A natureza nos surpreende não apenas com sua beleza estonteante, mas também esconde inúmeros perigos. Mesmo insetos pequenos e aparentemente inofensivos podem prejudicar a saúde humana e até mesmo matar. Eles vivem em diversas partes do mundo. A lista dos insetos mais perigosos do mundo inclui 10 espécies.
O Anopheles é o inseto mais perigoso do mundo.
Este é o nome científico dos mosquitos transmissores da malária. Embora estejamos acostumados com picadas de mosquitos comuns, um encontro com um mosquito Anopheles pode causar uma doença grave, levando à incapacidade ou à morte.
formiga de fogo vermelha
Este inseto perigoso antes era encontrado apenas na América do Sul. Agora, pode ser encontrado em vários continentes. Após ser picado por uma formiga desse tipo, sente-se uma forte sensação de queimação, semelhante ao efeito de uma chama aberta. Essas picadas são especialmente perigosas para pessoas propensas a alergias.
Lonomia
A lonomia é a lagarta da borboleta lonomia, nativa da América do Sul. Ela é colorida e atraente. Seu corpo é coberto por pelos verdes em todos os lados, o que a ajuda a se camuflar entre a folhagem. Essas vilosidades contêm uma toxina perigosa que interrompe instantaneamente a coagulação sanguínea. Tocar em uma lagarta pode causar hemorragia cerebral e danos nos rins. Manusear várias lagartas ao mesmo tempo pode resultar em morte.
Megalopys opercularis
Este é o nome dado às lagartas da borboleta com o belo nome de Molly, a Coquete. Elas parecem fofas e peludas, mas não se engane. Este inseto está longe de ser tão inofensivo quanto aparenta. Escondidos entre os pelos macios, encontram-se espinhos frágeis. Ao serem tocados, eles se desprendem e permanecem no corpo, causando dor intensa e sensação de queimação. Após algum tempo, sintomas como tontura, vômito, dor abdominal aguda e, às vezes, parada respiratória se desenvolvem.
percevejo Triatomíneo
Este inseto também é chamado de "barbeiro". No entanto, seu beijo pode ser fatal. O inseto triatomíneo é vetor da perigosa doença de Chagas, que se caracteriza por disfunções cardíacas, do sistema nervoso e do trato gastrointestinal.
vespa japonesa
Este é um dos maiores insetos, podendo atingir cinco centímetros de comprimento. Ele vive no Japão. Todos os anos, cerca de 30 habitantes do país morrem devido à picada dessa vespa, cujo veneno causa uma grave reação alérgica.
formigas-soldado
Uma das variedades mais perigosas dessa espécie de inseto. Eles não constroem ninhos, mas migram em colônias inteiras em busca de presas. As formigas-correição são cegas e atacam quando sentem o cheiro de sangue. Eles conseguem devorar uma pessoa inteira em menos de um dia.
Mosca tsé-tsé
O inseto vive em países africanos e é vetor da doença do sono. Após a picada de uma mosca infectada, o funcionamento dos sistemas endócrino e cardíaco é afetado. No Uganda, mais de 200 mil pessoas morreram após serem infectadas por essa mosca nos últimos seis anos.
abelha africana
Externamente, as abelhas assassinas não são praticamente diferentes das abelhas comuns, que atacam apenas quando necessário para proteger a colmeia. As abelhas africanas atacam tudo o que se move. A mordida de uma única dessas criaturas não é fatal. No entanto, um ataque simultâneo de vários indivíduos pode causar uma reação alérgica grave e ser fatal.
Mosca-gato
Muitas pessoas acreditam que a picada de um mutuca não é mais perigosa do que a de uma abelha ou vespa comum. No entanto, algumas espécies de insetos, ao tocarem uma pessoa, depositam ovos no corpo, que amadurecem e migram para debaixo da pele, causando inflamação.
Os insetos assassinos são raros na Europa. Quem viaja para países exóticos deve ter especial cuidado para não se deparar com esses insetos.












