
- crocodilos;
- tartarugas;
- cobras;
- lagartos;
- Dinossauros (forma fóssil de animais da era Mesozoica).
Contente
Características gerais dos répteis

Os répteis têm pele resistente coberta de escamas. A principal função dessas escamas é proteger o corpo do ressecamento. Por exemplo, nas tartarugas, a parte superior do corpo é coberta por escamas. A proteção é garantida por uma carcaça resistente.Os crocodilos possuem placas duras de origem óssea na cabeça e nas costas.
Os répteis respiram exclusivamente pelos pulmões. Em algumas espécies, os pulmões são iguais em tamanho e desenvolvimento, enquanto em outras, como cobras e lagartos, o pulmão direito é maior e se estende por toda a cavidade corporal. As tartarugas têm costelas imóveis devido à carapaça, portanto a ventilação é organizada de forma diferente. O ar entra nos pulmões através dos movimentos de balanço das patas dianteiras ou pela deglutição vigorosa.
O esqueleto dos répteis é bastante desenvolvido. O número e a forma das costelas variam de acordo com a espécie, mas estão presentes em todos os representantes da classe. Quase todas as tartarugas têm placas ósseas fundidas na carapaça e na coluna vertebral. As serpentes também possuem costelas. Projetado para engatinhar ativamenteOs lagartos usam suas costelas para sustentar membranas em forma de leque que lhes permitem planar no ar.
A maioria dos répteis possui uma língua curta que não pode ser protraída. Serpentes e lagartos têm uma língua longa, dividida em duas, que pode se estender para longe da boca. Para esses animais, esse é o órgão sensorial mais importante.
Pequenos répteis desenvolvem coloração característica para se protegerem do ambiente. As tartarugas são bem protegidas por uma carapaça grossa. Algumas cobras são venenosas.
Os répteis compartilham semelhanças com as aves em seus órgãos reprodutivos. Os répteis são geralmente ovíparos. No entanto, em algumas espécies, os ovos permanecem dentro do oviduto até a eclosão. Alguns lagartos e víboras pertencem a esse tipo.
Classificação dos répteis e sua distribuição
Répteis modernos estão divididos em quatro grupos:
- tartarugas (cerca de 300 espécies);
- crocodilos (25 espécies);
- Escamados (cerca de 5.500 espécies de lagartos e serpentes);
- tuatara
A última ordem pertence ao único representante dos animais com bico e asas entre os répteis.
Répteis distribuídos por todo o mundoA maior concentração ocorre em regiões quentes. Em regiões com climas frios e escassez de vegetação arbórea, os répteis são praticamente inexistentes. Os representantes dessa classe vivem na terra, na água (doce e salgada) e no ar.
Répteis fósseis antigos
Os répteis são conhecidos desde o período Carbonífero. Atingiram seus maiores tamanhos nos períodos Permiano e Triássico. Esse período também testemunhou um aumento na reprodução dos animais, que colonizaram novos territórios. Durante a era Mesozoica, os répteis dominaram tanto a terra quanto a água. Não é à toa que esse período foi chamado de Era dos Répteis.
Tartarugas

Os animais desta espécie possuem uma carapaça óssea. Externamente, ela é formada por numerosos elementos individuais de tecido córneo conectados por placas. As tartarugas terrestres têm pulmões excelentes para a respiração. Os representantes aquáticos desta classe respiram através da membrana mucosa da faringe. A principal característica desses animais é a sua longevidade. A expectativa de vida média das tartarugas supera a de qualquer outro réptil.
Crocodilos
Esses animais estão entre as espécies de répteis mais perigosas. A origem dos crocodilos está associada a répteis ancestrais, cujo tamanho era... tinha mais de 15 metros de comprimentoCientistas encontraram restos de crocodilos ancestrais em todos os continentes. Os representantes modernos dessa espécie têm um tamanho mais típico. No entanto, eles ainda são a maior espécie entre os répteis.
Os crocodilos passam quase todo o seu tempo na água. Apenas as orelhas, o nariz e os olhos do animal ficam visíveis acima da superfície. Os crocodilos nadam usando suas caudas e patas com membranas interdigitais. No entanto, apenas alguns representantes dessa classe — os crocodilos de água salgada — conseguem sobreviver em águas profundas. Os crocodilos fazem seus ninhos em terra firme. Em alguns casos, eles também emergem da água para tomar sol.
Os répteis possuem uma cauda forte e poderosa, além de serem caracterizados por alta velocidade em terra. Portanto, os crocodilos são extremamente perigosos para os humanos. Um bote repentino e fulminante pode pegar as pessoas desprevenidas. Os jacarés são considerados os crocodilianos mais perigosos.
Camaleões

Répteis são bastante exigentes em termos de cuidados. Eles precisam de um terrário espaçoso equipado com lâmpadas especiais. Uma árvore, um pequeno lago, aquecimento de piso e excelente ventilação também são necessários. Camaleões se alimentam de insetos, então seus donos também precisarão garantir que eles tenham alimento suficiente.
Iguanas
Hoje em dia, cada vez mais pessoas escolhem iguanas como animais de estimação. Este lagarto também requer cuidados especiais. As iguanas devem ser mantidas em um terrário específico que possa manter uma temperatura controlada. Iguanas de estimação preferem frutas e vegetais frescos, bem como verduras. Com os cuidados adequados e condições de vida ideais, esses lagartos podem atingir um tamanho considerável. As iguanas pesam 5 kgManter um animal de estimação desse tipo em casa é difícil; exige um grande investimento financeiro, além de custos significativos de mão de obra.
As iguanas estão entre as raras espécies de répteis que trocam de pele. A maioria dos répteis passa por esse processo em dois dias, mas nas iguanas ele pode durar várias semanas.
lagartos-monitores
Existem aproximadamente 70 espécies de lagartos-monitores. Eles habitam uma grande variedade de habitats. Seus tamanhos são impressionantes. Os lagartos-monitores-de-cauda-curta têm cerca de 20 cm de comprimento, enquanto outros são muito maiores (em torno de 1 metro). O dragão-de-komodo é considerado o maior lagarto-monitor, podendo atingir até três metros de comprimento e pesar até 1.500 kg. Não é à toa que esses animais são chamados de dinossauros modernos.
Os lagartos-monitores são cobertos por grandes escamas. Eles têm patas fortes com uma aderência tenaz e cauda longa e poderosaA língua do animal também é grande, bifurcada na extremidade. Os lagartos só conseguem sentir cheiros com a língua. Tons de cinza e marrom predominam na coloração desses animais. Os exemplares jovens da espécie frequentemente apresentam escamas manchadas ou listradas. Os lagartos-monitores habitam regiões com climas quentes. São mais comumente encontrados na Austrália, África e sul da Ásia. Dependendo do habitat, os lagartos-monitores são divididos em dois tipos. O primeiro tipo habita áreas desérticas com árvores e arbustos secos. O segundo tipo é encontrado mais próximo de florestas tropicais e corpos d'água. Alguns lagartos-monitores vivem em galhos de árvores.
Lagartixas
Répteis únicos que conseguem aderir a qualquer superfície, mesmo as mais lisas. As lagartixas podem escalar paredes de vidro lisas, pendurar-se em tetos e fazer muitas outras coisas interessantes. Um lagarto consegue se agarrar a uma superfície com apenas uma pata.
Cobras

Cobra O corpo é composto por três elementos:
- cabeça;
- corpo;
- cauda.
Alguns exemplares conservaram membros vestigiais. Um grande número de espécies de serpentes é venenoso. Elas possuem dentes sulcados ou canaliculados que contêm veneno. Esse fluido perigoso provém das glândulas salivares do animal. Todos os órgãos internos da serpente diferem dos órgãos internos convencionais. Eles são alongados. Os animais não possuem bexiga urinária. Os olhos são cobertos por... córnea, que é formada pela fusão das pálpebras. Serpentes diurnas têm pupilas transversais, enquanto serpentes noturnas têm pupilas verticais. Como esses animais não possuem canal auditivo, eles só conseguem ouvir sons altos.
cobras de água

Se a cobra pressentir perigo, então ela finge estar mortoQuando atacada, libera um líquido com odor extremamente fétido pela boca. As cobras-d'água se reproduzem em solos com plantas cobertos por musgo úmido ou detritos naturais.
A lista de répteis modernos é interminável. Todos os membros dessa classe compartilham certas semelhanças características desse tipo de animal, bem como diferenças marcantes. Esses animais despertam grande interesse em cientistas e entusiastas do mundo todo. Suas características únicas podem revelar muito sobre eles.


