As peônias são flores belas e fáceis de cuidar. Seus grandes botões secretam uma seiva doce que atrai formigas. Jardineiros se preocupam se esses insetos prejudicam suas plantas e como se livrar deles.
Contente
Por que as formigas aparecem nas peônias?
Essas flores são atacadas por muitas pragas, incluindo besouros bronzeados, lagartas, nematoides das galhas e formigas pretas e da grama. Muitos especialistas em jardinagem e amadores com anos de experiência no cultivo dessas plantas acreditam que as formigas não causam danos sérios. Elas simplesmente se alimentam da seiva nutritiva e saborosa, mas não prejudicam o crescimento das flores.
A dieta das formigas consiste principalmente de carboidratos, que elas obtêm através do melado e da seiva das plantas. É por isso que as peônias são tão atraentes para elas.
Mas, em sua busca por essa iguaria tão cobiçada, os insetos frequentemente danificam as plantas. Portanto, o melhor é prevenir sua presença nos botões. Se isso já aconteceu, o controle de pragas é necessário. Para um controle eficaz, é importante determinar a causa da presença das formigas. Existem três causas possíveis:
- Em busca de comida saborosa. Um aroma agradável, doce e intenso atrai insetos de longe, indicando a presença de uma grande quantidade de alimento saboroso.
- Construindo um formigueiro debaixo de um arbusto. Se a casa estiver perto de uma peônia, elas irão primeiro até lá em busca de comida, pois é a fonte mais próxima.
- A presença de pulgões nas folhas, pétalas e botões. O leite dos pulgões é outra fonte de alimento atrativa para as formigas.
As formigas carregam pulgões em suas mandíbulas até áreas com abundância de folhas jovens. Elas se alimentam da seiva das plantas e secretam uma substância que atrai as formigas: o melado. Essas gotas doces são uma iguaria para elas.
Danos causados por insetos
Com base nos motivos do aparecimento de formigas nas peônias, não é difícil determinar os danos que elas causam.
- Às vezes, em busca de mais seiva doce, os insetos danificam as pétalas. Em alguns casos, isso resulta no botão não se abrir ou na flor, quando aberta, apresentar uma aparência pouco atraente.
- Se suas plantas estiverem infestadas por insetos, é improvável que você queira mantê-las dentro de casa. Para jardineiros que cultivam peônias para venda, isso pode ser um problema sério.
- As formigas se reproduzem mais ativamente quando próximas a uma fonte de carboidratos — o néctar da peônia. A colônia expandida se espalhará por toda a área, e os insetos migrarão para outras plantas, o que afetará negativamente seu desenvolvimento.
As formigas nem sempre danificam as peônias. Na maioria das vezes, elas simplesmente se alimentam do néctar e deixam as folhas, pétalas ou caules da planta intactos.

Em busca de néctar, as formigas roem as pétalas do botão e estragam a flor que ainda não desabrochou.
Como controlar formigas em peônias
Existem três métodos utilizados para se livrar de insetos:
- Químico.
- Mecânico.
- Receitas populares.
Além disso, qualquer produto eficaz para matar formigas em um jardim também serve para proteger as peônias. O método mais eficaz é destruir o formigueiro e atacar diretamente os insetos, por exemplo, tratando os caules e outras partes da planta com inseticidas.
Produtos químicos
Os produtos modernos para o controle de formigas são eficazes e não prejudicam o solo ou as plantações. No entanto, muitos venenos são perigosos para os seres humanos. Ao tratar plantas com esses produtos, use máscara e luvas de proteção. Existem outras desvantagens nesses produtos:
- Efeito a curto prazo - com a primeira chuva ou ao regar, o inseticida é simplesmente lavado e seu efeito sobre os insetos cessa;
- Ação pontual - o indivíduo que entra em contato com o produto morre;
- Infectividade - os inseticidas atuam não apenas em formigas, mas também em outros insetos, como as abelhas.
Os preparados químicos também apresentam vantagens:
- máxima eficiência, em comparação com métodos de controle manuais ou mecânicos;
- Uma variedade de produtos — as lojas vendem produtos desse tipo que diferem em seus ingredientes ativos, forma (géis, aerossóis, pós) e outros parâmetros.
Os produtos químicos mais populares são:
- Muravyed. O ingrediente ativo é o veneno de contato e ingestão diazinon. De acordo com as instruções, o produto deve ser diluído em água e aplicado em arbustos e formigueiros. Também está disponível na forma granulada. Produtos similares incluem Muracid e Muravyin.
- Expulsar. Este produto contém o veneno clorpirofós (2%) e está disponível como solução pronta para uso ou em pó. É perigoso para animais de estimação, pássaros e humanos.
- O piretro é um inseticida natural usado em solução aquosa para tratar formigueiros. Também é usado como spray em plantas.
- Repelente de formigas. Este produto contém 10% de bórax e vem em forma granulada. Basta polvilhar ao redor dos formigueiros.
- Os géis Kapkan Raptor, Global e Taracid são aplicados perto de trilhas de insetos, em residências e em arbustos que atraem formigas.
- Karbofos. O ingrediente ativo é o malation. Está disponível em pó, grânulos, emulsão concentrada e solução pronta para uso. Mata a formiga por contato com a carapaça química do inseto ou por inalação. As plantas não devem ser tratadas com este produto mais de duas vezes por temporada (durante a brotação e a floração). O fufanon também tem efeito semelhante.
- Fas-Double Powder. Ingredientes ativos: zeta-cipermetrina e es-fenvalerato. Dosagem: 2 g por metro quadrado. Modo de usar: Pulverize ao longo dos rastros de formigas. Ao tratar infestações de pragas, use luvas de borracha e máscara de gaze ou respirador.
- Dachnik é uma solução de prata coloidal. Contém óleo de abeto. Remova a camada superficial do solo do formigueiro e adicione a solução, preparada de acordo com as instruções.
- Emulsão concentrada Agran. Contém clorpirifós (50%) e cipermetrina (5%). Utilizada no tratamento de formigueiros, caules de peônias e rotas de migração de insetos.
- Actellic. Concentrado de pirimifós-metil (50%) em ampolas. Possui ação de contato e fumigação. Nocivo às abelhas. Uma única aplicação é suficiente para eliminar os insetos.
Vídeo: Combatendo formigas com o inseticida Agran
Impacto mecânico no formigueiro e nos insetos
Esses métodos são radicais, mas entre eles também existem opções humanitárias que não envolvem a morte de insetos.
- Coloque uma armadilha em um botão de peônia. Recorte um círculo de 15 cm de diâmetro em uma folha de papel e faça um corte longitudinal em um dos lados. Use uma tesoura para fazer um furo no centro. O diâmetro do furo deve ser ligeiramente maior que a espessura da haste da peônia. Coloque a armadilha em frente ao botão e cubra o fundo com vaselina. Este design simples impedirá que as formigas cheguem à flor.
- Barreiras de água feitas com pneus. Corte um pneu ao meio longitudinalmente, coloque uma das metades em volta de um arbusto de peônia e encha-o com água. Esse fosso artificial impedirá que as formigas alcancem os botões perfumados.
- Removendo um formigueiro. Se os insetos fizeram seu ninho perto de uma planta, a maneira mais eficaz de se livrar deles é remover o formigueiro. Isso pode ser feito sem ferir os insetos se ele for pequeno. Use uma pá para removê-lo e coloque-o em um carrinho de mão para transportá-lo para fora da propriedade. Preencha o espaço vazio com cinzas, sal ou bicarbonato de sódio para garantir que nenhuma formiga permaneça perto das peônias.
- Despejar água em um formigueiro. Este método não é humano, mas é bastante eficaz no combate às formigas. Basta despejar água fervente sobre uma pequena colônia. Se o formigueiro já estiver grande, use uma solução de bicarbonato de sódio (um pacote por balde), amônia (100 ml para 10 litros de água) ou outra solução. Esta receita é eficaz: adicione 250 ml de qualquer xampu ou sabonete líquido, 1 litro de vinagre de cozinha e 0,5 litro de óleo vegetal a um balde com água. Despeje a água em um buraco feito no topo do formigueiro. Em seguida, cubra o formigueiro com um saco plástico e deixe por um dia. Durante esse tempo, a colônia será destruída.
remédios populares
Esses métodos de controle de formigas são práticos e, na maioria dos casos, inofensivos para os humanos. São acessíveis e eficazes, embora exijam uso repetido.
- Ácido bórico. Misture duas colheres de sopa do pó com a mesma quantidade de geleia ou mel e dilua com água até formar uma pasta fina. Coloque essa isca venenosa perto do formigueiro. Você também pode polvilhar o pó em cubos de açúcar e colocá-los perto do arbusto.
- Folha de louro. Prepare uma infusão com 10 gramas de folha de louro seca e 1 litro de água. Basta despejar a água fervente sobre a folha de louro e tampar o recipiente. Depois que a infusão esfriar, aplique-a em cada botão floral usando um algodão ou um borrifador.
- Plante ervas e outras plantas aromáticas no seu jardim; o aroma delas repele formigas. Outra opção é fazer uma infusão. Pegue 100 g de qualquer uma das plantas e despeje 1 litro de água fervente sobre elas. Após 2 horas, aplique a infusão nos caules, folhas e botões. Algumas ervas adequadas incluem:
- cebola;
- alho;
- hortelã-pimenta;
- artemísia;
- lavanda;
- ancião;
- árvores coníferas;
- salsinha.
- Polvilhe o solo sob o arbusto com cinzas ou tabaco. Os insetos não gostam dessas substâncias, então não irão atacar a planta.
- Prepare a isca com fermento fresco. Esfarele o bloco de fermento em uma tigela, misture com uma quantidade igual de açúcar ou geleia e despeje água morna por cima até formar uma pasta. Lembre-se que a 40 °C o fermento morre, portanto a temperatura do líquido deve ser mais baixa. Os insetos irão se fartar com a guloseima e levar um pouco da mistura doce de volta para o ninho. Como resultado da fermentação do fermento, os suprimentos irão estragar e a colônia morrerá por falta de alimento.
- As formigas não gostam do cheiro de óleo vegetal. Use produtos não refinados e com aroma forte para combatê-las, como por exemplo, aplicando-os nos caules das plantas.
- Dilua a amônia com água na proporção de 1:100 e regue as peônias ou o formigueiro com a solução resultante. Isso ajudará a eliminar os insetos e fertilizar o solo com nitrogênio.
Se houver formigas andando sobre as peônias cortadas, para evitar que se espalhem pela sua casa, mergulhe-as com a parte das flores virada para baixo em água fria antes de levá-las para dentro. Após dois minutos, retire as plantas e sacuda-as para remover qualquer gotejamento e formigas.
Vídeo: Como eliminar formigas em peônias usando sabão de alcatrão e óleo vegetal
Como se livrar de pulgões
Use métodos comprovados de controle de pulgões para se livrar das formigas em suas peônias mais rapidamente. Isso eliminará uma de suas fontes de alimento.
- Despeje 8 litros de água sobre dois quilos de agulhas de pinheiro ou abeto e deixe em repouso em um local escuro por uma semana. Mexa a mistura regularmente. Retire 1 litro da infusão, dilua em um balde com água e use para borrifar as plantas e o solo com um borrifador. Faça isso por dois ou três dias, de manhã e à noite.
- Prepare uma infusão com raízes (300 g) e folhas (400 g) de dente-de-leão. Triture as folhas, adicione 10 litros de água morna, coe após três horas e aplique nas peônias.
- Dilua 1 xícara de essência de vinagre em um balde de água e use a solução para borrifar as plantas. Tenha cuidado, pois a essência pode causar queimaduras na pele e nos pulmões. Trabalhe com luvas de proteção e respirador ou máscara.
- Não só as formigas, mas também os pulgões detestam alho. Misture 30 gramas de dentes de alho amassados com uma colher de sopa de sabão de lavar roupa ralado e dilua em 1 litro de água morna. Borrife a mistura nos arbustos de peônia e regue a terra por três dias. Repita o processo após 10 dias.
Medidas preventivas
Para evitar o problema de formigas nas peônias, medidas preventivas simples podem ajudar:
- Trate os botões regularmente com inseticidas ou repelentes de insetos;
- Não permita que um formigueiro se forme perto das raízes das peônias ou mova-o imediatamente para outro local;
- Se você for plantar onde antes havia um formigueiro, cave a terra, misturando-a com cinzas;
- Ao longo das margens do terreno ou em qualquer outro lugar, plante hortelã, lavanda e outras ervas cujo cheiro as formigas não gostem;
- Na primavera e no verão, tome medidas para proteger todo o jardim contra formigas e pulgões.
Avaliações
A flor da peônia é estruturada de tal forma que as sépalas verdes externas, que protegem o botão ainda fechado, contêm glândulas que produzem néctar. Esse néctar flui através de canais para ser consumido. Esse é um processo normal.
Eu borrifo minhas peônias com Fufanon ou Actellic (existem muitas alternativas). E os botões das minhas peônias permanecem limpos.
Compre fermento biológico fresco e divida o pacote em bolinhas. Espalhe as bolinhas na terra sob suas peônias e você poderá esquecer as formigas. O fermento fertilizará o solo e repelirá todas as formigas.
Recomendo tratar suas peônias com Muracid. É completamente seguro para as plantas e muito eficaz contra formigas e pulgões, já que os pulgões são a principal fonte de alimento das formigas. Você também pode espalhar cinzas de madeira nos canteiros de peônias; as formigas não suportam o cheiro e logo abandonarão suas flores.
Experimente um remédio caseiro: amasse 100 g de dentes de alho e despeje 1 litro de água fervente sobre eles. Deixe em infusão por 24 horas e coe. Aplique delicadamente essa infusão nos botões florais. As formigas detestam o cheiro de alho!
As formigas não são as pragas mais perigosas para as peônias. Mas é melhor se livrar delas. Use remédios caseiros comprovados, iscas envenenadas e uma variedade de produtos químicos para proteger seus arbustos dos insetos.






















