Até mesmo a menção de tarântulas costuma evocar medo: essas aranhas se distinguem por sua aparência ameaçadora. Mas até mesmo uma tarântula pode ser um animal de estimação exótico: é perfeitamente possível ter uma em casa. É importante conhecer todas as condições e regras para cuidar delas, seu habitat e sua alimentação.
A tarântula é uma aranha relativamente grande da família das aranhas-lobo, com o corpo coberto de pelos. Na natureza, as tarântulas habitam desertos, estepes e outras áreas secas. Como a maioria das aranhas, elas são ativas à noite — período em que caçam — e durante o dia, escondem-se em tocas verticais de até 65 cm de profundidade. Elas revestem as paredes de suas tocas com teias e as utilizam para criar casulos para seus ovos.
Em casa, as tarântulas requerem apenas cuidados delicados. Por isso, são frequentemente criadas por amantes de animais exóticos (especialmente espécies raras e grandes). No entanto, é melhor escolher uma tarântula fêmea, principalmente se for a sua primeira vez. As tarântulas fêmeas têm uma expectativa de vida significativamente maior do que os machos, podendo chegar a 20 ou até 30 anos.
Principais tipos de tarântulas
Existem quase 200 espécies dessas aranhas. A espécie mais comum em nosso país é a tarântula-do-sul-russa, ou mizgir. Trata-se de uma aranha pequena: as fêmeas não ultrapassam 3 cm de comprimento, e os machos são ainda menores. Sua coloração depende inteiramente do habitat e pode variar do avermelhado ao cinza. Na natureza, a tarântula-do-sul-russa é encontrada em áreas de floresta-estepe e estepe.
A tarântula-preta-brasileira é bem maior, mas tem um temperamento calmo. Na natureza, vive na América do Sul, mais comumente no Brasil, e se empoleira em raízes, troncos ou pedras. Sua coloração é marrom-escura. Sua expectativa de vida pode chegar a 20 anos.
A tarântula-da-apúlia é nativa da Itália e de outros países do sul da Europa, bem como do norte da África. É bastante grande, atingindo aproximadamente 7 cm de comprimento, e distingue-se pela ausência de tecelagem de teias.
A tarântula espanhola. Como o nome indica, é comum na Espanha, bem como em outros países do sul da Europa, como Portugal e Itália. Anteriormente, era considerada uma variante da tarântula da Apúlia.
Independentemente da espécie, todas as tarântulas compartilham características comuns: um corpo peludo composto por duas partes — o abdômen e o cefalotórax. Possuem quatro pares de olhos e um campo de visão de 360 graus. No entanto, a coloração do animal pode variar. A fêmea é sempre maior que o macho. Tarântulas grandes podem ter um comprimento corporal de até 10 centímetros e suas pernas podem atingir 30 centímetros. As espécies americanas de tarântula são consideradas as maiores. Espécies menores não ultrapassam 2,5 a 3 centímetros de comprimento.
Tarântula: Como Criá-la em Casa
As tarântulas são consideradas animais de estimação fáceis de cuidar, mas é melhor começar com apenas uma, de preferência uma fêmea. Considere o tamanho e as características da espécie. Quanto maior a aranha, maior o terrário. Em relação às condições de alojamento, elas devem ser o mais próximas possível do ambiente natural, portanto, tudo depende da espécie. As tarântulas do sul da Rússia são as mais fáceis de cuidar, mas as variedades exóticas exigem uma abordagem mais específica.
Assim como todos os animais de estimação, as tarântulas apreciam cuidados e são completamente inofensivas, a menos que sejam agressivas. Basta seguir as instruções de cuidado e manutenção.
O que as aranhas comem em casa?
As tarântulas são predadoras e sua dieta consiste principalmente de proteínas. Elas se alimentam de pequenos insetos vivos (menores que a própria tarântula): grilos, gafanhotos, baratas, e espécies de aranhas maiores podem até comer pequenos mamíferos. A presa é apresentada à tarântula inteira, em suas patas.
Lembre-se, porém, que os insetos para alimentação devem ser comprados em lojas especializadas e nunca capturados ao ar livre. Insetos encontrados na natureza podem transmitir doenças perigosas para as tarântulas.
As aranhas comem raramente; uma tarântula adulta deve ser alimentada apenas uma vez por semana, não mais frequentemente, caso contrário desenvolverá problemas de saúde. Se uma tarântula não estiver com fome, não caçará e não demonstrará nenhum interesse em comida. Se você notar que o abdômen dela aumentou significativamente de tamanho, a alimentação deve ser interrompida temporariamente para evitar que o animal morra devido a uma ruptura abdominal.
A dieta também deve incluir micronutrientes e vitaminas, além de gluconato de cálcio duas vezes por semana. Lembre-se de que a tarântula não deve ser alimentada três dias antes e três dias depois da muda. Ela precisa ter acesso constante à água.
Leia também, Como criar uma aranha em casa.
Condições de criação para uma tarântula doméstica
Uma tarântula de estimação deve ser mantida em um terrário; suas dimensões dependem do tamanho do animal. Por exemplo, para um animal que mede 3 centímetros, um terrário de 30 x 30 x 30 centímetros é adequado. Para um animal de até 7 centímetros, o comprimento e a largura devem ser de aproximadamente 50 centímetros. Se o corpo da aranha for maior que 8 centímetros, cada lado do terrário deve ter pelo menos 80 cm.
Por segurança, o terrário deve estar sempre coberto com uma tampa para evitar que a aranha ou os insetos que você comprou para alimentá-la escapem.
O terrário deve ser semelhante ao habitat natural da tarântula — deve ter algum tipo de toca ou outro esconderijo. Um terrário muito grande sem esse tipo de esconderijo deixará a tarântula desconfortável.
Quanto ao material do terrário, pode ser vidro (como um aquário comum) ou plástico. O musgo de turfa, que deve ser umedecido regularmente, é o melhor material para o enchimento.
Uma boa ideia é fazer de um a três furos no tanque para que o inseto possa se esconder das pessoas.
O microclima ideal deve ser criado no interior do terrário, com uma temperatura entre +18° e +25°. Se a temperatura estiver muito alta, as tarântulas crescerão mais intensamente.
As condições de vida podem ser muito modestas, mas, se desejar, você pode comprar:
- higrômetro para monitorar os níveis de umidade;
- Trava para terrário - para evitar fugas;
- Pulverizadores para manter os níveis de umidade.
O terrário precisa ser limpo regularmente; durante esse período, a tarântula é colocada em um frasco de vidro. O terrário é lavado com água, o forro é trocado e quaisquer partículas de comida restantes são removidas.
Quanto tempo uma tarântula vive em casa?
As tarântulas fêmeas vivem mais tempo que os machos, geralmente até 20 anos, e às vezes até 30. Os machos, no entanto, não vivem tanto tempo após atingirem a maturidade sexual. Sua expectativa de vida total é normalmente de 5 a 10 anos.
Leia também: Aranha tarântula Brachypelma albopilosum.
Dicas e nuances
Dicas básicas para donos de tarântulas:
- Ao comprar uma tarântula, é preciso verificar se ela não apresenta ferimentos e se toda a documentação está em ordem.
- Tarântulas baratas custam em torno de 1000 rublos.
- Se você aprendeu a cuidar de uma aranha, pode tentar aumentar o número de indivíduos.
- As tarântulas do sul da Rússia não estão entre as mais belas representantes dessa espécie. Sua popularidade se deve principalmente à facilidade de manutenção: essa espécie é ideal para iniciantes.
- Evite agressividade ou hostilidade em relação ao seu animal de estimação. Apesar de sua natureza relativamente pacífica em cativeiro, as tarântulas ainda são predadoras e, se agressivas, podem morder a mão de uma pessoa. Embora seu veneno não seja fatal, é desagradável: a mordida de uma tarântula pode ser comparada à picada de uma abelha. Portanto, é importante tomar precauções e proteger as mãos com luvas ao manusear uma tarântula.
Como você pode ver, apesar de sua aparência ameaçadora, a tarântula não representa perigo para seu dono: com os devidos cuidados e precauções, o risco de picada é muito baixo. Esta aranha exótica é fácil de cuidar e é um animal de estimação ideal.
Leia também, Todas as aranhas são perigosas?.






