Se sua família ri de você por conversar com suas flores, limpar suas folhas e borrifar água no ar ao redor delas, se seus vizinhos admiram como tudo está florido e crescendo, e se flores frescas fazem parte da sua vida e decoração, então este artigo será útil para você. Todo "botânico" (no bom sentido da palavra) mais cedo ou mais tarde se depara com algum tipo de problema de saúde vegetal. Muitas vezes acontece de pequenos mosquitos aparecerem de repente no ambiente, e não é imediatamente óbvio que eles estão vivendo em seu amado ficus ou violeta. Mas eles não apenas vivem lá, como também causam certos incômodos à planta. Vamos dar uma olhada mais de perto: o que são esses insetos, de onde vêm e como se livrar deles.
Contente
Onde vivem os mosquitos-das-flores e de onde vêm?
Os mosquitos prosperam em vasos de flores sob condições específicas: se o solo estiver constantemente úmido e o ar ao redor estiver quente. Assim, ao regar as flores em excesso, as pessoas criam as condições ideais para a reprodução de insetos-praga.
Os ovos dos mosquitos podem permanecer no solo por muito tempo e só se tornam ativos em condições favoráveis. Em solo encharcado, eles "despertam", eclodindo em larvas que, por sua vez, se transformam em mosquitos adultos. Posteriormente, os adultos depositam ovos novamente no solo. E assim o ciclo se repete.

Os mosquitos são visitantes frequentes de jardineiros que regam suas estufas domésticas com muita frequência.
As larvas de mosquitos podem entrar no solo de diferentes maneiras:
- com solo pronto, comprado em loja, caso contivesse ovos ou larvas;
- com uma nova planta infectada, comprada ou dada de presente (chegando, novamente, de uma loja);
- Se, no verão, mosquitos viessem da rua e voassem para a varanda, pousassem numa flor e depois se deslocassem com sucesso para o parapeito da janela do quarto;
- da loja, trazidos junto com legumes ou frutas.
Os insetos adultos não prejudicam a planta, mas as larvas, alimentando-se da seiva, podem danificar o sistema radicular e até mesmo causar a morte da planta. Se os mosquitos aparecerem em um vaso, é provável que o restante das plantas fique infestado, então você terá que se livrar dos visitantes indesejados em toda a estufa.
Existem três tipos de mosquitos que aparecem com mais frequência em vasos de flores:
- Pequenos insetos de asas brancas — visíveis a olho nu — gostam de se esconder na parte inferior das folhas ou saltar pela superfície do solo. Preferem solos encharcados, prejudicam as raízes das plantas e danificam as folhas. São comumente conhecidos como moscas-brancas (colêmbolos, poruds);
- Pequenos insetos pretos da família Sciaridae — suas larvas são perigosas para as plantas e, se se reproduzirem ativamente, podem destruir o sistema radicular. Não causam danos aos humanos, mas são incômodos porque se movimentam rapidamente pelo apartamento e acabam em alimentos e bebidas.
- Moscas-das-frutas (Drosophila) — as larvas consomem o sistema radicular da flor e os adultos se dispersam rapidamente para todos os locais férteis possíveis. Além de flores regadas em excesso, elas também adoram vegetais e frutas que não são refrigerados.
Os mosquitos não representam perigo para os humanos, mas se não forem eliminados, podem se reproduzir durante todo o ano.
Galeria de fotos: insetos que mais frequentemente pousam em plantas de interior
- A mosca-branca é visível a olho nu: ela se move pelo solo ou se esconde na parte inferior das folhas.
- Pequenos mosquitos pretos da família Sciaridae infestam plantas de interior.
- A Drosophila é uma mosca muito pequena que pode viver em plantas de interior ou entre frutas e vegetais.
Como se livrar de pragas aladas
Portanto, a guerra foi declarada. É hora de agir. A maneira mais rápida e eficaz de se livrar das pragas é atacar, usar armas químicas e destruir o inimigo. Inseticidas, fumigadores e repelentes são adequados para o ataque. Também devemos lembrar dos métodos tradicionais, que utilizam o que estiver disponível. Esses métodos são ecologicamente corretos, mas exigem mais tempo e esforço para alcançar o resultado desejado.
Produtos químicos para a destruição de insetos parasitas e métodos de utilização.
A gama de produtos químicos para proteger plantas de interior está em constante expansão com os novos desenvolvimentos. Lojas especializadas e departamentos de jardinagem oferecem aos amantes de plantas uma variedade de opções: líquidos, pós para preparar soluções, granulados, aerossóis, sprays, pós e muito mais. Uma análise dos remédios mais populares para doenças e pragas em flores ajudará você a escolher e usar os produtos corretamente.
Aerossóis e sprays
Os produtos em spray são considerados os mais eficazes para o controle de mosquitos.
Características da sua aplicação:
- Primeiro, pare de regar. Deixe o solo secar até uma profundidade de pelo menos 2 a 3 cm.
- Antes do processamento, o solo deve ser afofado.
- Após isso, deve-se realizar o tratamento com um agente químico, seguindo rigorosamente as instruções de uso, especialmente no que diz respeito à dosagem.
Você pode pulverizar o produto em um cômodo, certificando-se de que não haja crianças ou animais de estimação no local. Em seguida, aplique-o na terra dos vasos de flores e feche o cômodo por alguns instantes. Após algumas horas, ventile bem o ambiente.
Existe outro método. Para evitar prejudicar familiares e animais de estimação, proceda com cautela. Pegue um saco plástico grande ou filme plástico e enrole-o ao redor da planta para criar uma espécie de estufa. Em seguida, borrife o aerossol dentro da estrutura e feche o saco o mais hermeticamente possível. Ao utilizar o produto, procure aplicá-lo no solo, evitando a irrigação direta das folhas. Deixe agir por 7 a 10 horas. Se os mosquitos aparecerem apenas na terra e ainda não nas folhas, basta cobrir a superfície do vaso com filme plástico e deixar agir por 4 a 5 horas.
Os aerossóis mais eficazes:
- Diclorvós. Um dos inseticidas mais conhecidos e populares, um inseticida aerossol de contato não sistêmico. Ele paralisa e mata os mosquitos ao entrar em contato com as partículas.
- Spray aerossol Raptor. Funciona de forma semelhante ao diclorvós.
- Raid. Aerossol inseticida para matar insetos voadores. Pode ter um leve aroma de laranja, lavanda e outras fragrâncias. Também disponível como fumigador com placas e líquido. Esta marca também oferece espirais repelentes de mosquitos e borrachudos.
- Bona Forte. Um spray natural para proteger plantas de pragas de insetos. O ingrediente ativo é a piretrina, um inseticida natural derivado das flores de camomila da Dalmácia. É eficaz, ecológico e inodoro. Não tóxico para humanos.
Fumigadores
Os fumigadores mais comuns são encontrados em forma de folhas e líquidos. Funcionam por evaporação quando aquecidos, e o vapor age sobre insetos indesejáveis, como mosquitos, borrachudos e outros. O ingrediente ativo, a piretrina, repele os insetos em baixas concentrações e os mata em concentrações mais altas. Espirais e bastões também estão disponíveis, mas não são adequados para uso interno. São indicados para áreas externas e gazebos.
Soluções
Para tratar as plantas contra mosquitos, pulgões e outras pragas de insetos, são utilizados inseticidas de contato. Todos os medicamentos são eficazes, mas pertencem à classe de risco 2-3 (substâncias altamente perigosas e moderadamente perigosas) e possuem um odor característico, geralmente forte. Na verdade, a toxicidade depende da concentração do produto na solução. Para evitar possíveis intoxicações e efeitos colaterais, é essencial seguir rigorosamente as instruções e observar as precauções de segurança ao manusear esses produtos.
- Trabalhar com produtos químicos usando luvas e máscara;
- Não fume, coma ou beba durante ou imediatamente após o tratamento;
- Ventile o ambiente após trabalhar com a preparação;
- Lave as mãos e o rosto;
- Não guarde nenhum produto diluído restante para reutilização.
Produtos químicos recomendados: Agravertina, Grom-2, Aktara, Inta-vir, Bazudina, Fitoverm, Actellik, Kinmiks e Karbofos. Ao utilizá-los, dilua-os na concentração recomendada pelo fabricante.

O permanganato de potássio e outros remédios caseiros simples ajudam a combater as pragas das flores.
Remédios caseiros para eliminar mosquitos em plantas de interior
Em alguns casos, o uso de produtos químicos é impossível. Por exemplo, se houver pessoas alérgicas ou crianças pequenas na casa, ou se o dono da casa estiver preocupado com a saúde de seu gato e seus filhotes, ou simplesmente não quiser "envenenar" sua residência. Quando o uso de produtos químicos parece indesejável, remédios caseiros para o controle de moscas-das-flores podem ser uma boa alternativa.
Primeiro, você precisa lidar com os insetos adultos. Isso é feito da seguinte maneira:
- É necessário interromper a rega. Deixe o solo secar completamente (até uma profundidade de 2 a 3 cm).
- Solte a terra.
- Em seguida, prepare as armadilhas: você pode fazê-las você mesmo ou comprar fita adesiva para moscas.
Fazer uma armadilha é fácil:
- Pegue um pedaço de papel grosso, unte-o com mel e coloque-o perto da planta, entre as folhas. O segredo é trocar as tiras de papel constantemente por tiras novas.
- Você pode usar um copo de plástico: coloque algo saboroso (fruta, mel, um saquinho de chá) no fundo, cubra com filme plástico e faça pequenos furos. Isso permitirá que os insetos entrem, mas dificultará a saída deles.
- Você pode despejar algo ácido, como suco de maçã ou vinagre, no fundo do frasco. Os mosquitos irão se aglomerar em torno de sua guloseima favorita e se afogarão em massa.
Após capturar as pragas adultas, você pode começar a tratar o solo para eliminar as larvas.
Existem muitos métodos caseiros para remover os ovos depositados por mosquitos-pólvora do solo em vasos de flores:
- Pegue alguns fósforos e espete-os com a cabeça para baixo na terra, depois regue levemente. Quando os fósforos estiverem completamente secos, substitua-os por novos. As larvas irão morrer gradualmente.
- Solte a terra e regue com uma solução fraca de permanganato de potássio. Faça isso com cuidado para evitar queimar as raízes da planta. A solução deve ficar rosa claro. Repita o tratamento semanalmente.
- Você pode tratar o solo com uma solução de alho. Para isso, amasse uma cabeça de alho inteira e despeje cerca de 0,5 litro de água fervente sobre ela. Deixe em infusão por 2 horas. A solução resultante pode ser usada para borrifar e regar a planta, e a polpa de alho restante pode ser colocada em um vaso.
- Borrife a planta e umedeça o solo com uma infusão de casca de cebola. Adicione água fervente e deixe em infusão por 12 horas. Recomenda-se aplicar a infusão a cada cinco dias. Este procedimento pode ser repetido até três vezes.
- Pegue sabão de lavar roupa escuro e lave cada folha da planta, depois regue a terra com a solução de sabão.
- Você pode usar qualquer medicamento anti-helmíntico para animais, como Drontal ou Dirofen, na água de rega. Aplique essa solução no solo duas vezes, com um intervalo de 7 a 10 dias.
- Polvilhe a terra do vaso com cinzas de madeira. Isso afastará os mosquitos e servirá como um bom fertilizante.
Vídeo: Uma maneira simples de se livrar de mosquitos usando canela.
Prevenção
Para evitar que os insetos voltem a infestar suas flores após todos esses procedimentos, você precisa recorrer a medidas preventivas simples:
- Antes de regar, verifique se o solo da planta está suficientemente seco;
- Drene bem o solo para evitar o acúmulo de água e o apodrecimento das raízes;
- Inspecione as folhas por baixo para verificar se há acúmulo de mosquitos;
- Não regue em excesso nem fertilize as plantas em excesso com fertilizantes;
- afrouxar constantemente o solo;
- Remova as folhas ruins cortando-as com uma lâmina afiada e tratando o corte com carvão vegetal triturado ou canela.
Avaliações
Todos nós já nos deparamos com mosquinhas minúsculas aparecendo em nossos apartamentos. Elas surgem do nada e desaparecem tão rápido quanto apareceram. Cientificamente, são chamadas de moscas-das-frutas. Geralmente aparecem quando frutas ou verduras começam a apodrecer e, às vezes, vivem em solo úmido em vasos de flores. Quando as tive, pensei que fosse algo passageiro. Principalmente porque, depois de investigar a presença delas, não encontrei nada de errado. Mas uma semana se passou e nos cansamos delas; as moscas-das-frutas se tornaram um incômodo, correndo por todo o apartamento! Estavam em todos os lugares!
Até a ventilação da cozinha! Lavei tudo, inclusive limpei as janelas novamente — a maioria dos insetos estava lá. Minha paciência se esgotou e meu marido foi à loja. Ele comprou Raid, um inseticida para insetos voadores e rastejantes. Seguindo as instruções, fechei as janelas e portas, borrifei o produto e fui para outro cômodo por 20 minutos. Depois, ventilei o cômodo por 30 minutos. O cheiro era tóxico, mesmo dizendo que continha lavanda. Fiz isso em todo o apartamento. É importante manter roupas, toalhas e, claro, alimentos longe do inseticida. E animais de estimação! No dia seguinte, vi mosquitos mortos no chão, nas mesas, nos parapeitos das janelas e no banheiro e no vaso sanitário! E os próprios mosquitos estavam completamente invisíveis! No segundo dia, algumas moscas-das-frutas meio mortas apareceram e repeti o processo! Uma semana se passou e, nos próximos dias, repetirei esse processo como medida preventiva, porque às vezes ainda aparecem mosquitos meio mortos. O Raid em si é multifuncional; Ele mata não só moscas, mosquitos e borboletas, mas também baratas, percevejos, formigas e pulgas. Recomendo muito. Embora o Raid não tenha eliminado completamente os mosquitos da primeira vez, é o único produto que me ajudou a me livrar de um enxame de moscas-das-frutas!
Eis como aconteceu. Meu marido e eu trouxemos um saco de batatas da aldeia. Colocamos no corredor do nosso apartamento; a cozinha é pequena. Peguei alguns sacos de batatas e os levei para a cozinha. Depois que o segundo saco ficou vazio, fui pegar o próximo e abri o saco — de lá saíram esses mosquitinhos nojentos, duas batatas estragadas, e se espalharam por todo o corredor. Fui à loja e comprei o Diclorvós Universal por um preço baixo. Custou apenas 70 rublos. Decidi experimentar. Borrifei e saí para caminhar por meia hora. Quando voltei, todos os mosquitinhos já estavam mortos e jogados no chão! Varri-os e joguei fora. Desde então, só uso esse produto. É muito fácil de usar. A embalagem é bonita e dura bastante. Boas compras!
Apareceram caroços brancos no meu cacto-de-natal. Não são muitos, mas me preocupam. Li na internet que parecem cochonilhas, mas não vi nenhum inseto de fato. Apenas caroços nas juntas. A vendedora da loja recomendou o spray Bona Forte. Ela também recomendou tratar as plantas no local e pulverizar as molduras das janelas. Fiz isso, depois de remover os caroços com um cotonete e sabão. Após o primeiro tratamento, o número de caroços diminuiu para 1 ou 2 por planta. Repeti o tratamento. As flores estão bem vibrantes, não há nenhum inseto rastejando sobre elas e novas folhas apareceram. Dei o restante para minha filha mais velha; as plantas dela estavam infestadas de teias de aranha. Após a primeira pulverização, elas ficaram quase limpas.
Eliminar os mosquitos que querem destruir seu jardim de flores de interior é fácil. Você pode tentar remédios caseiros ou recorrer a tratamentos químicos agressivos, porém eficazes. Independentemente do método escolhido, é importante seguir as precauções de segurança. Medidas preventivas adicionais garantirão um ambiente tranquilo e livre de pragas. Suas plantas de interior, então, recompensarão você com flores abundantes pelos cuidados e atenção adequados.










