Aranhas e escorpiões são representantes venenosos da classe dos aracnídeos.

Aracnídeos: aranhas, escorpiões, carrapatosAranhas e escorpiões estão entre os membros mais misteriosos e menos estudados do mundo dos aracnídeos. Quase todas as espécies de aranhas são venenosas, até mesmo as aranhas domésticas. Apenas aquelas que conseguem penetrar a pele causam danos a humanos e animais de sangue quente. Essas aranhas representam menos de 1% da população mundial.

Os escorpiões possuem um segmento em forma de pera chamado télson, localizado no último segmento abdominal e curvado dorsalmente. O télson termina em um ferrão afiado, que contém o ducto das glândulas de veneno.

Aracnídeos chamados falanges vivem em ambientes quentes e áridos. Eles não possuem glândulas de veneno. No entanto, as falanges podem infligir uma mordida dolorosa e causar infecção.

A ordem das aranhas é a mais importante de todos os aracnídeos – ela reúne, segundo diversas fontes, de 20 a 50 mil espécies.

Aranhas venenosas

As aranhas possuem um sistema digestivo misto, tanto externo quanto interno. Elas perfuram a carapaça quitinosa do inseto com suas poderosas quelíceras e injetam veneno, juntamente com sucos digestivos, no corpo da presa. Em seguida, a aranha suga o alimento parcialmente digerido.

Uma grande horda de aranhas está dividido em três subordens:

  • aranhas artrópodes;
  • tarântulas ou aranhas migalomorfas;
  • Aranhas araneomorfas (aranhas tecelãs de orbe, aranhas tecelãs de teia, aranhas-lobo, aranhas-saltadoras).

Os mais perigosos para humanos e animais são os representantes da segunda e terceira subordens.

Tipos de aranhas

Aranhas e suas variedadesAranhastarântulasEsta subordem inclui aproximadamente 2.000 espécies — as maiores e mais perigosas. Elas vivem na África, Austrália e América do Sul. São raras no sul da Europa. Caracterizam-se pelo seu grande porte — por vezes com uma envergadura de patas superior a 20 cm. Habitam fendas em rochas, ocos de árvores e fissuras no solo. Alimentam-se de insetos, pequenos roedores, répteis e aves, daí o nome da subordem — tarântulas. Seu veneno é neurotóxico.

aranha-marromUm araneomorfo. Uma característica distintiva são as marcas em forma de violino na parte dorsal do cefalotórax. Vive perto de humanos — em garagens, galpões, porões e sótãos. Não ataca pessoas, mas ataca em defesa própria. É encontrado no leste dos Estados Unidos.

Funil aranhaEncontrada em toda a Austrália, é considerada a aranha mais perigosa do mundo. Alimenta-se de grandes insetos. Quando ingerido, seu veneno causa taquicardia e aumento da pressão arterial.

Phoneutria de barriga pretaA aranha sul-americana também é considerada uma das aranhas mais perigosas do mundo. Seu veneno é neurotóxico, causando asfixia, paralisia e parada cardíaca. Um antídoto eficaz pode reduzir o número de fatalidades.

KarakurtPertence à família das aranhas viúva-negra. É encontrada na Ásia Central, no sul da Europa e na Crimeia. Apenas as fêmeas possuem glândulas de veneno. A picada é acompanhada de dor intensa que se espalha por todo o corpo. Observam-se aumento da frequência cardíaca, falta de ar e dor de cabeça. Os músculos abdominais ficam muito tensos. O tratamento inclui novocaína, cloreto de cálcio e soro obtido a partir do veneno da aranha viúva-negra.

Rússia do Sul tarântulaPertence à família das aranhas-lobo. É coberta por pelos que podem ser avermelhados ou quase pretos. Grande — até 3,5 cm. Seus habitats incluem estepes florestais, estepes e desertos. A picada causa dor localizada, sonolência, calafrios ou aumento da transpiração.

Aranhas sem cauda com pernas em forma de chicote - FrinesAranha-cruzada comumMembro da família das aranhas tecelãs de orbe. É comum em toda a Europa e em certas regiões dos Estados Unidos, e até mesmo no extremo norte. Prefere florestas de coníferas, pântanos na parte superior das florestas e bordas de matas. Frequentemente invade casas e celeiros. A espécie recebe seu nome de sua característica distintiva: um padrão em forma de cruz de manchas brancas na parte dorsal do abdômen. A picada causa uma dor em queimação. A pessoa sente fraqueza generalizada, dor de cabeça e dores nas articulações.

EresoHabitat: Ásia Central, sul da Europa Oriental. Os machos têm o abdômen alaranjado com quatro manchas pretas. As fêmeas têm o abdômen preto. Ao picar, a aranha insere suas quelíceras profundamente e libera grandes gotas de veneno. As pessoas sentem dor aguda no local da picada, dormência e dificuldade de movimentação. Os componentes do veneno ainda não são bem compreendidos.

Adega aranhaO abdômen é cinza com um tom marrom ou roxo. É encontrado no Cáucaso, na Crimeia e na região de Azov. Ele se esconde sob pedras e em árvores.

Como se proteger de aranhas

Como se proteger de aranhas e escorpiõesOs aracnídeos não são inimigos dos humanos. Não lhes interessamos, desde que não interfiramos em suas vidas. Eles picam com um único propósito: defesa. Em climas quentes, sua atividade aumenta, elevando o risco de picadas. As aranhas são hábeis em avaliar suas presas.

Insetos e animais grandes e maiores as assustam. Produzir uma dose de veneno exige muita energia. Portanto, as aranhas o usam com parcimônia. Uma aranha atacante libera apenas veneno suficiente para matar sua presa. Ao se defender, após avaliar a ameaça, ela pode faça uma mordida seca, sem liberar veneno.

Às vezes, esses aracnídeos perigosos entram nas casas das pessoas, escondendo-se em sapatos ou roupas íntimas. Observou-se que as pessoas são picadas com mais frequência ao se deitarem, se vestirem, sentarem no chão ou em uma cadeira, ou se secarem com uma toalha após o banho. No momento da picada, a aranha está entre o corpo da pessoa e o tecido.

Em algumas espécies, apenas as fêmeas mordem; os machos não causam danos significativos.

As picadas de aranha causam diferentes graus de dor, choque anafilático, infecção secundária da ferida e até mesmo a morte.

O veneno se divide em duas categorias:

  1. A neurotoxicidade afeta o sistema nervoso, tanto central quanto periférico. A dor é leve. Calafrios, sonolência, dificuldade para respirar e alucinações são comuns. Após algum tempo, uma dor intensa em todo o corpo é sentida.
  2. Necrótica – afeta tecidos, órgãos e sistemas do corpo no local da picada, causando dor intensa. Grandes áreas da pele são afetadas, e observam-se anemia, coagulação intravascular e insuficiência renal.

O número de picadas é influenciado por fatores como a alta densidade populacional em áreas onde as aranhas são comuns e a capacidade dessas aranhas de entrarem nas casas.

Como medida de emergência necessário:

  • Administrar o soro antídoto;
  • Proporcione à vítima repouso completo e muitas bebidas quentes;
  • Aplique gelo no local da picada;
  • Trate a ferida com um antisséptico;
  • Procure atendimento médico.

Para evitar picadas, verifique suas roupas e sapatos antes de calçá-los, trate o local com inseticidas, use luvas e mangas compridas e remova as teias de aranha.

Escorpião

Aracnídeos: aranhas, escorpiões, carrapatosUma das ordens mais antigas de artrópodes terrestres. Habitam zonas quentes e temperadas da Terra. Prosperam em climas úmidos, desertos arenosos e planaltos rochosos sem árvores. Eles caçam principalmente à noite.A atividade aumenta em climas quentes e ventosos. Sua fonte de alimento são aracnídeos, insetos e suas larvas. Os escorpiões usam seu veneno para imobilizar presas grandes.

Existem mais de 1.500 espécies em todo o mundo. Cerca de 15 espécies são encontradas na antiga URSS. Estas incluem:

  • Escorpião italiano (comprimento do corpo até 5 cm) - vive na costa do Mar Negro;
  • Escorpião mingreliano - originário das margens do Mar Negro, espalha-se ao longo das margens dos rios para o interior do continente;
  • Crimeano - encontrado na costa sul da Península da Crimeia;
  • O escorpião-de-cauda-gorda é o maior, podendo atingir até 10 cm de comprimento;
  • O escorpião variegado vive na região do Volga, na Transcaucásia e no Cazaquistão.

O veneno de escorpião é neurotrópico. As proteínas tóxicas que ele contém interferem no funcionamento de diversos sistemas e órgãos.

Morder acompanhada de dor ardente intensaA dor, que às vezes diminui, às vezes se intensifica. Com o tempo, a dor se transforma em uma sensação de queimação. Após 40 minutos, ocorre inchaço no local da picada, com uma mancha escura bem visível no centro. Podem se formar bolhas cheias de líquido seroso.

Os sintomas podem surgir entre 5 minutos e 24 horas após o início dos sintomas. As dores de cabeça se intensificam. Podem ocorrer tonturas, espasmos musculares, tremores, taquicardia e aumento da pressão arterial. A vítima fica agitada e pode sentir medo. A morte por paralisia respiratória é provável dentro de 20 a 30 horas.

Em alguns casos, a recaída pode ocorrer mesmo após o desaparecimento dos sinais clínicos de intoxicação. A vítima deve permanecer sob observação médica por pelo menos 12 horas após o desaparecimento dos sintomas.

Primeiros socorros, tratamento e prevenção

Reprodução de aranhasNas duas primeiras horas após a picada, a vítima injetar o antídotoUm soro especial — metade da dose por via intravenosa e metade por via subcutânea. Para evitar reações alérgicas, o soro deve ser administrado em doses divididas. A prednisolona é prescrita para prevenir efeitos colaterais. Um soro feito com o veneno da aranha viúva-negra também pode ser administrado. Outros medicamentos utilizados incluem pilofeno, gluconato de cálcio, glicose, prednisolona e hidrocortisona.

Caso não haja assistência qualificada disponível, o veneno é aspirado da ferida, aplica-se uma bandagem fria e o local da picada é tratado com antisséptico. A vítima deve repousar completamente.

Escorpião pode se esconder na grama, que se enterram superficialmente na areia. Portanto, é essencial usar sempre calçados com solados resistentes. Em áreas onde vivem escorpiões, inspecione roupas, calçados e áreas de convivência. Telas de proteção em janelas e portas, e rachaduras seladas em paredes e tetos protegerão sua casa da penetração desses artrópodes venenosos.

aracnídeos venenosos
Qual é a aparência de uma aranha tarântula?Por que as aranhas comem umas às outras?Aranhas e escorpiõesCaracterísticas gerais do escorpiãoAracnídeos venenosos, escorpiões e aranhasAracnídeos: aranhas, escorpiões, carrapatosPor que o veneno de aranha é perigoso?Descrição dos aracnídeosAranhas sem cauda com pernas em forma de chicote - FrinesAranhas e escorpiões

Comentários