
O que é uma concha?
A maioria das tartarugas possui uma carapaça grossa e protetora, uma "armadura" óssea feita de escamas densas, com estrutura semelhante à dos cabelos e unhas humanas. Isso as distingue de outros membros da classe dos répteis e pode ter contribuído para sua sobrevivência, ao contrário dos dinossauros. Essa é a característica mais comum. A casca é composta por duas camadas:
- plastrão (parte abdominal);
- carapaça (parte dorsal).
Ambas são cobertas por placas córneas resistentes, permitindo que a tartaruga suporte um peso dezenas de vezes maior que o seu próprio. Essa placa é composta por numerosos ossos, assemelhando-se a uma caixa torácica localizada na parte externa do corpo. Com seu próprio sistema circulatório e vasos sanguíneos, ela pode sangrar, causando dor.
No entanto, certas espécies só têm armadura de couro, que não é particularmente densa, foi o que deu origem ao mito de que a tartaruga é completamente desprovida dela. Isso inclui:
- tartaruga-de-couro;
- numerosas espécies de trionyx (anfíbios de três garras).
Esses répteis pesam significativamente menos, porém se movem mais rápido. Um padrão lógico, previsto pela própria natureza, pode ser observado: se uma tartaruga tem uma carapaça óssea densa, que oferece máxima proteção, ela é pesada e lenta. Se, no entanto, sua carapaça é coriácea, oferecendo proteção menos confiável contra predadores, a velocidade do animal é significativamente maior.
Os desenhos animados costumam mostrar uma tartaruga saindo de casa por um tempo. Mas, na realidade, isso é impossível! A carapaça desse réptil fundido com as vértebras e costelasPortanto, não será possível tirar uma foto! No entanto, a foto ainda mostra como uma tartaruga fica sem sua proteção. É uma cena triste.
A carapaça da tartaruga possui aberturas especiais que permitem expor a cabeça e os membros. Algumas espécies têm partes móveis que podem selar essas aberturas hermeticamente em caso de perigo.
Quem cria tartarugas deve lembrar que a carapaça faz parte do corpo, não é uma casa! Portanto, uma tartaruga precisa de um lugar especial onde se sinta mais confortável.
Uma tartaruga pode viver sem carapaça?

A resposta é simples: eles têm uma casca, mas é feito de pelePor não ser tão denso e robusto quanto um esqueleto ósseo, dá a sensação de que está faltando algo. Se você observar uma foto do esqueleto desse réptil, verá claramente que as tartarugas não possuem os músculos que sustentam suas costas, e as costelas e a coluna vertebral estão firmemente conectadas à carapaça. Portanto, a remoção indolor dessa parte do corpo é inviável!
As tartarugas-de-couro são um caso à parte. Elas parecem dar a impressão de estar nu, que não possuem cobertura óssea. Semelhantes a elas são as espécies de corpo mole, cujas conchas são cobertas por pele na fase adulta.
A concha oferece proteção?
Embora uma carapaça tão resistente ofereça alguma proteção ao anfíbio, muitos predadores demonstram táticas verdadeiramente astutas. As aves, por exemplo, levantam o infeliz réptil bem alto e o soltam, quebrando as placas ósseas e revelando a forma sem carapaça da tartaruga. Os tubarões-brancos conseguem roer facilmente a carapaça resistente, enquanto os crocodilos simplesmente engolem suas presas inteiras.
Como seria uma tartaruga sem casco?

A espécie mais comum de tartaruga-de-casco-mole é a tartaruga-de-casco-mole-grande, encontrada em latitudes mais ao sul, como Indonésia e Papua-Nova Guiné. Ela se distingue por seu tamanho impressionante (cerca de um metro) e formato arredondado. Sua pele, assim como o resto do corpo, é de cor verde-oliva clara ou cinza. Portanto, o casco se camufla com o corpo, parecendo quase imperceptível. Enquanto o casco das tartarugas jovens é ligeiramente áspero, coberto por pequenos tubérculos, o dos adultos é liso e revestido por pele. Essas tartarugas têm uma cabeça larga e curta, terminando em uma pequena probóscide.
O maior representante das tartarugas "sem casco" é Cantori, atingindo um peso de cerca de 50 quilos e dois metros de comprimento. Vive em países quentes: Tailândia, Vietnã, Filipinas e Índia. Sua carapaça é macia e lisa; os adultos podem apresentar pequenas protuberâncias perto do pescoço, mas os filhotes não as possuem.
Assim, a carapaça mole, da mesma cor da superfície do corpo, deu origem ao mito de que essas tartarugas são indefesas. No entanto, apesar da ampla circulação de tais fotografias, uma tartaruga sem carapaça não pode existir. Mas a foto mostra como são os répteis que aparentam "não ter carapaça".










