Quando crianças, muitas pessoas adoravam observar formigueiros e imaginar o que acontecia lá dentro. Um formigueiro caseiro é uma estrutura singular que pode se tornar um lar para formigas. Ao introduzir esses insetos na estrutura, você pode satisfazer sua curiosidade observando a vida desses pequenos animais.
Qual é a aparência e a estrutura de um formigueiro?

Existem muitos tipos de formigueiros, então todos podem encontrar algo que se adapte ao seu gosto e às suas necessidades.
A fazenda é um formigueiro artificial. Uma estrutura com múltiplas passagens, túneis e caminhos para circulação, geralmente feita de gesso, acrílico e um gel especial. Podem ser horizontais ou verticais, tridimensionais ou planas.
O principal é que seja um ambiente adequado à vida, por isso deve-se adicionar uma pequena quantidade de terra no interior. Esse ambiente permitirá que as formigas se sintam em casa, como se estivessem na natureza; elas criarão suas próprias passagens e tocas.
É importante lembrar que as formigas precisam de oxigênio. Elas respiram o ar atmosférico através de espiráculos — orifícios em seus corpos que permitem a entrada de ar. Para que elas possam respirar, pequenos orifícios precisam ser feitos na estrutura da tampa, que geralmente é colocada sobre o formigueiro.
Tipos principais
Essas estruturas podem ser de vários tipos:
- Horizontal. Essas são fazendas "deitadas", nas quais a placa principal está localizada horizontalmente, como em formigueiros naturais.
- Vertical. A laje principal não está "deitada", mas sim em posição vertical, imitando os formigueiros em camadas.
- Complexo. Combina vários tipos de estruturas ao mesmo tempo: no interior, existem tanto ninhos quanto uma arena, sendo que estas são de tamanho maior, lembrando uma cidade de formigas.
- Ilha. A arena é cercada por um fosso, com uma fazenda no meio; não são necessárias redes nem vidro. O principal é monitorar o nível da água e manter o fosso limpo.
Os formigueiros também podem ser classificados pelo material de que são feitos. Gesso, acrílico, gel e até madeira são alguns dos materiais utilizados.
As estruturas mais comuns são feitas de gesso e acrílico: são fáceis de construir e exigem pouca manutenção. As estruturas de madeira caíram em desuso devido à sua rápida deterioração: a madeira começa a apodrecer, torna-se menos durável e desmorona.
Como construir uma fazenda de gel você mesmo
Ferramentas e materiais necessários
Uma fazenda com enchimento de gel é muito fácil de manter, e o próprio material é uma fonte de umidade para as formigas. Este modelo se assemelha a um aquário, mas em vez de água, contém um gel azul ou verde completamente seguro para insetos. Ele oferece não apenas habitat, mas também alimento.
Para criar um design desse tipo, você precisará de:
- aquário ou jarro de vidro;
- gel especial;
- formigas.

Você também pode encomendar online um gel especial para formigueiro, onde está disponível uma grande variedade de cores e composições.
Criar um formigueiro como esse é extremamente simples: basta colocar o gel em um recipiente de vidro e povoar o formigueiro com formigas.
O gel é feito de água e algas, por isso as formigas se alimentam dele sem precisar comer nada. Pode ser comprado pronto em lojas de animais ou você pode fazer o seu próprio. Para isso, misture água e algas trituradas. Deixe a mistura secar e engrossar.
Instruções passo a passo para fazer
Esta é uma das maneiras mais fáceis de criar um formigueiro:
- Prepare um recipiente de vidro (aquário, jarra), lave-o e seque-o bem.
- Em seguida, despeje o gel no recipiente. O gel deve preencher mais da metade do recipiente para garantir que os habitantes da fazenda não se sintam apertados.
- Você pode introduzir formigas ali - elas mesmas cavarão passagens e túneis.
Resta apenas ventilar periodicamente a estrutura e adicionar gel conforme necessário.
Feito de gesso

Para construir um formigueiro de gesso com as próprias mãos, você precisará de mais tempo, pois é necessário esperar o material endurecer.
Ferramentas e materiais necessários
Para criar uma treliça de gesso, você precisará de:
- capacidade;
- argamassa de gesso;
- água;
- canudo de coquetel;
- lápis;
- furar;
- Estilete.
Instruções passo a passo para fazer
- Primeiramente, você precisa preparar um recipiente para diluir o gesso.
- Misture água e gesso até obter uma consistência semelhante à de creme de leite espesso.
- Em seguida, você precisa deixar endurecer por 5 a 7 dias.
- Retire cuidadosamente a massa seca do recipiente.
- Use um lápis para desenhar as futuras entradas e saídas.
- Para fazer pequenos furos, você pode usar um estilete.
- Coloque a estrutura finalizada em um aquário ou em um recipiente de tamanho adequado.
- Faça furos na tampa para permitir a entrada de ar.
- Para umedecer o habitat das formigas e alimentá-las, insira canudos de coquetel.
Acrílico
Ferramentas e materiais necessários
- lápis:
- folha de papel;
- acrílico;
- policarbonato;
- rebites de plástico;
- Canudos para coquetéis.
Instruções passo a passo para fazer
- Projete uma fazenda do futuro. Para isso, desenhe a estrutura futura, a localização aproximada dos túneis e as dimensões da estrutura em uma folha de papel.
- Pegue tinta acrílica e, seguindo o exemplo no papel, faça pequenos furos, as chamadas passagens.
- Quando a estrutura estiver pronta, fixe-a às paredes e à tampa de policarbonato usando rebites de plástico.
- Antes de povoar a fazenda, é necessário inserir tubos de ventilação na estrutura para permitir a circulação de ar, água e alimentos.
Outras opções de fabricação
Entusiastas de formigas costumam criar formigueiros com argila. Essas estruturas são rápidas e fáceis de construir. A argila é inofensiva para os insetos e pode ser facilmente moldada em qualquer formato.
A opção mais econômica é uma estrutura de poliestireno. O material é fácil de usar na construção de túneis e passagens. No entanto, não é durável e é menos conveniente para formigas.
colônia de formigas
É muito importante lembrar que não se pode introduzir um grande número de animais que não sejam insetos em uma nova casa de uma só vez.
Em hipótese alguma formigas de colônias diferentes devem ser colocadas na mesma área — elas vão brigar! Além disso, elas começarão a se multiplicar gradualmente e pode não haver espaço suficiente.
Como cuidar de um formigueiro
É importante lembrar que a fazenda é periodicamente preenchida com terra e areia para garantir que os insetos se sintam tão confortáveis quanto se estivessem na natureza. Também é importante adicionar um pouco de água e alimento.
O vidro é limpo e a própria criação é ventilada. As formigas precisam de sombra, por isso é melhor manter seu habitat longe da luz solar direta.
Construir um formigueiro não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. Basta ler as instruções e a lista de ferramentas e materiais necessários, que são fáceis de encontrar e baratos.






