
Bacalhau – fotos, nomes
A família do bacalhau habita não só água salgada, mas também corpos de água doce do Hemisfério Norte. Além da lota, Todos os bacalhaus são espécies marinhas.Eles se distinguem por:
- bigode no queixo;
- 1-2 nadadeiras anais;
- 2-3 barbatanas dorsais;
- escalas muito pequenas;
- cerca de 1% de teor de gordura na carne;
- aproximadamente 7% das reservas de gordura do fígado.
Bacalhau. Um peixe de fundo com corpo alongado e cor verde-clara que se alimenta de peixes pequenos. Distingue-se por numerosas manchas escuras nos flancos e dorso, e manchas mais claras na barriga. Possui carne branca e densa, rica em proteínas e com baixo teor de músculos e ossos. É apreciado pelo seu valor nutricional e é uma boa fonte de óleo de peixe.
Navaga. Um peixe marinho que vive em cardumes no fundo do mar., que se divide em dois tipos:
A navaga-comum habita os mares Vermelho, Branco e de Barents. Distingue-se pelo seu corpo alongado e castanho, com estrias castanhas nos flancos e dorso, e estrias prateadas no ventre. Pode pesar até 700 g e atingir um comprimento de até 45 cm.
- O navaga do Extremo Oriente habita o Mar de Okhotsk, o Mar do Japão, o Mar de Bering e o Mar de Chukchi. É de grande porte, mas sua carne não é tão saborosa quanto a do navaga comum. Distingue-se pela barriga branco-prateada e dorso verde-oliva escuro com um tom púrpura.
Arinca. Um peixe com nadadeiras raiadas.Encontrado nos mares do norte dos oceanos Ártico e Atlântico, o haddock tem um peso médio de cerca de 3 kg e um comprimento que varia de 50 a 75 kg. No entanto, também existem exemplares maiores. Distingue-se por um corpo relativamente alto, ligeiramente achatado lateralmente, e um dorso lilás ou violeta. A barriga do haddock é prateada ou branco-leitosa. O peixe tem uma carne muito tenra e saborosa, rica em minerais.
PollockEsta família é composta por espécies bentônicas, encontradas nas águas costeiras de muitos oceanos do norte. Podem pesar cerca de 1,5 kg e atingir até 55 cm de comprimento. Distinguem-se pelo corpo alongado e pela barbatana caudal com uma pequena reentrância. A carne do bacalhau-do-atlântico contém cerca de 2% de gordura e é rica em vitaminas e minerais.
Família Scombridae – fotos, nomes
A família inclui peixes com nadadeiras raiadas, que são caracterizados por:
- pequenas nadadeiras adicionais atrás das nadadeiras anal e dorsal mole;
- um pedúnculo caudal fino e comprimido lateralmente com 2 ou 3 quilhas;
- corpo longo em forma de fuso;
- anel ósseo ao redor dos olhos.
Os nomes dos peixes velozes desta família marinha incluem atum, marela, sardinha, bonito, wahoo, cavala do Mar de Azov e do Mar Negro, cavala do Atlântico, cavala das Curilas e cavala do Extremo Oriente. Sua carne geralmente não possui espinhas pequenas, mas é bastante gordurosa e macia. Contém abundância de vitaminas D e B12, bem como ácidos graxos ômega-3.
A família do linguado – foto, nome

As espécies mais comuns são o linguado e o alabote. No total, existem aproximadamente 500 espécies de peixes planos encontradas em águas profundas.
Linguado
Outro nome para esse tipo de peixe é galinha-d'angolaPossui carne branca e sem espinhas, com teor de gordura entre 1% e 5%. As espécies norte-americanas deste peixe marinho são as mais conhecidas. A carne da solha é rica em vitaminas D e A, além de selênio.
Linguado
Entre esses peixes marinhos, as variedades mais populares são o alabote do Pacífico, o alabote do Mar Negro e o alabote azul. Sua carne contém entre 5% e 12% de gordura. É rica em vitaminas B12 e B6, fósforo, selênio, potássio e magnésio. O alabote pode ser usado para reduzir a resistência venosa, melhorar o fluxo sanguíneo e prevenir arritmias e aterosclerose.
Peixe arenque – nomes, fotos
Os peixes marinhos desta espécie distinguem-se pelo facto de possuírem Não há uma única escama na cabeça.Possuem dentes muito pequenos e ou não têm linha lateral ou têm uma linha lateral muito curta. As espécies de arenque mais importantes para o comércio são:
- espadilha europeia;
- Sardinha europeia;
- Arenque do Pacífico;
- arenque do Atlântico;
- Senhaden do Atlântico.
A carne de arenque do mar contém uma grande quantidade de proteínas, gorduras poli-insaturadas e vitamina A.
Predadores marinhos formidáveis: tubarões

Os tubarões são principalmente peixes predadores, mas alguns se alimentam de peixes pequenos, lulas e plâncton. Entre eles estão o tubarão-boca-grande, o tubarão-frade e o tubarão-baleia.
Apesar de alguns relatos de acúmulo de mercúrio na carne de tubarão, algumas culturas ainda a utilizam como alimento. As barbatanas de tubarão são usadas em culturas asiáticas para fazer sopas requintadas. E o fígado de tubarão também. Contém vitaminas B e A.e é utilizado na fabricação de diversos medicamentos.
Família Sargan – foto
Este é outro tipo de peixe marinho predador. Os peixes-agulha distinguem-se por:
- corpo em forma de agulha;
- dentes pequenos;
- mandíbulas longas;
- pesando 400 g;
- 95 cm de comprimento.
O peixe-agulha vive nos mares Branco, de Barents e Báltico, onde nada ao longo da costa, perseguindo cardumes de peixes. A carne do peixe-agulha é muito saborosa.No entanto, há um detalhe a ter em conta na hora de cozinhar: as espinhas do peixe ficam verdes quando cozidas, mas não há motivo para preocupação.
O artigo apresentou apenas uma pequena seleção de nomes e fotos de peixes de águas profundas. Todos esses peixes são altamente nutritivos e, portanto, frequentemente encontrados em mesas de jantar. Recomenda-se até mesmo que animais de estimação comam peixes de água salgada em vez de peixes de rio, que são menos contaminados com metais pesados e livres de pesticidas e radionuclídeos.
















A navaga-comum habita os mares Vermelho, Branco e de Barents. Distingue-se pelo seu corpo alongado e castanho, com estrias castanhas nos flancos e dorso, e estrias prateadas no ventre. Pode pesar até 700 g e atingir um comprimento de até 45 cm.

