Esses insetos incômodos, que irritam pessoas e animais, causando não apenas desconforto tátil, mas também o potencial de desencadear reações alérgicas, são minúsculos e numerosos mosquitos, encontrados em grande número em todo o mundo, com exceção do Deserto do Saara e da Antártida. O que causa a invasão desses artrópodes? Existe alguma maneira de se livrar desses visitantes incômodos de uma vez por todas?
Contente
Mosquitos: Informações Gerais
Os mosquitos não são exatamente grandes em tamanho - seu comprimento varia de 1,2 mm (habitantes dos trópicos) a 6 mm (habitantes de latitudes temperadas e setentrionais). O corpo é dividido em 3 seções: cabeça, tórax e abdômen.
As fêmeas, ao contrário dos machos de sobrancelha estreita, possuem a testa mais larga. As antenas dos insetos são cobertas por pelos, que podem variar em cor do amarelo escuro ao marrom e até mesmo preto. Nas rainhas, esses pelos são mais curtos e espessos, afinando-se em direção às pontas. Os olhos compostos (isto é, os órgãos visuais pares) das fêmeas são idênticos, mas as facetas dos machos diferem: as superiores são maiores, as inferiores são menores. As asas são transparentes, cobertas por pequenos tubérculos; quando em repouso, dobram-se horizontalmente, sobrepondo-se umas às outras.

As asas dos mosquitos têm formato oval-arredondado, e seu comprimento geralmente atinge 2/3 do corpo do inseto.
Dieta
Os mosquitos machos são vegetarianos, alimentando-se de néctar e seiva de plantas. As fêmeas, no entanto, são verdadeiras gourmets. Sua principal iguaria é o sangue. Elas o obtêm picando pessoas, vacas, cavalos, ovelhas, cabras, corços, búfalos e aves (galinhas, patos, etc.).
Vida útil
Como todos os seres vivos, a expectativa de vida de um mosquito depende de sua dieta. Se esses insetos se alimentam de plantas, vivem menos de uma semana. Indivíduos hematófagos podem viver cerca de um mês. Além disso, algumas fêmeas permanecem viáveis por até três meses.
O ciclo de vida de um mosquito consiste em vários estágios:
- ovo (em uma ninhada há de 50 a 100 ovos ovais medindo de 0,15 a 0,4 mm, que amadurecem em 5 a 7 dias);
- larva (na seção torácica do corpo em forma de verme há um gancho especial para movimento e, nas costas, uma ventosa para fixação no local);
- pupa (o casulo pode ter diferentes formatos, mas é sempre coberto de pelos; neste estágio de desenvolvimento, o mosquito não se alimenta - suas necessidades são apenas de água e oxigênio);
- adulto ou imago (aparece 2 a 3 semanas após a pupa).
Durante os meses mais frios, os insetos sobrevivem como ovos ou, raramente, como larvas. Em climas particularmente quentes, os mosquitos hibernam como larvas, mas passam o verão como adultos em corpos d'água.
Em 12 meses, um inseto pode produzir de 1 a 3 gerações.
Habitats
O mosquito se instala onde há umidade, já que todos os estágios de desenvolvimento, do ovo ao adulto, requerem água. A espécie do inseto também desempenha um papel significativo. É por isso que alguns insetos prosperam no jardim, outros na cozinha e outros ainda perto de corpos d'água.
Tipos
O habitat dos mosquitos é determinado pela espécie e pelas características de estilo de vida de uma determinada população. Dado que existem aproximadamente 1.800 espécies na natureza, listaremos apenas as mais comuns.
Tabela: Tipos de mosquitos
| Nome da espécie | Peculiaridades | Riscos potenciais |
| Decorado (com manchas) | Comprimento: 3 mm a 4,5 mm. O dorso apresenta uma borda prateada; as antenas e a coloração do corpo variam conforme a subespécie. Habitam todos os continentes. | As fêmeas bebem o sangue de humanos e animais. |
| Cavalo | Comprimento: 2,5 a 4 mm. Pelos prateados-dourados nas costas e no abdômen; os machos apresentam manchas prateadas na parte superior do corpo. Habitam corpos d'água altamente poluídos e são hematófagos. | Eles atacam pessoas e animais. Nos cavalos, acumulam-se nas orelhas. |
| Ruivo | Com até 3,5 mm de comprimento e facetas vermelhas, as fêmeas possuem pernas amarelas. São comuns no leste europeu e na parte europeia da Rússia, habitando os leitos lamacentos de grandes rios. | Eles mordem pessoas e animais. |
| Tundra | Tamanho: até 3 mm. Os machos têm o dorso preto com um tom prateado e pelos dourados. As fêmeas têm o dorso cinza-escuro sem manchas prateadas e o abdômen amarelo-escuro. Esses mosquitos habitam regiões do norte. | Sanguessugas ferozes. Atacam pessoas e animais. |
| Palpo curto | Eles têm aproximadamente 3 mm de comprimento e corpo preto com manchas prateadas. São encontrados principalmente da Carélia até as regiões de Arkhangelsk e Moscou. | Eles mordem pessoas e animais. |
| Prateado | Comprimento: 3,5 mm a 3,8 mm. Os machos apresentam manchas prateadas estreitas nas costas, enquanto as fêmeas têm uma tonalidade mais intensa. As patas são marrom-escuras com um tom amarelado. São encontrados na Rússia, Europa Ocidental e América do Norte. | Eles atacam pessoas e animais. |
| Sobrancelhas claras | Comprimento: aproximadamente 4 mm. Os machos têm pernas pretas, enquanto as fêmeas têm pernas marrom-escuras. Habitam o nordeste da Europa e a Rússia (parte europeia e região da Transbaicália). | |
| Branco (colêmbolo) | Medem até 1 mm. Não voam, mas saltam bem. Vivem nos pratinhos de vasos de plantas domésticas e na superfície do solo. | Os resíduos podem causar o aparecimento de fungos patogênicos na parte inferior das folhas. Os mosquitos infectam as plantas com vírus, e suas larvas podem danificar o sistema radicular. |
| Sciarídeo (mosquito fungo) | Eles se assemelham a pequenos vermes, com até 3 mm de comprimento. São translúcidos e possuem um ponto preto na cabeça. | Os adultos que sobrevoam a flor são inofensivos, mas as larvas se alimentam da seiva das raízes e também degradam a qualidade do solo, pois impedem a penetração de oxigênio. |
Perigo de mordidas
As picadas de mosquitos afetam áreas da pele não cobertas por roupas: rosto, pescoço, braços e pernas. Geralmente, os vampiros atacam em massa e somente durante o dia. São especialmente ativos no verão. A temperatura ideal para a sua alimentação situa-se entre 17 e 20 graus Celsius. OC. O mosquito circula sua vítima por um longo tempo, depois rasteja sobre o corpo, procurando um local adequado para picar, com pele fina. A probóscide do inseto hematófago é curta demais para penetrar a epiderme espessa. Devido a essa precisão na picada, o mosquito costuma atacar as orelhas, os olhos e o nariz. Observou-se que os mosquitos picam com mais frequência as pernas humanas. No entanto, uma explicação definitiva para essa preferência ainda não foi encontrada.
Os mosquitos ornamentados, da tundra e de cabeça vermelha são perigosos porque são vetores da oncocercose (uma infecção da pele, olhos e gânglios linfáticos causada por helmintos).
Isso é interessante. Após anos de pesquisa, os cientistas concluíram que um em cada 15 mosquitos está infectado com oncocercose.
Todas as espécies de mosquitos hematófagos podem causar simulidotoxicose, uma doença alérgica caracterizada por coceira, inchaço e pápulas. Esses sintomas podem ser acompanhados por taquicardia e hiperemia, ou congestão vascular. Os mosquitos também transmitem doenças infecciosas que afetam aves domésticas e pombos. Em climas quentes, insetos voadores hematófagos podem transmitir infecções mortais como:
- lepra;
- antraz;
- praga;
- mormo.
Os mosquitos são perigosos porque suas picadas podem causar reações alérgicas (especialmente em crianças). Isso ocorre porque a saliva do inseto entra em contato com a área danificada.
É muito importante não coçar o local da picada (caso contrário, pode causar uma infecção), mas neutralizar a substância tóxica com álcool. Se a mucosa estiver afetada, é essencial procurar ajuda especializada. É proibido:
- Aplicar medicamentos no local da picada sem a aprovação de um médico;
- Trate a área danificada com produtos químicos domésticos;
- Não aplique pomadas na ferida, pois elas causarão uma forte sensação de queimação.

Coceira e inchaço são considerados os primeiros sinais de uma reação alérgica às picadas de mosquitos.
Isso é interessante. Os mosquitos-pólvora, apesar de seu tamanho pequeno, picam ainda mais dolorosamente do que os pernilongos.
Proteção externa contra mosquitos
Ajustar sua rotina ao ar livre de acordo com o ciclo de vida de um tipo específico de mosquito é uma enorme perda de tempo. Recomenda-se o uso de opções mais eficazes para o controle de insetos.
Abordagem profissional
Existem dois tipos de produtos que repelem mosquitos do corpo humano: repelentes e fumigadores. Os primeiros são aplicados diretamente na pele, enquanto os segundos matam os insetos em um determinado raio de alcance.
Repelentes (sprays, pomadas, loções)
São aplicados na pele, bloqueando assim os receptores olfativos dos insetos.
- A pomada Mosquitall, à base de dietiltoluamida, repele eficazmente os mosquitos durante 8 a 9 horas, desorientando seus receptores olfativos. Possui um agradável aroma de baunilha.
- Desodorante em aerossol. Dura de 6 a 8 horas. Aplique na pele e/ou na roupa. O uso deste produto é perigoso para crianças menores de 12 anos, mulheres grávidas e lactantes.
- Aerossol Gardex à base de dietiltiouracila. Eficaz por 4,5 a 6 horas.
Fumigadores
Eles contêm substâncias tóxicas que matam os mosquitos. Os fumigadores são de dois tipos:
- pirotécnico (a espiral queima lentamente e solta fumaça, liberando substâncias tóxicas para os mosquitos);
- elétrica (sob a influência do calor, um prato embebido em veneno ou uma garrafa com líquido tóxico libera essas substâncias no ar e mata os mosquitos).
Os fumigadores mais populares e eficazes são produtos das seguintes marcas: Raid, Mosquitall e Fumitox.

Os fumigadores espirais são convenientes para uso externo, mas sua área de cobertura não é muito grande.
Métodos populares de proteção
Se o uso de produtos químicos for contrário aos seus princípios, você pode recorrer a remédios caseiros.
- Infusão em óleo vegetal. Absinto, salsa, tabaco, folhas de eucalipto ou ramos de abeto, vagens de baunilha, sementes de anis e cravos-da-índia são infundidos em óleo por 2 a 3 semanas. Coe a mistura e aplique nas áreas expostas da pele.
- Uma pomada à base de creme para bebês ou vaselina. Pique folhas de lavanda, manjericão, alecrim, flores de cerejeira, dentes de alho e raspas de limão e misture à base. Aplique conforme necessário.
- Tintura alcoólica. Coloque 250 g de cascas de noz em 500 ml de vodka com 35% de álcool, adicione 10 a 15 gotas de óleo de cânfora (ou 30 a 40 gotas de óleo de hortelã-pimenta) e deixe em infusão por 2 dias. Aplique nas áreas expostas do corpo, exceto no rosto, pois o álcool pode causar queimaduras.
- Misturas de óleos essenciais. Aromas fortes repelem mosquitos, e muitas pessoas apreciam essa aromaterapia.
Tabela: Misturas eficazes de óleos essenciais
| Composição | Ingredientes |
| Hortelã-lavanda | 5 gotas de óleo essencial de lavanda; 5 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta; 20 gotas de óleo essencial de citronela; 0,5 litros de água. |
| Limão-manjericão | 5 gotas de óleo essencial de limão; 20 gotas de óleo essencial de citronela; 10 gotas de óleo essencial de manjericão; 0,5 litros de água. |
| Baunilha-lavanda | 5 gotas de óleo essencial de baunilha; 20 gotas de óleo essencial de citronela; 5 gotas de óleo essencial de lavanda; 0,5 litros de água. |
Prevenção
Como os mosquitos, segundo a tabela de espécies, habitam todo o globo, com exceção de algumas regiões setentrionais e desertos, combater a própria existência desses insetos é, para dizer o mínimo, inútil. A única opção é escolher um meio de proteção contra suas picadas e seguir os conselhos de especialistas.
- Evite escolher locais próximos a corpos d'água com vegetação densa para caminhadas ou piqueniques;
- No auge do verão, você não deve usar roupas muito reveladoras e de cores claras;
- Não se deve permanecer por muito tempo em florestas úmidas e sombreadas ou perto de terrenos pantanosos;
- É melhor organizar caminhadas e piqueniques longe de fazendas de gado.
Moscas domésticas: tipos e maneiras eficazes de se livrar desses insetos.
Não é incomum encontrar pequenos insetos voadores em casas e apartamentos, especialmente na cozinha, perto de armários e ao redor de plantas. Muitas pessoas simplesmente os ignoram, acreditando que ventilar o ambiente ou jogar o lixo fora fará com que os mosquitos desapareçam. Embora isso às vezes possa ajudar, também pode fazer com que esses insetos retornem repetidamente. Portanto, é importante saber tudo sobre esses visitantes indesejados para desenvolver uma estratégia para se livrar deles.
Tabela: Tipos de mosquitos domésticos
| Nome | Qual é a aparência deles? | Onde eles moram? |
| Drosophila (moscas-das-frutas ou moscas-do-vinho) | O corpo mede de 1 a 3 mm e apresenta coloração em tons de marrom ou amarelo escuro. Menos frequentemente, pode ser preto ou laranja. | São mais frequentemente encontrados na cozinha. Atacam frutas, legumes, doces e bebidas alcoólicas (especialmente bebidas fermentadas) e têm predileção pela pia, lata de lixo e panos úmidos. |
| Esgoto | De cor preta, o corpo e as asas são densamente cobertos de pelos. | Elas entram nas casas através do sistema de esgoto e carregam bactérias perigosas. |
| traça alimentar | De cor cinza ou marrom escuro. As larvas são bege-claras e podem atingir 2 cm de comprimento. | Danifica produtos alimentícios (especialmente cereais, farinha, chá, massa, frutas secas, etc.). As larvas vivem até 2 meses. |
| mosca branca | Comprimento de 1,5 a 3 mm, corpo coberto com pólen farinhento branco. | Alimenta-se da seiva das plantas. As larvas, semelhantes a escamas, são encontradas sob as folhas, e uma camada branca e pegajosa pode ser vista no topo dos brotos. |
| traça | A borboleta tem 5 a 10 mm de comprimento. | As larvas se alimentam de queratina presente em pelos, carpetes e fibras de lã. Elas têm uma longa vida, com a fêmea pondo até 200 ovos durante seu ciclo de vida.* |
| *Outro tipo comum de mosquito doméstico, o sciarídeo (mosquito-fungo), é descrito na tabela acima. | ||

Existem três tipos de moscas domésticas com as quais quase todo mundo está familiarizado: moscas-das-frutas, moscas-das-flores e moscas-brancas.
Como os insetos entram em casa?
Pequenos insetos irritantes voam diante dos seus olhos, pousam na comida e na louça limpa e enlouquecem os moradores com sua presença. Não se surpreenda com esses visitantes se sua casa tiver:
- animais de estimação (especialmente coelhos, pássaros e hamsters);
- Plantas de interior;
- problemas com o sistema de esgoto ou abastecimento de água;
- Uma lata de lixo que não fecha bem e não é esvaziada regularmente.
Áreas residenciais que raramente são limpas e regadas são outra fonte comum de infestação por mosquitos. Detritos em decomposição provenientes de entupimentos de esgoto e encanamento também atraem esses visitantes indesejados.
Isso é interessante. Observou-se que os filtros sob as pias da cozinha ou do banheiro são um habitat preferido dos mosquitos, pois, com o tempo, partículas de alimentos que começam a apodrecer se acumulam ali.
Além disso, os mosquitos são trazidos para dentro de casa em frutas e verduras. E se os produtos estiverem minimamente estragados, os insetos encontram uma fonte de nutrientes.
Como se livrar de mosquitos domésticos
Ao lidar com insetos incômodos, você pode escolher uma de duas abordagens: recorrer a meios profissionais ou usar remédios caseiros.
Com a ajuda da química
Os inseticidas industriais têm se mostrado muito eficazes: os mosquitos desaparecem e as larvas e os ovos são eliminados. Antes de aplicar aerossóis ou pó, use luvas e um respirador ou máscara.
Tabela: os agentes químicos mais eficazes
| Nome | Princípio de funcionamento | Avaliação da eficácia/desvantagens |
| Armadilha para mosquitos-das-frutas Swissino | Os mosquitos ficam presos dentro de um dispositivo que contém isca. Ele funciona em um raio de 10 a 30 metros quadrados. | Durável, compacto e seguro para outras pessoas. |
| Armadilha elétrica com ventilador MO-EL e lâmpada UV | Os insetos, atraídos pelo calor intenso, são sugados pelo ventilador e destruídos por uma descarga elétrica. O raio de ação é de 16 a 20 metros quadrados. | O objetivo principal do dispositivo é repelir moscas, mas a potência da armadilha permite que ela também lide com mosquitos. A desvantagem é o seu alto custo. |
| Ataque de Aquafumigator | A água, misturada com um inseticida cristalino, penetra nos locais mais inacessíveis preferidos pelos mosquitos, sob a forma de pequenas gotas. | Só é eficaz no cômodo em que está instalado. Ou seja, seu alcance é limitado. |
| Aerossol Dr. Klaus | Um jato forte penetra por baixo dos rodapés, guarnições e até mesmo em rachaduras na fundação. | Ajuda a eliminar infestações de mosquitos. Preço acessível. |
| Spray Medilis-Zíper | O ingrediente ativo é a cipermetrina. É considerada moderadamente tóxica e, portanto, requer manuseio cuidadoso, mantendo crianças e animais de estimação afastados da área. | Excelente para lidar com infestações espontâneas de mosquitos. |
| Diclorvós | Repelente universal de insetos. Disponível sem perfume. | É eficaz contra mosquitos-do-vinho em apenas algumas horas. |
| Trovão-2 | Grânulos para matar mosquitos em vasos de flores. Basta espalhá-los sobre a terra após remover a camada superficial. Em seguida, cubra com terra e, em apenas 2 a 3 dias, você poderá se livrar dos insetos por dois meses. | Os fabricantes insistem que o produto é seguro para a planta, mas ainda assim é melhor não o borrifar nas partes expostas da flor. |
Galeria de fotos: Produtos químicos para o controle de mosquitos
- A principal vantagem dessa armadilha é que ela não exige nenhum esforço para ser usada: basta colocar o bloco na cozinha.
- Atinge os lugares mais inacessíveis habitados por mosquitos.
- O uso do produto requer precauções de segurança especiais, pois ele é tóxico.
Análises de produtos químicos para o controle de mosquitos
Há muitos anos, quando confrontadas com o problema de infestações de insetos, as pessoas começaram a combatê-los com o diclorvós, um produto testado e comprovado.
O diclorvós inodoro é muito eficaz contra moscas-das-frutas. Eu o pulverizei e, em poucas horas, as moscas desapareceram. Mesmo com meus vegetais ainda lá. Principalmente quando os tomates são colocados em casa para amadurecer, as moscas quase sempre aparecem, mas com o diclorvós, me livrei delas e os tomates estão tranquilos! (Só não pulverize os tomates com diclorvós, claro!)
Por vezes, a presença de mosquitos em casa não é detetada de imediato.
Há dois anos, quando trocamos as janelas por janelas de PVC e os peitoris ficaram mais largos, decidi comprar algumas plantas para dentro de casa. No início, tudo estava bem; nada de anormal. Mas então, moscas começaram a voar ao redor das janelas. Eu não conseguia descobrir de onde vinham. Li tudo na internet e cada pessoa tinha uma história diferente. Resolvi cavar um pouco na terra ao redor das flores e vi insetos muito, muito pequenos. Não consegui identificar o que eram, eram minúsculos mesmo, e havia muitos deles. As folhas e as flores não estavam danificadas, mas decidi, por precaução, comprar algo para matá-los. Expliquei tudo para a vendedora, e ela disse que eram moscas e sugeriu o Grom, uma mistura em pó seco que se espalha na terra e se mistura levemente para liberar o veneno e matar os insetos. Funcionou bem, mas tem um cheiro um pouco desagradável, então é preciso ter cuidado ao manuseá-lo. E desde então, sempre que vejo alguma coisa, corro para a loja para comprar esse veneno e matar essas pragas minúsculas nas minhas flores favoritas. Também é eficaz contra aquelas formigas incômodas que constantemente invadem meu jardim e impedem que minhas mudas cresçam adequadamente.
métodos populares
Como os mosquitos são uma praga para os humanos há muito tempo, existem muitas maneiras caseiras de se livrar desse flagelo. Naturalmente, os insetos mais incômodos são considerados as moscas-das-frutas, que fazem da cozinha seu lar.
Aspirador de pó
Este método é adequado se você descobriu uma infestação de insetos semelhante à isca (por exemplo, uma armadilha feita com um saco de frutas e vegetais podres). Os insetos nocivos são aspirados pelo aspirador de pó na potência máxima, e o recipiente é então esvaziado longe da casa.
Fumar
Uma excelente maneira de se livrar de mosquitos, especialmente se você tiver crianças em casa. Este método se baseia na aversão desses insetos a odores fortes.
Instruções:
- Triture um pedaço de cânfora.
- Coloque em uma frigideira quente ou em uma assadeira.
- Após o surgimento do vapor, fumigamos a casa inteira.
Em vez de cânfora, você pode usar óleo de verbena ou de cravo.
Para quem combina o controle de pragas com a prevenção, recomendamos o cultivo de tomates no parapeito da janela. Se os mosquitos forem poucos, basta espalhar folhas de cerejeira-brava e manjericão perto da área afetada.
Água
Este método é adequado para eliminar moscas de ralo. Direcione um jato forte de água para debaixo da pia, adicionando qualquer desentupidor de ralos (Mole, Flup, Mr. Muscle, etc.). A desvantagem deste método é que você terá que limpar a água no chão.

Para os proprietários de casas particulares, é conveniente usar água para se livrar dos mosquitos, pois não há risco de inundar as casas dos vizinhos.
Armadilhas
O método mais popular para se livrar de mosquitos apresenta diversas variações, sendo a mais comum a seguinte sequência:
- Coloque pedaços de frutas doces ou despeje suco (vinho, vinagre de vinho) em um copo de plástico (você pode improvisar um com uma garrafa).
- Cubra bem com filme plástico.
- Fazemos vários furos nele e deixamos durante a noite.
- De manhã, nos livramos da "pegadinha".
Você pode colocar mel ou xarope em tampas de plástico e deixá-las durante a noite - pela manhã haverá muitos peixes afogados.
Outra opção de armadilha é a fita adesiva para moscas. Moscas menores também são facilmente atraídas por essa isca.
Vale a pena mencionar também um método que aproveita habilmente os resíduos de festas com bebidas alcoólicas: pegue uma garrafa vazia de vinho, cerveja ou licor e coloque-a sobre a mesa. Depois de algumas horas, basta fechá-la com uma rolha ou tampa, para aqueles que não se importam com os vapores do álcool.
O aroma da maçã também incomoda os mosquitos. Portanto, vale a pena aproveitar essa fraqueza, seguindo esta sequência simples:
- Encha um frasco de meio litro com água morna até ¼ da sua capacidade.
- Adicione 1 colher de sopa de vinagre de maçã natural.
- Adicione 1 colher de chá de xampu ou detergente para louça.
A armadilha funcionará da mesma forma que as opções anteriores, com a diferença de que a espuma pegajosa do xampu ou gel impedirá que os mosquitos escapem. Portanto, o recipiente pode ser deixado destampado.
Outra composição de armadilha é feita de formalina, leite e água doce:
- Misture formalina, leite e água na proporção de 1:3:5.
- Despeje em um prato e coloque em um parapeito de janela ou mesa.
Vídeo: Uma armadilha eficaz para mosquitos na cozinha
Isso é interessante. É impossível eliminar completamente os mosquitos dos grãos. O melhor é descartar os produtos infestados, fazer uma limpeza completa e verificar regularmente a condição dos novos produtos.
Resenhas de remédios caseiros para se livrar de insetos
As armadilhas estão se mostrando o método mais popular para reduzir significativamente o número de mosquitos dentro de casa.
Recentemente, descobri uma maneira fácil e eficaz de me livrar das moscas-das-frutas: pegue um recipiente pequeno (como um copo de iogurte de plástico), coloque alguns pedaços de fruta madura e doce (como banana ou pêssego) dentro e cubra bem o recipiente com filme plástico, certificando-se de que não haja nenhuma abertura. Em seguida, use uma agulha para fazer vários furinhos no filme plástico. As moscas vão rastejar por esses furos, se alimentar da fruta e, quando estiverem satisfeitas, não conseguirão sair. Você pode colocar vários desses recipientes pela casa para acelerar o processo. Eu testei esse método pessoalmente — ele realmente ajuda a se livrar das moscas-das-frutas bem rapidamente.
Além disso, você pode combater os mosquitos usando uma combinação de diferentes métodos.
Resolvi o problema das moscas de forma simples: 1) Usei um aspirador de pó portátil para recolher as moscas que rastejavam e voavam (felizmente, elas não voam muito rápido). 2) À noite, liguei uma lâmpada repelente de mosquitos na área onde elas se concentravam (no meu caso, era um pote de kombucha). O efeito foi incrível — pela manhã, quase não havia mais moscas!
Como se livrar de mosquitos em plantas de interior
Quando se trata de plantas de interior como fonte de infestação por mosquitos, é precisamente devido ao excesso de água, que desperta os ovos dos mosquitos no solo, e à reverência especial que os cultivadores de flores têm pelos métodos tradicionais de fertilização, que essas pragas aparecem. Isso inclui, em particular, o uso de folhas de chá como adubo para plantas.
Para os jardineiros, uma infestação de mosquitos pode, por vezes, tornar-se um verdadeiro desastre, pois a planta morre diante dos seus olhos. Medidas para exterminar os insetos devem ser tomadas imediatamente. Primeiro, pare de incentivar o aparecimento desses insetos, ou seja, evite regar a planta em excesso. Segundo, tente corrigir a situação, que é causada não apenas pelo excesso de umidade, mas também, possivelmente, por solo infestado e de má qualidade.

As flores de interior frequentemente se tornam vítimas de mosquitos devido a erros em seus cuidados.
Produtos químicos
O diclorvós (marcas Raptor, Raid, Neo) e as soluções (Anravertin, Aktara, Fitoverm, Mukhoed, etc.) são um conjunto universal para um jardineiro.
Interessante. Após usar qualquer solução, a planta não deve ser regada por mais 3 dias.
Ao usar diclorvós para proteger plantas de interior, você deve seguir rigorosamente as recomendações:
- Nós afrouxamos a terra.
- Colocamos a panela em um saco.
- Pulverizamos o produto no solo.
- Amarramos a flor de forma que apenas o vaso fique dentro do saco.
- Após 4 a 5 horas, você pode desamarrá-la - os mosquitos morrerão.
Se houver muitos mosquitos sobrevoando a flor, você pode colocar a planta inteira em um saco plástico. É importante lembrar que pulverizar as folhas e o caule é estritamente proibido. Para aumentar a cobertura, pulverize o diclorvós na parte interna do saco, não apenas no vaso, e deixe-o nessa "estufa" por 7 horas.
Isso é interessante. Para evitar que as folhas se amassem, prendemos o saco a um móvel ou a uma porta com fita adesiva.
remédios populares
- O repelente mais popular é o alho. Jardineiros recomendam espalhar dentes de alho cortados sobre a terra. Você também pode fazer uma infusão de alho. Para isso, misture 3 dentes de alho amassados com 1 litro de água e deixe em infusão por 4 dias. Regue a terra com a solução e borrife a planta. Para quem prefere um aroma mais suave, enterre algumas cascas de laranja na terra. No entanto, não há garantia de que os mosquitos reajam ao aroma cítrico tão bem quanto ao alho.
- A cinza pode ser usada para combinar o controle de mosquitos com a fertilização do solo. Ela pode ser espalhada na camada superficial do solo e levemente incorporada.
- Regar regularmente com uma solução fraca de permanganato de potássio (ligeiramente rosa) pode ajudar a reduzir o número de mosquitos. No entanto, isso é bastante perigoso, pois pode queimar a planta.
- Regar com uma solução de sabão em pó também reduz o número de invasores, pois eles não gostam de ambientes alcalinos. Esse mesmo princípio fundamenta a recomendação preventiva de lavar os parapeitos das janelas com uma solução de sabão ou bicarbonato de sódio. A mesma solução pode ser usada para limpar os caules e as folhas da planta.
- Coloque palitos de fósforo ao redor da borda do vaso, com as pontas na terra. Regue a planta. Após 1 a 2 dias, se não houver enxofre, troque os palitos e repita o processo por 1 a 1,5 semanas.
Prevenindo o aparecimento de moscas domésticas
Eliminar insetos não é tão simples quanto encontrar essas pequenas pragas. É importante seguir medidas preventivas simples para evitar que esse problema volte a ocorrer.
- Faça uma limpeza geral e sistemática da casa (incluindo separar os cereais e dobrar as roupas nos armários).
- Guarde os alimentos na geladeira.
- Lave bem as frutas e verduras compradas com água quente (isso matará os ovos dos mosquitos).
- Retire o lixo e jogue fora os alimentos estragados no prazo correto, e não se esqueça de lavar a lixeira.
- Limpe o ralo regularmente e evite o excesso de umidade.
- Cuidados adequados com plantas de interior.
- É sabido que os mosquitos tendem a evitar casas com odores fortes. Portanto, vale a pena ter à mão uma variedade de óleos essenciais para usar em um difusor de aromas, ou pelo menos algumas pinhas para espalhar pela casa.
À primeira vista, esses minúsculos insetos parecem inofensivos, mas, na realidade, podem causar problemas significativos. Não se trata apenas de repulsa, mas também do perigo que sua presença próxima aos seres humanos representa. O excesso de mosquitos deve ser combatido até o fim. Para se proteger das picadas desses insetos ao ar livre, é essencial usar repelentes. Só assim poderemos conviver em paz com eles.

















