
Descrição, fotos e variedades do roedor jerboa.
Dependendo da espécie, o jerboa pode ter comprimento do corpo de 5 a 30 cmO animal possui uma cabeça curta e densa, pernas finas e uma cauda longa. Os jerboas também se distinguem por:
- corpo curto;
- focinho achatado;
- Orelhas arredondadas e excepcionalmente longas;
- olhos grandes;
- pescoço quase invisível;
- membros posteriores longos e fortes com pés alongados;
- borla preta e branca na ponta da cauda;
- Pelagem espessa e macia em tons de amarelo-acinzentado.
Os jerboas se movem saltando, cruzando as patas dianteiras curtas sobre o peito. Essa locomoção lembra muito o salto de um canguru. O roedor usa a cauda, que funciona como um leme, para se orientar.
Os animais têm 16 ou 18 dentes.Além de usarem seus incisivos para triturar alimentos, eles também os usam para soltar a terra. Em seguida, escavam a terra solta com seus membros.
Tipos de jeboas com fotos
Esses roedores habitam o território da Rússia. semidesertos e estepes do sul da SibériaOs representantes mais interessantes da família dos jerboas são as seguintes espécies:
O jerboa-grande, ou lebre-terrestre, é o maior representante dessa espécie de mamífero, distinguindo-se por um comprimento corporal de 26 cm, uma longa cauda em forma de lágrima e pelagem castanho-clara. A lebre-terrestre é reconhecida como o habitante mais setentrional, podendo ser encontrada no sul da Sibéria, nas estepes da Crimeia e ao longo dos afluentes meridionais dos rios Oka e Kama.
- O jerboa-pigmeu de cinco patas. Este pequeno animal, medindo de 5 a 6 cm de comprimento, sempre foi considerado um habitante do Deserto de Gobi. No entanto, na década de 1960, esta espécie foi descoberta na parte sul da República de Tuva. Este roedor pigmeu distingue-se pelas suas orelhas pequenas, olhos grandes e uma cauda de 8 cm de comprimento. As suas patas traseiras são muito bem desenvolvidas e possuem cinco dedos.
- O jerboa-de-orelhas-compridas. Este animal de 9 cm de comprimento vive no norte da China e no sul da Sibéria. Suas principais características distintivas são suas orelhas muito longas, uma cauda longa com um tufo arredondado na ponta, antenas e pelagem cinza com um tom avermelhado. A barriga e os flancos do animal são brancos, e o tufo em sua cauda é preto.
- O emuranchik. Com até 12 cm de comprimento, este animal vive em desertos pedregosos e estepes argilosas. Raramente é encontrado em solos arenosos. Esta espécie rara habita as proximidades do rio Irtysh, na região sul do Volga, na região do Dnieper e nas estepes do Cazaquistão.
- O jerboa-eurasiático. Este animal relativamente grande, que atinge de 19 a 22 cm de comprimento, habita os desertos arenosos e as estepes da Ásia Central. Pode viver nas montanhas, alcançando altitudes de até dois quilômetros acima do nível do mar. O jerboa-eurasiático distingue-se pela sua pelagem cinza-amarelada ou marrom-ocre. Alimenta-se de insetos, bulbos, partes verdes de plantas e sementes.
Estilo de vida
Os olhos grandes e o tamanho das orelhas indicam que se trata de um jerboa. são habitantes noturnosEles saem de suas tocas cerca de meia hora após o pôr do sol e passam a noite inteira procurando comida. Podem percorrer até cinco quilômetros para isso. Antes do amanhecer, o animal retorna à sua toca, onde dorme o dia todo.
Em jerboas Existem quatro tipos de visons:
- A toca permanente possui várias entradas. A entrada principal é inclinada, enquanto as outras são quase niveladas com a superfície e servem como alternativas. A entrada principal leva a uma câmara habitacional, onde o animal usa talos de grama triturados para criar uma espécie de "cama" para si.
- Tocas diurnas temporárias. Essas moradias variam de 20 a 50 cm de comprimento. Para manter a umidade e o frescor, a entrada é selada com um tampão de areia ou terra.
- Tocas de fuga. São passagens simples onde os animais se escondem. Têm de 10 a 20 cm de profundidade.
- Tocas de inverno. Essas moradias contêm uma câmara de inverno e áreas de armazenamento subterrâneas a uma profundidade de 1,5 a 2,5 metros.
Durante o inverno, muitas espécies de jerboas hibernarIsso ocorre por volta de outubro e dura quatro meses. Se o tempo esquentar repentinamente no inverno, os animais podem despertar por um curto período.
Nutrição Jerboa

Longevidade e Reprodução
Assim que os jerboas saem da hibernação, eles começa a época de reproduçãoEsse período geralmente começa em meados de março ou início de abril e continua até o outono. Há de 1 a 3 ninhadas por ano.
A gestação de uma fêmea dura aproximadamente 25 dias. Uma ninhada de um a oito filhotes pode nascer por vez. Os filhotes vivem com os pais por dois meses, após os quais iniciam suas vidas independentes. Os roedores jovens atingem a maturidade sexual aos dois anos de idade.
Na natureza, os jerboas vivem pouco mais de três anos. Sua expectativa de vida aqui depende de seus predadores naturais. Os roedores devem temer:
- aves de rapina;
- mamíferos de grande porte;
- répteis.
Se o animal viver em cativeiro, sua expectativa de vida aumenta significativamente.
Jerboas em casa

O fundo do abrigo deve ser preenchido com areia ou coberto com turfa. A cama deve ser macia. Outra vantagem da turfa é que permite que os animais cavem, o que é essencial para os habitantes do deserto. A areia também deve estar facilmente disponível, pois os roedores precisam de banhos de areia.
A gaiola deve estar equipada com:
- tigela para beber;
- tigela de comida;
- Material para o ninho na forma de capim seco, raízes e gravetos.
Como os jerboas são animais muito limpos, eles se higienizam e têm um local específico para fazer suas necessidades. Portanto, é essencial limpar a gaiola deles regularmente.
Os roedores têm dificuldade em se adaptar aos humanos. O contato com humanos causa estresse em animais noturnos, o que pode levar a... A rotina diária é interrompida.Mesmo que, com o tempo, o animal perca o medo do dono e até se aconchegue em seus braços, ele ainda será um animal selvagem. Por isso, não é recomendável soltar um jerboa da gaiola, pois ele escapará na primeira oportunidade.
Avistar um jerboa na natureza é bastante difícil. Eles são muito tímidos e estão até mesmo listados como espécie ameaçada de extinção, já que estão entre os animais mais raros do nosso planeta. Fotos e imagens de várias espécies de jerboa podem ser vistas em nossa galeria de fotos.












O jerboa-grande, ou lebre-terrestre, é o maior representante dessa espécie de mamífero, distinguindo-se por um comprimento corporal de 26 cm, uma longa cauda em forma de lágrima e pelagem castanho-clara. A lebre-terrestre é reconhecida como o habitante mais setentrional, podendo ser encontrada no sul da Sibéria, nas estepes da Crimeia e ao longo dos afluentes meridionais dos rios Oka e Kama.

