Tudo sobre carrapatos da taiga: como se proteger da encefalite transmitida por carrapatos e outras doenças transmitidas por esses parasitas.

Os carrapatos da taiga são pequenos artrópodes. Seu nome deriva do habitat original dessa subespécie, nas florestas da Sibéria. Esses parasitas se alimentam do sangue de humanos e animais. São encontrados em florestas, parques e jardins. Transmitem doenças perigosas como encefalite transmitida por carrapatos, doença de Lyme, entre outras.

Conheça o carrapato da taiga

O carrapato da taiga é um pequeno artrópode semelhante a uma aranha, com corpo ligeiramente compacto. Possui oito patas pretas e dorso marrom-avermelhado. Quando não alimentado, o parasita é pequeno, variando de um a seis milímetros. Seu formato lembra uma pequena semente. O carrapato da taiga é parente próximo do carrapato europeu.

Carrapato da taiga e carrapato europeu

Os carrapatos da taiga e os carrapatos europeus são parentes próximos, sendo inclusive muito semelhantes visualmente.

Características externas

O carrapato da taiga possui diversas características distintivas: seu corpo é protegido por um "escudo" que pode ser avermelhado, vermelho-tijolo, marrom ou preto. As larvas são bege antes de se alimentarem, mas escurecem à medida que se enchem de sangue. Os carrapatos não têm olhos; eles se orientam exclusivamente pelo olfato e pelo tato.

Habitats dos carrapatos da taiga

O carrapato-da-taiga é uma espécie de carrapato ixodídeo. O nome do aracnídeo apenas sugere o antigo habitat dessa subespécie. Hoje, eles podem ser encontrados em florestas de abetos e mistas (na grama e no sub-bosque das árvores). Os carrapatos-da-taiga são encontrados até mesmo em parques e jardins urbanos, desde a costa do Golfo da Finlândia, ao norte, até a Bielorrússia. O carrapato-da-taiga também preservou seu habitat histórico nas florestas da Sibéria. Essa espécie parasita também é encontrada nas florestas de Altai, Tien Shan e Primorye, e alguns indivíduos podem viver em altitudes de até 3.000 metros acima do nível do mar. Os carrapatos-da-taiga podem ser encontrados na China, nas Ilhas Curilas, em países europeus e nas montanhas da Ásia.

É um equívoco pensar que os carrapatos vivem em árvores. Eles podem, de fato, viver lá, mas normalmente não sobem mais de um metro. Nesses locais, encontram hospedeiros com mais facilidade: animais selvagens da floresta ou humanos. Perto de florestas, os carrapatos atacam o gado (carrapatos de pasto). Parasitas da taiga que vivem em tocas e ninhos de animais.

Habitat do carrapato da taiga

O carrapato da taiga colonizou os territórios do sul da Sibéria, do Extremo Oriente e da maior parte da Europa.

Comportamento do carrapato da taiga

Como os carrapatos são parasitas, seu ciclo de vida está intimamente ligado ao do hospedeiro. Uma vez saciados, esses aracnídeos nunca atacam humanos ou animais. Após se alimentarem de sangue, esses artrópodes passam de um estágio de crescimento para o próximo (de larva para adulto). Somente os carrapatos adultos representam uma ameaça para os humanos. Larvas e ninfas se alimentam principalmente de pequenos animais da floresta: cães, esquilos e gatos. Donos de animais de estimação com pelos devem tomar precauções com antecedência: comprar comprimidos, sprays ou gotas contra pragas da taiga.

Por que os carrapatos da taiga são perigosos?

O carrapato da taiga é perigoso porque pode transmitir patógenos que causam doenças fatais. Os meses mais perigosos para caminhar em áreas com infestação de parasitas são maio e junho: nessa época, todos os carrapatos famintos saem para caçar após a hibernação. Quando um parasita hematófago pica uma pessoa, sua saliva pode introduzir na corrente sanguínea patógenos causadores de encefalite transmitida por carrapatos, doença de Lyme (borreliose), babesiose e erliquiose.

Quem planeja atividades ao ar livre deve ficar atento desde o primeiro degelo até o início do outono. Com a chegada do clima quente, os carrapatos adultos despertam da hibernação e aguardam um novo hospedeiro na grama ao longo de trilhas e até mesmo em árvores. No final do verão, uma nova geração de carrapatos — larvas e ninfas — emerge.

Um passeio na floresta

Para se proteger dos carrapatos da taiga, escolha trilhas para caminhada longe de arbustos, grama e árvores.

Desenvolvimento e crescimento de carrapatos da taiga

O carrapato da taiga se desenvolve a partir de ovos, que a fêmea adulta deposita em grande quantidade (até 3.000 de uma só vez). Os estágios seguintes de desenvolvimento são a larva e, em seguida, a ninfa. Durante esse período, o carrapato já está ativo e se alimenta do seu hospedeiro. Com o tempo, o parasita amadurece e se torna adulto. O ciclo completo de desenvolvimento do carrapato da taiga leva de dois a seis ou sete anos.

Estágios de desenvolvimento dos carrapatos da taiga

Durante seu ciclo de vida, o carrapato da taiga passa por 5 estágios.

Como se reproduzem os carrapatos da taiga?

O macho espera pela fêmea na grama ou preso ao hospedeiro. Após se recuperar, ele se desprende da vítima e fertiliza um grande número de fêmeas. Depois de realizar esse feito, o carrapato macho da taiga morre (em junho, não restam machos adultos, mas as larvas e ninfas começam a caçar). A fêmea fertilizada se alimenta do hospedeiro por mais uma semana, após a qual põe os ovos. Nesse momento, seu tamanho pode chegar a 1 centímetro.

Carrapato com ovos

A fêmea do carrapato geralmente atinge um tamanho muito grande, pois durante o período de postura dos ovos ela se alimenta mais do que o normal.

O que fazer se você encontrar um carrapato da taiga

Se você encontrar esse parasita em suas roupas ou na pele, sacuda-o delicadamente para removê-lo. Você não deve tocar ou esmagar o carrapato com as mãos. Isso pode aumentar o risco de infecção. É melhor não tentar remover o parasita hematófago por conta própria, pois fazê-lo incorretamente pode danificar o corpo do parasita e levar a uma infecção. A perigosa probóscide e a cabeça, com seu aparelho sugador de sangue (e quaisquer organismos causadores de doenças), permanecerão dentro do corpo do parasita.

A melhor solução neste caso é ir imediatamente ao hospital, sem esperar que o carrapato se solte sozinho. Após remover o carrapato, ele deve ser examinado para descartar infecções.

Como remover um carrapato você mesmo

O carrapato da taiga (assim como seus parentes de outras espécies) pode ser removido de diversas maneiras: com pinça, linha, seringa ou aplicando óleo. Segure o carrapato com a pinça e puxe-o em sua direção com um movimento circular de balanço. Como alternativa, você pode usar uma linha em vez da pinça. Posicione a linha perto da picada, onde fica a probóscide, e puxe.

Como remover um carrapato

Para remover um carrapato, você precisa segurá-lo com uma pinça o mais próximo possível da cabeça.

Em hipótese alguma incline a pinça ou puxe-a com muita força. Após a remoção, o carrapato deve ser colocado em um recipiente hermético (saco ou frasco) e enviado para análise em até 48 horas. O local da picada deve ser desinfetado com um antisséptico (álcool, verde brilhante, pomada antibiótica). Certifique-se de que o carrapato foi removido completamente: sua cabeça e probóscide devem estar visíveis. Se algum carrapato permanecer, remova-o com uma pinça, utilizando o mesmo movimento de torção.

Vídeo: Primeiros socorros para picada de carrapato

Os primeiros sintomas das doenças

Os sintomas até mesmo das doenças mais perigosas podem permanecer latentes por um longo período (o chamado período de incubação, quando a doença é assintomática). Doenças fatais podem se assemelhar a um resfriado comum.

Tabela: Doenças transmitidas pelo carrapato da taiga

NomePrimeiros sintomas
Doença de Lyme
  • Calafrios, febre.
  • Dor de cabeça, dores no corpo.
  • Fraqueza e fadiga.
  • Podem ocorrer náuseas, vômitos, dor ou irritação na garganta, tosse seca e coriza.
  • No local da picada, observa-se uma vermelhidão em forma de anel (eritema).
Encefalite transmitida por carrapatos
  • Febre.
  • Dor muscular.
  • Dor de cabeça.
  • Náuseas ou vômitos.
Babesiose
  • Um aumento repentino de temperatura (até 40 °C).
  • A respiração torna-se mais rápida.
  • A função cardíaca está comprometida.
  • Aparecem sintomas de prisão de ventre e diarreia.
  • Anorexia.
Ehrlichiose
  • Febre, calafrios.
  • Náuseas, vômitos, sintomas de intoxicação, anorexia.
  • Dor de cabeça, insônia, ansiedade, taquicardia.
  • Irritação na pele.
  • Distúrbio da pressão arterial.

Como se proteger do carrapato da taiga

Escolha roupas de cores claras: carrapatos escuros são mais fáceis de detectar em contraste com o fundo. A pele deve ser protegida ao máximo com tecido grosso. Isso impedirá que o carrapato alcance a pele e pique. Para viagens frequentes e longas, recomendamos a compra de um traje anti-carrapatos e, melhor ainda, a vacinação contra encefalite (44 dias antes da viagem).

Roupa anti-carrapatos

A roupa anti-carrapatos protege eficazmente a pessoa contra a entrada de parasitas em áreas expostas do corpo.

Aplique loção ou spray repelente de carrapatos nas áreas expostas do corpo. As mangas devem estar bem ajustadas com elástico para evitar que os carrapatos entrem por baixo da jaqueta. Um traje repelente de carrapatos é uma boa solução, mas você pode dispensá-lo. Basta usar roupas grossas e justas e tratá-las com um spray específico (Reftamide Taiga). Veja como os moradores locais avaliam a eficácia do produto no verão:

Nossa casa de campo fica em uma área infestada por carrapatos. A estrada que dá acesso à casa atravessa a floresta. Depois da chuva, é impossível dirigir; temos que caminhar 3 km por uma estrada florestal tomada pela vegetação. Todo ano, alguém da nossa casa é picado por um carrapato, e boa parte dos nossos vizinhos já contraiu encefalite e doença de Lyme. Alguns membros da nossa família também já tiveram essas doenças. Já experimentamos muitos repelentes, mas ainda assim conseguimos nos livrar dos carrapatos. Agora, pelo segundo ano consecutivo, estamos usando o Reftamide Taiga (Antikleshch) da Sibiar (Novosibirsk). Não sei como funciona — se repele os carrapatos com o odor ou com vapores tóxicos —, mas o fato é que os carrapatos não querem grudar nas nossas roupas. O que é muito animador.

Os sapatos devem cobrir completamente os pés e permitir que você coloque a barra da calça dentro para maior proteção. Use um chapéu (idealmente, uma rede que cubra todo o rosto, cabeça e pescoço).

Após visitar áreas potencialmente perigosas, é melhor deixar casacos e bolsas do lado de fora. Depois de passeios na floresta ou no parque, inspecione seus animais de estimação, penteie-os com um pente fino ou, melhor ainda, dê a eles um repelente específico para carrapatos. Um único comprimido (como Comfortis, Bravecto ou Frontline) é suficiente para eliminar completamente os carrapatos. Evite sentar na grama em florestas e mantenha a grama perto de casa aparada. Para caminhadas, escolha caminhos bem trilhados, livres de arbustos e grama alta — habitats comuns de carrapatos.

Seguindo estas regras simples, os carrapatos não conseguirão nem chegar perto de você, e você e sua família estarão protegidos de forma confiável contra o perigo. Lembre-se de que a vacina contra a encefalite transmitida por carrapatos protege apenas contra uma doença. Para uma proteção completa, recomenda-se o uso de repelentes (como o Deta). Não existe prevenção para doenças transmitidas pelo carrapato da taiga (exceto a vacinação contra encefalite).

Gostaria de compartilhar minhas impressões sobre o aerossol Deta. Já o usei antes e continuarei usando este ano. Este aerossol Deta é eficaz contra mosquitos e carrapatos. A inegável vantagem deste produto é a sua eficácia. Ele repele os insetos com eficiência. O efeito prometido é realmente alcançado. A única desvantagem é o odor forte. Como diz o ditado, os fins justificam os meios.

Caminhar na floresta é uma das atividades mais agradáveis, especialmente no verão. Ao sair para a natureza, lembre-se de algumas precauções de segurança simples e você não dará chance aos carrapatos.

Comentários