Tartaruga-de-orelha-vermelha: como cuidar dela e o que dar de comer em casa?

Cuidando de um cágado-de-orelha-vermelhaNos últimos anos, manter espécies exóticas como animais de estimação tornou-se popular. Muitas pessoas criam répteis em casa. As tartarugas são muito procuradas por serem fáceis de cuidar e seguras. Um exemplo disso é a tartaruga-de-orelha-vermelha, que além de ser um animal raro, também é um animal de estimação muito querido. Como cuidar de uma em casa e quanto tempo ela pode viver com os cuidados adequados?

O que é um cágado-de-orelha-vermelha?

Isto é um animal pertence aos répteis de água doceSeu nome se deve às manchas alongadas vermelho-alaranjadas localizadas atrás dos olhos. Essa espécie de tartaruga não possui orelhas, mas tem excelente audição. Também é chamada de tartaruga-de-barriga-amarela devido à sua placa ventral de cor amarela brilhante. Possui excelente visão e olfato.

As fêmeas são maiores que os machos. O tamanho médio da carapaça varia de 18 a 30 cm. Os filhotes de tartaruga-de-orelha-vermelha têm uma carapaça verde intensa, que com a idade torna-se verde-oliva. Também pode apresentar coloração amarelo-acastanhada com listras amarelas.

A tartaruga-de-orelha-vermelha é considerada uma espécie longeva. Com os cuidados adequados, ela pode viver em um ambiente doméstico. Podem viver bastante tempo - 30 a 40 anos.Seu nível de inteligência é várias vezes superior ao de muitas outras espécies de répteis. Ele percebe perfeitamente sons em frequências muito baixas.

Como escolher um terrário para o seu réptil

Se não forem devidamente cuidados ou forem expostos a condições precárias, os cágados-de-orelha-vermelha estão fadados à morte. Esta espécie de tartaruga é considerada ideal para animais de estimação. São muito resistentes e requerem atenção cuidadosa para garantir seu bem-estar.

  • nutrição;
  • microclima;
  • água.

Como cuidar de uma tartarugaO ideal é manter esses répteis em cativeiro. em um aquário de 150 litrosO aquário deve ser espaçoso. A tartaruga não passa o tempo todo na água e sobe periodicamente para respirar. O animal cresce com o tempo, e o nível da água no aquário deve ser proporcional ao tamanho da sua carapaça. O réptil deve poder se movimentar livremente dentro do aquário. Acredita-se que quanto mais espaço e água no aquário, melhor ele se sentirá.

É muito importante, antes de colocar um cágado-de-orelha-vermelha em um aquário, planeje o território corretamente Hoje em dia é fácil, pois a maioria das lojas de animais vende aquários prontos para abrigar répteis. Depois de comprar um, basta adicionar a quantidade necessária de água.

A temperatura ideal da água deve estar entre 21 e 25 graus.OC. O nível do solo deve ser de 25%. O réptil precisa de liberdade de movimento para que possa se virar facilmente.

O aquário precisa de água decantada ou, melhor ainda, água filtrada. As trocas parciais de água devem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Se isso não for possível, o ideal é equipar o aquário com um filtro específico. Nesse caso, as trocas parciais de água podem ser feitas uma vez por mês.

A área de descanso do réptil deve ser equipada com uma lâmpada de aquecimento para que a tartaruga possa tomar sol, assim como faz em seu habitat natural. A temperatura da ilha deve ser de 10 graus Celsius.OA temperatura (C) deve ser superior à temperatura da água no recipiente. Uma das partes da terra deve ser inundado com águaO réptil poderá rastejar para fora do aquário, e uma ilha segura servirá como um ótimo lugar para se aquecer e descansar. Sua superfície deve ser texturizada para que o cágado-de-orelha-vermelha possa se mover facilmente da água para a terra e vice-versa sem ficar preso.

Nutrição

Um animal tão exótico requer uma nutrição adequada. Se todos os cuidados necessários forem tomados em casa, o cágado-de-orelha-vermelha prosperará e desfrutará de uma vida longa com a família.

Esses animais são carnívoros quando jovens, mas posteriormente preferem uma dieta à base de plantas. As tartarugas jovens necessitam de muitas vitaminas, como cálcio e aminoácidos, para garantir um desenvolvimento adequado. As tartarugas adultas conservam e armazenam energia.

Os cágados-de-orelha-vermelha têm uma dieta muito variada, mas é preciso levar em consideração a idade do animal. Diversos alimentos são adequados:

  • Nutrição de tartarugasalimentos de origem vegetal (vegetais);
  • Alimento para peixes de aquário;
  • alimentação artificial;
  • peixe;
  • insetos;
  • Plantas para aquário;
  • invertebrados.

As tartarugas têm um bom apetite e propenso a comer em excessoOs donos de répteis devem fornecer aos seus animais de estimação uma dieta balanceada rica em cálcio. Lojas de animais vendem alimentos especiais para tartarugas. Especialistas recomendam diversificar a dieta dos animais e alimentá-los com comida semelhante à do seu habitat natural.

Às vezes, as tartarugas recebem carne bovina, de aves e de cavalo, de preferência cozida e cortada em pedaços pequenos. Peixe é um alimento favorito dos répteis, geralmente oferecido cozido ou cru. Peixe congelado é frequentemente usado para esse fim, mas deve ser descongelado antes de ser oferecido à tartaruga. Evite alimentar tartarugas com peixes gordurosos para evitar problemas digestivos.

Recomendado para aquários de répteis Soltar peixes pequenos vivos, que podem ser:

  • guppies;
  • carpa cruciana;
  • espadas;
  • peixinho dourado.

Caracóis e lulas são um verdadeiro deleite para os cágados-de-orelha-vermelha. Eles também preferem dáfnias e crustáceos de água doce. Insetos são um bom complemento à sua dieta, incluindo grilos, gafanhotos e outros insetos não venenosos. Muitas pessoas se perguntam quanta comida vegetal e de outros tipos eles precisam.

Alimentos de origem vegetal devem constituir pelo menos 60% da dieta da tartaruga. Adultos alimentam-se facilmente de vegetação aquática:

  • cabomba;
  • Ceratopteris;
  • Lidwigia.

Répteis também apreciam folhas de dente-de-leão, repolho, alface, trevo e folhas de cenoura e beterraba. Eles também comem plantas domésticas como hibisco, babosa, manjericão e jacinto. Tartarugas-de-orelha-vermelha podem comer grãos como trigo germinado, feijão e sementes.

Lojas de animais vendem ração específica para cágados-de-orelha-vermelha, por isso é importante comprar também para seus répteis de estimação. É fundamental seguir a dosagem recomendada para essa ração e para os suplementos vitamínicos.

Tartarugas jovens com até 2 anos de idade. deve ser alimentado duas vezes ao diaAs tartarugas adultas precisam ser alimentadas a cada 2-3 dias. Os filhotes devem ser alimentados em uma bandeja especial com comida fresca, de alta qualidade e morna.

Características de cuidado e manutenção

Como cuidar adequadamente de uma tartarugaEsta espécie de tartaruga é ideal para iniciantes. Com os cuidados adequados, elas têm uma longa expectativa de vida, podendo ser um animal de estimação para a família por muitos anos. Existem algumas regras básicas para os cuidados e a manutenção adequados em casa.

Você não pode deixar a tartaruga solta no chão.Ali, ela poderá encontrar algo para comer. Pode haver correntes de ar no chão, o que pode ser muito prejudicial à saúde do réptil.

A carne é um alimento pesado para as tartarugas, portanto, não se deve oferecê-la a elas com frequência.

Quando o animal estiver coberto por algas finas, não é recomendável escová-lo. Isso pode danificar a carapaça e ferir a pele do réptil.

Se o aquário não estiver equipado com uma ilha e não houver terra nele, o animal pode morrer por precisar de ar.

Vários suplementos vitamínicos Devem ser incluídos na dieta, mas usados ​​com moderação. Caso contrário, terão um efeito prejudicial no cágado-de-orelha-vermelha.

Para que um réptil se torne um verdadeiro membro da família e proporcione momentos agradáveis ​​de convívio, ele precisa de mais do que apenas comida, cuidados e água limpa em um aquário. Só assim ele se tornará um verdadeiro companheiro, e sua expectativa de vida sempre dependerá da família à qual pertence.

Comentários