Prevenção da pediculose: como prevenir a infestação por piolhos

Os piolhos são pequenos insetos que causam coceira intensa. A condição em que infestam o couro cabeludo é chamada de pediculose. Ela infecta principalmente crianças que frequentam pré-escolas, jardins de infância e escolas. Também é possível pegar piolhos em acampamentos ou eventos sociais, piscinas, saunas ou caixas de areia. Portanto, se você corre o risco de ser infectado, é importante tomar medidas preventivas específicas.

Como se transmitem os piolhos?

Os piolhos são insetos hematófagos muito pequenos que infestam o cabelo humano. Alimentam-se de uma pequena quantidade de sangue e partículas de pele. Têm um ciclo de vida curto, não mais do que dois dias sem se alimentar, mas se a temperatura cair para 10°C, os piolhos adaptam-se às condições e podem sobreviver até 10 dias. Os piolhos não saltam nem voam, mas o problema é que se reproduzem a uma velocidade impressionante, o que os torna muito difíceis de eliminar, especialmente quando vários membros da família já estão infestados. A infestação ocorre por contacto direto com a cabeça de uma pessoa já infestada e, em casos raros, pelo uso do pente ou chapéu dessa pessoa. O pico de incidência da pediculose ocorre na primavera e no verão.

Remédios para piolhos Pedilin e Nix e o processo de penteação

Pequenos insetos hematófagos são difíceis de eliminar, por isso é preciso seguir cuidadosamente as instruções da embalagem do antipediculicida.

A prevenção é fundamental.

É muito mais fácil prevenir uma doença do que curá-la. Portanto, as medidas preventivas são de suma importância. O risco de infecção é particularmente elevado em creches e pré-escolas, pelo que o problema deve ser tratado com especial seriedade nesses locais.

Exames regulares da cabeça e limitação do contato com pessoas infectadas.

De acordo com a legislação, se piolhos forem encontrados em uma creche ou pré-escola, o serviço de saúde e epidemiologia deve ser acionado imediatamente. A lei exige que a direção de qualquer grupo infantil negue a admissão de uma criança com pediculose. Exames regulares do couro cabeludo realizados por profissionais de saúde escolares e pré-escolares ajudam a identificar rapidamente o problema e iniciar o tratamento. Os pais são notificados da descoberta de piolhos em uma criança e recebem imediatamente instruções sobre o tipo e a duração do tratamento. A criança afetada deve permanecer em casa até a completa recuperação. Ela só poderá retornar à escola ou pré-escola com um atestado médico autorizando a matrícula. Tudo isso é feito para proteger as outras crianças e evitar a disseminação da doença.

Após a infecção, os pais assumem a responsabilidade pelo tratamento.

Antes de mais nada, os pais devem conversar com seus filhos e explicar que eles não devem compartilhar objetos pessoais com ninguém: chapéus, cachecóis e outras peças de roupa, pentes e bichos de pelúcia. Eles também não devem usar coisas de outras pessoas.

o ciclo de desenvolvimento de um piolho

Durante o processo de desenvolvimento, os piolhos passam pelos estágios de ovo (lêndea) e ninfa, portanto, ao examinar a cabeça, é necessário prestar atenção não apenas aos indivíduos adultos.

Higiene pessoal e lavagem diária

Se um piolho entrar acidentalmente no seu cabelo, mas ainda não tiver posto ovos, basta lavar o cabelo para evitar o desenvolvimento do parasita. Portanto, não negligencie a higiene.

banho

Você deve se lavar todos os dias, assim o risco de pegar piolhos será menor.

Você também deve evitar usar roupas usadas e dormir em fronhas, lençóis e capas de edredom do dia anterior. Os piolhos se espalham rapidamente e, uma vez que surge a possibilidade de infestação, roupas de cama, toalhas e, claro, roupas se tornam itens "perigosos". Portanto, lavar roupa deve se tornar uma rotina regular por um tempo. Todas as peças, especialmente chapéus e cachecóis, assim como roupas de cama, devem ser trocadas diariamente, lavadas em água quente e passadas a ferro após a secagem.

chapéu e cachecol

Durante uma epidemia, chapéus e cachecóis devem ser trocados diariamente.

Prevenção em casa e em instituições

Tanto os pais da criança quanto os funcionários das creches devem estar envolvidos na luta contra a disseminação da pediculose.

Prevenção em casa

Em casa, você precisa fazer o seguinte:

  1. Penteie diariamente o cabelo do seu filho e o seu próprio cabelo usando um pente fino.
  2. Se houver um surto em uma escola ou jardim de infância, os meninos podem ter a cabeça raspada e as meninas devem prender o cabelo antes de irem para a escola. Deixá-lo solto aumenta o risco de infecção, enquanto prendê-lo não oferece aos insetos nada para se fixarem.
  3. Realize a limpeza a úmido diariamente e limpe carpetes e móveis estofados a cada três dias.
  4. Inspecione e lave regularmente itens pessoais e chapéus, assim como roupas de cama, travesseiros e brinquedos.

Na escola

Infelizmente, manter uma criança em casa durante uma epidemia de piolhos nem sempre impede a infestação. Durante surtos em qualquer instituição pública, os piolhos têm tempo para se multiplicar e se espalhar de uma cabeça para outra. Como resultado, alguns se recuperam, enquanto outros adoecem. E quando uma criança retorna à aula após ficar em casa, o risco de piolhos e lêndeas aparecerem em sua cabeça permanece. No entanto, esse risco não é tão alto quanto durante os picos de infestação. Portanto, isolar uma criança saudável de crianças doentes é uma boa medida preventiva. Outro problema é que a epidemia pode ser longa e lenta, e ficar longe da escola por semanas ou meses é impossível. Cedo ou tarde, eles terão que ir. Portanto, é importante explicar ao seu filho que ele não deve ter muito contato próximo com os colegas de classe. Os piolhos não são transmitidos pelo ar, mas tocar no cabelo de outra pessoa por um curto período de tempo pode aumentar muito o risco de infecção.

Uma boa medida preventiva para meninas é o uso de lenço na cabeça. Como as crianças são menos ativas na escola do que no jardim de infância e passam menos tempo lá, é perfeitamente possível mantê-las durante todo o dia letivo. Se as meninas cobrirem o couro cabeludo dessa forma, a epidemia terminará muito mais rapidamente.

bandana infantil

Durante a epidemia, é melhor que a criança vá à escola usando um boné ou bandana, sob a qual até mesmo os cabelos compridos das meninas, presos em um coque, podem ser escondidos.

A limpeza diária com água das salas de aula e corredores também ajudará a prevenir a propagação de piolhos nas escolas.

No jardim de infância

É mais fácil explicar para crianças em idade escolar por que elas não devem compartilhar pentes e chapéus com ninguém, mas é mais difícil explicar para crianças do jardim de infância. Crianças pequenas interagem umas com as outras constantemente, brincam, sentam na caixa de areia, pegam coisas dos outros e abrem mão das suas.

o processo de passar roupa

Após cada lavagem, você precisa passar suas roupas a vapor: isso matará quaisquer piolhos e lêndeas que tenham entrado em contato com elas acidentalmente.

Como medidas preventivas, recomenda-se o seguinte:

  1. Guarde os pertences pessoais em armários separados (para que cada criança tenha o seu próprio).
  2. Evite brincar em tapetes felpudos. Eles podem abrigar lêndeas depositadas acidentalmente. Como alternativa, substitua os tapetes por outros que não soltem fiapos ou remova-os durante o período previsto para o surto.
    tapete no grupo do jardim de infância

    Durante uma epidemia de pediculose, as coberturas das pernas devem ser removidas e os pisos devem ser lavados diariamente.

  3. Coloque uma toalha limpa sobre o travesseiro sempre antes de dormir. Lave-a diariamente.
    toalhas

    Uma toalha limpa deve ser colocada sobre o travesseiro do grupo todos os dias.

  4. Cumprir as normas sanitárias estipuladas por lei para jardins de infância (limpeza diária com água, etc.).
    lavar pisos em grupo

    A lavagem a úmido é obrigatória no grupo.

  5. Inspecione e sacuda seus travesseiros diariamente. Se você tiver um vaporizador de roupas, é uma boa ideia passar cada travesseiro a vapor dos dois lados.
    vapor

    Os travesseiros devem ser tratados com vapor quente diariamente.

Os pais não podem monitorar o cumprimento das medidas preventivas nas creches, muito menos participar de sua implementação. Portanto, educadores e babás precisam levar essa questão muito a sério.

No hospital

Além da lavagem diária com água sanitária, as instalações médicas trocam regularmente a roupa de cama para evitar a propagação de piolhos. A roupa de cama usada é fervida e passada a ferro. Primeiro, ele é colocado em uma câmara de desinfecção especial. Este dispositivo foi projetado para eliminar infecções e insetos. Os lençóis colocados em seu interior são tratados automaticamente com vapor quente. Este processo é realizado não apenas em hospitais infantis, mas também em hospitais para adultos.

Unidades semelhantes também podem ser encontradas em alguns sanatórios, casas de banho e lavanderias.

remédios populares preventivos

É possível repelir piolhos com tratamentos específicos, sejam eles de venda livre ou remédios caseiros. Ambos são eficazes, mas é importante entender como funcionam e as especificidades de cada um. E é importante lembrar que, antes de tudo, a prevenção de doenças deve ser segura, especialmente para as crianças.

Antes de usar o produto escolhido para prevenção de piolhos, certifique-se de que ele não causará reação alérgica na criança: aplique uma gota do produto na parte interna do cotovelo. Se não houver reação em 24 horas, o medicamento é seguro para uso. É importante prestar atenção à dosagem: tudo com moderação.

Água de heléboro e lavanda

A água de heléboro tem efeito repelente, mas só deve ser usada por adultos. Aplica-se em várias áreas da pele na cabeça, pescoço e atrás das orelhas. É absorvida rapidamente e tem um odor característico que os parasitas detestam. Este remédio deve ser usado imediatamente antes de entrar em locais com aglomeração de pessoas. A tintura de lavanda tem efeito semelhante. A lavanda é segura para crianças, mas a água de heléboro e, principalmente, a tintura de heléboro são muito tóxicas e podem causar intoxicação grave, portanto, não devem ser usadas como medida preventiva em crianças..

garrafa de querosene riscada

Não é recomendável usar produtos tóxicos destinados a fins completamente diferentes (gasolina, querosene, diclorvós, etc.) para a prevenção ou o tratamento de piolhos.

Sabão de alcatrão

Sabonetes ou xampus de alcatrão com extrato de alcatrão de bétula têm um efeito antiparasitário pronunciado. Esses produtos possuem um aroma forte, que ajuda a prevenir infestações. O sabonete de alcatrão também repele carrapatos e mosquitos. Até mesmo crianças podem usá-lo regularmente. O único problema é que resseca os cabelos, sendo necessário o uso de condicionador.

Para prevenir a infestação por piolhos, as peças lavadas e secas devem ser passadas a ferro a vapor.

Óleos essenciais

Alguns óleos essenciais possuem um poderoso efeito repelente: anis, cravo, limão, eucalipto, hortelã-pimenta, ylang-ylang e alecrim. Adicione algumas gotas ao xampu, condicionador ou água de enxágue. Não tem problema se elas não se dissolverem, pois seus aromas são repelentes — os insetos as evitam. Os óleos de lavanda e melaleuca são os mais usados. Óleos essenciais, diluídos conforme as instruções, também podem ser usados ​​para prevenir piolhos em crianças. O importante é garantir que o aroma não seja muito forte.

óleo essencial de lavanda

Um cheiro forte é o principal inimigo dos piolhos, portanto, como medida preventiva contra a pediculose, você pode aplicar algumas gotas de óleo essencial, como lavanda, no couro cabeludo.

Não é recomendável o uso de vinagre, e principalmente de essência, para a prevenção de piolhos e lêndeas. Pode causar queimaduras na pele e nas mucosas, mesmo em adultos.

Sucos e decocções

Existem outros remédios caseiros que podem ajudar a proteger crianças e adultos contra piolhos. Por exemplo, suco de cranberry e limão. Ambos podem ser diluídos em partes iguais com água e usados ​​da mesma forma que a tintura de heléboro: aplicar no couro cabeludo, pescoço e atrás das orelhas antes de sair de casa.

Uma decocção de erva-de-são-joão é eficaz para repelir piolhos. Para prepará-la, adicione 2 colheres de sopa de erva-de-são-joão picada (a seca serve) a um copo de água, leve ao fogo até ferver, retire do fogo e deixe em infusão por duas horas. É usada da mesma forma que o suco de cranberry e o suco de limão.

Os remédios listados são bastante adequados para crianças.

Preparações farmacêuticas para a prevenção da pediculose

Para prevenir a pediculose, as farmácias oferecem produtos em diversas formas.

Sprays

Sprays especiais podem ajudar a prevenir infestações por piolhos e tratar seus estágios iniciais. Sua vantagem reside na facilidade de uso. É importante ler as instruções atentamente e usá-los corretamente, pois alguns produtos contêm substâncias perigosas. Os sprays antiparasitários mais populares são:

  1. Lavinal é um spray preventivo suave, adequado para tratar o couro cabeludo delicado das crianças. Contém apenas ingredientes naturais: óleos de ylang-ylang, cravo, lavanda e limão. Um pente e uma touca de metal especiais acompanham o produto. Aplique o spray no couro cabeludo e mantenha-o sob a touca por 30 minutos. Após esse período, enxágue bem o cabelo e penteie-o para garantir que esteja livre de piolhos e lêndeas.
  2. LiceGuard é o spray repelente mais seguro, adequado para uso diário. Não contém ingredientes nocivos. Permanece ativo por 24 horas e não precisa de enxágue.

Xampus

Existem shampoos especificamente desenvolvidos para piolhos e lêndeas, adequados até mesmo para crianças muito pequenas e que podem ser usados ​​como medida preventiva. Alguns exemplos são:

  • NOC;
  • Nix;
  • Biosim;
  • Veda.

O princípio de utilização é semelhante: a cabeça é ensaboada, envolvida em plástico e uma toalha, e depois deixada agir pelo tempo especificado nas instruções (de 20 minutos a 1 hora).

Para prevenção, basta usar sprays e xampus no máximo duas vezes por mês.

Examinar a cabeça de uma criança em busca de piolhos.

A maneira mais simples e eficaz de prevenir a pediculose é examinar regularmente o couro cabeludo, o que permitirá iniciar o tratamento sem demora.

Prevenção de recaídas

Às vezes, pensamos que nos livramos dos piolhos e paramos de usar pediculicidas. Mas, depois de um tempo, os piolhos reaparecem. Isso significa que as lêndeas permanecem no cabelo, que mais tarde se desenvolvem em piolhos adultos e continuam a se reproduzir. Portanto, mesmo que você ache que a infestação acabou, não interrompa o tratamento abruptamente. Durante pelo menos 1 a 2 meses, é necessário realizar medidas preventivas: utilize remédios naturais contra piolhos, por exemplo, os mencionados acima: LiceGuard e Lavinal..

Vídeo: Como identificar piolhos e prevenir piolhos na cabeça

Qualquer prevenção é eficaz quando combinada, portanto, a proteção contra piolhos inclui o uso de remédios caseiros, medicamentos de venda livre, como xampus e sprays, e precauções para evitar a infecção, incluindo limitar o contato com pessoas infestadas por piolhos. E, claro, se for usar qualquer medicamento, certifique-se de ler as instruções antes de usar.

Comentários