra com entonações diferentes, pois isso pode confundir e deixar seu papagaio atordoado.
Tenha paciência e deixe o pássaro responder à sua fala por um tempo. No início, o papagaio tentará responder apenas com sons e, aos poucos, você começará a discernir os contornos das palavras.
Mantenha o silêncio durante o treinamento.
A sala de treinamento deve ser silenciosa para que nada distraia a ave, naturalmente curiosa, do aprendizado. Remova o espelho e os brinquedos da gaiola durante a aula, caso contrário, o treinamento será ineficaz.
Mas, após o treinamento, certifique-se de devolver o espelho ao seu dono emplumado para que ele tenha a oportunidade de praticar adequadamente em frente a ele e aprimorar suas habilidades de pronúncia.
Utilize discos e programas de computador especiais.
Na maioria das vezes, discos especiais e programas de computador são usados para ensinar pássaros a cantar. Esses são métodos consagrados pelo tempo, baseados nos mesmos princípios do treinamento vocal: o pássaro tenta, inicialmente de forma desajeitada e depois com mais confiança, repetir certas melodias e cantos. Esses discos são usados com mais frequência para ensinar canários jovens a cantar.
No entanto, podemos afirmar com segurança que os papagaios também conseguem reproduzir com facilidade sons gravados em mídia eletrônica que imitam canções ou melodias. Isso é especialmente verdadeiro se a gravação for reproduzida em um tom de voz agudo, já que esse timbre é mais facilmente percebido pelas aves.
Os papagaios também gostam simplesmente de ouvir música rítmica, tentando imitar o canto. Isso geralmente ocorre na forma de um balbucio peculiar, mas esse é o primeiro sinal de progresso na aprendizagem da pronúncia de palavras distintas.
Elogie-a por seus primeiros sucessos.
Não se esqueça de usar reforço positivo durante o treinamento: recompense seu animal de estimação com petiscos e um tom de voz gentil e encorajador. Ofereça ao seu papagaio algo especial, que não esteja normalmente incluído em sua dieta habitual. Este será um método realmente eficaz para treinar seu aluno emplumado.
Tenha paciência, não grite nem se irrite com seu pássaro, mesmo que ele seja teimoso ou desinteressado. É possível que seu papagaio esteja entediado ou cansado; nesse caso, não insista e adie o treinamento até que seu animal de estimação esteja pronto para aprender novamente.
Faça exercícios
Todos os exercícios devem ser regulares e as sessões de treinamento devem durar pelo menos 10 a 20 minutos por dia. O ideal é agendar as sessões no mesmo horário todos os dias, ajustando a duração ligeiramente de acordo com o humor do papagaio.
Os papagaios não entendem o significado das palavras, mas conseguem associá-las a ações específicas, o que pode ser muito benéfico para criar uma forma específica de aprendizado, um tanto semelhante ao ensino de crianças. Trata-se de uma forma de memorizar palavras "ligadas" a situações específicas, por exemplo: "encontro" - "olá", "adeus" - "adeus", "alimentação" - "mingau", "comer". O único requisito é que as situações sejam reais, não imaginárias, para que a ave possa associar a palavra que você diz ao que está acontecendo ao seu redor.
Os papagaios são aves muito inteligentes, com boa memória e grande capacidade de aprender a fala humana. Comunicam-se facilmente e criam laços fortes com as pessoas, o que sem dúvida pode ser uma grande vantagem durante o seu treino. No entanto, ensinar uma ave a falar com clareza e praticar essas habilidades exige bastante esforço e paciência.



