
Contente
Diferenças e características das raças
Todas as raças pertencentes a diferentes grupos distinguem-se por um tipo físico específico. Com base no tipo físico, os porcos são classificados como:
- bacon (estoniano e local);
- universal (branco grande);
- predominantemente banha (estepe ucraniana e Mirgorod);
- carne e banha (branca da estepe).
Todos os nomes definem o desempenho básico do produto.
Para o grupo da carne Os seguintes sinais externos são característicos:
- Presunto leve e pequeno volume de peito;
- parte dianteira leve;
- corpo significativamente alongado.
O tamanho do tórax desses animais é muito menor que o tamanho do corpo.
Espécies sebáceas distinguem-se pelas seguintes características externas:
- Parte dianteira bastante pesada;
- grande volume torácico;
- corpo muito largo e profundo;
- ganaches densos e carnudos;
- Presunto carnudo e suculento.
A circunferência do tórax é significativamente maior ou comparável à circunferência do tronco.
As variedades universais e de gordura animal ocupam um grupo intermediário entre os tipos de gordura e de carne.
Descrição e fotos de espécies populares
Raça nativa

A raça Landrace é uma raça de carne. Sua grande quantidade de carne e fina camada de gordura subcutânea a tornam uma raça ideal para produção de bacon.
Criadores descobriram uma característica muito interessante: o cruzamento de gado Landrace com outras raças produziu descendentes notáveis. O que é único é que, durante o período de engorda dos animais, quando atingem até 100 kg, o teor de carne magra aumenta de 4 a 5%.
Descrição externa da variedade local:
- orelhas compridas pendendo sobre os olhos;
- corpo alongado;
- O cabelo não é grosso nem claro;
- Pele fina.
A criação de porcas da raça Landrace é bastante complexa. Isso se deve ao fato de que as porcas e os animais jovens são exigentes em termos de cuidados e condições de alojamento. Mesmo pequenas alterações no processo de engorda ou nas condições de alojamento impactam negativamente a fertilidade, o tamanho da ninhada e muitos outros parâmetros.
Para javalis desta raça de porcos criados em nosso país, O peso corporal médio é de cerca de 300 kg.A circunferência corporal pode atingir até 182 cm e a circunferência torácica é de aproximadamente 164 cm. As porcas podem pesar entre 280 e 290 kg, com uma circunferência corporal de aproximadamente 168 cm e uma circunferência torácica de até 150 cm. As porcas da raça Landrace são altamente prolíficas, produzindo até 9 leitões por ninhada. O ganho de peso diário médio para esta raça chega a 709 g. Em 190 dias, os animais desta raça ganham aproximadamente 100 kg de peso vivo.
As principais características da raça Landrace incluem taxas de desenvolvimento e crescimento excepcionalmente altas, agilidade e resistência. A raça Landrace produz bacon da mais alta qualidade.
Desvantagens: flancos fracos, tendência a abanar o rabo e a usar as patas traseiras, não tolera bem o stress.
Raça branca

Porcos brancos de grande porte podem ser engordados para produzir uma carcaça rica em carne, bacon ou gordura. Porcos dessa raça se distinguem por uma constituição harmoniosa e não grosseira, pelagem branca e estrutura robusta.
O tamanho corporal dos varrões atinge 190-195 cm, e o das porcas, 150-160 cm. A cabeça é grande, com testa alta, e o pescoço é grosso e comprido. As orelhas não são grossas nem grandes, inclinando-se ligeiramente para a frente, mas não caídas.
Dorso: Longo e largo, sem espaço atrás das omoplatas. Peito: Profundo e maciço. Lombo: Largo. Garupa: Firme e larga. presuntos redondosOs porcos brancos são de baixa estatura e têm pernas fortes com cascos largos e uniformes.
A pele é elástica e densa, sem dobras. As cerdas, que estão densamente distribuídas por todo o corpo, são finas e lisas.
As porcas têm excelente fertilidade. Elas produzem até 14 leitões por ninhada, com uma produção de leite de aproximadamente 55-65 kg. Os leitões podem atingir um peso vivo de aproximadamente 22-27 kg após dois meses. Em 170-185 dias, os leitões atingem o peso alvo de 100 kg.
A característica distintiva do porco branco de grande porte é sua boa e rápida adaptabilidade às condições alimentares e climáticas. Possui uma estrutura genética flexível, altas taxas de fertilidade e maturidade precoce.
Imperfeições: alta tendência à obesidadeAparência pouco atraente: presunto mal definido, garupa flácida. Não toleram bem temperaturas extremas, sejam elas altas ou baixas.
Duroc

Os porcos Duroc são normalmente usados na criação para desenvolver híbridos de raça pura. A carne desses porcos caracterizada por boa qualidade.
Esta raça caracteriza-se por uma constituição compacta e grande porte. O corpo é de tamanho médio, largo e profundo. Os machos medem aproximadamente 182-187 cm, enquanto as fêmeas medem aproximadamente 173-188 cm. As orelhas são longas e caídas para a frente. O dorso é arqueado, as pernas são fortes e altas, e a garupa é bem definida. A cor da pele varia do dourado ao vermelho intenso.
As porcas Duroc não são muito férteis. Nesse aspecto, são inferiores às raças Branca e Landrace. Uma porca produz aproximadamente 8 leitões por parto. As porcas Duroc são calmas e amamentam bem seus leitões. O ganho de peso diário é de aproximadamente 770 a 900 gramas. A raça Duroc é precoce. Em 160 a 175 dias, eles ganham 100 kg de peso vivo..
Características: boa adaptabilidade à manutenção e resistência em pastagens, uniformidade das carcaças, animais calmos, produção de carne estável e elevada.
Desvantagens: baixa fertilidade, suscetibilidade a doenças como rinite atrófica, alta dependência da quantidade de proteína na alimentação.
Porcos na grelha

Inicialmente, foram desenvolvidas as raças húngara Mangalitza e britânica Lincolnshire. Elas diferiam apenas na cor da pelagem. Essas raças desapareceram completamente do mercado em 1971, pois não conseguiam competir com as raças de crescimento e maturação rápidos. Hoje, resta apenas uma no mundo. Raça húngara desses porcos.
As características únicas de sua pelagem permitem que os porcos sobrevivam facilmente ao inverno e escapem de diversos insetos no verão. Eles também são conhecidos como "porcos-ovelha". De acordo com a cor da pelagem, os porcos-ovelha são classificados em quatro tipos: branco, vermelho, preto e misto. A variedade preta está criticamente ameaçada de extinção.
Os porcos Mangalitsa não exigem condições especiais para sua criação ou cuidados: alimentam-se de uma variedade de alimentos vegetais, não necessitam de instalações com isolamento térmico e não requerem vacinação.
A carne é considerada uma iguaria. Nem a beleza dos animais, nem as diversas proibições, nem o pequeno tamanho da população afastam os apreciadores da carne de porco manglitza. Hoje, existem relativamente poucos desses porcos no mundo.
No primeiro parto Uma porca dá à luz cerca de 3 a 6 leitões.E, em partos subsequentes, o número de leitões aumenta. Em seis meses, os leitões estão completamente formados.
porcos vietnamitas

O porco vietnamita é uma raça de bacon. A carne de alta qualidade, o baixo teor de gordura e o sabor distinto, em comparação com outras raças, tornam-nos atrativos para a criação.
Uma porca desta raça pode atingir 110-125 kg, e um varrão 160 kg. O rendimento de carne é recorde em 74-85% do peso vivoO porco vietnamita é altamente prolífico e atinge a maturidade precocemente. Os porcos atingem a maturidade sexual após cinco meses e, seis meses depois, a porca produz sua primeira ninhada de 15 a 18 leitões por vez. Uma porca produz aproximadamente 25 leitões por ano, e esse padrão continua por 15 anos.
Aos seis meses de idade, quando os porcos atingem um peso vivo de aproximadamente 74-81 kg, são abatidos. A carne de alta qualidade, com baixo teor de colesterol, vende-se rapidamente.
A alta qualidade da carne desses porcos se deve ao excelente processamento da matéria vegetal. Sua dieta consiste em aproximadamente 60% de forragem. A criação dessa raça suína em pasto reduz significativamente os custos com alimentação. Ração balanceada especialmente formulada, uma variedade de tubérculos e forragem verde são a base da alimentação dos porcos vietnamitas.
Os porcos-barrigudos são muito limpos.Se for possível criar os porcos soltos, eles defecarão em um único local. À noite, quando não for possível criá-los soltos, os animais defecarão até o amanhecer. A área deverá ser mantida seca e limpa o tempo todo. No verão, especialmente em dias quentes, deve-se fornecer água fresca.
Devido à sua alta fertilidade e baixo custo da ração, a criação de porcos vietnamitas é um negócio bastante lucrativo.
Características distintivas da raça: forte imunidade a diversas doenças e maturação precoce, temperamento calmo, descomplicado e onívoro.
As raças de porcos descritas acima estão entre as mais produtivas. Para uma propriedade rural privada, recomenda-se escolher a raça vietnamita, de grande porte. raça de carne branca ou de maturação precoceEsses são os porcos mais prolíficos, maiores e que exigem menos cuidados. Criá-los requer investimento mínimo e os resultados são garantidamente excelentes.













