Um zoopsicólogo é um especialista que estuda a natureza do comportamento animal e trabalha para corrigi-lo. O principal objetivo do especialista é estabelecer uma relação de confiança e compreensão mútua entre o animal de estimação e seu dono.
Em que casos é necessária a ajuda de um zoopsicólogo?
Os animais sentem estresse, mas não conseguem expressá-lo em palavras. O estresse decorrente da separação do dono ou de uma mudança de ambiente pode se manifestar em comportamentos destrutivos. Muitas vezes, os donos não conseguem estabelecer um vínculo com seus animais de estimação e fornecer o treinamento adequado. Nesses casos, é necessário buscar ajuda profissional.
Problemas comportamentais ocorrem principalmente em cães. Os donos frequentemente confundem adestradores com psicólogos animais. Um adestrador treina cães e ensina obediência instintiva. Um psicólogo animal estuda as motivações por trás das ações de um animal de estimação, treina o animal e corrige seu comportamento.
Recomenda-se contatar um zoopsicólogo nos seguintes casos:
- Agressividade do animal de estimação em relação ao dono, membros da família e outros animais.
- Danos à propriedade, problemas com o banheiro.
- Timidez excessiva do animal de estimação.
- Doenças de origem não fisiológica. A principal causa de problemas de saúde em animais, assim como em humanos, é o estresse. Um zoopsicólogo identifica a origem do problema e ajuda a aliviar o distúrbio.
- Problemas de adaptação em animais retirados de abrigos ou das ruas.
- Escolher um animal de estimação. Um zoopsicólogo ajudará você a escolher a raça certa com base no temperamento e nas preferências do seu futuro dono.
Como escolher o psicólogo animal certo
A psicologia animal é uma área recente na medicina veterinária. Por esse motivo, muitos golpistas se passando por profissionais têm aparecido online. Ao escolher um psicólogo animal, considere o seguinte:
- Educação. Existem pouquíssimas universidades que ensinam psicologia animal. O assunto é estudado principalmente em cursos especializados após a formação como adestrador de cães ou veterinário. Ter uma formação na área é uma grande vantagem. O ideal é que o tratamento de doenças e a correção comportamental sejam feitos pela mesma pessoa.
- Conhecimento e experiência. Um bom especialista aprimora continuamente seus conhecimentos participando de treinamentos, seminários e cursos. Antes de escolher um zoopsicólogo, recomenda-se verificar suas qualificações. O ideal é optar por um especialista com formação específica, como por exemplo, um profissional com especialização em gatos, cachorros ou animais exóticos. O comportamento de diferentes espécies animais varia significativamente.
- Interação com o animal. O psicólogo animal deve ser gentil, calmo e paciente com o animal de estimação. Se o animal demonstrar ansiedade ou medo na presença do especialista, as sessões serão ineficazes e só piorarão a situação.
Se o comportamento do seu animal de estimação mudar repentinamente, o melhor é consultar um especialista. Psicólogos animais trabalham com todos os tipos de animais, incluindo os exóticos. Um especialista determinará as causas da perturbação comportamental, ajudará a resolvê-las e restabelecerá a plena compreensão entre o dono e o animal.



