A primavera é a época em que todos os seres vivos despertam após um longo inverno. Infelizmente, as pragas de insetos também estão ativas durante esse período, causando muitos transtornos aos jardineiros. À primeira vista, as formigas não parecem causar nenhum dano; pelo contrário, elas protegem o jardim de pragas realmente perigosas e formam uma parte valiosa da cadeia alimentar. Mas, às vezes, esses insetos se tornam numerosos demais em um jardim.
Contente
Tipos de formigas e os motivos de seu aparecimento em árvores.
Apenas uma espécie de formiga é benéfica para uma horta: a formiga vermelha da madeira. Elas se distinguem pelo seu grande porte e mandíbulas poderosas, que lhes permitem caçar outros insetos. Os danos às árvores são causados por:
- formigas de jardim,
- formigas carpinteiras.
As formigas de jardim são mais ativas na primavera e no final do verão. As árvores atraem esses insetos com o aroma de brotos frescos ou frutos maduros. Os rins são os que mais sofrem, já que na primavera o formigueiro enfrenta a maior escassez de alimentos. Nesse caso, o jardineiro perde grande parte da sua colheita.
As formigas não são tão perigosas quanto os pulgões, cuja reprodução elas facilitam. Durante seu ciclo de vida, os pulgões secretam açúcar nas folhas, do qual as formigas se alimentam. As formigas protegem os pulgões de predadores (como joaninhas) e os transferem para outras folhas. Essa atenção faz com que os pulgões se reproduzam a uma taxa incrível, destruindo cada vez mais folhas.
Um formigueiro pode estar localizado em um lugar isolado, mas uma abundância de pulgões nas árvores pode servir como sinal de que um grande número de formigas vive em algum lugar próximo.

Durante seu ciclo de vida, os pulgões secretam açúcar nas folhas, cujo suco serve de alimento para as formigas.
As formigas carpinteiras destroem madeira. Além disso, podem danificar não só árvores de jardim, mas também estruturas de madeira. Esta espécie de inseto não se alimenta de madeira, mas sim cria buracos nela para construir seus ninhos.
Métodos de controle de formigas e pulgões
As formigas devem ser tratadas com muito cuidado, pois sua eliminação completa pode perturbar a cadeia alimentar.
Produtos químicos
Os seguintes remédios têm demonstrado eficácia até o momento:
- Exil foi desenvolvido para o controle eficaz de grandes infestações de formigas no seu jardim. É um inseticida desenvolvido com a mais recente tecnologia na Alemanha e está disponível em pó ou solução. Use luvas de borracha ao manusear o produto. A aplicação é simples: basta polvilhar o pó ou despejar a solução sobre a infestação de formigas. No entanto, é importante entender que o ingrediente ativo — clorpirifós a 2% — é uma substância química forte e, portanto, seu uso é proibido a menos de quinze metros de poços e corpos d'água. O preço do produto varia entre 200 e 300 rublos;
- O Medilis-Cyper pode ser usado para controlar não apenas formigas, mas também carrapatos, pulgas e baratas. O produto deve ser aplicado na área afetada e nas roupas. Não use perto de crianças. Preço médio: 1.500 rublos.
- O Dr. Klaus está disponível em vários formatos — para uso interno e externo — como aerossol e é um repelente universal contra formigas, carrapatos, baratas e pulgas. Pode ser usado para eliminar enxames de insetos, aplicado na fundação para impedir a entrada deles, e também é eficaz quando aplicado em formigueiros. O spray pode alcançar até três metros em condições de calmaria, tornando-o especialmente eficaz para grandes formigueiros. O produto é relativamente seguro e permite utilizar o cômodo tratado em até trinta minutos após a ventilação. Adequado para banheiros, cozinhas e corredores. Preço: 200–300 rublos.
Remédios populares e meios mecânicos
Para reduzir o número de formigas, você também deve se livrar dos pulgões que as alimentam. Instalar uma cinta de proteção ajudará a proteger a árvore de ambos os insetos. É fixada à base do tronco da árvore com corda ou fio resistente. Um adesivo especial é aplicado à superfície da armadilha, sendo resistente à chuva e às variações de temperatura, além de não ser tóxico para a árvore ou para os seres humanos.
O uso desse cinto evitará o uso de meios potencialmente perigosos e, mais importante, será uma boa medida preventiva contra a destruição de brotos em árvores. Em geral, basta prender a fita na árvore no início da primavera, mas o procedimento pode ser repetido em qualquer época do ano. Você também pode experimentar diferentes tipos de cintos de captura. Atualmente, os seguintes são utilizados:
- cinturões de armadilhas secas, que são divididos em:
- correias funil por onde os insetos rastejam de baixo e não conseguem mais sair,
- correias-portões que impedem os insetos de descerem da árvore para o solo para hibernar,
- funis de dupla face que capturam insetos vindos tanto da parte superior quanto da inferior do tronco;
- Existem também as venenosas, que consistem em um pedaço de tecido embebido em inseticida e fixado na base do tronco. Isso impede que os produtos químicos penetrem no sistema radicular ou na copa da árvore;
- pegajoso, no qual os insetos são capturados com a ajuda de cola colocada em fita adesiva ou papel, amarrados ao redor do tronco.
Galeria de fotos: tipos de armadilhas para árvores
- A correia em forma de funil captura principalmente insetos que sobem pelo tronco da árvore.
- A coleira impede que os insetos desçam da árvore para hibernar no solo.
- Os cintos reversíveis podem ser usados durante toda a temporada.
- O tecido da cinta de armadilha para veneno é embebido em qualquer inseticida e colocado na base do tronco.
- Cinto adesivo captura insetos com cola.
Vídeo: Protegendo árvores jovens
O cheiro das plantas
Assim como muitos outros insetos, as formigas não gostam de odores fortes, por isso você pode usar decocções de certas plantas contra elas:
- absinto,
- alho,
- canela,
- hortelã.
A decocção é aplicada nas plantas ou no formigueiro. No entanto, este último método é menos eficaz, pois esses odores não matam os insetos, apenas os perturbam. Depois de algum tempo, as formigas mais persistentes removerão todos os resíduos malcheirosos do formigueiro.
Cereais
Muitas vezes, os cereais são usados contra formigas:
- painço,
- semolina,
- milho.
Muitas pessoas questionam a eficácia do seu uso no controle de insetos. Este método deve ser usado por um período bastante longo, e o resultado positivo não durará mais do que um mês. O formigueiro e os locais onde os insetos aparecem com frequência são cobertos com grãos.
Prevenção do aparecimento de formigas e pulgões
É muito mais fácil prevenir o aparecimento de formigas do que combatê-las:
- Não deixe que se forme um formigueiro — cultive o solo regularmente. As formigas simplesmente não se instalam nessas áreas;
- Faça alguns canteiros de cebolas, as formigas realmente não gostam do cheiro delas;
- Trate as folhas com uma solução de sabão: dilua 300 gramas de sabão de lavar roupa em 10 litros de água (aproximadamente um balde).
Avaliações de jardineiros
Há muito tempo que reluto em experimentar o repelente concentrado para moscas, vespas e outros insetos "Insect Super" do Dr. Klaus, com aplicador, na minha propriedade. Este ano, apesar do clima, tivemos uma infestação de insetos. Cada metro quadrado tem vários formigueiros, todas as árvores estão cobertas de pulgões e há tantos ácaros que não se encontram nem numa floresta — não sei porquê. Então, quando todas as frutas amadureceram e o meu pai trouxe para casa mais um ácaro, não resistimos. Pegámos emprestada uma mangueira de jardim de 30 metros aos nossos vizinhos, ligámo-la à nossa estação de rega AL-KO HW 601 INOX e pulverizámos a área onde a mangueira alcançava. A nossa propriedade tem 16 acres (0,46 acres) e a estação de rega fica no meio, por isso os cantos não foram tratados. O conteúdo do frasco foi suficiente, até sobrou um pouco. O resultado: nenhum formigueiro sequer. Já faz duas semanas que não se vê um mosquito sequer — um contraste enorme com os vizinhos... Os mosquitos só aparecem quando venta, mas de manhã e à noite, quando o vento acalma, dá para sentar num banco lá fora com uma xícara de café.
Toda primavera, envolvo todas as árvores da minha região com fita adesiva comum, formando um anel, que depois cubro com cola para baratas e ratos. As formigas carregam os pulgões até as árvores e grudam neles. Não consegui me livrar delas completamente, mas a população diminuiu em 80%.
O alho é uma grande ajuda. Espalhe alguns dentes de alho ao longo do caminho deles — eles não irão mais longe.
As formigas detestam canela. Experimente polvilhá-la nas áreas onde elas costumam se reunir.
Ao lidar com uma infestação de formigas, é importante não exterminá-las completamente, como às vezes é tentador. Atualmente, existem diversos produtos para o controle de formigas disponíveis, muitos dos quais são seguros para humanos. No entanto, a prevenção pode ser muito mais eficaz do que lidar com os sintomas de uma infestação.












