De onde vêm os percevejos dentro de casa: as principais vias de infestação dessas pragas.

Muitas pessoas pensam nos percevejos como uma relíquia de uma vida antiga, quase pré-revolucionária, algo do passado. No entanto, não é bem assim, e recentemente, cada vez mais pessoas reclamam de picadas desses parasitas e se perguntam de onde eles vieram em seus apartamentos limpos e aconchegantes. E, pensando bem, de onde eles realmente vêm?

De onde vêm os percevejos?

Antigamente, provavelmente até mesmo entre seus bisavós, acreditava-se que piolhos e percevejos eram causados ​​simplesmente pela sujeira. E embora haja um fundo de verdade nisso — os parasitas são mais comuns em espaços desorganizados e sujos — eles não aparecem do nada. E existem muitas fontes de infestação de percevejos em seu apartamento.

Você mesmo traz os percevejos

Por mais absurda que essa afirmação possa parecer, é verdade. Muitas vezes, você mesmo — sem saber, é claro — se torna um "transportador" conveniente para percevejos. Ou não para os próprios percevejos, mas para seus ovos e larvas, o que não faz diferença. Como isso acontece?

Compras

Às vezes, os percevejos vêm como um brinde em qualquer compra. Esse "brinde" é mais comum em móveis, especialmente os comprados em segunda mão ou em feiras. No entanto, móveis novos da loja também podem ser uma fonte de pragas se os armazéns onde foram armazenados estiverem infestados, o que é bastante comum.

Tivemos isso (batendo na madeira) há um ano e meio, e é assustador lembrar... compramos junto com o sofá... Chamamos especialistas e eles nos deram uma garantia de três meses de que desapareceria... E foi exatamente o que aconteceu, jogamos o sofá fora imediatamente, e durante esse tempo (eu estava completamente psicótica com isso) eu periodicamente jogava água fervente e vários venenos nele, tudo o que eu conseguia encontrar.

Os percevejos também costumam depositar seus ovos dentro de eletrodomésticos, onde são difíceis de ver. Eles podem se esconder, por exemplo, dentro de aparelhos de ar condicionado, tocadores de música e vídeo e caixas de som. As dobras dos tecidos também são um bom esconderijo para os percevejos, portanto, tenha cuidado ao comprar lençóis, cortinas, tecidos e até mesmo roupas.

Uma vez, cheguei a ver um percevejo numa loja de roupas!! Resumindo, vou me lembrar dessa experiência nojenta para o resto da vida.

É especialmente perigoso comprar essas coisas em mercados e feiras de rua – não se sabe onde e como foram armazenadas e o que mais pode estar escondido dentro delas.

Casas infectadas

Outra forma comprovada de levar percevejos para sua casa é visitar um local onde eles já estão presentes. Alguns hotéis, motéis e albergues pecam por não desinfetarem suas instalações de forma completa. É difícil garantir isso, mas, em geral, hotéis de boa reputação prezam por sua imagem e realizam o controle de pragas com bastante regularidade.

O mundo inteiro está infestado de percevejos neste momento — tanto a Europa quanto a América. Chegamos a um hotel 5 estrelas e eles são uns amores.

Mas até mesmo as grandes redes hoteleiras têm seus problemas. Enquanto isso, os pequenos motéis de beira de estrada sofrem com parasitas não apenas "às vezes", mas com muita frequência.

Pacotes

É possível também trazer percevejos pelos correios. Não importa muito de quem você esteja recebendo o pacote — um amigo ou uma loja online. O remetente pode nem saber que seu apartamento ou depósito está infestado de percevejos. Isso é especialmente comum no caso de tecidos, eletrodomésticos e móveis. As compras de roupas online se tornaram cada vez mais populares, e receber larvas de percevejo como "presente" está se tornando cada vez mais frequente.

Monte de lixo

Algumas pessoas, seguindo um antigo hábito soviético, às vezes não resistem à tentação de levar para casa algo útil do lixo. De fato, poltronas, sofás, bichos de pelúcia, tapetes e cadeiras descartados podem parecer limpos e seguros. No entanto, isso geralmente é apenas uma fachada — sob o estofamento, eles podem estar infestados de percevejos e outras pragas. Aliás, muitas vezes os móveis acabam no lixo justamente por estarem infestados.

Os percevejos são trazidos pelos vizinhos.

Mesmo que seu apartamento esteja atualmente livre de pragas, isso não significa que esteja seguro. Afinal, uma das formas mais comuns de infestação por percevejos é através dos vizinhos. Muitas pragas, não apenas percevejos, circulam entre vários apartamentos em um mesmo andar ou prédio; se um deles for infestado, todos os vizinhos correm o risco de serem afetados. A forma exata como eles chegam até você depende das circunstâncias. Por exemplo, se você tem um bom relacionamento com seus vizinhos e costuma visitá-los, você pode trazer percevejos e larvas consigo, ou eles podem chegar até você durante a próxima visita de seus amigos. Mesmo que você tenha pedido ajuda a um vizinho apenas uma vez, ele já pode ser uma fonte de pragas em seu apartamento. Além disso, os percevejos são bastante capazes de se deslocar entre apartamentos através do hall de entrada, rachaduras nas paredes, batentes de portas e janelas, bem como por meio de tomadas elétricas e sistemas de ventilação. No entanto, na maioria das vezes, os vizinhos de onde vêm os percevejos são famílias disfuncionais, alcoólatras e albergues ilegais para trabalhadores migrantes.

Tenho um apartamento problemático no terceiro andar do prédio onde estou registrado. Já houve muitos casos assim. Meu apartamento fica no segundo andar — eles não resistiram, mas os vizinhos do corredor tiveram alguns.

Os percevejos vêm da rua.

Assim como podem vir dos vizinhos, os percevejos também podem entrar no seu apartamento vindos da rua. Afinal, os percevejos já viveram na natureza e só mais tarde adquiriram o hábito de se aproximarem dos humanos em busca de calor e alimento adequado.

Subsolo e entrada

Os percevejos costumam fazer ninhos no porão — um local quente, escuro e úmido, perfeito para esses parasitas. Se a administradora do imóvel não chamar um exterminador imediatamente, os percevejos podem se espalhar por todo o prédio.

Entrada infectada

Os percevejos se movem livremente pelas escadas do hall de entrada.

Naturalmente, os andares inferiores serão os primeiros a sofrer. Mesmo que você seja extremamente vigilante e nenhum percevejo passe despercebido pela sua porta, sempre existe o risco de trazer os ovos deles da entrada nos seus sapatos. E se você guarda coisas no porão, pode acabar levando os parasitas para dentro de casa.

Tubos

O aquecimento central, a água e o gás são fornecidos por tubulações que percorrem toda a casa, do teto ao chão. Muitas vezes, os encaixes onde as tubulações são instaladas não são vedados, deixando uma fresta entre o cano e a parede. Você pode ver essas frestas ao redor das tubulações no seu apartamento. Os percevejos também rastejam facilmente por elas e podem entrar na sua casa vindos dos vizinhos ou diretamente do porão.

Ventilação

Os dutos de ventilação são uma das fontes mais conhecidas de diversos parasitas, incluindo percevejos. O problema é que bloqueá-los completamente pelo lado do apartamento é absolutamente essencial. Portanto, pequenos insetos podem entrar facilmente em sua casa por ali — seja pela rua ou pelos vizinhos.

Paredes e janelas

Não é segredo que as casas frequentemente apresentam rachaduras nas paredes, resquícios da construção. Essas rachaduras podem ser encontradas entre painéis, entre blocos ou entre tijolos. Os construtores geralmente tentam selar as paredes, mas às vezes pequenas frestas permanecem sem vedação. Essas rachaduras oferecem espaço suficiente para a entrada de pragas. Além disso, reformas podem deixar rachaduras em portas, caixilhos de janelas e batentes, o que também pode representar um risco.

A janela do inseto

Em anos ruins, os percevejos entram em enxames pelas janelas.

Animais

Embora os humanos possam ser relativamente vigilantes e perceber a presença de uma praga invadindo sua casa, com os animais a situação é muito mais complexa. Seu animal de estimação, ao retornar de um passeio, pode nem notar que algo se prendeu à sua pelagem longa. É especialmente difícil detectar uma praga minúscula em um cachorro grande e peludo.

Percevejo em um cachorro

Em pelos grossos, você não notará imediatamente um percevejo a olho nu.

Além disso, o animal também pode transportar ovos de percevejos da entrada para o apartamento em suas patas.

Onde vivem os percevejos?

É mais fácil detectar percevejos no seu apartamento se você tiver uma boa ideia de onde eles costumam viver. Esses parasitas são ativos à noite, então você pode não vê-los durante o dia. No entanto, seus ninhos são sempre fáceis de identificar. Eles são encontrados em locais escuros e isolados, onde algo certamente os esconderá. Essas áreas são especialmente propensas a serem as bordas enroladas de papel de parede, linóleo e carpetes, bem como embaixo dos rodapés. Se você tiver carpetes nas paredes, é uma boa ideia verificar a parte de trás deles — eles também podem estar escondidos ali. Se os percevejos se instalaram em móveis, eles provavelmente estarão escondidos nas frestas, entre as peças dos móveis e sob o estofado, mas colchões e roupas de cama também são abrigos adequados.

Esquema de Busca de Percevejos

O diagrama mostra os locais onde os ninhos de percevejos são encontrados com mais frequência.

Os parasitas também podem infestar armários — eles são especialmente atraídos por gavetas cheias de roupas velhas e tecidos mofados. Eletrodomésticos também podem se tornar um lar para percevejos — eles são escuros, quentes e muito difíceis de detectar.

Prevenção: Como evitar uma infestação de percevejos

Os danos causados ​​pelos percevejos costumam ser muito visíveis e bastante óbvios, portanto, não há dúvida de que precisam ser combatidos. A melhor coisa a fazer é tomar medidas para impedir que eles entrem no seu apartamento.

  • Limpeza. Embora os percevejos não infestem naturalmente a sujeira, eles preferem apartamentos desorganizados e sujos a apartamentos limpos e arrumados. A limpeza regular com água e detergente é essencial para garantir que a maioria das superfícies seja desinfetada. Além do próprio apartamento, você também deve lavar seus sapatos de rua e lavar ou levar à lavanderia suas roupas de frio regularmente. Se você costuma passear com seus animais de estimação, lembre-se de lavar as patas deles e manter a pelagem limpa ao voltar para casa.
  • Controle de pragas. Antes de se mudar para um novo apartamento, especialmente se houver vestígios dos antigos proprietários, é uma boa ideia realizar um controle de pragas preliminar. Para isso, o ideal é contratar uma equipe de profissionais que — mediante um custo, é claro — fornecerá proteção a longo prazo contra insetos. No entanto, você também pode realizar essas medidas por conta própria, utilizando aerossóis e concentrados inseticidas. Contudo, nesse caso, é preciso garantir sua própria segurança para que os venenos não se voltem contra você.
  • Vedação. É impossível "vedar completamente" seu apartamento, mas vale a pena verificar se há rachaduras em paredes, janelas, portas, pisos e rodapés, e vedar quaisquer frestas encontradas. A ventilação não deve ser bloqueada, mas é recomendável instalar uma tela de malha fina em todas as aberturas do apartamento. É claro que a tela deve ser lavada e limpa regularmente.

Essencialmente, ao reformar, preste atenção especial à capacidade de circulação de ar do seu apartamento. Vede quaisquer rachaduras, instale telas mosquiteiras de malha fina nos exaustores, inspecione o tubo de subida e os radiadores — os canos geralmente ficam embutidos em conduítes, deixando um espaço entre eles. Verifique se as tomadas elétricas são de passagem e instale uma fita isolante nesses locais.

  • Repelentes. Alguns inseticidas químicos disponíveis em lojas são eficazes não apenas para o controle direto de percevejos, mas também como medida preventiva. Por exemplo, giz, gel e pó podem ser aplicados em soleiras, batentes de portas, paredes, pisos, armários — em resumo, em qualquer lugar onde os percevejos possam entrar no apartamento. O inseto morrerá em contato com a substância tóxica ou evitará a área de risco. Entusiastas de remédios caseiros também sugerem lavar rodapés, pisos e armários com uma solução de vinagre, amônia ou água sanitária para prevenir infestações. Alguns também sugerem querosene e terebintina diluídos, mas essas substâncias são inflamáveis ​​e podem ser perigosas. Infusões de ervas cujos aromas os percevejos detestam também podem ser eficazes: absinto, tansy e camomila também são recomendados para uso durante a limpeza. Se você não tiver ervas à mão, pode comprar óleos essenciais na loja — alecrim, eucalipto, lavanda, melaleuca — e adicionar algumas gotas à água que usa para lavar o chão e tirar o pó.

Minha mãe me disse para encontrar os ninhos deles. Para removê-los com cuidado (eu os afoguei em água e os joguei no vaso sanitário). E então, para tratar bem esses locais (os ninhos) com água sanitária. Fiz isso, lavando todas as frestas e rachaduras das paredes com água sanitária todos os dias, onde quer que eu os visse. Lavei com água sanitária até que sumissem. Graças a Deus, não havia mais nenhum.

  • Vigilância. Como os percevejos podem ser facilmente trazidos de uma loja ao comprar algo, é importante verificar o produto antes da compra. Isso é especialmente importante para móveis e eletrodomésticos. Evite comprar esses itens em feiras ou de segunda mão, principalmente porque um ninho de percevejos sob o estofado pode ser o motivo da venda. Roupas, cortinas e tapetes também devem ser cuidadosamente inspecionados e lavados ou limpos após a compra. Isso também se aplica a compras online entregues pelos correios. Como as casas de outras pessoas também podem ser uma fonte de pragas, evite visitar casas infestadas e se hospedar em hotéis suspeitos. Se você guarda itens no porão, lembre-se de revisá-los periodicamente e limpar seu armário regularmente.
  • Cooperação. Se você mora em um prédio de apartamentos, é importante manter um bom relacionamento com seus vizinhos. Dessa forma, se houver uma infestação de percevejos no prédio, você ficará sabendo logo e poderá tomar providências. O ideal é que todos trabalhem juntos para combater os percevejos — isso ajudará a eliminar os insetos, em vez de simplesmente ficar perseguindo-os. Vocês também podem juntar recursos para o controle de pragas, caso a administradora do prédio não ofereça esse serviço.

É mais fácil apresentar uma queixa coletiva e extinguir o incêndio. Ou juntar dinheiro com os vizinhos para tratar os focos.

É claro que medidas preventivas não garantem que os percevejos nunca infestarão seu apartamento. No entanto, todas essas medidas ajudarão a reduzir a probabilidade de sua ocorrência.

Como podemos ver, os percevejos têm diversas maneiras de entrar nas casas das pessoas, e ninguém está imune a esses parasitas. No entanto, saber onde procurar essas pragas e como evitar que elas apareçam torna o combate a elas muito mais fácil. Cuide da sua casa e mantenha-a limpa, e você poderá nunca mais ter que lidar com percevejos!

Comentários