O ouriço-pigmeu africano é um mamífero que não existe na natureza. É um animal criado em cativeiro, razão pela qual não pode ser libertado na natureza. Foi criado através do cruzamento do ouriço-da-argélia com outras raças de ouriços africanos.
Antes de adquirir este adorável animal de estimação, leia atentamente as instruções de cuidados e manutenção.
Contente
Como domesticar um ouriço-pigmeu africano
Para domesticar um ouriço, cerque-o de carinho e atenção. Converse com ele regularmente e crie um ambiente seguro e tranquilo. Os ouriços têm visão fraca e um olfato muito apurado. Eles reconhecerão você pelo seu toque, cheiro e voz.
Tente levantar seu animal de estimação delicadamente pela barriga. Se ele começar a usar seus espinhos, use um cobertor ou toalha para levantá-lo. Isso evitará o pânico e acalmará o ouriço. Se suas tentativas de pegá-lo não forem bem-sucedidas, não se preocupe. Em hipótese alguma grite com o animal e, principalmente, não o arremesse! Em vez disso, seja equilibrado, mas assertivo.
Os ouriços são animais noturnos. Portanto, tente não perturbá-los durante o dia, especialmente nos primeiros dias após adquiri-los. Para ajudá-los a se acostumarem com você rapidamente, tente alimentá-los na mão com a maior frequência possível.
Fale com seu animal de estimação em um tom de voz calmo e gentil. Pegue-o no colo diariamente por 15 a 20 minutos. Se você seguir essas orientações simples, seu ouriço logo começará a se aproximar de você por conta própria.
Descrição e variedades
O ouriço-pigmeu africano não ultrapassa os 20 cm de comprimento e pesa cerca de 500 g. Os indivíduos desta raça diferem entre si na cor.
Os ouriços-cacheiros sal e pimenta têm olhos, máscara e nariz pretos. Possuem mais espinhos pretos do que os ouriços sem pigmentação. A pele ao redor das orelhas e nas costas também é preta. Há manchas da mesma cor na barriga e nas patas.
Os indivíduos cinzentos têm olhos, máscara e nariz pretos. Manchas da mesma tonalidade são encontradas na barriga e nas patas. Os espinhos desta espécie são cinza-escuros ou marrom-escuros. Nas costas e ao redor das orelhas, a coloração transita gradualmente do cinza-escuro para o preto.
O ouriço marrom possui espinhos castanho-claros. Seus olhos são pretos, contornados de azul. Sua máscara é castanho-clara. Seu nariz é marrom-chocolate. Sua barriga e patas têm coloração uniforme. A pele das costas e das orelhas apresenta um tom rosado com um fundo acinzentado.
A variedade "Chocolate" possui espinhos marrons. Os olhos são pretos. A máscara e o nariz são de um marrom suave. A pele nas costas e ao redor das orelhas tem uma tonalidade acinzentada. Podem estar presentes manchas quase imperceptíveis na barriga e nas patas.
A variedade champagne possui penas bege-claras. Sua máscara não é proeminente. O nariz é rosado. As costas e as orelhas têm coloração semelhante. Os olhos são vermelho-rubi. O ventre e os membros deste indivíduo apresentam coloração uniforme.
A "Cinacote" tem metade de suas penas marrom-claras, enquanto a outra metade é bege-clara. A máscara é quase imperceptível. O nariz é rosado com pintas marrons. Os olhos deste indivíduo são pretos ou rubi. A barriga e as pernas têm coloração uniforme. A pele nas costas e ao redor das orelhas é rosada.
A variedade "canela" possui pelagem castanha clara, com aspecto de agulha. A máscara é pouco visível. O nariz é castanho-rosado. Este indivíduo tem olhos pretos ou vermelho-rubi escuro. As patas e a barriga têm coloração uniforme. A pele das costas e das orelhas é rosada.
Além dessas variedades, qualquer indivíduo pode apresentar uma anomalia de cor:
- Pinta - qualquer parte da pele pode apresentar falta de pigmentação;
- Floco de neve - 30-70% das agulhas estão descoloridas;
- Branco - quase todas as agulhas estão descoloridas.
Um mamífero pode nascer albino. Animais com essa coloração anormal têm espinhos brancos, pele rosada e olhos escarlates.
Prós e contras de se ter um ouriço-pigmeu como animal de estimação.
Ter um ouriço-cacheiro africano em casa tem muitas vantagens:
- Os criadores desses animais afirmam que o ouriço pode aliviar a fadiga e até mesmo baixar a pressão arterial;
- Os ouriços são criaturas muito inteligentes. Eles podem se apegar rapidamente aos seus donos e criar laços com eles;
- O ouriço-pigmeu africano pode ser facilmente treinado para uma rotina de alimentação, descanso e interação com seu dono;
- Este animal não exige muito tempo em termos de cuidados. Basta manter a gaiola limpa, dar banho no animal ocasionalmente e aparar suas unhas;
- Os ouriços-cacheiros raramente emitem sons e, quando o fazem, são praticamente inaudíveis;
- O ouriço é muito compacto. Há espaço para ele até mesmo no menor apartamento;
- Como o animal vive em uma gaiola, ele não danificará seu papel de parede, móveis e outros objetos de valor;
- Os ouriços não precisam ser levados para passear. Eles fazem suas necessidades em um canto específico da gaiola;
- Os ouriços-pigmeus africanos não são exigentes com a alimentação. Eles podem até comer ração comum para gatos.
No entanto, apesar de tantos aspectos positivos, ter um ouriço-cacheiro como animal de estimação também tem suas desvantagens:
- Se você deixar seu animal de estimação sair da gaiola com frequência, terá que recolher agulhas espalhadas pelo apartamento;
- O ouriço-cacheiro é um animal noturno, e não é recomendável colocar sua gaiola em um quarto onde as pessoas dormem – ele será um incômodo;
- Os ouriços-cacheiros possuem um instinto de caça altamente desenvolvido. Se houver outros animais de estimação na casa, essa característica pode custar a vida do ouriço-cacheiro;
- Nem todas as clínicas veterinárias podem tratar ouriços-pigmeus africanos. Isso ocorre porque esse animal não é particularmente comum em nosso país.
Muitas pessoas podem se perguntar se seus animais de estimação têm um odor desagradável. Se a gaiola do animal for mantida limpa e sua saúde e dieta forem monitoradas adequadamente, não haverá nenhum odor desagradável.
Cuidados e manutenção em casa
Para garantir que seu animal de estimação viva o máximo possível, você precisa seguir uma série de regras e recomendações.
O que dar de comer
O ouriço é carnívoro. Sua melhor alimentação consiste em insetos e carne.Lojas especializadas vendem ração para animais de estimação, mas o ideal é optar por produtos naturais.
Recomenda-se alimentar seu ouriço com carne cozida ou no vapor. Por exemplo, 1 colher de sopa de carne bovina, frango ou peru. A carne deve ser picada ou moída finamente antes de ser oferecida. Pescoços, moelas, fígado e outras partes da carne de frango também são aceitáveis. Uma ou duas porções de miúdos são suficientes por porção. Uma vez por semana, seu animal de estimação pode receber peixe cozido ou no vapor.
Atenção: carnes, aves e peixes não devem conter sal ou temperos!
Os ouriços-pigmeus preferem grilos e insetos do gênero Zophobus como insetos. No entanto, esses alimentos são bastante gordurosos, por isso devem ser oferecidos apenas algumas vezes por semana. Os ouriços-pigmeus também são alimentados com gafanhotos, larvas de tenébrio, lagartas, baratas-marmorizadas e gafanhotos-migratórios.
O ouriço também gosta de vegetais. Ele adora abobrinha, cenoura, vagem, aspargo, abóbora, pepino, brócolis, espinafre e pimentão. Entre as frutas, o ouriço prefere maçãs, peras, bananas, pêssegos, melancia, cerejas (sem caroço, claro), morangos, mirtilos, framboesas, amoras e kiwi.
Você pode variar a dieta do seu animal de estimação com ovos de galinha ou de codorna. Eles podem ser oferecidos cozidos ou crus. Os ouriços também gostam de papinha de bebê.
Higiene e banho
Dar banho no ouriço-pigmeu africano é imprescindível. É necessário não apenas eliminar odores desagradáveis, mas também remover sujeira e parasitas. O banho é sempre extremamente estressante para o animal. Os espinhos demoram muito para secar e o pet pode pegar um resfriado forte (principalmente em climas frios). Portanto, recomenda-se dar banho no máximo 1 a 2 vezes por mês. Evite banhar animais fracos, doentes ou com problemas de adaptação, pois isso pode causar danos irreparáveis ao animal com espinhos.
Para realizar os procedimentos de higiene, encha uma bacia com aproximadamente 5 litros de água. A temperatura não deve ultrapassar 34,8 graus Celsius (95,5 graus Fahrenheit). Mergulhe o animal lentamente na água, apoiando-o delicadamente na parte superior do corpo. Primeiro, lave bem as patas e a barriga. Em seguida, lave as costas. Os espinhos podem ser limpos com xampu infantil e uma escova de dentes macia. Tenha cuidado para não deixar a água entrar no focinho. Após o banho, enrole o animal em uma toalha morna. Deixe o ouriço secar naturalmente. Proteja-o de correntes de ar.
Vídeo: Ouriço-cacheiro africano tomando banho
Doenças e tratamento
Quando bem cuidados, os ouriços-cacheiros geralmente raramente adoecem. No entanto, ainda é importante saber quais doenças podem surgir e como tratá-las.
Pneumonia. Essa condição pode resultar de hipotermia. O animal se recusa a comer, lambe o nariz frequentemente, espirra e tosse. A respiração torna-se difícil e ouve-se um estalo característico. Essa condição patológica é tratada com antibióticos.
Seu animal de estimação deve ser examinado por um veterinário. Caso isso não seja possível, os veterinários recomendam o tratamento com ceftriaxona ou Katozal. Para tratar o corrimento nasal, você pode usar uma solução salina para lavar o nariz ou Farmozolin ou Maxidin infantil. O antibiótico é administrado por via intramuscular na coxa. O Katozal é aplicado em uma dobra da pele nas costas.
Distúrbios gastrointestinais. As fezes do ouriço-cacheiro africano são alongadas e têm aproximadamente o diâmetro de um lápis. As fezes de um animal saudável são marrom-escuras. Se houver muco ou bile nas fezes do seu pet, isso indica um distúrbio digestivo. Isso geralmente é causado pela introdução de novos alimentos na dieta. Basta eliminá-los e observar as fezes. Se nada mudar em 2 a 3 semanas, consulte um veterinário. Seu pet pode estar com uma infecção. Se as fezes estiverem saudáveis, mas se assemelharem a esterco de vaca, é necessário limpar o trato gastrointestinal. Baratas podem ajudar nesse processo. Se ocorrer diarreia, certifique-se de que seu pet beba bastante água. Se ele se recusar a beber, administre soro fisiológico por via subcutânea. A nifuroxazida pode ser usada para tratar problemas estomacais. Se a diarreia persistir por mais de 2 dias, consulte um veterinário.
Ferimentos, arranhões, fraturas. Feridas e arranhões devem ser lavados com água oxigenada. Em seguida, a lesão deve ser tratada com clorexidina. Depois, aguarde um pouco e aplique levomekol. Lesões graves só podem ser tratadas por um veterinário. Fraturas geralmente requerem amputação.
Fungo. Os pelos e as cerdas do animal estão caindo. A pele fica áspera e descamando. Nesse caso, recomenda-se o uso de Imaverol. Para cada 1 ml do medicamento, misture 50 ml de água. Borrife a solução no seu animal de estimação três vezes ao dia.
Carrapatos, vermes. Se houver uma infestação de carrapatos, aparecerão arranhões e feridas no corpo do animal. Se o animal tiver vermes, perderá peso mesmo que tenha bom apetite. Haverá muco e sangue nas fezes. Stronghold, Frontline e Advocate são úteis nesses casos. A dosagem exata está descrita nas instruções.
Vacinação
Os ouriços-pigmeus africanos são tratados apenas contra parasitas externos e internos. Esses animais de estimação não são vacinados e não existem vacinas específicas para eles. Além disso, esses animais têm o fígado frágil e qualquer vacinação pode ser fatal ou reduzir significativamente sua expectativa de vida.
Selecionando uma gaiola e acessórios
A gaiola do animal deve ser espaçosa, com uma base de pelo menos 60*60 cm.Tem que ser sólido. A distância entre as barras não deve ser muito grande. Um animal poderia se espremer por entre elas e escapar, ou ficar preso.
Não compre gaiolas de vários andares para ouriços-pigmeus!
Uma roda de exercícios deve ser colocada na gaiola. Ela deve ser sólida e ter pelo menos 28 cm de diâmetro. Dependendo da personalidade do animal, um abrigo deve ser providenciado na gaiola. Para um ouriço sociável, basta colocar uma toalha macia ou um cobertor. Um animal de estimação tímido precisará de uma casinha.
Coloque um comedouro e um bebedouro na gaiola. O comedouro deve ser pesado para que o animal não o role pela gaiola. Um bebedouro com bico é o ideal.
Muitos ouriços adoram brincar. Brinquedos para gatos, como bolas com guizos dentro ou túneis, são perfeitos para eles.
Reprodução
A reprodução de ouriços-pigmeus africanos é um passo muito importante. Avalie cuidadosamente os prós e os contras com antecedência. Certifique-se de ter tempo livre suficiente para cuidar da fêmea grávida e de seus filhotes.
Como determinar o sexo
Para determinar o sexo, segure o ouriço nas mãos de forma que sua barriga fique visível. Nas fêmeas, os órgãos genitais estão localizados perto do ânus. Nos machos, eles estão localizados a aproximadamente 1 cm do ânus em juvenis e a 2–2,5 cm em adultos.
Tricô
Os ouriços atingem a maturidade sexual entre 5,5 e 6 semanas. Os animais não devem ser cruzados entre si até pelo menos a terceira geração, portanto, os filhotes devem ser separados por sexo desde cedo. Não é permitido acasalar ouriços-cacheiros debilitados e doentes.
Um macho jovem não deve ser acasalado com uma fêmea adulta. Devido à inexperiência, ele pode se tornar agressivo e ser mordido. O acasalamento não deve ocorrer antes de 5,5 a 6 semanas de idade.
Uma fêmea pode engravidar antes de 5,5 semanas. Isso não deve ser permitido. Ela pode não conseguir levar a gestação a termo ou se recusar a amamentar os filhotes. Uma fêmea que nunca deu à luz antes não deve ser acasalada após 11 semanas. A fusão dos ossos pélvicos pode complicar o parto e levar à morte da fêmea.
O acasalamento ocorre em 6 a 7 dias. Não é recomendável manter os animais juntos por mais tempo. Caso o acasalamento não ocorra, separe os ouriços por uma semana e depois junte-os novamente.
Um macho pode acasalar a cada duas semanas. Uma fêmea não deve acasalar mais de duas vezes por ano. Caso contrário, ela matará seus filhotes.
Gravidez
A gestação da ouriço-cacheiro dura de 34 a 36 dias. Nas próximas semanas, a fêmea ganha de 10 a 50 gramas de peso. Por volta do 25º dia, a gravidez já é evidente: ela fica mais gordinha e seu comportamento também muda. Ela começa a se cuidar e sua marcha fica mais lenta.
Como cuidar de ouriços recém-nascidos
Durante os primeiros dias de vida dos filhotes, a mãe ficará muito nervosa. Ela deve ser colocada em uma gaiola separada e ter à disposição repouso absoluto. Caso contrário, ela poderá se recusar a alimentar os filhotes ou até mesmo matá-los.
É melhor não tocar nos filhotes de ouriço-cacheiro — a fêmea pode rejeitá-los se sentir o cheiro de um humano.Mas, às vezes, surgem situações em que pegar o bebê no colo é absolutamente necessário. Nesse caso, lave bem as mãos com água corrente, vista roupas limpas e tente evitar qualquer odor. Ao pegar o bebê, distraia a mãe. O mesmo deve ser feito ao colocá-lo de volta no colo.
Durante as duas primeiras semanas, os ouriços alimentam-se exclusivamente do leite materno, depois ela começa a trazer-lhes outros alimentos. Aos dois meses, os ouriços já não são completamente dependentes da mãe.
Treinar e brincar com seu animal de estimação
O ouriço-pigmeu africano é altamente treinável. Por exemplo, você pode criar um percurso com obstáculos e petiscos espalhados, permitindo que ele treine de forma independente.
Se você exercitar seu ouriço regularmente, ele aprenderá seu nome e responderá a ele.Você também pode ensinar ao seu animal de estimação os comandos "fica" e "vem". Para isso, atraia o animal em sua direção com a palavra "vem" e um petisco. Em seguida, diga "fica" e bloqueie o caminho dele com o pé ou um livro. O ouriço entenderá rapidamente o que fazer e obedecerá aos seus comandos.
O mais importante durante o treinamento é não gritar ou assustar o animal. Caso contrário, ele ficará com medo e se recusará a fazer qualquer coisa.
Tempo de vida de um ouriço-cacheiro africano em cativeiro
Com os cuidados adequados, o ouriço-cacheiro africano vive aproximadamente 7 anos. Há registros de animais de estimação que viveram até 10 anos. Com um dono carinhoso e responsável, o ouriço terá uma vida longa e feliz.
Como dar nome a um animal de estimação
Você pode dar ao seu ouriço o nome que quiser. Por exemplo, pode se inspirar nos espinhos do animal (Cacto, Espinhoso, Agulha, etc.) ou transformar a palavra "ouriço" (Ezhana, Ezhinka, Yozha, etc.).
Você pode dar um nome ao seu ouriço com base na sua aparência (Branco, Floco de Neve, Carvão, etc.). Em outras palavras, existem inúmeros apelidos que você pode inventar para o seu bichinho espinhoso. Basta usar a sua imaginação.
O ouriço-pigmeu africano é um animal de estimação criado especificamente para uso doméstico. É relativamente fácil de comer, de pequeno porte e requer pouco tempo de cuidado. Além dessas qualidades positivas, esse animal é altamente treinável e pode se tornar um companheiro leal para seu dono.












