Piolhos na infância: de onde vêm os piolhos, como reconhecê-los e como tratá-los.

A pediculose é uma das doenças mais comuns entre as crianças. Uma vez infestadas, as crianças são atacadas por piolhos que se alimentam de sangue. Existem mais de cem espécies de piolhos na natureza, mas apenas três infestam os humanos: piolhos pubianos, piolhos do corpo e piolhos da cabeça. São os piolhos da cabeça que tentamos eliminar quando encontramos esses pequenos insetos estranhos no cabelo de uma criança. Existem diversos tratamentos disponíveis para a pediculose. Vamos ver como usá-los e quais são os mais eficazes.

Sintomas de pediculose em crianças e regras para identificar piolhos.

O agente causador da pediculose infantil é o piolho da cabeça. Este minúsculo inseto, com apenas 3 a 4 mm de tamanho, tem coloração marrom-acinzentada. Possui três patas de cada lado, que utiliza para se fixar firmemente aos cabelos e ao couro cabeludo.

O piolho permanece no cabelo.

Os piolhos são bastante difíceis de remover com um pente fino, pois estão muito bem presos ao cabelo e ao couro cabeludo.

Os ovos de piolho, também chamados lêndeas, não têm mais de 2 mm de tamanho. São leves (quase transparentes) e muito parecidas com caspa. Mas, ao contrário das lêndeas, elas não podem ser simplesmente removidas com uma escova, pois se agarram firmemente aos pelos. Quando apertadas, produzem um som de estalo ou rangido. Uma semana após a lêndea adulta pôr seus ovos, as larvas eclodem e, após 10 dias, se desenvolvem em parasitas adultos capazes de gerar mais descendentes. A expectativa de vida média dos piolhos não ultrapassa 40 dias.

Os piolhos podem ser detectados em casa, bem como durante o exame da criança por um pediatra ou enfermeiro. Existe até uma lâmpada de Wood especial para diagnóstico, que faz com que as lêndeas brilhem sob a luz, adquirindo uma tonalidade azulada.

Detecção de lêndeas usando uma lâmpada de Wood

Para detectar piolhos e lêndeas em uma criança, um pediatra pode usar uma lâmpada de Wood.

Para examinar uma criança em casa, é necessário sentá-la em uma cadeira sob uma lâmpada brilhante e pentear cada fio com um pente fino, examinando cuidadosamente o cabelo e o couro cabeludo.

A presença de pediculose pode ser indicada pelos seguintes sintomas desagradáveis:

  1. Coceira (especialmente nas têmporas e atrás das orelhas). Às vezes, é tão intensa que as crianças coçam a pele até sangrar, têm dificuldade para dormir e ficam irritadas.
  2. Uma erupção cutânea de manchas vermelhas e pápulas nos locais das picadas. Pode ocorrer uma reação alérgica no pescoço e no rosto.
  3. Crostas e úlceras resultantes de arranhões na pele, bem como piodermite, eritema, vesículas e inchaço.
  4. Há lêndeas e piolhos vivos no cabelo.

De onde vêm os piolhos?

Durante muito tempo, acreditou-se que os piolhos eram um problema exclusivo de crianças de famílias desfavorecidas. No entanto, pesquisas mostram que uma alta porcentagem de infestações ocorre em crianças de famílias com boa condição financeira. Por quê?

A fonte de infecção é sempre outra pessoa:

  • Ocorre através da interação com um portador de pediculose, sendo observado um alto nível de contato em jardins de infância, escolas, colônias de férias, festas infantis e parques infantis;
  • Você pode pegar piolhos ao usar produtos de higiene de outras pessoas: toalhas, pentes, acessórios de cabelo, chapéus;
  • Você pode se infectar através de roupas de cama e roupas íntimas;
  • O perigo aumenta ao visitar locais públicos (cabeleireiros, trens, banhos públicos).

Os piolhos são insetos muito móveis. Basta que se prendam a um único fio de cabelo ou peça de roupa para iniciarem seu ciclo de vida ativo no novo hospedeiro.

crianças

Um grande número de infecções por piolhos ocorre em grupos de crianças.

Os grupos de risco são identificados:

  • Crianças de 3 a 12 anos, pois estão em grupo;
  • donas de cabelos compridos;
  • Viver em condições desfavoráveis, especialmente se todos os membros da família tiverem pediculose;
  • Não manter a higiene do cabelo e do corpo;
  • crianças com baixo controle parental.

O período de incubação da pediculose é, em média, de 3 a 4 semanas. Durante esse período, o indivíduo que entrar em contato com o cabelo terá tempo de depositar ovos, e estes, por sua vez, se transformarão em piolhos adultos.

Métodos de tratamento caseiro

Caso seja detectada pediculose, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. Os sintomas desagradáveis ​​interferem nas atividades diárias da criança. Se não tratada, a condição pode levar a complicações, como dermatite crônica. Além disso, os piolhos não são apenas parasitas, mas também vetores de infecções bacterianas, incluindo tifo e febre tifoide.

Se a presença de piolhos for confirmada em uma criança, é importante não apenas isolá-la das outras crianças, mas também considerar o potencial perigo para os pais. Todos os membros da família devem ser examinados para verificar se há piolhos.

exame de uma criança para pediculose

Quanto mais cedo os piolhos forem detectados em uma criança, mais fácil será o tratamento, por isso os exames preventivos são extremamente importantes.

O tratamento em casa ocorre de acordo com o seguinte algoritmo:

  1. Tratamento da cabeça com remédios farmacêuticos ou populares.
  2. Pentear para remover piolhos e lêndeas.
  3. Ferver os pertences da pessoa infectada.
  4. Repetição regular do procedimento.

Tratamento com medicamentos farmacêuticos

Os tratamentos contra piolhos em crianças são feitos com ingredientes que variam em toxicidade e eficácia contra os insetos. Estão disponíveis na forma de xampus, sprays, loções e cremes.

Os shampoos para tratamento de piolhos são particularmente populares. São fáceis de usar. Aplique o produto nos cabelos úmidos, massageie até formar espuma e enxágue com água após 10 a 15 minutos. As farmácias oferecem uma ampla variedade de produtos.

  1. Veda. O principal ingrediente é a permetrina. Ela mata apenas piolhos adultos, portanto, é necessária uma nova aplicação após duas semanas.
  2. Paranit. Contém Clearol, que reveste os piolhos com uma fina película, causando sua asfixia e morte. Completamente seguro para humanos.
  3. Higiene com ácido acético. Combate não só os piolhos, mas também as lêndeas.
  4. Pedelin. Contém tetrametrina e malationa. Penetra em insetos e larvas, matando-os.
  5. Mediafox é um repelente à base de permetrina e óleo de rícino. Ele paralisa as terminações nervosas dos insetos, causando sua morte. Indicado para crianças a partir de 1 ano de idade.
  6. Paralisados. Os componentes do xampu bloqueiam o sistema nervoso dos piolhos.
  7. Itax. Shampoo de ação rápida que mata piolhos e lêndeas. Altamente tóxico. Use luvas ao manusear. Não usar em crianças menores de 2 anos de idade.
Pediculen ultra

Os tratamentos contra piolhos geralmente estão disponíveis na forma de xampu ou spray.

Existem também produtos em forma de sprays, cremes e loções que precisam ser aplicados nos cabelos e depois removidos com xampu comum:

  • Lavinal;
  • Rosh Tov;
  • Casal Plus;
  • Nyuda;
  • Nix (pode ser usado por crianças a partir dos 6 meses);
  • Nittifor;
  • Avicina;
  • Anti-bit;
  • Foxylon,
  • Benzoato de benzila (emulsão).

Ao utilizar medicamentos, é necessário seguir certas regras:

  1. Antes de tratar crianças pequenas, consulte um médico.
  2. Utilize o medicamento em estrita conformidade com as instruções.
  3. Respeite as restrições de idade.
  4. Não utilize medicamentos se você tiver doenças no couro cabeludo ou alergias graves.
  5. Não utilize vários produtos ao mesmo tempo.
  6. Evite o contato com as mucosas dos olhos, boca e nariz. Caso isso ocorra, enxágue com água em abundância.

O tratamento da pediculose com meios especializados é considerado o método mais eficaz. Todos os medicamentos oferecidos pelas farmácias passam pelos testes necessários.

Galeria de fotos: Remédios farmacêuticos para piolhos.

Tratamento com remédios populares

Remédios populares, comprovados pela experiência de mais de uma geração, ajudam a eliminar a pediculose.

Os mais comuns são:

  1. Água de heléboro. Aplique a infusão na raiz dos cabelos, espalhando por todo o comprimento. Em seguida, envolva a cabeça em filme plástico por meia hora e enxágue bem.
  2. Bardana. Recolha as folhas e os caules frescos da planta, faça uma infusão fervendo água sobre eles (meia xícara de água para cada xícara de erva), adicione óleo de gerânio (5 gotas para cada 150 ml da mistura) e aplique no cabelo e couro cabeludo, deixando agir por 40 minutos.
  3. Vinagre. Dilua vinagre a 9% em água na proporção de 2:1, distribua a solução resultante por todo o comprimento do cabelo, envolva a cabeça em filme plástico e deixe agir por uma hora. Em seguida, enxágue.
  4. Óleo da árvore do chá. Dilua 15 gotas em meio copo de água morna, aplique nos cabelos e deixe agir por 50 minutos. Como alternativa, misture 15 gotas com 100 ml de xampu.
  5. Querosene. Misture uma parte do produto com sete partes de óleo vegetal, aplique no couro cabeludo e deixe agir sob filme plástico por meia hora. Em seguida, lave bem o cabelo com xampu. Evite usar secador de cabelo. Não use querosene puro. Este produto não é adequado para crianças pequenas e deve ser usado apenas por crianças de 13 a 15 anos.
  6. Sabão de alcatrão. Lave o cabelo com sabão, depois ensaboe generosamente novamente e deixe agir por 30 a 40 minutos. Enxágue.
  7. Suco de cranberry. O ácido destrói as cascas das lêndeas. Aplique o suco fresco nos cabelos, da raiz às pontas, e deixe agir sob filme plástico por 3 a 4 horas. Depois, recomenda-se enxaguar os cabelos com infusão de tansy.
  8. Solução de peróxido de hidrogênio a 3%. Misture a solução com água na proporção de 1:2, aplique nos cabelos, deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Os medicamentos listados podem ser prejudiciais se usados ​​incorretamente, portanto, deve-se ter cuidado ao manuseá-los e o tempo de exposição não deve ser excedido.

Galeria de fotos: Remédios caseiros para piolhos

Métodos de penteação

A remoção mecânica de piolhos e lêndeas é uma parte essencial do tratamento da infestação por piolhos, utilizando tanto medicamentos específicos quanto remédios caseiros. Após cada tratamento do couro cabeludo, utilize um pente fino. Esses pentes são mais indicados e podem ser adquiridos em farmácias, pois são especialmente projetados para o tratamento de piolhos. O pente deve ser desinfetado após cada uso.

pentes para piolhos

Pentes especiais para remover piolhos e lêndeas podem ser adquiridos na farmácia.

Eliminar piolhos e lêndeas é fácil com condicionador aplicado após a lavagem e dois pentes: um com dentes finos e outro com dentes largos. Divida o cabelo em mechas e penteie cada mecha primeiro com o pente de dentes largos e depois com o pente de dentes finos. Enxágue os utensílios periodicamente com água fervente. O condicionador também ajudará a remover os parasitas. Repita esse procedimento a cada quatro dias, durante duas semanas. Este método é utilizado quando não é possível usar remédios para o tratamento da pediculose, mas deve-se levar em consideração que o grau de sua eficácia é bastante baixo.

pentear para remover piolhos e lêndeas

Pentear os cabelos é parte integrante do tratamento contra piolhos.

O uso de condicionador para pentear os cabelos não pode ser combinado com o uso de produtos químicos, pois seus componentes criam uma película protetora, impedindo que os produtos utilizados tenham efeito terapêutico.

Vídeo: Usando Pedikulen Ultra e penteando para remover piolhos e lêndeas

Prevenção da pediculose

Para prevenir a ocorrência de pediculose, você deve seguir as seguintes regras:

  • De 1 a 2 vezes por mês, examine as crianças para verificar se há piolhos e lêndeas;
  • Troque a roupa de cama e a roupa íntima regularmente;
  • Passar a ferro as roupas das crianças, especialmente as costuras;
  • Mantenha a higiene da criança (tome banho regularmente, não compartilhe itens de higiene pessoal);
  • As meninas ficam melhor deixando de usar o cabelo solto e optando por um penteado mais elaborado;
  • Use xampus preventivos, por exemplo, à base de lavanda, tansy e melaleuca.

Avaliações

O tratamento não requer a ingestão de comprimidos; é exclusivamente tópico. A variedade é bastante ampla e é provável que qualquer farmácia ofereça algo. Os produtos antipiolhos são bastante eficazes e o preço varia de acordo com o país de origem e as preferências estéticas do comprador. Alguns produtos têm um odor desagradável não só para os piolhos, mas também para os humanos, porém, se você estiver disposto, é fácil comprar um produto milagroso importado que seja indistinguível de um xampu comum.
É bastante óbvio que, ao descobrir piolhos ou lêndeas em si mesmos ou em seus filhos, a pessoa afetada provavelmente não correrá para o médico. Não, se o fizer, o médico, é claro, fará um diagnóstico e recomendará o tratamento adequado. Mas, como nem sempre é esse o caso, forneceremos uma lista de medicamentos, já que a pediculose é uma daquelas doenças humanas em que a automedicação é melhor do que espalhar os piolhos.
O benzoato de benzila é uma emulsão a 20% para adultos e a 10% para crianças. Agite a emulsão e aplique-a no cabelo com um cotonete, massageando suavemente o couro cabeludo. Em seguida, é aconselhável cobrir a cabeça com um lenço. Após 30 minutos, lave com água corrente e xampu, e penteie o cabelo para remover quaisquer piolhos mortos.
NITTIFOR é uma solução em frasco. Sature a área afetada generosamente com a solução não diluída (como faria com o benzoato de benzila — uma gaze ou bandana). Lave com xampu e água corrente após 40 minutos.
Outros medicamentos (as instruções estão disponíveis em todos os lugares, então é fácil descobrir):
PEDILIN, também conhecido como MALATHIONE, ANTI-BIT, RID, ITAKS, SIFAX - shampoos.
PARA PLUS é um aerossol para o tratamento de piolhos.
SPRAY-PAX é um aerossol para o tratamento de piolhos pubianos.
NOC - shampoo cremoso.
A lista fornecida é bastante suficiente para eliminar os piolhos, algo que realmente desejamos a todas as vítimas.

Existe um produto novo chamado NUDA. Ele vem com um pente de plástico, embora o Nix seja melhor. É caríssimo, mas tem uma ótima consistência — tipo óleo. Minha filha tem cabelo comprido, e é a única coisa que consigo pentear e tirar todo o emaranhado. Tem uma farmácia chamada Udachnaya perto da estação de metrô Sennaya — Rua Grivtsova, 13. Lá é mais barato e — milagre! — eles vendem o pente separadamente. Então, foi isso que eu fiz neste verão: apliquei Nix em todo mundo, menos na minha filha, usando Nuda. Lavei tudo o que dava para lavar e o que não dava, lavei com Para Plus. Três ou quatro dias depois, tratei minha filha de novo, não me lembro bem — acho que com Nix. Funcionou.

Tivemos essa "delícia" neste inverno. Eliminou os piolhos dos meninos rapidamente, mas os da minha filha não. Surpreendentemente, o Paranit ajudou. Vejo anúncios dele no metrô. Não sei bem como funciona — parece conter apenas óleos essenciais. Mas também vem com um pente especial. É muito útil para pentear e remover as lêndeas. Enfim, depois de usar o Paranit, tudo desapareceu. É caro, porém. Certifique-se de verificar se há piolhos em todos os outros também! Eu também passava a ferro as camas de todos todas as noites.

Tivemos piolhos na nossa creche, e uma mãe não percebeu e trouxe o filho infestado para o grupo. Todos foram infectados. O grupo ficou em quarentena por provavelmente duas semanas. Não havia outra opção, então a associação de pais comprou Para Plus para todos. A cura aconteceu em dois dias. Eu sempre tive medo de que os piolhos voltassem, mas desapareceram completamente. Nunca mais os vimos.

Existe um produto chamado Nittifor, é muito eficaz. Eu o usava quando era criança (trazia da creche). Ele mata tanto as larvas quanto os adultos em uma ou duas aplicações. É comprovado: só conseguimos tirar os insetos mortos, não os vivos. Aliás, também é muito eficaz contra pulgas (já tratamos meu gato com ele várias vezes).

A pediculose é uma condição desagradável e difícil de tratar. No entanto, não há motivo para pânico se seu filho contrair piolhos. Hoje em dia, existem diversos medicamentos que podem eliminar rapidamente essa praga. Remédios caseiros, usados ​​há gerações, também se mostraram eficazes. É importante lembrar que piolhos e lêndeas não se restringem a crianças de famílias carentes. Qualquer pessoa pode ser infestada, e não há vergonha nisso. Contudo, para reduzir o risco de infestação, é fundamental tomar medidas preventivas.

Comentários