
A estrutura de um inseto e suas patas.
As formigas pertencem à classe dos insetos da superfamília Formicidae e da ordem Hymenoptera. Esses insetos são sociais. Os insetos são divididos em 3 castas:
- fêmeas;
- machos;
- trabalhadores individuais.
Fêmeas e machos diferem na estrutura; as fêmeas possuem asas, enquanto as formigas operárias não. As primeiras formigas surgiram na época dos dinossauros. Naquela época, as formigas tinham uma estrutura primitiva. Milhões de anos se passaram desde então, e duas espécies de formigas permanecem hoje. Apesar das mudanças na estrutura, o inseto possui apenas seis patas. Esse número de patas distingue essas criaturas de seus outros parentes distantes:
- aranhas;
- sinalizadores;
- crustáceos.
Quantas patas têm as formigas? Essa pergunta é fácil de responder. É fácil contar o número de pernas.Os membros são claramente visíveis e distinguíveis quando o inseto está totalmente desenvolvido. Cada par de pernas está localizado em uma parte separada do tórax. As pernas das formigas são extremamente fortes, consistindo em três articulações. A parte superior da perna é chamada de fêmur, a parte média é a tíbia e a parte inferior é o tarso. As partes média e superior são conectadas por um esporão. Os membros variam em tamanho e proporção, dependendo da espécie de inseto. No geral, eles têm a mesma disposição de pernas. As patas dianteiras estão localizadas na parte frontal do tórax. Essas patas possuem um dispositivo especial em forma de pequena escova. O inseto usa esse dispositivo para limpar suas outras patas e antenas.
Funções das patas

Graças às minúsculas serrilhas em suas patas, as formigas conseguem realizar inúmeras manobras em diversas superfícies. Essas serrilhas as ajudam a se agarrar a praticamente qualquer objeto. Na natureza, saliências como rochas ou cascas de árvores servem como escadas convenientes.
Graças às suas patas, algumas espécies de indivíduos sabe nadar bemEntre elas, estão as formigas-buldogue australianas. Esses insetos são considerados únicos devido às suas habilidades raras. Elas conseguem nadar em poças d'água com apenas 15 cm de profundidade. Também podem saltar longas distâncias com facilidade, até meio metro de comprimento. No entanto, não são as pernas que as ajudam a fazer isso, mas sim suas mandíbulas, que usam para se impulsionar do chão.
Com suas seis patas, essas operárias desempenham uma variedade de tarefas. Elas têm a capacidade de estender seus membros além da largura do corpo, o que lhes permite carregar objetos dezenas de vezes mais pesados que o próprio peso corporal. Essa carga pode ser até 50 vezes maior que o peso da própria formiga.
As formigas também usam suas patas como auxílio à navegação. O inseto memoriza quantos passos deu após uma determinada curva. Na viagem de volta, ele ajusta o ângulo exato e o número de passos memorizado.
Existem formigas tecelãs., que usam as patas para construir ninhos. Com as patas, essas operárias coletam folhas e constroem ninhos a partir delas. Várias dezenas de indivíduos podem participar dessa tarefa. Elas seguram a folha com as mandíbulas de um lado e com as patas do outro. A cola utilizada é uma secreção produzida pelas larvas. Assim, as operárias constroem uma casa para uma grande família; ela é suspensa, mas muito confortável para toda uma colônia de formigas. Só podemos imaginar quantos ninhos como esses pequenos operários conseguiram construir.
Para que mais uma formiga precisa de pernas?

Com o tempo, as trilhas se tornam rotas confortáveis pelas quais os insetos podem se mover com rapidez e facilidade. Às vezes, as formigas cometem erros e podem andar em círculos, pois deixar uma nova marca fecha o círculo. Como resultado, O inseto corre em círculos. E acontece com frequência que o número de formigas correndo em círculos chega a várias centenas. Em um ambiente doméstico, esses círculos podem se tornar um verdadeiro desastre para uma família.
Muitas pessoas já sabem há muito tempo quantas patas uma formiga tem. Esses apêndices pequenos e versáteis ajudam as formigas a trabalhar e realizar verdadeiros milagres.


