Como usar querosene para piolhos: receitas e métodos

Os piolhos são ectoparasitas que afligem a humanidade há milênios. Existem medicamentos disponíveis para ajudar a eliminar a pediculose. Mas muitos preferem os métodos tradicionais. O mais comum é o uso de querosene para combater os parasitas.

Querosene para piolhos e lêndeas: princípio de ação, vantagens e desvantagens.

O querosene age sobre os piolhos de três maneiras:

  • bloqueio dos órgãos respiratórios dos insetos;
  • intoxicação de adultos;
  • amolecimento da quitina.

Os insetos tratados com essa substância não morrem; simplesmente ficam mais fáceis de remover do cabelo. O querosene não é realmente eficaz: um tratamento não é suficiente, tem um cheiro forte, danifica o cabelo e não é adequado para tratar crianças pequenas. Os tratamentos modernos contra piolhos são mais suaves, como os shampoos Veda e Nitifor, Parazidoz, Nuda e outros. Eles contêm ingredientes que cuidam da pele e são menos irritantes, embora tenham contraindicações: gravidez, amamentação e alergias aos ingredientes.

O cabelo da menina foi tratado com remédio para piolhos.

Para tratar a pediculose, utilizam-se preparações médicas (xampus, sprays e outros tipos) e querosene.

Apesar disso, o querosene ainda é usado para eliminar piolhos. Seus benefícios:

  1. Disponibilidade e preço: o xampu antipiolhos custa a partir de 200 rublos e uma lata de querosene, a partir de 70 rublos.
  2. Relutância em falar sobre o problema e vergonha. A pediculose é considerada uma doença marginal, indicativa de higiene precária. Mas nem sempre é esse o caso. Você pode se infestar com piolhos durante as férias, no transporte público, em um jardim de infância ou acampamento rural, ao experimentar o chapéu de outra pessoa ou usar o pente de outra pessoa. Não há motivo para ter vergonha; qualquer pessoa pode pegar piolhos. Quanto mais cedo você iniciar o tratamento, mais cedo resolverá o problema e evitará infectar outras pessoas.

Não é possível eliminar piolhos com um único tratamento. O ciclo de vida do inseto é de 30 a 42 dias. O primeiro tratamento mata os piolhos adultos e algumas lêndeas. Portanto, é essencial repetir o tratamento após 3 a 7 dias. Após 1 a 1,5 meses, é necessário repetir o tratamento para eliminar quaisquer parasitas que possam ter entrado em contato com o cabelo através de travesseiros e roupas mal tratados. Para combater os piolhos de forma eficaz, evite aumentar a dosagem de querosene em remédios caseiros e trate o couro cabeludo com mais frequência.

Ciclo de vida dos piolhos

O ciclo de vida do inseto é de 30 a 42 dias.

Tabela: Prós e contras do uso de querosene

PrósContras
  • Fácil de comprar;
  • fácil de usar;
  • composição natural;
  • Utilizado isoladamente e em combinação com produtos farmacêuticos.
  • Um odor forte e persistente;
  • Contraindicado para crianças e pessoas alérgicas;
  • Indicado apenas para o tratamento de piolhos;
  • Pode causar alergias e queimaduras químicas na pele;
  • estraga o cabelo.

Como usar querosene para piolhos.

Uma garrafa de querosene pode ser comprada em uma loja de materiais de construção. É uma substância tóxica que pode causar envenenamento, queimaduras químicas na pele e mucosas, dermatite, asfixia e reações alérgicas. Para o tratamento da pediculose, são utilizados apenas querosene de aviação e querosene purificado para dispositivos de iluminação, obtidos de acordo com as normas GOST 11128–65 e 4753–68. O rótulo deve conter a indicação KO-25, KO-20, KO-22, KO-30. Esses líquidos contêm níveis aceitáveis ​​de enxofre e substâncias nocivas.

Querosene refinado

Para eliminar piolhos, use querosene de aviação ou querosene purificado para luminárias.

Se você não tiver certeza se o querosene é adequado para tratamentos médicos, pode purificá-lo em casa. A maneira mais segura de fazer isso é com água quente:

  1. Despeje 1 litro de querosene em um frasco de vidro de três litros.
    jarro

    Você pode purificar querosene usando água quente e um frasco de vidro.

  2. Adicione água quente (temperatura de 60 a 70 °C).
  3. Feche com uma tampa de plástico e agite vigorosamente, abrindo o recipiente periodicamente para liberar a pressão. Caso contrário, poderá ocorrer uma explosão de vapor.
  4. Abra a tampa e deixe a solução decantar. Todas as frações mais pesadas ficarão no fundo, e a substância pura ficará na superfície da água.
  5. Esvazie o querosene com cuidado.

O trabalho deve ser realizado com o uso de luvas, em área bem ventilada com exaustor em funcionamento ou ao ar livre, longe de aparelhos de aquecimento. Os vapores de querosene explodem facilmente e podem causar pneumonia química e edema pulmonar.

Como usar querosene para tratar a pediculose

O uso correto deste remédio caseiro para piolhos é a chave para um tratamento rápido e eficaz.

  1. Faça primeiro um teste de sensibilidade: aplique um cotonete embebido em querosene na pele atrás da orelha. Se não houver vermelhidão ou inchaço após 10 a 15 minutos, o uso é seguro.
  2. Em seguida, aplique o produto no couro cabeludo. Não adianta espalhá-lo por todo o comprimento do cabelo, pois lêndeas e insetos adultos vivem nas raízes. Tenha cuidado para não deixar o querosene entrar em contato com os olhos.
  3. Envolva a cabeça em filme plástico e um lenço de materiais naturais (algodão, lã). Isso potencializará o efeito do tratamento e reduzirá o odor.
    A cabeça da menina está envolta em uma toalha.

    Após aplicar querosene na raiz do cabelo, a cabeça deve ser envolvida em filme plástico e um lenço ou toalha de algodão.

  4. Deixe a mistura agir por 15 a 30 minutos e depois lave com sabão de alcatrão ou xampu.
  5. Enxágue o cabelo com água e vinagre (2 a 5 gotas de vinagre branco ou de maçã por litro de água) ou infusão de camomila.
    Enxágue o cabelo com uma decocção de ervas.

    Após o tratamento com querosene, o cabelo é enxaguado com infusão de camomila.

  6. Penteie o cabelo com um pente fino. O querosene destrói a carapaça quitinosa dos insetos, facilitando a separação das lêndeas e dos insetos adultos dos pelos. Pentear o cabelo com um pente comum não removerá os piolhos e o problema persistirá. Realize o procedimento sobre um pano ou papel branco para que todos os insetos removidos fiquem visíveis.
    O cabelo da menina está penteado com um pente.

    Pentear os cabelos é uma etapa importante na luta contra os piolhos.

Você precisará realizar de 3 a 5 tratamentos, dependendo da gravidade dos danos no couro cabeludo. Use uma toalha e roupa de cama separadas durante o tratamento. Certifique-se de higienizar todos os itens de higiene pessoal que entrarem em contato com o couro cabeludo.

  • Lave a roupa de cama na temperatura máxima e passe a ferro;
  • Jogue fora os pentes velhos;
  • Itens difíceis de limpar - como travesseiros, cobertores, agasalhos e brinquedos - devem ser colocados em sacos plásticos com um algodão embebido em querosene, levados para a varanda e arejados após algumas horas;
  • Não se esqueça de tratar os móveis, por exemplo, com diclorvós.

Após um tratamento bem-sucedido, o cabelo precisa de cuidados. O querosene danifica severamente a estrutura do cabelo, tornando-o mais rígido. Por isso, máscaras medicinais com mel e camomila adicionados ao querosene são populares, pois suavizam um pouco seus efeitos.

Receitas para tratamento de piolhos à base de querosene

Existem diversas receitas testadas e comprovadas para combater piolhos. Qualquer uma dessas receitas pode e deve ser combinada para encontrar a opção mais adequada.

Composição com óleo vegetal

Nessa receita, o óleo suaviza os efeitos do querosene, obstrui as vias respiratórias dos insetos e facilita o pentear dos cabelos.

  1. Misture 1 colher de sopa de querosene com óleo vegetal.
  2. Aplicar na raiz do cabelo.
  3. Coloque um boné e enrole-se em uma toalha.
  4. Penteie o cabelo.

O tempo de tratamento é de 15 a 40 minutos, com sessões realizadas a cada dois dias. O tratamento final é realizado de 1 a 2 semanas após a última aplicação.

Óleo de girassol e uma garrafa de óleo vegetal sobre a mesa.

O óleo atenua os efeitos do querosene no tratamento de piolhos nos cabelos.

Utilização da água do heléboro

Este é um dos remédios caseiros mais eficazes contra piolhos. Além de eliminar os piolhos adultos, fortalece e condiciona os cabelos. Pode ser usado sozinho ou após o tratamento.

A água de heléboro é altamente tóxica e não deve ser usada por crianças menores de 12 anos, nem por pessoas com coceira no couro cabeludo ou erupções cutâneas. Em caso de contato com mucosas, enxágue abundantemente com água.

Instruções:

  1. Realize o tratamento com querosene da maneira descrita acima.
  2. Penteie o cabelo.
  3. Aplique a água de heléboro com um cotonete.
  4. Envolva a cabeça e espere 30 minutos.
  5. Enxágue o cabelo.
Água de Helleboro

A água de heléboro é um remédio popular eficaz contra piolhos.

Peculiaridades do tratamento da pediculose em crianças

O querosene não deve ser usado em crianças menores de 5 anos, e também não é recomendado que crianças mais velhas apliquem a substância em sua forma concentrada. Deve ser misturado com óleo, água e outros ingredientes, e o tempo de exposição deve ser reduzido.

  1. Uma solução suave para crianças: misture querosene com xampu na proporção de 1:1, aplique no couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, enxágue, penteie e seque. Duração do tratamento: 14 dias, repetindo de 2 a 3 vezes.
  2. Máscara suave com mel (3 colheres de sopa) e querosene (1 colher de chá): misture os ingredientes com uma colher de chá de xampu e dilua em 4 colheres de sopa de água quente. Em seguida, aplique na raiz dos cabelos e coloque uma touca de banho por 30 minutos. Duração: diariamente, por no máximo 5 dias.

Após o tratamento, a cabeça é lavada várias vezes com xampu e o cabelo é penteado. O uso inadequado de querosene em crianças pode resultar em queimaduras químicas e inchaço alérgico.

O mel é retirado do frasco com uma colher.

No tratamento de piolhos em crianças, o querosene deve ser diluído com óleo, mel ou xampu.

Contraindicações e efeitos colaterais

O querosene não deve ser usado:

  • Para doenças do sistema respiratório e da pele;
  • Se houver arranhões e feridas na cabeça;
  • Mulheres grávidas e lactantes;
  • Crianças menores de 5 anos de idade.

A intoxicação por vapores de querosene causa fraqueza e tontura. Basta respirar ar fresco e lavar o corpo para remover os vapores. A inalação prolongada dos vapores pode causar inchaço da laringe. Portanto, use esta substância com cautela.

A ingestão de querosene pode causar náuseas, dor de estômago e queimaduras nas mucosas. Nesse caso, é imprescindível realizar uma lavagem gástrica e consultar um médico.

O querosene, quando deixado em contato com a pele por muito tempo, causa queimaduras químicas, portanto o tempo de exposição deve ser minimizado e o produto deve ser usado misturado com óleos e sabão.

Revisões sobre o uso de querosene no tratamento da pediculose

Nos livramos disso tratando a cabeça com querosene; embora nosso cabelo tenha ficado com um cheiro um pouco forte por alguns dias, nossa cabeça ficou limpa.

Quando minha cachorra trouxe "isso" do acampamento, me livrei dela com querosene de aviação durante a noite. E (embora não seja comum por aqui) cortei o cabelo dela (liguei para uma cabeleireira que conheço; a cabeleireira do salão não teria aceitado, claro). No dia seguinte, tratei o pelo dela com NUDA, o produto recomendado na farmácia; veio com um pente. E simplesmente pentei para remover as lêndeas mortas. Lavei a roupa de cama na máquina a 90 graus e passei a vapor todas as roupas na lavanderia onde ela dorme. Devo dizer que ninguém, absolutamente ninguém, na família foi infectado por essa coisa nojenta desde então.

Em uma "vida passada", eu costumava me livrar desses insetos para minhas filhas, para não ter que cortar o cabelo delas. Eu simplesmente despejava querosene puro em um pedaço de pano e passava nos fios de cabelo, esfregando óleo de girassol na raiz primeiro e massageando bem com os dedos. Lembro-me de guardar querosene em casa para a lamparina, já que as luzes eram apagadas em toda a cidade à noite. E nas farmácias, havia escassez de remédios naquela época, e pomada de enxofre era difícil de encontrar. ...Minha avó também me contou que era assim que se livravam dos piolhos durante a guerra.

A única coisa que nos ajudou foi querosene. Colocávamos algumas gotas de querosene na água, aplicávamos no cabelo, colocávamos uma touca de banho e caminhávamos por 40 minutos a uma hora. Você tem uma criança pequena? O cheiro de querosene desaparece rapidamente.

O querosene, um remédio popular tradicional para piolhos, é inferior aos medicamentos modernos. No entanto, com a dosagem e o método corretos, livrar-se dos piolhos é fácil.

Comentários