Formigas não têm lugar dentro de casa: métodos caseiros de controle.

De modo geral, as pessoas têm uma atitude positiva em relação às formigas. Livros infantis e publicações de divulgação científica exaltam sua diligência, complexa organização social, certa utilidade e até mesmo força física. Em relação ao próprio peso, essa criatura é talvez a mais forte do planeta! Mas estamos falando de formigas na natureza. As pessoas raramente toleram esses insetos em suas casas e sempre tentam se livrar deles, usando um arsenal inteiro de remédios caseiros.

Por que uma infestação de formigas é perigosa?

As formigas estragam os alimentos e os carregam pela casa, contribuindo para o crescimento de mofo. Elas também podem "gentilmente" transportar ovos de minhocas ou pulgões. Por serem frequentadoras assíduas de latas de lixo, elas espalham germes, inclusive alguns perigosos. As formigas também mordem, o que prejudica tanto humanos quanto animais de estimação. Além disso, a picada de formiga não é apenas dolorosa, mas também pode causar coceira, alergias e até infecções virais.

A Formiga e a Gota

As formigas podem contribuir para o crescimento de mofo em sua casa.

Como se livrar de formigas usando métodos tradicionais

Não é surpreendente que tenham surgido muitos métodos para combater esses insetos usando meios facilmente disponíveis e de baixo custo.

Amônia

A amônia tem um odor muito forte, mas não é usada pura contra formigas; em vez disso, é misturada com água. Essa mistura não é perigosa para humanos, mas o mesmo não se pode dizer das formigas, cujo olfato é muito mais apurado. Elas acabam morrendo ou abandonando o formigueiro.

A amônia é uma solução de amônia a 10% que pode ser adquirida em qualquer farmácia.

Use água fervida, numa proporção de aproximadamente dez partes de álcool para uma de água. Aplique a mistura resultante nas superfícies onde as formigas são encontradas ou onde costumam aparecer. Enquanto isso, é melhor que crianças e animais de estimação saiam para passear para evitar inalar o odor desagradável. No entanto, o efeito não durará muito: após o tratamento, ventile o ambiente e o odor desaparecerá em cerca de meia hora. As formigas também desaparecerão. Contudo, pode ser necessário repetir o procedimento.

Amônia

As formigas não suportam o cheiro de amônia.

Outra opção é simplesmente adicionar amônia à água para a limpeza úmida. Nesse caso, reduza o teor de álcool: uma colher de sopa de amônia é suficiente para dez litros de água. O efeito não será tão forte e talvez seja necessário repetir o processo de limpeza várias vezes. No entanto, essa solução funciona bem como medida preventiva.

Eu tinha formigas no meu canteiro de pepinos. Fiquei surpreso quando as vi. Então peguei um borrifador com água, coloquei um pouco de amônia e borrifei na área onde as formigas estavam. Elas desapareceram instantaneamente. Você também pode polvilhar mostarda em pó ou pimenta-do-reino moída (preta ou vermelha) na área onde as formigas estavam. Ajuda bastante.

Vinagre

O vinagre de mesa também tem um odor forte, embora não tão pungente quanto o da amônia. Ele é misturado com água na proporção de um para um e aplicado em áreas onde há presença de formigas ou onde elas provavelmente aparecerão.

A questão é que o cheiro de vinagre destrói outros cheiros nos caminhos habituais das formigas, desorientando-as completamente e simplesmente repelindo-as. Espera-se que este produto produza resultados bons e rápidos. No entanto, após alguns dias, o cheiro se dissipará e as formigas poderão retornar facilmente. Portanto, em áreas onde formigas já apareceram, é uma boa ideia realizar uma "profilaxia com vinagre": adicione periodicamente um pouco de vinagre de cozinha à água utilizada para a limpeza úmida.

Vinagre e uma colônia de formigas

O cheiro de vinagre desorienta as formigas.

O vinagre pode ser usado em jardins e hortas. A solução deve ser pulverizada nas plantas onde as formigas são encontradas, bem como ao longo de seus caminhos. No entanto, embora o vinagre diluído possa ser usado com segurança em ambientes internos (basta ventilar o local depois), ele pode prejudicar algumas plantas no jardim. Isso ocorre porque o vinagre "queima" as plantas e acidifica o solo. Portanto, a concentração deve ser muito baixa (literalmente algumas gotas por litro de água).

Você pode se livrar das formigas com vinagre. Pegue um pano, molhe-o completamente em vinagre puro e limpe as áreas onde as formigas costumam aparecer, incluindo os caminhos que elas percorrem. Você também deve limpar o parapeito da janela, os rodapés e a própria bancada da cozinha. É fundamental deixar o vinagre agir por um tempo depois. A cozinha ficará com um cheiro desagradável, mas é suportável por alguns dias. As formigas detestam o cheiro de vinagre.

Suco de limão

O suco de limão é aplicado seguindo o mesmo princípio, mas seu mecanismo de ação é diferente: o suco contém ácido cítrico, que mata as formigas.

O suco de limão é misturado com água na proporção de um para três e usado para lubrificar diversas superfícies da casa, com preferência em áreas da cozinha e ao redor da lixeira.

Espremer suco de limão

O suco de limão é eficaz contra formigas e tem um cheiro agradável.

Este método é seguro para humanos (a mistura não é tóxica) e o aroma de limão, ao contrário do vinagre, é bastante agradável, enquanto sua eficácia é considerada semelhante ou ligeiramente inferior. Além disso, o ácido cítrico é um bom desinfetante natural. Mas o cheiro de limão assusta os animais de estimação, especialmente gatos e cachorros! Seus donos estariam melhor se utilizassem outros meios.

Muito simples e seguro para crianças e animais! Basta polvilhar ácido cítrico comum (disponível em sachês próprios para alimentos) onde houver trilhas ou grande quantidade de formigas, e elas desaparecerão em 2 a 3 dias. Você também pode diluí-lo e borrifar, mas eu sempre polvilho! Já testei várias vezes!

Alcatrão de bétula

O alcatrão de bétula é usado em jardins e estufas e pode ser adquirido na maioria das farmácias. Em jardins, o alcatrão é aplicado diretamente nos troncos das árvores. Este método é semelhante à "pintura com cal" para combater pragas como os besouros da casca. Outro método consiste em embeber um pano em alcatrão de bétula e envolvê-lo na árvore. Quando aplicado no tronco, a substância é usada pura, enquanto que, ao embeber o pano, ela é diluída (uma parte para duas ou três partes) com água. Ambos os métodos criam uma barreira impenetrável para as formigas — elas simplesmente não suportam o cheiro. A pintura com cal e o envolvimento da árvore em canteiros geralmente são suficientes uma vez por temporada.

Alcatrão de bétula

O alcatrão de bétula é especialmente bom para formigas no jardim.

Se não houver troncos de árvores (por exemplo, em uma estufa), basta pingar alcatrão nas áreas onde as formigas aparecem. Com que frequência devo aplicá-lo? Se as formigas forem um problema isolado, você se livrará delas de uma só vez. Se elas forem uma presença constante em algum lugar próximo, podem reaparecer dentro de um ou dois meses. Nesse caso, os médicos dizem que a aplicação é apenas para aliviar os sintomas.

O alcatrão não prejudica pessoas ou animais, apenas tem um odor característico e pode manchar. Por esse motivo, geralmente não é usado em casas ou apartamentos.

O alcatrão de bétula é eficaz contra formigas; dilua-o apenas em água morna, regue o solo ou pulverize as plantas contra pulgões e todas as pragas.

Bicarbonato de sódio e sal

Outra abordagem interessante envolve polvilhar bicarbonato de sódio comum. Este método é barato e eficaz. Entomologistas descobriram que as formigas possuem um ácido especial que reage quimicamente com o bicarbonato de sódio, resultando na morte do inseto.

A maneira mais comum de usar bicarbonato de sódio é a seguinte: meia xícara de bicarbonato de sódio, meia xícara de açúcar e um quarto de xícara de água. Misture tudo e reserve como isca. Segundo relatos, uma ou duas aplicações são suficientes para eliminar completamente as formigas. Apenas tome cuidado para manter crianças pequenas, hamsters, cachorros e outros animais longe da isca. O bicarbonato de sódio em si não é perigoso para humanos e outros mamíferos, mas ingerir essa pasta doce pode facilmente causar problemas estomacais.

Refrigerante e sal

Até mesmo produtos simples, como bicarbonato de sódio e sal, ajudam a combater as formigas.

Mas existe uma maneira ainda mais simples: use sal de cozinha comum, de preferência fino. Polvilhá-lo sobre formigueiros e ninhos de insetos será eficaz. Para potencializar o efeito, misture previamente o sal com água (na proporção de um para um) ou pimenta (a proporção é arbitrária).

Vi na TV que bicarbonato de sódio ajuda. E ajuda mesmo. Nossas pragas, as formigas, fazem ninhos bem nos morangueiros. Então, em vez de usar produtos químicos, polvilhamos bicarbonato de sódio sobre eles, e realmente funciona. Cavamos um pouco o ninho até chegar aos ovos e os espalhamos por cima. Parece que elas somem.

Café

Algumas pessoas gostam de café, outras não, mas as formigas, universalmente, o detestam e fogem do seu aroma. O mecanismo preciso desse método é desconhecido, mas isso não afeta sua eficácia. No entanto, ao contrário do bicarbonato de sódio ou do sal, o café não é tão barato, por isso é usado seletivamente e em pequenas áreas, geralmente em apartamentos urbanos.

Existem duas maneiras de usar café contra formigas: uma utiliza café moído na hora, a outra utiliza pó de café seco (café instantâneo não é uma opção). Em ambos os casos, o pó é polvilhado em pequenas quantidades ao longo dos "caminhos das formigas", entradas e saídas, e áreas onde as formigas costumam ficar e fazer ninhos. Basicamente, usando terminologia militar, agimos ao longo das rotas de deslocamento e trânsito.

Café moído

Muitas pessoas adoram o cheiro de café, mas as formigas simplesmente não o suportam.

O método descrito é completamente inofensivo para humanos e animais, e o café tem um aroma agradável. As opiniões sobre sua eficácia variam de entusiastas a um tanto céticas. Mas, objetivamente, pode-se dizer que o uso de café é aconselhável em um apartamento pequeno, quando um pequeno número de formigas começa a aparecer. Não espere resultados imediatos: você precisará repetir o procedimento várias vezes antes que as formigas te deixem em paz. Mas se você tiver tempo e não quiser lidar com amônia e vinagre, vale a pena tentar.

O café preto normal nos ajudou: espalhamos o pó e todas as formigas desapareceram.

Levedura

O fermento é absolutamente intolerável para as formigas: uma vez que entra no sistema digestivo do inseto, mata-o instantaneamente. Além disso, a vítima consegue levar parte da dose letal para casa e "alimentar" suas companheiras (elas sofrerão o mesmo efeito).

Mas o fermento em si não incomoda as formigas. Então, como fazê-las comê-lo? O segredo é simples: o fermento é misturado com algo doce, como mel, geleia ou simplesmente água adoçada. A mistura resultante é colocada em recipientes com laterais baixas (para facilitar a escalada dos insetos) e deixada dentro de casa. As formigas têm um excelente olfato e adoram doces, então, se você tiver formigas, elas certamente descobrirão essa mistura.

Fermento e açúcar

Você pode fazer uma isca doce para formigas usando fermento e açúcar, que as matará.

Alguns potes dessa isca, deixados durante a noite, geralmente são suficientes para livrar seu apartamento de pragas. Em casos mais graves, o procedimento pode precisar ser repetido duas vezes. Assim como com o bicarbonato de sódio, tome cuidado para que crianças pequenas e animais de estimação não ingiram acidentalmente a mistura doce, pois ela pode causar dor de estômago.

Misture duas partes de mel com uma parte de fermento biológico. Você obterá uma pasta, que pode ser bastante eficaz contra formigas. Eu mesma já usei esse método várias vezes e gostei bastante — sem formigas!

Ervas

As formigas também são repelidas pelo cheiro de diversas ervas. Entre elas:

  • tansy,
  • anis,
  • salsinha,
  • hortelã,
  • louro,
  • valeriana,
  • artemísia.

As ervas são usadas principalmente em hortas e jardins comunitários. Os jardineiros falam com muito carinho da tanchagem.

Os óleos essenciais de tansy contêm alcaloides e cânfora, substâncias que as formigas consideram insuportáveis. Existem vários métodos práticos para utilizá-los. O mais básico é espalhar as flores desta planta em áreas onde os insetos aparecem. Isso funciona como medida preventiva.

Outra opção é secar as flores de tansy, moê-las até virarem pó e polvilhá-lo nos arredores das plantas cultivadas. Isso também funciona, mas os jardineiros reclamam que o pó se dissipa muito rapidamente. A infusão de tansy, no entanto, não apresenta esse inconveniente. Para prepará-la, coloque um quilo de flores de tansy em um balde com água, leve ao fogo até ferver e deixe em infusão por dois dias. A infusão deve ser usada fria e não pura — pode ser diluída com água conforme necessário. As plantas pulverizadas com este produto tornam-se pouco atrativas para as formigas durante vários dias. Você também pode regar os caminhos dos insetos e repelir-lhes a horta em poucos dias.

Decocção de tansy

Uma decocção de tansy é muito eficaz contra formigas no jardim.

Mas repelir os insetos não é permanente — eles podem voltar. O que fazer? Repita a rega periodicamente. Ou tente uma abordagem mais original: plante tansy no seu jardim. Imagine só, alguns jardineiros fazem exatamente isso. No entanto, essa abordagem também tem suas desvantagens:

  • O efeito não é tão forte quanto o da rega com infusão.
  • A tanchagem é uma erva daninha, e você deve ter cuidado para não exagerar na quantidade, para não ter que combatê-la depois.

Li em algum lugar que as formigas não gostam de tanchagem. Tentei de tudo na estufa, mas essas pragas simplesmente sumiram. Desenterrei um pouco de tanchagem no campo e plantei no arbusto de borragem. Ou a tanchagem funcionou, ou elas se cansaram de me incomodar, mas até agora não apareceram mais formigas. Tocando na madeira, tocando na madeira, tocando na madeira.

Qual método escolher?

Então, qual método escolher? As opiniões variam. Mas a maioria concorda com a importância da higiene como medida preventiva. Não deixe pratos sujos ou restos de comida expostos, limpe a mesa de jantar, guarde os alimentos em locais onde os insetos não possam alcançá-los, coloque o lixo em sacos plásticos e não se esqueça de limpar a área com água. Você pode até conseguir manter as formigas afastadas.

As formigas não têm lugar nas nossas casas (apartamentos, casas de campo, estufas, jardins ou hortas) e as suas colónias devem ser eliminadas de forma decisiva. Escolha um dos métodos sugeridos acima. E se não parecer eficaz, experimente outro. Não se esqueça da prevenção. E não adie a luta: as formigas, como muitos outros insetos, reproduzem-se exponencialmente, e quanto mais cedo começar a combatê-las, mais rápido terá sucesso. Boa sorte!

Comentários