A palavra "carrapato" geralmente é associada a perigo. Afinal, esses parasitas transmitem encefalite e outras doenças. No entanto, os carrapatos são ativos durante meses específicos. Saber onde e quando você pode encontrar um carrapato facilitará a sua proteção.
Contente
Carrapatos: Informações Gerais
É um erro considerar os carrapatos como insetos. Biologicamente, eles são mais aparentados às aranhas. Isso fica evidente em alta ampliação: eles têm oito patas e um formato corporal arredondado característico. Seu tamanho varia de 0,1 a 5 mm.
Os ácaros dos grãos destroem farinha e cereais, os ácaros-aranha são pragas das plantas, os ácaros subcutâneos causam acne em humanos e os ácaros da orelha causam coceira nos ouvidos de humanos e animais de estimação.
De acordo com o método de nutrição, eles são divididos em dois tipos:
- Organismos saprófagos se alimentam de matéria orgânica. Entre eles, alguns são benéficos, ajudando a formar solo fértil — o húmus. No entanto, a maioria é prejudicial à agricultura e à saúde humana.
- Os predadores alimentam-se do sangue de animais e humanos, bem como da seiva de plantas. Este grupo, e mais especificamente os carrapatos hematófagos, inclui o carrapato-da-floresta-europeu e o carrapato-da-taiga, que transmitem encefalite, doença de Lyme e outras doenças perigosas. Esses carrapatos também são chamados de carrapatos da encefalite, embora já estejam infectados.
Vida útil
Vamos analisar mais de perto os parasitas mencionados.
Carrapato da taiga
Um representante do grupo Ixodidae, o maior e mais desenvolvido da ordem. Alimenta-se exclusivamente de sangue.
O ciclo de vida consiste em quatro estágios:
- Ovo. Microscópico em tamanho — 0,0005 mm. Desenvolvem-se em grupos, pois a fêmea põe em média de 2.000 a 3.000 ovos por vez. Esta é a única forma não parasitária e imóvel do carrapato. A fêmea geralmente põe seus ovos "antes do inverno", o que significa que as larvas eclodem com a chegada da primavera e do clima mais quente.
Larva. Após a eclosão, as larvas marrom-claras se espalham por várias dezenas de centímetros a partir do ponto de emergência. Elas têm de 0,8 a 0,9 mm de comprimento. As larvas emergem quando a temperatura média diária sobe acima de zero. Elas não gostam do frio e se escondem à noite. No entanto, com a chegada do clima mais quente, tornam-se mais ativas em busca de presas. Elas parasitam todos os animais, inclusive aves. Alimentam-se por 2 a 5 dias, após os quais abandonam o hospedeiro e se escondem para aguardar a muda.
Ninfa. Nesta fase, o carrapato se assemelha a um adulto na aparência e no comportamento, apenas menor em tamanho — 1,3–1,7 mm. As ninfas do carrapato da taiga são mais ativas em maio e início de julho. Esta fase termina após a próxima alimentação.
- Carrapato adulto. As fêmeas são maiores que os machos, atingindo 3–4 mm; os machos, 2–3 mm. Do local da muda, dispersam-se em busca de alimento. Os machos não se alimentam, mas podem se fixar em um animal ou pessoa por um curto período. As fêmeas, uma vez fixadas, permanecem no corpo do hospedeiro por 6 a 10 dias. Após se alimentarem de sangue, seu tamanho aumenta até 8 vezes. Depois de se alimentarem de sangue, os carrapatos retornam ao seu habitat habitual. São efetivamente parasitas por apenas 2–7% de sua vida. Após se alimentarem de sangue, as fêmeas depositam os ovos em um local isolado e depois morrem. Os carrapatos adultos são ativos durante toda a estação quente, desde quando a temperatura média diária sobe acima de zero até a chegada do tempo frio.
O ciclo de vida dos carrapatos da taiga normalmente dura de 2 a 7 anos, dependendo do seu habitat. Em regiões com mudanças sazonais notáveis, eles podem hibernar. Isso se aplica a todos os estágios de desenvolvimento, exceto os ovos.
Fêmeas bem alimentadas, ao contrário das famintas, não sobrevivem ao inverno.
carrapato florestal europeu
O ciclo de vida do carrapato-da-floresta-europeu é geralmente o mesmo que o do carrapato-da-taiga. As diferenças são mínimas, relacionadas apenas à duração dos estágios e ao tamanho dos indivíduos. O tamanho dessa espécie de carrapato varia de 1,5 a 6 mm.

Uma peculiaridade do carrapato florestal europeu é que suas ninfas são ativas no outono, pois os adultos têm tempo para pôr ovos no verão.
As ninfas que conseguem trocar de pele antes da chegada do frio tornam-se adultas.
Tanto os adultos jovens que ainda não puseram ovos quanto as ninfas podem hibernar.
Área de distribuição de carrapatos
Os carrapatos não são encontrados em todos os lugares. Por exemplo, não há necessidade de se preocupar com um ataque no extremo norte.
Quanto ao carrapato da taiga, essa espécie vive principalmente na taiga, preferindo florestas de coníferas e mistas. Consequentemente, é comum nos Urais, na Sibéria e no Extremo Oriente. Há também risco de encontros em florestas de taiga de montanha em altitudes de até 3.000 metros. Na zona europeia, a distribuição do carrapato limita-se aos países bálticos, à Bielorrússia e à Rússia central. Nessas áreas, é raramente encontrado e geralmente ocorre em altitudes mais elevadas.

Os parasitas detectam suas potenciais presas a uma distância de várias dezenas de metros, graças a um órgão especial que detecta o calor irradiado, a respiração e, possivelmente, até mesmo alguns odores.
O carrapato-da-madeira-europeu é nativo da Europa, incluindo a parte europeia da Rússia. Também pode ser encontrado na Crimeia, no Cáucaso, na Ásia Ocidental e no noroeste da África.
Atividade de carrapatos por região
Como resultado das observações feitas pela Rospotrebnadzor, foram identificadas as áreas com maior atividade de carrapatos.
Os ataques mais frequentes de roedores ixodídeos ocorrem tipicamente no noroeste da Federação Russa — nas regiões de Novgorod, Pskov, Leningrado, Vologda e Kaliningrado. A Sibéria, particularmente as regiões de Tomsk e Kemerovo, bem como a República de Altai, também apresentam alta incidência. Outras regiões relevantes incluem os Montes Urais, o Oblast de Kirov, o Krai de Perm, a Udmúrtia e o Krai de Primorsky.
Atividade diária e sazonal dos carrapatos
A atividade varia dependendo da espécie do parasita e da região específica. Na parte europeia da Rússia, a atividade é maior no verão. Os carrapatos preferem climas quentes, mas não excessivamente quentes, com alta umidade e temperaturas entre +7 e +22.°COM.
A temporada começa quando as geadas noturnas passam e a neve derrete. Se a primavera for quente, os carrapatos podem despertar mais cedo e começar a caçar já em março ou abril. Em 2017, por exemplo, devido a uma onda de calor precoce em março, mais de 150 pessoas foram picadas por carrapatos.
Durante os meses mais quentes, o risco de infestação é alto, por isso é importante vestir-se adequadamente e inspecionar regularmente a si mesmo e às crianças em busca de picadas. Os carrapatos penetram facilmente na pele fina, portanto, as picadas são mais comuns nas dobras dos joelhos e cotovelos, na virilha e axilas, no peito, pescoço ou cabeça.
Pela manhã, das 8h às 11h, e à noite, das 17h às 22h, você deve ter cuidado redobrado, pois os carrapatos estão ativos nesses horários. Em clima quente, acima de 22°Em tempo seco, sua atividade diminui. Isso não se aplica a dias nublados, úmidos ou chuvosos, pois eles não distinguem entre dia e noite.
A atividade vital dos parasitas é influenciada principalmente pela temperatura e umidade.
Tabela: Atividade de carrapatos na parte europeia da Rússia
| Tipo de carrapato/época do ano | Primavera | Verão | Outono | Inverno |
| floresta europeia | Alto (maio) | Alto (Junho, Agosto) | Alto (Setembro) | Baixo |
| Taiga | Alta (abril - maio) | Alto (Junho - Agosto) | Baixo | Baixo |
Atividade de carrapatos na taiga
A atividade começa com o derretimento da neve. O pico de atividade ocorre no final de maio e termina em julho e agosto. No Extremo Oriente, esses carrapatos permanecem ativos até setembro.
Como a nova geração de carrapatos adultos da taiga não se alimenta e entra em hibernação faminta, não há uma segunda onda de atividade.
Atividade do carrapato florestal europeu
Na parte sul de sua área de distribuição, por exemplo no Azerbaijão, a atividade dos carrapatos atinge o pico em dezembro, durante o inverno. Na Rússia europeia, a atividade dos carrapatos ocorre ao longo da estação quente, com dois picos: no final de maio ao início de junho e em agosto a setembro. Nas regiões do norte, os carrapatos são mais ativos em julho.
A segunda onda nas regiões europeias deve-se ao surgimento e ativação de uma nova geração de parasitas durante o verão. No norte, devido à chegada precoce do frio, os carrapatos jovens hibernam antes de começarem a se alimentar.
Vídeo: Carrapato da taiga
Quem não vive no extremo norte deve estar ciente do perigo de picadas de carrapatos durante a estação quente e tomar precauções.








